Aeroporto de Santiago: como sair e dormir perto dele

Aeroporto de Santiago: como sair e dormir perto dele

Vai viajar para alguns dos maravilhosos destinos do Chile? Então, é bem provável que você deva entrar no país pelo Aeroporto de Santiago, que fica na capital e é o principal aeroporto chileno.

Neste artigo te conto tudo sobre o aeroporto, como sair dele e opções de hospedagem nos arredores, caso você esteja em conexão.

O Aeroporto de Santiago (sigla SCL) ou Aeroporto de Pudahuel, como é conhecido, se chama oficialmente Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez. Ele está localizado em Pudahuel e fica distante 25 km do Centro da cidade de Santiago.

Sendo o principal aeroporto de Santiago recebe muitos voos direto e conexões internacionais. Dados da administração do aeroporto contabilizam que em 2008 foram mais de 9 milhões de passageiros, sendo a maior parte de passageiros vindos de voos do exterior.

Veja mais informações sobre o Aeroporto de Santiago, como sair e se dirigir para o Centro e ainda opção de hospedagem nos arredores, caso esteja em conexão.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Santiago

Seguro viagem América do Sul »

 

Tudo sobre o Aeroporto de Santiago e voos

Aeroporto de Santiago, no Chile | Foto: Phillip Capper, via Wikimedia Commons.

O Aeroporto de Santiago é um dos mais modernos da América Latina, inclusive sendo premiado pela Associação Latino-americana de Transporte Aéreo como melhor aeroporto da região por dois anos consecutivos.

Foi construído entre 1961 e 1967, sendo constantemente renovado – em 1994 foi inaugurado um novo terminal e em 2005 uma nova pista no aeroporto.

O mapa do aeroporto contém diversas facilidades e excelente estrutura, com muitos restaurantes, lojas de lembrancinhas e também lojas de vinhos para garantir as últimas compras. O free shop também é bem completo, e um pouco mais barato se comparado a outros países da América do Sul como o Brasil.

No desembarque, assim que você sair da área da alfândega, encontrará um quiosque de câmbio e caixas eletrônicos. Os “cajeros automáticos” estão localizados à direita do desembarque.

Saiba como está funcionando o principal aeroporto do Chile, onde dormir próximo e como sair dele.

  • Como sair do Aeroporto de Santiago (ônibus, vans/shuttle, táxi/uber, carro alugado)
  • Onde dormir perto do Aeroporto de Santiago

Antes de continuarmos com as informações sobre o Aeroporto de Santiago, veja um vídeo sobre as belezas do Chile, produzido pelo site oficial de turismo do Chile:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Santiago »

 

Como sair do aeroporto de Santiago

Infelizmente não existe transporte público para fazer o transfer para sair ou chegar até o aeroporto de Santiago. No entanto, existem 4 maneiras de você ir do aeroporto ao Centro da cidade, e vice versa.

São elas: ônibus, vans/shuttle, táxi ou uber, carro alugado. Se quiser saber mais como funciona o transporte público e como se locomover em Santiago, inclusive utilizando o metrô, leia esse artigo.

Aproveite para entender como é o clima no Chile, com tudo sobre o turismo na neve e o que fazer em Santiago, inclusive se você vai para Santiago com crianças.

Turismo => Excursão particular de meio dia em Santiago

 

Ônibus

Transfer do Aeroporto ao Centro de Santiago
Ônibus na saída do aeroporto de Santiago | Foto: Nanosmile, via Wikimedia Commons.

O ônibus é a opção mais econômica para sair do Aeroporto de Santiago e ir até o Centro da cidade, sendo o tipo de transfer para o aeroporto mais utilizada por mochileiros.

Existem 2 linhas de ônibus especiais que fazem o trajeto do Centro de Santiago até o aeroporto, a TurBus e a Centropuerto. Nenhuma das duas linhas de ônibus, porém, funciona durante a madrugada.

Por isso, se o seu voo for aterrissar entre meia noite e 6 horas será necessário utilizar outro meio de transporte para sair do Aeroporto de Santiago – veja mais opções ao longo deste artigo.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

  • TurBus | Funciona das 6 horas até meia noite todos os dias da semana, o trajeto demora cerca de 45 minutos.

Faz paradas em:

Estação de metrô Universidad de Santiago Estação de metrô Las Rejas

Estação de metrô Pajaritos

Tanto o trecho de ida quanto o de volta custam 1.900 pesos chilenos e podem ser comprados no site pela internet ou diretamente no balcão da empresa.

 

Veja também as opções de linhas e horário da Centropuerto para sair do Aeroporto de Santiago e chegar ao Centro e/ou ao seu hotel. Destaco que essa empresa oferece mais opções de linhas e horários.

Lembre-se que, antes de embarcar, na hora do planejamento da viagem checar os horários e valores no site de cada empresa, uma vez que eles podem ser alterados.

  • Centropuerto | Esta empresa possui duas linhas que fazem trajetos diferentes.

O trajeto Aeroporto – Los Héros funciona de 6 horas até 20h30 todos os dias do ano; e o retorno tem saída das 6 horas às 20 horas, com saídas a cada 30 minutos e possui as seguintes paradas:

  • Estação de metrô Pajaritos
  • Estação de metrô Las Rejas
  • Estação de metrô Universidad de Santiago Estação de metrô Estación Central
  • Estação de metrô Los Héroes

 

O trajeto Aeroporto-Maiapú funciona apenas em dias úteis com saída no seguinte horário: 18h25; já no trajeto Maiapú-Aeroporto tem saídas 7h20 e 8h10, fazendo paradas nos seguintes cruzamentos:

  • Estrada Vespucio e El Descanso
  • Estrada Vespucio e Alto Jahuel
  • Estrada Los Pajaritos e Santiago Bueras
  • Estrada Los Pajaritos e Chacabuco – Los Pajaritos e Portales

Para as duas linhas o trajeto (ida ou volta) custa 1.900 pesos chilenos, mas se quiser já comprar ida e volta junto, a passagem custa 3.400 pesos chilenos.

   

Imperdível => Excursão para Isla Negra, Museu Pablo Nerudo e vinícola saindo de Santiago

 

Vans/shuttle

Transfer do Aeroporto de Santiago para os hotéis
Balcão das empresas de transfer, taxi e câmbio.

Quem prefere um pouco mais de conforto que os ônibus para fazer o transfer do Aeroporto de Santiago para o Centro ou para o hotel a opções são as empresas de transporte por meio de vans, também chamado de shuttles. São duas empresas mais indicadas que fazem esse tipo de serviço.

A vantagem é que são mais baratas que táxis e também há a comodidade de te deixarem no seu destino, mas pode demorar um pouco mais para chegar ao se hotel, caso hajam muitos passageiros e você não for um dos primeiros a ser deixado. Para ajudar na sua organização da viagem, saiba qual moeda levar para o Chile.

As duas empresas que citei como mais indicadas são a Transfer Delfos e a TransVip. Elas funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano. Você irá encontrá-las tanto no hall central no primeiro piso quanto na área de desembarque doméstico e também no desembarque internacional.

Diferente dos ônibus, que não circulam de madrugada, as vans são uma opção viável para quem irá chegar muito tarde na capital chilena. Lembrando que de acordo com a quantidade de passageiros, você pode demorar a chegar no seu hotel, mas estará confortável e não precisará ficar de olho para não perder o ponto de ônibus.

Em relação ao custo do shuttle para sair do Aeroporto de Santiago, não há informações sobre tarifas e funcionamento no site da TransDelfos, então infelizmente não posso falar muito sobre a empresa. A TransVip oferece serviço de táxis (3 passageiros) e vans (até 7 passageiros). O balcão da empresa está localizado logo após a alfândega, antes da saída do terminal, mas o ideal é reservar com antecedência.

Outra opção de transfer que deve ser reservado com antecedência são aqueles oferecidos pela Get Your Guide. Há opção:

Sensacional => Ingresso para o Sky Costanera em Santiago

 

Táxi ou Uber em Santiago, Chile

Como se locomover em Santiago

Táxi é sempre uma opção viável e confortável para sair dos aeroportos, embora mais cara.

Se ao chegar no Aeroporto de Santiago você quer o conforto e rapidez para chegar ao seu hotel na cidade deve utilizar um táxi ou carro por aplicativo, como a Uber. Mas, é preciso ter consciência que, geralmente, esse serviço é mais caro. O que pode compensar por ser  a forma mais rápida para chegar no seu destino, levando cerca de 18 minutos até o Centro.

Assim, fica ao seu critério escolher, pensando na hora de chegada em Santiago, quantidade de malas, se está com criança ou idosos. Você tem duas opções de táxis no aeroporto: aqueles que possuem empresas com balcões no saguão ou os normais, que ficam do lado de fora esperando.

Na primeira opção, as empresas possuem um valor tabelado de acordo com o seu destino e geralmente é possível pagar com cartão. Para conseguir uma corrida com estes táxis, você pode ir no balcão das companhias no saguão do aeroporto e comprar o ticket. Depois, é só achar alguém com a placa da empresa que você contratou e esta pessoa o levará para o seu táxi.

Se você preferir pegar um táxi normal do lado de fora, deve sair do terminal e se dirigir ao local onde os táxis costumam ficar parados. Você pode tentar negociar o preço da corrida ou ele irá cobrar pelo taxímetro. Por questões de segurança, muitos viajantes indicam a contração das empresas dentro do aeroporto.

tem uber no chile
Uber ainda não está regularizado, mas funciona no Chile.

Outra opção bem prática de se utilizar é o Uber. Embora até o momento ele ainda não esteja regularizado na cidade ouvi relatos que funciona bem e com preços mais seguros que os táxis – como costuma acontecer aqui no Brasil também.

Porém, você pode passar alguns apertos ao pedir: como ter que ir no banco da frente para não dar bandeira que trata-se de um Uber, ter a corrida cancelada ou o pedido não atendido dependendo de onde você esteja.

Por exemplo, saindo do aeroporto não vale a pena, pois tem muita fiscalização e o Uber pedirá para você sair do prédio e ir para as proximidades. Dependendo da hora, da quantidade de malas ou da sua disposição, nem vale a pena. Lembre-se que aqui no Brasil houve ataques e agressões por parte de taxistas.

Se você estiver usando a conexão do aeroporto, certamente ela cairá ao se afastar da área de cobertura inviabilizando a comunicação com o motorista. Veja como resolver isso tendo internet no Chile. Apesar de não ser a melhor recomendação para sair do Aeroporto de Santiago, na cidade você conseguirá utilizar o app com tranquilidade;

Opção => Passeio ao Cerro de San Cristóbal com teleférico em Santiago

 

Aluguel de carro em Santiago

Alugar carro no aeroporto de Santiago
Balcão das locadores de carro no aeroporto.

O viajante que pretende conhecer outros destinos chilenos além de Santiago e que gostam de ter mais liberdade de se locomover na cidade podem optar por alugar um carro no Aeroporto de Santiago.

Existem diversas empresas de aluguel de carro localizadas no aeroporto. Para mais informações de tarifas e fazer o aluguel antecipado, você pode ler nosso guia para economizar com aluguel de carros em viagens.

Os brasileiros podem dirigir no Chile sem precisar de uma permissão especial, apenas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que, claro, deve estar dentro da validade. Para alugar será necessário apresentar a CNH e o passaporte ou a carteira de identidade, uma vez que o Chile é um dos países que não exigem passaporte dos brasileiros, somente o RG com menos de 10 anos de emissão.

Vai alugar um carro em Santiago?
Compare os preços e faça sua reserva no portal RentCars.

   

 

Onde dormir perto do Aeroporto de Santiago

Holiday Inn no Aeroporto de Santiago

Hotel Holiday Inn no Aeroporto de Santiago
Hotel Holiday Inn no Aeroporto de Santiago

O Aeroporto de Santiago também é um hub para outros importantes destinos turísticos, como Ilha de Páscoa, Tahiti, Austrália e Nova Zelândia. Esse é o principal motivo de haver um excelente hotel bem em frente ao desembarque, o Holiday Inn Santiago Airport.

Deixo ele como primeira opção da lista por estar integrado ao aeroporto e por ter sido o hotel que me hospedei. Como os voos são longos, e Santiago é incrível, muita gente opta por fazer um stop over e ficar alguns dias na cidade, antes de partir para o próximo destino.

O hotel oferece acesso gratuito à internet e às comodidades de lazer, incluindo sauna, academia e piscina coberta. Há também bar, restaurante e serviço de quartos. As vagas no estacionamento são fornecidas gratuitamente. É o único localizado ao lado do aeroporto.

  • Nota no Booking: 8,7

Aproveite => Excursão para Farellones saindo de Santiago

 

Hotel Diego de Almagro Aeropuerto

Hotel Diego de Almagro Aeropuerto
Hotel Diego de Almagro Aeropuerto | Foto: Booking.

Os outros aeroportos nos arredores do Aeroporto de Santiago, como o Hotel Diego de Almagro Aeropuerto, ficam um pouco mais distantes do terminal, cerca de 3,7 quilômetros. E fica ainda a 7 minutos de carro do Centro de Santiago.

Os quartos possuem Wi-Fi gratuito, janelas com isolamento acústico, ar-condicionado e vista maravilhosa do aeroporto e dos jardins do hotel.

Um estacionamento privativo e gratuito está disponível, de acordo com a disponibilidade. A propriedade fornece serviço de transfer (aeroporto) gratuito.

  • Nota no Booking: 8,4

Santiago => Tour na Vinícola Concha y Toro e aula de sommelier

 

La Quinta by Wyndham Santiago Aeropuerto

La Quinta by Wyndham Santiago Aeropuerto
La Quinta by Wyndham Santiago Aeropuerto | Foto: Booking.

O La Quinta by Wyndham Santiago Aeropuerto fica a cerca de 3,9 quilômetros do aeroporto, ficando a 5 minutos de carro do aeroporto. Já o Centro de Santiago fica a 20 minutos de carro do hotel.

É um hotel 4 estrelas que oferece  piscina coberta e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Todos os quartos possuem área de estar e TV de tela plana.

O hotel oferece ainda serviço de transfer gratuito de ida e volta para o aeroporto – serviço deve ser contratado com antecedência e diretamente no hotel.

  • Nota no Booking: 8,9

De Santiago => Excursão de um dia para Valparaíso e Viña del Mar

 

Como sair do aeroporto de Santiago

Essas foram as minhas dicas para te ajudar no planejamento da sua viagem a capital do Chile. Mesmo não tendo rede de transporte público que alcance o Aeroporto de Santiago proporcionado uma viagem bem mais econômica, há boas opções para chegar ao Centro.

Espero que isso te ajude a ter uma viagem tranquila e mais organizada e que alguma entre a diversidade de opções possa se encaixar no seu orçamento de viagem e você curta Santiago e outros destinos do Chile, que é um país incrível.

Confira tudo o que fazer em Santiago e os principais pontos turísticos da capital chilena. Se quiser ler mais sobre os destinos do Chile, veja nossa sugestão de roteiro por Santiago e dicas sobre cidades nos arredores.

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando dicas que podem ajudar outros viajantes. Por isso, se tiver uma sugestão para sair do Aeroporto de Santiago ou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Amanda Cordeiro

    Boa tarde! Parabéns pelo blog. tenho uma dúvida em relação ao shuttle. ele funciona 24h? porque irei ao Chile em agosto e chegaria no aeroporto por volta das 23h, gostaria de saber se o shuttle funciona esse horário. Desde já, obrigada!

  2. Polly Batista

    Oi, Amanda. Tudo bem?! Pela minha experiência, sim! Os serviços de shuttle nos aeroportos sempre ficam disponíveis 24h. Dá uma olhada nesse transfer compartilhado saindo do aeroporto, pois tem como já deixar marcado. Boa sorte!!!

  3. Janaina

    Boa tarde. Irei para Santiago em julho. Iremos em 7, sendo 4 adultos e 3 crianças. Provavelmente nos hospedaremos no bairro Lastarria. Além de conhecer a cidade, pretendemos conhecer as estações de ski, Valparaiso, Vina del Mar, Isla Negra, San José del Maipo... Temos a intenção de alugar um carro. Qual a sua opinião? Seria viável já alugar no aeroporto, e ficar os 7 dias com o carro? Conseguiremos visitar todos estes pontos de carro?

  4. Polly Batista

    Oi, Janaina. Tudo bem?! Não recomendo ir para as estações de esqui dirigindo em julho. A estrada é muito perigosa, tem muitas curvas e se estiver com neve, pior ainda. Existem muitos transfers que fazem o trajeto em vans compartilhadas. O carro seria interessante para Valparaíso e Viña del Mar. Você pode ficar os primeiros dias com o carro e ir logo para essas cidades e na volta entrega e fica mais uns dias em Santiago para ir às estações. É uma ideia. Boa sorte e boa viagem!

  5. LUIZ ANTONIO

    Guilherme, como a Internet é maravilhosa! Estou lendo as preciosas dicas do seu blog e de seus colaboradores agora em nov de 2018, só vou a Santiago em Jul de 2019 e já me considero muito bem informado com tudo isto. Minha dúvida se puder ajudar é, chegarei em Santiago num sábado por volta das 15:00. Vou trocar um pouco de dinheiro no aeroporto mesmo, mas existem casas de cambio abertas no sábado? Ou somente nos dias úteis. Grande abraço.

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Luiz, Fico feliz em ajudar. Boa parte das casas de câmbio abrem sim aos sábados, mas em horário reduzido (10 as 14hs). Por causa do horário da chegada, acho mais prudente sacar para sábado e domingo, ainda no aeroporto. Abraços

  7. Paulo

    Primeiramente eu inicio parabenizando pelo Blog. Viajarei para Santiago com minha esposa e meu nenê de 1 ano em outubro. Sempre que vou viajar eu me pergunto quanto de dinheiro devo levar. Mas para Santiago, de acordo com o que li, dois fatores me deixaram em dúvida: 1) trocar o dinheiro em Santiago (Reais por pesos) e 2) Os valores possuem muitos zeros. Assim sendo, pergunto: quantos reais levar para passar 10 dias para custear despesas com alimentação (restaurantes e mercado), transporte, passeios? Para acomodação levarei dólares para não pagar o ISS. Agradeço pela atenção.

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Paulo, É bem difícil para mim precisar quanto você gastará por dia. Santiago não é das cidades mais baratas, então para aproveitar bem, imagino que uns 50 reais por dia, por pessoa, seja suficiente. Você consegue sim trocar reais por pesos nas principais casas de câmbio. Abraços e obrigado pelo elogio

  9. Millena

    Estou com algumas dúvidas sobre o transfer de volta para o aeroporto, como faço pra voltar do hotel ao aeroporto ? da pra ir de ônibus ? ou no hotel eu consigo um transfer barato ? Obrigada!

  10. Guilherme Tetamanti

    Oi Millena, A opção mais barata é sem dúvida ir de ônibus. Aqui no artigo indico as estações de metrô e sites das empresas que fazem o trajeto. Se você ficar com dúvida lá no hotel, certamente eles te indicarão onde pegar esses ônibus. Abraços

  11. Marcelo Boer

    Olá Guilherme e interessados em viajar a Santiago, Sou de São Paulo e, eu e meu filho Guilherme (seu xará), estaremos aqui em Santiago de 02 a 08/07/2016 e temos uma dica de ouro (ou platina) para quem pretende vir para cá. "Não utilize os táxis daqui. Dê total preferência ao Uber." Os taxistas são o que o idioma daqui diz: "malas leches" (pessoas mal intencionadas). Fomos enganados por um taxista que nos cobrou 30.000 pesos por um trajeto que saiu 9.000 pesos com o Uber. Além disso, o Uber chega rápido, os carros são novos e limpos, com motoristas educados e bem arrumados. Enquanto isso, os taxistas são grosseiros, os carros velhos, sujos e em péssimo estado de conservação. Não sou sócio do Uber e nem pretendo denegrir aqui gratuitamente a imagem de uma classe de trabalhadores. Mas quero deixar meu alerta e minha dica para aqueles que não querem ter momentos desagradáveis durante um passeio que pretende ser de lazer e trazer boas lembranças. Este blog é ótimo e nos deu excelentes dicas que estou aplicando aqui. Por isso, pretendo contribuir de forma a agregar algo importante para quem quer fazer uma viagem inesquecível, no bom sentido... Se querem uma ótima dica (para o lado do bem em Santiago), principalmente para as mulheres, não deixem de ir ao shopping Parque Arauco, em especial nas grandes lojas de departamentos, como a Fallabela e a Ripley. Os preços (ainda) são excelentes para os brasileiros comprarem. Muito melhores que em Buenos Aires, na Argentina, mas principalmente para roupas e eletrônicos. Inclusive, passamos por Buenos Aires antes de vir para cá e os próprios vendedores das lojas nos aconselhavam a esperarmos chegar aqui para comprar (!!!). Este shopping é gigantesco, tem lojas excelentes, muitos restaurantes para todos os gostos (de pratos finos a fast foods), lojas de departamentos a lojas grifes internacionais (tem uma ala inteira para elas). Os preços estão na base de R$1,00 = CLP 200 (arredondando), ou melhor, como tudo aqui é cobrado em milhares de pesos chilenos fica mais fácil a seguinte conversão quando olhar um preço: por exemplo, um prato de 6.000 pesos (que é um preço comum) = R$ 30,00. Portanto, dá para comer bem (ou muito bem) e fazer ótimas compras sem gastar muito. Em duas pessoas, um jantar em ótimo restaurante com bebida vai sair uns R$170,00. Um café expresso fica uns R$5,00. Então, os preços são bem honestos por aqui. As roupas de inverno na loja de departamentos Fallabela do shopping Parque Arauco são imperdíveis. Para se ter uma ideia, tem suéter com zíper de excelente qualidade sai por R$120,00. Uma bicicleta Trekking estava anunciada por R$1.500 (!!!), que é o preço de uma Caloi no Brasil. É a loja onde mais a gente viu gente saindo com sacolas (verde limão, não tem como não ver...rs). Estes valores estão arredondados. O câmbio hoje está exatamente em R$1,00 = CLP 204,36 Espero ter contribuído. Um grande abraço Guilherme

  12. Guilherme Tetamanti

    Oi Marcelo, Caramba, contribuiu muito sim. Seria ótimo se todos os leitores participassem enviando relatos tão detalhados. Obrigado e volte sempre!! Espero que o blog te ajude sempre que precisar! Abraços

  13. silvania

    Olá Guilherme, Estamos em três. Vamos mês que vem, julho. Não sei ainda se fico no bairro Lastarria ou Providência. Melhor pegar uma van para ir do aeroporto ao hotel? E quanto eu poderia trocar em pesos para essa despesa? Poderia me ajudar? Um grande abraço, desde já te agradeço e parabéns pelo seu trabalho aqui. Silvania

  14. Guilherme Tetamanti

    Oi Silvania, Em três pessoas vale a pena ir de taxi ou Uber. No site Taximetro você consegue calcular a tarifa de taxi em Santiago. Abraços

  15. Daniel Sampaio Moura

    Top seu blog, gostei muito. Estarei indo Com minha esposa e filhA de 3 anos para Santiago e Mendoza. Algum local com neve pra passar o dia nos arredores de Santiago? Estou fugindo do vale nevado, procuro algo mais econômico. Está no meu roteiro vinha dele mar e Valparaíso. Qual o melhor custo benefício? Alugar um carro, transfer ou transporte público?

  16. Guilherme Tetamanti

    Oi Daniel, Um opção mais econômica é Farellones. Se pretende fazer um bate-volta para Vinha del Mar e Valparaíso, o melhor é alugar um carro. Caso queira ficar mais dias, transporte público! Abraços

  17. Ruy Silva

    Oi Querido, Estamos indo a Santiago em meados de setembro e passaremos 3 dias no Valle Nevado, mas estamos encontrando dificuldade para contratar o serviço de transfer de ida e volta do hotel para a estação com retorno, pois as empresas que contatamos estão nos dando valores exorbitantes. Assim vc teria como nos indicar alguma empresa de confiança com preços de mercado? Desde já ficamos gratos.

  18. Guilherme Tetamanti

    Oi Ruy, Você leu o post sobre o Valle Nevado? Tenho dicas por lá! Abraços

  19. Andy Lins

    Olá Guilherme!! Estou com viagem marcada para Santiago (setembro) e é minha primeira viagem para outro país, estou super ansiosa e pesquisando muuuito sobre tudo, então quando encontro blogs/sites como o seu com explicações tão detalhadas fico mega feliz. Parabéns por esse trabalho e vou aguardar seus próximos posts sobre Chile. Abraço! Muitas viagens p/vc!

  20. Guilherme Tetamanti

    Oi Andy, Procuro sempre facilitar ao máximo a pesquisa dos leitores, e adoro saber quando isso ajudou alguém. Nos próximos dias teremos mais novidades sobre o Chile :) Abraços e obrigado