Início / Américas / América do Sul / Chile / Clima no Chile: melhor época para viajar ao país de norte a sul

Clima no Chile: melhor época para viajar ao país de norte a sul

Ao planejarmos aquela tão sonhada viagem, uma das dúvidas mais frequentes é saber quando ir, no Chile não poderia ser diferente. Ainda mais sendo um país tão diverso e mudanças climáticas extremas. Neste caso, devemos ficar bem atentos, pois cada destino do país tem um período mais apropriado. E qual será a melhor época para viajar ao Chile? Como o clima no Chile de norte a sul varia tanto, é preciso planejar e definir o roteiro para saber quando é melhor visitar o país.

Será que no mês que eu vou é período de chuva no Chile? Será que tem neve nas montanhas? São meses de alta ou baixa temporada na cidade? No caso do Chile, essas perguntas fazem ainda mais sentindo, afinal muita gente visita o país com o intuito de conhecer Santiago, mas também esquiar, pegar praia, ver neve ou mesmo visitar as vinícolas do Chile.

Para te ajudar, conto um pouco como são as temperaturas no Chile, de norte a sul do país e quando é a melhor época para esquiar, conhecer as praias, as vinícolas ou o Deserto do Atacama.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Santiago: dicas de bairros e hotéis

Melhor seguro viagem para América do Sul: cotação do mais barato »

 

Clima no Chile

Clima no Chile

O país está localizado no hemisfério sul, e por isto as estações do ano são correspondentes às do Brasil. Uma peculiaridade, é que devido sua grande extensão norte-sul, são muitos micro-climas.

O clima na região norte do Chile, próximo ao Deserto de Atacama, é semi-árido, com pouquíssima ocorrência de chuva. Na região central e sudeste do Chile, o clima é temperado, com estações do ano bem definidas. Já no extremo sul, na Patagônia chilena, as temperaturas caem consideravelmente. Na Ilha da Páscoa, por sua vez, o clima é subtropical, com temperaturas  agradáveis durante todo ano.

 

Qual a melhor época para viajar ao Chile?

Antes de planejar sua viagem ao Chile, tenha em mente a melhor época para visitar os destinos turísticos mais procurados de norte a sul do país.

 

Melhor época para ir a Santiago

Temperatura em Santiago do Chile

Santiago está na região central do país e apresenta as quatro estações bem definidas. É quente no verão e fria no inverno. Durante o verão, que acontece de dezembro a março, as temperaturas em Santiago variam entre 16°C e 35°C. Por sua vez, no inverno, durante os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas ficam entre 0°C e 13°C. O inverno é também a temporada de chuva em Santiago.

Para quem deseja aproveitar a cidade, curtir os melhores parques de Santiago, a primavera e o verão são certamente as melhores épocas para ir a Santiago. Durante o inverno, apesar de raramente nevar em Santiago, o frio é intenso, principalmente para os padrões brasileiros. Mas o inverno é época ideal para quem deseja explorar o entorno da cidade e aproveitar para esquiar no Chile, principalmente nas estações de esqui di Valle Nevado.

 

Melhor época para visitar Vinã del Mar e Valparaíso

Melhor época para viajar ao Chile
Viña del Mar.

Para quem deseja visitar o Chile para conhecer Vinã del Mar e Valparaíso, duas cidades de praia próximas a Santiago, sem dúvida a melhor época é a primavera e o verão. Ambas as cidades são litorâneas e no período de calor ficam mais movimentadas, ideal para quem deseja conhecer as praias no Pacífico.

Além disso, passear pelos cerros de Valparaíso ou pelas ruas floridas de Vinã del Mar, é melhor quando o clima está ameno. No inverno as temperaturas caem bastante, impossível para entrar no mar. Mas caso você queira apenas curtir a vista e passear pelas cidades, não existem muitas restrições.

 

Melhor época para esquiar: neve no Chile

Época de neve no Chile

Para esquiar tem que ter neve, então obviamente a melhor época para esquiar no Chile é o inverno, que vai de meados de junho a meados de setembro. Entretanto, em alguns anos, estações de esqui abrem a temporada antes, tudo depende do clima e se há neve ou não.

Já aconteceram casos de em abril as estações já estarem abertas para a prática de esporte. Mas como não é bom contar com a sorte, vale a pena planejar a viagem para o período oficial da temporada de esqui, ou ficar de olho na previsão do tempo no país. As principais estações de esqui são o Valle Nevado e Portillo.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Leia mais => Dicas para planejar sua viagem ao Valle Nevado

 

Melhor época para ir ao Deserto do Atacama

Melhor época para ir ao Atacama, Chile

O deserto do Atacama pode ser visitado durante todo o ano. As chuvas são raríssimas e o Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo. De uma forma geral, a amplitude térmica é bem grande. O clima é tão peculiar, que tenho um artigo específico sobre qual a melhor época para ir ao Atacama.

Durante o inverno, as temperaturas no Deserto do Atacama são amenas durante o dia e as noites são muito frias. Já durante o verão os dias são bem quentes e as noites relativamente frias. Mas se for para pensar uma época mais agradável para visitar a região, a primavera (setembro a dezembro) e o outono (março a junho) são ótimos períodos, em que a temperatura é mais amena para fazer os passeios.

Quem optar pelo inverno, deve levar roupas quentinhas para as noites frias. E por sua vez, aqueles que viajarem durante o verão, prepare-se para as altas temperaturas durante o dia. Veja meu check list sobre o que levar para o Atacama.

 

Melhor época para visitar vinícolas do Chile

Melhor época para conhecer vinícolas no Chile

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Vinho combina com um friozinho, então muita gente pensa que a melhor época para visitar as vinícolas do Chile é o inverno. Mas não é bem assim! Para aquelas pessoas que querem aprender mais sobre os vinhos chilenos, ver os parreirais carregados de uva, o período ideal é o verão, que no país vai de dezembro a março. Durante este período, a paisagem fica ainda mais bonita, um convite para um passeio de bicicleta ou um piquenique no meio das plantações.

Já para quem quer ver de perto a colheita, como nas vinícolas perto de Santiago, o período ideal é nos meses de março e abril. Mas independente da época do ano, as vinícolas estão sempre abertas e é possível ver de perto as plantações, como os vinhos são produzidos e claro, degustar!

 

Melhor época para ir a Patagônia chilena

Melhor época para ir a Patagônia chilena

A Patagônia tem duas estações bem definidas: o verão, que tem sol, mas um vento intenso; e o inverno, com muito frio e neve. A paisagem em cada uma destas épocas muda bastante, então o roteiro de viagem deve ser bem planejado.

No verão, que acontece de dezembro a março, os dias são bem longos, o sol nasce as 4h e se põe às 23h. Por sua vez, as temperaturas ficam em torno dos 13°C a 20°C. Mas devido aos fortes ventos, que chegam a 120km/h, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa. Este período é o mais indicado para quem deseja fazer caminhadas e observar a paisagem, a fauna e a flora local.

Já durante o inverno, os dias são curtos, o sol nasce às 9h e se põe às 17h, e as mínimas atingem os 0°C. A paisagem é toda tomada pela neve, e apesar da beleza, nem todos os passeios são possíveis. Alguns hotéis inclusive ficam fechados neste período.

O outono é uma estação mais chuvosa e as temperaturas vão caindo gradualmente. A paisagem muda bastante, dando sinais que o inverno está chegando. Na primavera, a neve some gradualmente e assim a paisagem recupera sua cor e os animais começam a reaparecer.

Em resumo, o verão é alta temporada na Patagônia chilena. Mas, de uma forma geral, a partir de outubro a paisagem já começa a se transformar e é possível fazer todos os passeios. Veja como é o clima em

Você conhece o país? Deixe sua opinião aqui nos comentários, contando experiências e qual a melhor época do ano para ir ao Chile.

 

Leia nossos últimos artigos sobre o Chile:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *