Arredores de Santiago e lugares próximos para visitar

por Carlos

Arredores de Santiago e lugares próximos para visitar

Você vai se amarrar nas dicas sobre o que visitar nos arredores de Santiago. Principalmente se você vai para o Chile e terá tempo de sobra para passear ou gostaria de fazer um roteiro diferente do trivial. Minha lista inclui lugares diferentes e encantadores.

São opções de passeios turísticos que podem ser realizados facilmente, a partir da capital chilena. Afinal, tratam-se de cidades próximas de Santiago e que deixarão suas férias na América do Sul ainda mais completas.

Tem praia, estações de esqui para o inverno, geleiras e montanhas incríveis da Cordilheira dos Andes, como o Cajón del Maipo. Veja tudo agora!

Planeje-se => Onde é melhor se hospedar em Santiago

Seguro viagem com cobertura internacional »

 

Turismo nos arredores de Santiago

  1. Embalse El Yeso
  2. Pomaire
  3. Pueblito Los Domicos
  4. Baños Morales
  5. Glaciar El Morado
  6. Farellones, La Parva, El Colorado e Valle Nevado
  7. Valparaiso e Viña del Mar

Há um lugar que começou a ser bastante buscado ultimamente pelos brasileiros que viajam ao Chile, mas que ainda não é explorado, ou não há interesse por parte das agências de turismo de Santiago Chile.

Então, vou começar com essa dica de turismo nos arredores de Santiago. Aliás, que lugar espetacular é o Embalse El Yeso. Confira abaixo:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Santiago »

 

1. Embalse El Yeso

Turismo nos arredores de Santiago do Chile
Foto: Amitie , via Wikimedia Commons

Para visitar o Embalse El Yeso você precisará reservar um dia completo. O local fica em Cajón del Maipo, uma região bem próxima a Santiago. Cajón é um cânion na Cordilheira dos Andes onde encontra-se o famoso Rio Maipo. Essa área oferece paisagens fascinantes, independente da época do ano.

Também há estradas margeadas por penhascos, que dá um toque de aventura ao passeio. E por falar em aventura, é em Cajón que muitos chilenos aproveitam o final de semana para praticar trekking, rafting, kaiak, mountain bike, motocross, entre outros esportes radicais. Ah, se você gosta de bike, agende uma excursão de bicicleta por Santiago.

O Embalse El Yeso é uma represa de água cor turquesa que fica a 2.500 metros de altitude e está praticamente escondida no meio dos Andes.

A represa está cercada por montanhas que costumam estar nevadas até mesmo no verão. É um cenário que faz da atração uma das mais preciosas dicas de turismo na região de Santiago.

O passeio pode ser esticado, além do Embalse encontraremos paisagens semelhantes ao Deserto do Atacama. Pela altitude, a vegetação rasteira é a única existente no local. É um pedaço dos Andes que transmite muita paz e nos faz sentir realmente pequenos em meio à natureza.

 

Como chegar em Embalse El Yeso?

Turismo no Chile: Santiago e arredores
Foto: Chang Hyon Lee, via Wikimedia Commons

Procure por uma empresa de Santiago que faça esse passeio por conta da experiência dos motoristas. Veja as opções disponíveis no site do Get Your Guide. Alguns deles oferecem:

  • Rafting em Cajón del Maipo
  • Tirolesa no Cajón del Maipo
  • Geleiras e fontes termais em Cajón del Maipo
  • Passeio em Cajón del Maipo com  Spa incluso
  • Trilha em Cajón del Maipo e Vulcão San José
  • Excursão para Embalse El Yeso e Fontes Termais de Colina

Mas ainda há brasileiros que fazem esse trajeto de carro alugado, mas isso pode ser perigoso devido à estrada, principalmente se houver neve. No inverno, as empresas não fazem esse roteiro, pois a quantidade de neve sempre fecha as vias de acesso. Falando nisso, confira quais são os destinos para esquiar no Chile.

 

2. Pomaire

Turismo em Santiago do Chile no verão
Foto: Penarc, via Wikimedia Commons

Domingo, praticamente, nada abre, nem boa parte dos restaurantes. E muitos santiaguinos escolhem esse pequeno povoado de artesãos para almoçar. Sim, há bons restaurantes e a maioria serve a tradicional comida chilena.

Pomaire está a 50km da capital. A vila possui apenas 10 mil habitantes que vivem basicamente do artesanato. Inclusive é possível ver seus moradores esculpindo objetos em argila, por exemplo, pela rua principal do lugar.

Na verdade, Pomaire possui algumas vielas e somente uma rua mais longa. É nela que estão espalhados os restaurantes e as várias lojas de artesanato, além de algumas galerias que também vendem roupas típicas andinas, como o poncho.

Dicas de Santiago do Chile: turismo nos arredores
Foto: Trinidadvj via Wikimedia Commons

Em resumo, reserve algumas horas de seu domingo para conhecer o povoado. Passeie por suas lojas e escolha um restaurante para comer uma autêntica empanada ou um pastel de choclo. Aliás, o lugar é famoso no Chile por estar no Guinness Book. É lá que encontramos a maior empanada do mundo, pesando 1kg.

   

Eu almocei no restaurante San Antonio por indicação do TripAdvisor. Os pratos são bem generosos e servidos em recipientes de barro produzidos na própria vila. Ótima ideia para manter a comida aquecida.

 

Como chegar em Pomaire a partir de Santiago?

Chegar a Pomaire é fácil e barato. Basta seguir ao Terminal San Borja, em Santiago, que fica localizado na estação de metrô Estación Central, e pegar o ônibus até a vila. Se preferir, agende um tour que inclui a visita em Pomaire.

Se for de carro, basta seguir pela Autopista del Sol até o quilômetro 50, e depois virar à direita no pedágio de entrada para Pomaire.

 

3. Pueblito Los Domicos

Turismo na região de Santiago
Foto: Rodrigo Fernández, via Wikimedia Commons

Los Dominicos ainda está em Santiago, mas já encontra-se encostado na Cordilheira dos Andes. Isso faz com que a paisagem do lugar seja maravilhosa, por conta da imensidão das montanhas.

Essa pequena vila possui casinhas andinas antigas e típicas que parecem uma maquete. É um espaço muito arborizado com um pequeno rio cortando a região.

O local tornou-se uma feira artesanal com cerca de 150 lojas. Há também espaços para comer, assim como um autêntico forno de barro chileno, onde são assadas na hora deliciosas empanadas.

Los Dominicos é indicado para quem quer tranquilidade e contato com a simplicidade sem precisar ir longe. Para chegar basta descer na estação de metrô Los Dominicos, a última da linha 1. O pueblito está aberto de terça à domingo, das 10:30 às 19:00. A entrada é gratuita.

Inclusive, temos dicas de lugares para conhecer em Santiago usando o metrô.

 

4. Baños Morales

O que fazer nos arredores de Santiago
Foto: Nelson Pérez, via Wikimedia Commons

Outra dica de turismo nos arredores de Santiago são os Baños Morales. Assim como o Embalse El Yeso, a atração fica dentro do Cajón del Maipo. Está localizado a 92km da cidade e a 1.800 metros de altitude. Reserve uma excursão para Embalse El Yeso e Fontes Termais de Colina.

Os Baños Morales são dois conjuntos de águas termais ricas em iodo, cloro, sódio e potássio, com a temperatura acima de 25°C, resultado do encontro dos rios Morales e Volcán. Suas águas são indicadas para combater doenças de pele, reumatismo e artrite.

Além do banho de água e lama rica em minerais, você pode fazer caminhadas, passeios a cavalo e várias atividades de montanha. Nesta área existem várias alternativas para passar a noite: alojamento, cabanas, abrigos e residencial. No entanto, os passeios são, em sua maioria, de um dia apenas.

 

Como chegar em Baños Morales?

A dica quanto a estrada é a mesma do Embalse El Yeso. Procure agências aptas e motoristas experientes, evitando fazer esse passeio no inverno, por conta da neve.

 

   

+ Dicas de turismo em Santiago e arredores

Há muito o que conhecer nos arredores da capital chilena. Confira outras dicas de turismo nos arredores de Santiago:

 

5. Glaciar El Morado

Turismo nos arredores de Santiago
Foto: Ratolibre, via Wikimedia Commons

O Glaciar El Morado é outro passeio indicado. São geleiras que estão a uma altitude de 3.200 metros. O passeio requer um longo trekking para se chegar ao local. É possível marcar uma visita à Geleira San Francisco e ao Monumento Natural El Morado.

 

6. Estações de esqui próximas a Santiago

Turismo em Santiago do Chile no inverno
Estação de esqui Farellones | Foto Dario Alpern , via Wikimedia Commons

Os centros de esqui Farellones, La Parva, El ColoradoValle Nevado estão nos arredores de Santiago também. Para se ter uma ideia, o Valle Nevado, que é a mais distante das estações, fica a apenas 46km de distância da cidade.

Aproveite => Excursão para Farellones de dia inteiro

 

7. Valparaiso e Viña del Mar

Turismo nas praias do Chile
Viña del Mar Foto Carlos Figueroa, via Wikimedia Commons

Claro que essa dica não poderia faltar. As duas cidades de praia no Chile mais procuradas pelos brasileiros são: Valparaiso e Viña del Mar. Estão localizadas a cerca de 120 km de distância de Santiago e há diversos passeios para Valparaiso e Viña del Mar.

 

O que fazer próximo a Santiago

Essa foram as minhas dicas para um roteiro maravilhoso nos arredores de Santiago. Encontre um espaço em seu roteiro por Santiago do Chile e escolha seu passeio alternativo.

E se você já conheceu alguns desses lugares, conte um pouco da sua experiência deixando aqui seus comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carlos

ESCRITO POR

Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *