Transporte público em Santiago do Chile e como se locomover

por Guilherme Tetamanti

Transporte público em Santiago do Chile e como se locomover

O transporte público em Santiago do Chile é excelente e supre perfeitamente a necessidade dos viajantes que escolhem conhecer a capital chilena.

Santiago é uma cidade que sempre foi um destino bastante procurado por brasileiros, que ficam ainda mais motivados ao saberem de todas as suas qualidades como metrópole, o que facilita muito a vida dos turistas.

É verdade que a maioria dos viajantes prefere se locomover de táxi ou Uber, pois os valores das corridas são aceitáveis, mas proponho que você conheça as opções deste post.

O sistema de transporte público de Santiago é chamado de TranSantiago e integra as linhas de ônibus (os “micros”) e de metrô. É um dos melhores sistemas de transporte público da América do Sul, com linhas, a tarjeta bip e outras facilidades. Então deixe a preguiça de lado, confira essas dicas e aproveite!

 Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Santiago

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Tudo sobre o transporte público em Santiago

transporte publico em santiago
Santiago oferece vários tipos de transporte público para os viajantes.

Santiago está localizada bem ao lado da Cordilheira dos Andes, que marca a fronteira do Chile com a Argentina, é moderna, cheia de atrativos e com uma vida noturna bem agitada. E também a cidade mais populosa do país – nos seus 641 km² de extensão da cidade moram mais de 6 milhões de pessoas.

Para dar conta da locomoção de toda essa população e ainda atender bem aos mais de 2 milhões de viajantes que visitam o país todos os anos, a capital chilena conta com uma excelente estrutura de transporte público coletivo. A única falta, na minha opinião, é que não conseguimos utilizar o transporte público para sair do Aeroporto de Santiago.

As opções de transporte público em Santiago do Chile que você poderá usufruir durante viagem ao país são:

  • Metrô
  • Ônibus
  • Táxi e Uber
  • Bônus: Ônibus turístico Hop-on Hop-off

Antes de continuarmos com as informações sobre como se locomover em Santiago, veja um vídeo sobre as belezas do Chile, produzido pelo site oficial de turismo do Chile:

 

Qual a melhor maneira de se locomover em Santiago?

Metrô em Santiago

transporte público no chile
Metrô de Santiago | Foto: Fernando Varas, via Wikimedia Commons.

O sistema de metrô em Santiago é um dos mais eficientes e maiores da América Latina, com 5 linhas conectadas que abrangem diversas áreas da cidade, outras em construção, 108 estações e mais de 100 quilômetros de extensão.

Mas, aqui vai uma recomendação: pense duas vezes se você for utilizá-lo nas horas de pico, entre 7 e 9 horas, principalmente se estiver indo para El Centro ou Providencia, pois costuma ser bastante cheio.

Dentro das estações de metrô, você encontrará mapas da rede – falo deles mais abaixo. Uma vez que você descobriu a linha e direção que irá seguir, passe o cartão bip (importante, fácil de usar e prático) e siga seu caminho. Para fazer transferências de linhas, siga as placas “Cambiar a (nome da linha e sentido)”.

Fique atento para o horário de fechamento das estações ao voltar para o local que está hospedado, pois a grande parte delas fecha entre 22 e 23 horas. Para saber onde ir de metrô, recomendo a leitura do post onde recomendo lugares para conhecer de metrô em Santiago para chegar aos atrativos da capital do Chile.

 

Ônibus em Santiago

Transporte em Santiago
Ônibus em Santiago do Chile | Foto: Falk2 ,via Wikimedia Commons.

O sistema de ônibus em Santiago é um pouco diferente do sistema encontrado na maioria das cidades brasileiras. Apesar de parecer um pouco complicado, existem lugares que você não conseguirá ir de metrô e possivelmente quererá ir de ônibus.

A maior parte dos ônibus que você usará são os brancos com uma faixa verde diagonal: são os que mudam de zona (as zonas são definidas no mapa da TranSantiago). Já os ônibus locais (que permanecem na mesma zona) possuem a mesma cor da zona que circulam (de acordo com o mapa).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os maiores pontos de ônibus são localizados perto das estações de metrô, e geralmente possuem uma placa com a lista das linhas que passam por aquele local. Outra informação que ajuda é que os ônibus vêm com uma lista das principais ruas nas quais ele passa. Assim fica mais fácil ter certeza que aquele é o ônibus certo.

Embora tenha esses dois tipos de ônibus, os que circulam em várias zonas da cidade e aqueles que permanecem em uma zona específica, se você pegar um mapa do transporte público, souber onde quer ir e ficar atento as informações nos pontos e nos próprios ônibus conseguirá se locomover facilmente no transporte público em Santiago do Chile.

 

Táxi e Uber em Santiago

Taxis em Santiago
Taxis em Santiago | Foto: Mariordo, via Wikipedia Commons.

Os táxis regulares da capital do Chile são amarelos em cima e pretos embaixo.

Mas, como em muitas grandes cidades turísticas, os motoristas de táxis em Santiago são conhecidos por tentar dar golpes em estrangeiros, dando voltas para aumentar o preço da corrida e até dando notas falsas de troca. Então, tome cuidado!

Uma forma mais segura de pegar táxi é através das radiotaxis, que você pode pedir diretamente na recepção do seu hotel. Alguns hotéis, como o Plaza San Francisco localizado no Centro de Santiago, possuem um táxi exclusivo para os hóspedes, então basta ligar ou enviar uma mensagem para o motorista, que ele te buscará no local combinado.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Tem Uber em Santiago do Chile?

Outra opção que, assim como o táxi não é um transporte público mas faz parte do sistema, é o Uber. Embora até o momento ele ainda não esteja regularizado na cidade ouvi relatos que funciona bem e com preços mais seguros que os táxis. Mas, por não estar regularizado nem sempre é fácil utilizá-los.

Por exemplo, no aeroporto não vale a pena, pois tem muita fiscalização e o Uber pedirá para você sair do prédio e ir para as proximidades. Dependendo da hora, da quantidade de malas ou da sua disposição, nem vale a pena.

E você pode passar alguns apertos ao pedir: como ter que ir no banco da frente para não dar bandeira que trata-se de um Uber, ter a corrida cancelada ou o pedido não atendido dependendo de onde você esteja.

Se você estiver usando a conexão do aeroporto, certamente ela cairá ao se afastar da área de cobertura inviabilizando a comunicação com o motorista.

Portanto, na chegada prefira táxi a Uber e para circular por lugares que não tenham aglomeração de táxi, peça Uber ou use o transporte público mesmo.

 

Ônibus Hop-On Hop-Off em Santiago

Ônibus turístico de Santiago
Ônibus turísticos do tipo Hop-on Hop-off são uma ótima opção para conhecer a cidade.

Assim como o táxi e o uber, os ônibus turísticos não são peças do sistema de transporte público em Santiago do Chile, mas são uma ótima opção para conhecer a cidade. Aqui na capital, é bastante comum o sistema de ônibus turístico em Santiago, conhecido como hop-on hop-off.

Você pode subir e descer quantas vezes quiser durante o percurso, entre 09h30 e 18 horas, visitar o que lhe interessa e continuar o roteiro em Santiago pegando algum dos seguintes ônibus que passam aproximadamente a cada 30 minutos em cada um dos pontos.

Caso prefira ficar no ônibus para ouvir todo o áudio que conta a história da cidade, o trajeto demorará aproximadamente 2 horas para voltar ao mesmo ponto onde você começou o city tour.

 

Onde comprar tarjeta/cartão Bip Santiago?

Transporte público em Santiago como pagar
Máquinas para comprar passagem e recarregar o Cartão Bip | Foto: Sfs90 , via Wikimedia Commons.

As linhas de metrô e ônibus de Santiago do Chile fazem parte do mesmo sistema de transporte público, a Red Metropolitana de Movilidad, que até o ano de 2019 era chamada de TranSantiago . E a maneira mais rápida e eficiente para se locomover em Santiago é comprando o cartão Tarjeta Bip!

Com esse cartão pré-pago (tipo um metro pass que vemos em outros países), você possui 2 horas a partir da primeira viagem para pegar mais 2 transferências (com direito a apenas um metrô). A tarifa que você paga varia com meios transportes que usa e com o horário. Por exemplo: se a viagem começar pelo Metrô entre 6 e 6h59 ou entre 8h45 e 23 horas a passagem custará 640 pesos chilenos.

Nos mesmo horários citados acima, que é fora do horário de pico do transporte chileno, após utilizar o metrô você pegar um ônibus, o saldo deduzido irá para completar a taxa total de 700 pesos chilenos – dessa forma a passagem de ônibus custaria apenas 60 pesos chilenos.

No horário de pico os preços mudam para 720 pesos chilenos quando combinado os diferentes meios de transporte. O cartão pode ser comprado e recarregado em qualquer estação de metrô ou qualquer loja que possua a logo do bip!. Você também pode recarregá-lo no site da Red.

Bilhetes para o metrô podem ser comprados de forma avulsa, com dinheiro, sem a necessidade de ter o cartão bip, mas para utilizar os ônibus você precisa necessariamente possuir o bip, para passá-lo na máquina localizada na parte dianteira do ônibus.

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Mapa do transporte público de Santiago

tarjeta metro Santiago

   

A Red Metropolitana de Movilidad distribui mapas impressos das linhas de ônibus e metrôs e você pode pegá-los nos centros de informações da empresa espalhados pela cidade ou pelo site.

Caso você não tenha acesso à internet ou prefira as coisas à moda antiga, considere comprar um mapa impresso para se localizar melhor pela cidade.

Existe um chamado “MapCity” que você encontra em praticamente qualquer banca de jornal. Nele, você encontrará mapas da cidade, mapa do metrô e uma lista de todas as ruas da cidade.

A única coisa que falta nesse mapa da banca de jornal, mas que é suprido pelo mapa do transporte, é mais informação sobre o sistema de ônibus para alguns locais como Plaza Nuñoa e Estadio Nacional, você precisará deles para chegar lá. Mas se você prefere ficar conectado saiba como ter internet no Chile.

dicas sobre o transporte em santiago
No site você pode traçar sua rota, ver horários dos ônibus e as linhas.

Quem tem acesso a internet e prefere não andar com um mapa pela cidade pode utilizar algumas das funções disponíveis no site da Red. Nele é possível fazer o planejamento do seu trajeto, ver os horários dos ônibus e ainda conhecer as linhas de ônibus e metrô.

Há também o mapa da rede em pdf que você pode baixar no seu celular. A página só possui versão em espanhol – você pode utilizar a tradução automática do seu navegador para traduzir -, mas mesmo que você não entenda muito bem o idioma, com um esforço dá para se virar e achar a informação que você deseja.

Nessa opção, você coloca o seu local de origem e o destino e o site mostra o trajeto através do transporte público. Para ver esse serviço, veja na aba Planifica tu Viaje.

Outra forma de possuir um mapa e planejar seus trajetos é através do aplicativo Moovit (possui versão em português e está disponível de graça na Google Play, iTunes Store e para Windows Phone, indicado pela própria TranSantiago.

 

Como se locomover em Santiago?

O sistema de transporte público de Santiago realmente funciona muito bem, principalmente porque as linhas de metrô dão acesso aos principais atrativos turísticos de Santiago. Assim, você pode conhecer tudo de bacana que a capital chilena oferece sem gastar muito.

Com o transporte público chileno você pode conhecer toda a cidade, visitando os principais pontos turísticos, parques, museus e ainda aproveitar as diversas opções de passeios guiados por Santiago.

Na minha opinião, o ideal é utilizar o combo de metrô + táxi, para agilizar seus dias na capital do Chile. Mas, se tiver no pique, utilize também as linhas de ônibus, assim você pode observar a cidade durante o trajeto, lembre-se apenas de não usar o transporte público no horário de pico.

Se tiver mais dicas sobre como se locomover em Santiago, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Ana

    Post super útil e detalhado como sempre! Queria ter tido um post desse como guia quando fui à Santiago... Enfim, quando estive em Santiago andei bastante de metro e algumas vezes, por necessidade, de táxi. Como o hotel era do lado de uma estação do metro essa era a melhor opção, e como Santiago é uma cidade tranquila (pelo menos nos pontos turísticos) muitas vezes ia de metro até algum ponto perto do que gostaria e depois ia caminhando e conhecendo a cidade até o destino, além de barato achei o metro seguro, mesmo à noite. Fui algumas vezes até o Pátio Belavista, para restaurante ou bar, e ia de metro e na volta, por causa do horário voltava de táxi. Soube até que para a vínola Concha y Toro por exemplo uma das opções mais baratas é metro+táxi, infelizmente já tinha comprado o passeio por uma agência, e só soube disso depois, não me lembro os valores, mas era uma diferença bem grande de preço. Vale a pena pesquisar.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Ana, Pelo menos você usou bastante o metrô, realmente muito bom em Santiago. Não sabia que era possível ir para a Concha Y Toro, bom saber :) Beijos