14 Restaurantes em Santiago: onde comer comidas típicas

14 Restaurantes em Santiago: onde comer comidas típicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Se você está de viagem marcada para o Chile tem que saber onde ficam os melhores restaurantes em Santiago. Pois o país possui uma grande variedade de comidas e bebidas típicas e um dos pontos chave da culinária chilena é a diversidade de pescados e frutos do mar, incentivo natural devido à extensa costa do país. Nesse artigo, além de conhecer pratos tradicionais chilenos, você também descobrirá alguns dos melhores restaurantes de Santiago para saboreá-los.

O churrasco, ou melhor, a parrilla chilena também é bastante famosa, sempre acompanhada de vegetais, milho e abacate, o ingrediente mais incomum para nós, mas extremamente popular na gastronomia local. Claro, tudo sempre perfeitamente harmonizado com os magníficos vinhos chilenos. A Centolla e outros tipos de carnes também são a cara do Chile.

Por isso, é cada vez maior o número de restaurantes de nível internacional, principalmente nos bairros de Las Condes, Vitacura e até Providencia. Porém, é preciso escolher muito bem os restaurantes em Santiago para quem está acostumado à qualidade média de outras cidades da América do Sul como Buenos Aires e São Paulo. Na dúvida, vá de peixes e frutos do mar, a não ser que o estabelecimento seja indicação de alguém.

 Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Santiago

Seguro viagem para o Chile »

Bebidas e comidas típicas do Chile

  1. Empanadas
  2. Porotos con Riendas
  3. Humitas
  4. Charquicán
  5. Pastel de choclo
  6. Molho Pebre
  7. Caldillo de Congrio
  8. Cazuela
  9. Centolla
  10. Pisco Sour
  11. Terremoto
  12. Mote con huesillos

Sempre digo que viajar para um país e não conhecer pelo menos as principais comidas e bebidas típicas, é o mesmo que ter apenas passado pelo lugar.

É através das comidas que aprendemos de verdade as tradições e costumes enraizados na população local. Por isso, veja mais sobre as comidas e bebidas tipicamente do Chile:


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança em Santiago do Chile?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


O que comer em Santiago?

Onde comer em Santiago
Foto: Mayrac 1320, via Wikimedia Commons.

Veja mais detalhes agora de cada iguaria da culinária chilena e programe o seu tour gastronômico em Santiago:

1. Empanadas | Começo pelas famosas empanadas. Muitos países da América do Sul possuem sua versão de empanada e o Chile não é diferente. Aqui, os principais recheios são: frutos do mar, queijo e empanada de pino, que é uma mistura de carne, cebola, passas, azeitona e ovo cozido.

2. Porotos con Riendas | Sopa tradicional feita com espaguete e feijões.

3. Humitas | Por tradição, esta receita usa um milho encontrado exclusivamente na zona central do Chile, preparado juntamente com manjericão, cebola e páprica. A mistura é envolta em folhas de milho (como a nossa pamonha) e pode ser assada ou cozida.

Pratos típicos do Chile
Charquicán Foto Pablo Lobos Ovalle, via Wikimedia Commons.

4. Charquicán | É um prato bem tradicional e super nutritivo, feito de carne, cenoura, batata, pimenta e milho, e um ovo frito por cima para completar.

5. Pastel de choclo | É um prato de milho ou choclo com carne de boi, frango, cebolas, azeitonas, pedaços de ovos cozidos, temperos e coberto por uma massa de milho que quando assada fica crocante. Tradicionalmente é assado em uma panela de barro chamada paila.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

6. Molho Pebre | Nenhum churrasco chileno está completo sem este molho apimentado, elaborado com tomate, cebolas, pimentas e cilantro, servido em cima do pão ou de uma salada.

Churrasco chileno
Foto: Marco Antonio Correa Flores, via Wikimedia Commons.

7. Caldillo de Congrio | Este prato típico do Chile foi imortalizado por Pablo Neruda no poema “Oda al Caldillo de Congrio”. O prato é uma sopa feita de congrio (um peixe), batata, cenoura, cilantro, cebola e alho.

8. Cazuela | Bastante comum no Mercado Central de Santiago, é um cozido de frango com milho, batata, legumes e arroz.

9. Centolla | Apesar de ser um fruto do mar caríssimo, o carangueijo gigante é um prato tipicamente chileno e merece sua atenção caso possa gastar mais. Para isso, leia as dicas sobre dinheiro no Chile.

Bebidas típicas do Chile
Pisco Sour | Foto: Catraca Livre.

10. Pisco Sour | Uma das bebidas chilenas mais famosas (junto com o vinho, é claro), é feita com o pisco (aguardente chilena feita de uva), suco de limão, clara de ovo e açúcar. Quando misturam com cola, ela se transforma na “piscola”, como ocorre com a cuba-libre.

11. Terremoto | Bebida típica das baladas, é um copão de 1 litro de vinho pipeño, misturado com sorvete de abacaxi. Tem esse nome, pois é bebida rapidamente e te deixa com a sensação de tremedeira nas pernas.

12. Mote con huesillos | É uma bebida que tem uma aparência bastante diferente e você vai encontrar em quase todas as ruas, principalmente em lugares turísticos. Não é alcoólica e serve como sobremesa, preparada com pêssego e um tipo de grão de trigo que são cozidos juntos em água e açúcar.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Santiago do Chile!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Melhores restaurantes de Santiago

  1. Galindo
  2. Azul Profundo
  3. Como Agua Para Chocolate
  4. Le Fournil
  5. Confiteria Torres
  6. Liguria
  7. El Diablito Restrobar
  8. Aquí Está Coco
  9. Bar Constitución
  10. Café Haiti
  11. Juan y Medio
  12. BORAGó
  13. Peumayen
  14. Giratorio

Evidentemente ao redor de toda a cidade existem restaurantes que merecem a visita, mas uma região recebe atenção especial de moradores e turistas, o Patio Bellavista.

Se estiver na dúvida e não quiser gastar tempo procurando os melhores restaurantes de Santiago, venha direto pra cá. Mais que restaurantes, o Patio Bellavista tem pubs, bares e tudo para uma noite animada.

Onde comer em Santiago?

Melhores restaurantes de Santiago
Salão principal do Confiteria Torres.

Conheça agora mais detalhes sobre os melhores restaurantes em Santiago:

1. Galindo | Fica em Bellavista e é um botequim que serve especialidades chinelas, sendo muito bem recomendado e ótimo para experimentar alguns dos pratos listados acima.

2. Azul Profundo | Outro que está localizado em Bellavista e é super indicado se você deseja comer peixes e frutos do mar.

3. Como Agua Para Chocolate | Localizado em Bellavista, o restaurante é inspirado no famoso livro que ganhou sua versão no cinema, transformando o restaurante em atração turística. Segundo eles, servem uma cozinha mágica afrodisíaca, que usam ingredientes que estimulam seus sentidos. Bastante procurado por turistas, vale a pena fazer a reserva antecipada se você deseja realmente conhecer.

comer em Santiago
Restaurante Como Agua Para Chocolate Foto Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

4. Le Fournil | Minha última indicação no Patio Bellavista, possui um ambiente agradável e ótima comida. Inclusive, já ganhou prêmios de melhor prato, eleito por duas importantes mídias do Chile. Além do Pátio Bellavista, tem em vários outros lugares, inclusive no aeroporto de Santiago.

5. Confiteria Torres | Restaurante mais antigo de Santiago, onde todos os políticos, presidentes, jornalistas de direita e esquerda se encontram. Mais do que ter um menu impecável, é um ponto turístico para conhecer em Santiago.

Culinária chilena
Confiteria Torres Foto Ciberprofe, via Wikimedia Commons.

6. Liguria | Bar-restaurante super tradicional que fica em Providencia. É tão famoso que no total são 3 filiais nesta região, ótimo para saborear os pratos típicos chilenos como cazuela de vaca, sanduíche de milanesa, assado de tira, empanadas de prieta (morcillas) e chupe de guatita.

7. El Diablito Restrobar | Desde 1984 no barrio Lastarria, é um dos “bares cults” de Santiago. Sua decoração é composta por antiguidades e artigos um tanto quanto esquisitos, conferindo uma atmosfera bem peculiar.

8. Aquí Está Coco | Restaurante do chef chileno Jorge Coco Pacheco, um dos mais renomados chefs do país. É unanimidade quando se trata de recomendações dos melhores restaurantes de Santiago, especializado em peixes e frutos do mar.

comida barata em Santiago
Restaurante Aquí Está Coco Foto Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

9. Bar Constitución | Segundo moradores locais, é um dos melhores lugares para sair a noite em Santiago para comer, beber e dançar no bairro Providencia. Caso queira jantar no bar, é indicado que chegue mais cedo, pois a medida que o horário vai se passando, vai ficando mais cheio, virando uma balada mesmo.

10. Café Haiti | Com filiais em diversas partes do centro da cidade, é o famoso café onde os balcões são abertos na parte debaixo para que os clientes possam ver as pernas das atendentes, que trabalham com vestidos apertados e bem curtos.

11. Juan y Medio | Restaurante local frequentado por chilenos e pouco conhecido por turistas. A comida é típica, simples e com grandes porções, comandado pela mesma família desde 1947, sendo o lugar perfeito para uma experiência autêntica com a cozinha chilena. O restaurante tem duas unidades em Santiago, além de também estar em outras regiões do Chile como Valparaíso e no Vale do Maule. 

Restaurantes famosos em Santiago

Pratos típicos do Chile
Restaurante Giratório em Santiago | Foto: Paulo JC Nogueira, via Wikimedia Commons.

Outros restaurantes em Santiago, que são bem conhecidos e procurados, e também estão entre os melhores restaurantes de Santiago são:

12. BORAGó | Em 2017, entrou para a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo e tem até estrelas Michelin. Abriu em 2006 e atualmente é considerado o melhor restaurante do Chile, e claro, o melhor restaurante de Santiago. Tem uma proposta bem diferente, utilizando ingredientes que o solo traz naquele momento.

O chef Rodolfo Guzmán se baseia na cultura dos índios Mapuche. Além de água de chuva da Patagônia, utiliza no seu cardápio vegetais de pequenos produtores, e ainda, peixes e frutos do mar que vem diretamente dos pescadores.

Além de ser um excelente restaurante, que traz uma ideia inovadora, é legal para turistas, já que valoriza tudo que o território chileno tem de melhor.

13. Peumayen | É um restaurante de comida ancestral chilena, ou seja, é a típica comida dos antigos povos que viviam lá. É outra experiência bem diferente, ideal para conhecer a cultura do Chile mais a fundo. Como é bem concorrido, pode ser melhor reservar uma mesa pelo site para garantir. Lembrando que a entrada do restaurante é bem escondida, mas vale a pena achar!Mas, é um restaurante para quem curte experimentar coisas diferentes. No menú tem carne de cavalo, lhama, entre outras coisas.  

14. Giratorio | Quem curte um restaurante com uma bela vista, o Giratório é uma bela de uma pedida. Fica no alto de um prédio antigo em Santiago e tem uma vista incrível. O diferencial é que o restaurante literalmente gira, bem devagar é claro, para não dar tonturas. É realmente um tour 360 graus por Santiago. No mínimo, bem diferente né? Se quiser saber os preços do restaurante Giratoria, é só olhar no site oficial.

Escolheu algum restaurante em Santiago?

Onde comer em Santiago
Salmão, uma das especialidades da culinária chilena.

É verdade que são muitas opções de restaurantes e vários pratos tipicamente chilenos para conhecer, mas garanto que todas as alternativas listadas aqui no post te levarão para experiências gastronômicas que te farão voltar com boas memórias dos tours que fizer em Santiago.

Para aqueles que preferem economizar, a melhor opção é procurar pelos restaurantes de Santiago que oferecem o “menu del dia” no horário do almoço, com entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo. O que não muda é o valor da gorjeta, geralmente de 10%.

Confira as dicas de atividades turísticas em Santiago e dos arredores da capital chilena.

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se tiver dicas sobre comidas típicas, restaurantes e onde comer em Santiago, deixe seu comentário abaixo.

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Santiago do Chile – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Santiago do Chile? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Melhores passeios em Santiago do Chile

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Santiago do Chile, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular em Santiago do Chile

Durante sua viagem ao Chile, é essencial ter um chip de internet em Santiago com dados ilimitados. Dessa forma, você pode usar sem limitações aplicativos indispensáveis como Waze, Google Tradutor, além de enviar mensagens, fotos e vídeos.

Após muitas viagens ao redor do mundo, recomendo a America Chip por sua conexão de alta velocidade, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o preço mais barato, utilize o código de desconto QUEROVIAJARMAIS e receba 10% OFF em todas as compras no site.

Seguro viagem em Santiago do Chile

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido em Santiago. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Elizabeth Moreira Lima
    Nossa! Muito bons seus comentários. Quando vou conhecer um lugar já começo a viajar antes da viagem. Você me ajudou muito. Obrigada. Partilharei minhas opiniões na volta.
  2. Polly Batista
    Olá, Elizabeth! Que bom que gostou! Muito obrigado pelo comentário. Aguardo sua impressões por aqui! Boa viagem!
  3. Georges
    Gostei muito do Giratorio (bastante pitoresco e a vista é linda, preços bem razoáveis) e dos restaurantes do mercado municipal, onde experimentei a famosa centolla.
  4. Carolina
    Se você para escolher um, qual gostou mais?
  5. Guilherme Tetamanti
    Oi Carolina, Ahhh, gostei muito do Confiteria Torres. A comida é excelente e a história complementa a experiência. Peça para te levarem para fazer um pequeno tour no subsolo, é bem legal. Abraços
  6. Denise Tonin
    Oi Gui, tudo bem ? Obrigada pelo link :) Excelente post! Fiquei com fome só de ler e com muita saudade! beijos
  7. Denise Tonin
    Oi Gui, tudo bem? Quantas delícias, né? Me deu saudades e água na boca. Obrigada pelo link :) beijos
  8. Hudson
    Olá! Você esqueceu de colocar na lista a famosa chorrillana, que pode ser encontrada nos restaurantes da bela Vista ou no pueblito los dominicos. É muito apreciado por estudantes com uma bebida gelada no verão. E nos doces tem o chilenito. Tipo de alfajor típico do Chile, mas muito melhor que os porteños... rs
  9. Guilherme Tetamanti
    Oi Hudson, Nem sempre conseguimos comer tudo hehehe. Muito obrigado pela colaboração ;) Grande abraço
  10. Lucas Navarro
    Experimentei cerca de 20 restaurantes no chile , simplesmente odiei a comida chilena . Todos os estabelecimentos muito caros , comida ruim e muito oleosa . Gastamos cerca de 50 reais em média por pessoa
  11. Guilherme Tetamanti
    Caramba Lucas, minhas experiências foram diferentes. Senti isso o que você comentou, mas apenas em 2 casos, e eram redes americanas em shoppings de Santiago. Mas enfim, obrigado por compartilhar, com certeza vale a pena pegar dicas com que já foi! Abraços
  12. rafael
    O mais importante, nao foi mencionado na reportagem o valor dos pratos nesse restaurantes listados, fica a dica, tira foto do cardapio
  13. Guilherme Tetamanti
    Oi Rafael, Dica anotada :) A média de gasto por refeição em Santiago foi de 30 reais. Valeu, abraços
  14. Fernanda Scafi
    Centolla é a melhor comida!!! Ficou faltando aí o melhor lugar para comê-la - o Donde Augusto no Mercado! Adorei o Como Água para Chocolate, sempre lotado de brasileiros, o Astrid y Gastón (que aliás achei melhor do que o do Peru) e vários outros restaurantes do bairro Bellavista. Está em dúvida de onde comer? Corre para o Bellavista pq a chance de se dar bem é grande!!!
  15. Guilherme Tetamanti
    Oi Fernanda, Também adorei o Bellavista. Obrigado por compartilhar as dicas :)
Quero Viajar Mais