Início / Américas / América do Sul / Chile / Melhores museus de Santiago: os top 10 (grátis e pagos) para visitar

Melhores museus de Santiago: os top 10 (grátis e pagos) para visitar

Podemos dizer que a capital do Chile é uma cidade voltada para a cultura. Os chilenos são fascinados por literatura e música, por exemplo. Assim como muitos deles escolhem passar o dia para visitar os melhores museus de Santiago. Porque não os turistas?

Se você é um viajante que não curte visitar museus, não deixe de conhecer pelo menos algumas das opções da lista a seguir, ainda mais que a entrada para muitos dos museus de Santiago é grátis. Já, se você é um apaixonado por essa atividade turística, com certeza se encantará visitando cada um desses lugares.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Santiago: dicas de hotéis

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Melhores museus de Santiago: os top 10

São muitas as opções de museus na capital do Chile, alguns voltados para arte outros para interação. Há espaços indoor e também ao ar livre. As alternativas são variadas, e todas deixarão seu passeio em Santiago ainda mais completo.

Confira este pequeno guia de museus em Santiago, que fiz baseado nas minhas dez opções imperdíveis, com horário de funcionamento, preço do ingresso e localização.

 

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Museu da Memória e dos Direitos Humanos, Chile
Retratos de algumas vítimas da ditadura chilena | Foto: Carlos Teixidor Cadenas, via Wikimedia Commons.

O Museo de la Memoria y los Derechos Humanos é minha dica de ouro. Principalmente se você gosta de história e/ou política. Trata-se de um espaço que busca dar visibilidade às violações dos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar chilena, liderada pelo General Augusto Pinochet.

É possível assistir aos vídeos dos ataques das forças armadas chilenas e seus tanques abrindo fogo contra o Palacio de la Moneda, onde se encontrava o até então presidente Salvador Allende, morto naquele dia e naquele local.

  • Entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: terça à domingo, das 10h às 18h. Em janeiro e fevereiro, até às 20h.
  • Localização: ao lado da estação de metrô Quinta Normal e do parque que leva o mesmo nome da estação.

 

Museu Interativo Mirador

Museu Interativo Mirador em Santiago do Chile
Foto: Comunicaciones mim, via Wikimedia Commons.

O Museo Interactivo Mirador oferece uma experiência de curiosidade e abordagem para o mundo da ciência por meio de uma proposta de exploração interativa e educativa. Ótimo para crianças e adultos que procuram uma experiência diferente: aprender brincando.

Seu principal espaço é a Sala do Terremoto, onde se reproduz um sismo de magnitude 8 na escala Richter. Vale lembrar que o Chile é um dos países mais sísmicos do mundo.

  • Valor da entrada: $2.700 para crianças, $3.900 para adultos.
  • Horário de funcionamento: terça à domingo, das 09h30 às 18h30.
  • Para acessar o museu devemos descer na estação de metrô Pedrero em direção a avenida Estadio com Sebastopol, próximo ao Estádio Monumental, campo do Colo Colo.

 

La Chascona Casa Museo

Melhores museus de Santiago

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

A La Chascona é a casa onde viveu o famoso poeta chileno Pablo Neruda, sendo um dos mais procurados museus em Santiago. Seu interior possui uma galeria de arte com obras de pintores chilenos e estrangeiros, além de outros pertences do poeta.

Já a parte externa da casa pode ser visitada tranquilamente, sem pagar nada, já a parte interna é paga.

  • Valor da entrada: $7.000.
  • Horário de funcionamento: terça à domingo, das 10h às 18h. E janeiro e fevereiro, até às 19h.
  • Localização: rua Fernando Márquez de la Plata, 192, no turístico bairro Bellavista.

 

Museo Nacional de Bellas Artes

Museu Nacional de Belas Artes, Santiago, Chile

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 15% de desconto usando o cupom PROTETORSOLAR (até 28/02), é só clicar no botão.
 

O Museu Nacional de Bellas Artes já é um ponto turístico de Santiago do Chile por si só. Está situado em um palácio de estilo neoclássico, inspirado no Petit Palais, em Paris. É considerado uma das mais importantes instituições culturais do Chile e um dos mais antigos museus de arte da América Latina.

Sua biblioteca, especializada em artes visuais, possui aproximadamente 100.000 volumes. A história da arte chilena está retratada em suas salas, onde também encontramos peças referentes a arte internacional.

  • Entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: terça à domingo, das 10h às 18h45.
  • Localização: em frente ao Parque Florestal, no charmoso bairro Lastarria. O local pode ser acessado através da estação de metrô Bellas Artes.

 

Museo Chileno de Arte Precolombino

Preço dos museus em Santiago
Foto: Carlos yo, via Wikimedia Commons

O Museu Chileno de Arte Precolombino possui artefatos de toda a América pré-colombina (culturas andinas, astecas e maias), onde destaca-se uma valiosa coleção têxtil andina, com peças de mais de 3.000 anos. O principal objetivo do museu é promover um profundo interesse em culturas indígenas das Américas.

  • Valor da entrada: $4.500 – o primeiro domingo de cada mês é gratuito.
  • Horário de funcionamento: terça à domingo, das 10h às 18h.
  • Localização: rua Bandera, 361, na estação de metrô Plaza de Armas, no centro.

 

Museus no Parque Quinta Normal

Vamos conhecer alguns museus que ficam dentro do Parque Quinta Normal. Para se chegar lá, é só descer na estação de metrô Quinta Normal.

 

Museu Nacional de História Natural

Museus grátis em Santiago

O Museu Nacional de História Natural é um dos mais antigos da América do Sul, fundado em 1830, sendo um dos museus grátis em Santiago mais visitados.

O destaque fica por conta da exposição permanente “Chile Biogeográfico”. Esta exposição começa com a origem do universo e continua com uma visão ecológica do território chileno através de fotos, vídeos e guias de áudio.

  • Entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: terça à sábado, das 10h às 17h30 | domingo, das 11h às 17h30.

 

Museu Ferroviário

Museus no centro de Santiago

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

O Museo Ferroviário de Santiago possui uma coleção de 16 locomotivas e quatro carros de passageiros de caráter patrimonial espalhados pelo parque.

Entre as locomotivas, a que mais se destaca é a “Trasandina”. Construída na Inglaterra em 1909, serviu para operar a Ferrovia Trans-Andina, entre os Andes, no Chile, e Las Cuevas, na fronteira com a Argentina.

  • Valor da entrada: $800 para adultos e $400 para idosos.
  • Horário de funcionamento: terça à sexta, das 10h às 17h50 | finais de semana, das 11h às 17h50.

 

Museu de Ciência e Tecnologia

O Museu de Ciência e Tecnologia possui exposições interativas e experimentos simples em áreas complexas como ótica, astronomia e eletricidade. Na “ Sala Julio del Río” encontra-se uma exposição que consiste em uma coleção de aparelhos de som antigos, como gravadores, leitores de áudio cilíndrico, fonógrafos, telégrafos e rádios.

  • Valor da entrada: $800 para adultos e $400 para idosos.
  • Horário de funcionamento: terça à sexta, das 10h às 17h15 | finais de semana: das 11h às 17h15.

 

Museu de Arte Contemporânea

Museus gratuitos em Santiago
Foto: Gislechtvalk Gi, via Wikimedia Commons.

O Museo de Arte Contemporáneo possui uma coleção de mais de 2.800 peças e é referência historiográfica frente as exposições atuais. Sua sede está em um belo palácio em estilo francês.

  • Entrada gratuita.
  • Horário de funcionamento: terça à sábado, das 11h às 19h | domingos, das 11h às 18h.

 

Museu Artequin

Museu de Santiago localizado no Pabellon Paris
Foto: Flickr Pabellón París, via Wikimedia Commons.

O interativo Museo Artequin oferece reproduções de obras representativas da pintura ocidental. O fato curioso desse lugar é que seu belo edifício, o Pabellón Paris, é desmontável. Foi construído em Paris no ano de 1889 e então viajou da França ao Chile.

  • Valor da entrada: $1.500
  • Horário de funcionamento: terça à sexta, das 09h às 17h | Finais de semana, das 11h às 18h.

E você, curte visitar museus? Gostou dessas dicas? Conhece outros museus em Santiago? Aproveite e compartilhe conosco seus comentários.

 

Últimos artigos sobre o Chile:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

2 Comentários

  1. Rogerio Cardoso

    Belas dicas.

    Eu incluiria também o museu Estádio Nacional, Memória Nacional. Ele fica no Estádio Nacional de Chile que foi utilizado como campo de concentração durante a ditadura Pinochet. Quando eu fui eram apenas dois horários por dia, as 10:00 e às 12:00. O guia te leva para dentro do estádio e mostra os locais que foram usados como celas, leva na escotilha 8 e à aquela parte da arquibancada com bancos originais que possui a frase “un pueblo sin memoria es un pueblo sin futuro”. Enfim… foi um dos poucos museus em que visitei que literalmente me levou às lágrimas. A entrada é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *