5 Melhores vinícolas em Santiago do Chile: onde ir e preços

5 Melhores vinícolas em Santiago do Chile: onde ir e preços

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

As melhores vinícolas em Santiago ficam, em sua maioria, nos arredores da cidade. Elas são bastante visitadas pelos turistas que contratam agências ou fazem tours por conta própria, utilizando linhas de ônibus e metrô.

E elas são um verdadeiro espetáculo: preservadas, premiadas e aconchegantes.

Também não é para menos. O Chile é um destino da América do Sul bastante procurado por seus excelentes vinhos e também pela infraestrutura turística criada para quem sonha em conhecer mais sobre a produção da segunda bebida alcoólica mais popular do mundo, atrás apenas da cerveja!

Uma boa parte das vinícolas do Chile estão abertas ao público durante o ano inteiro (inverno ou verão), mas durante janeiro e fevereiro, período de férias no país, algumas podem fechar por alguns dias. Logo, é aconselhável confirmar a informação antes de ir de montar o seu roteiro pelas adegas mais cobiçadas do país.

No período entre março e maio, ocorre a colheita, sendo a melhor época do ano para ver de perto todo o processo: desde a seleção das uvas até o engarrafamento. Com sorte você pode até participar do processo algumas das mais famosas, como Viña Aquitania, Santa Rita, Undurraga entre outras, já imaginou?

Planejamento => Onde ficar em Santiago

Seguro viagem barato e confiável para a América do Sul »

Como visitar vinícolas no Chile?

Roteiro pelas melhores vinícolas de Santiago

Para visitar alguma vinícola em Santiago, no Chile, ou nas proximidades, o ideal é agendar com pelo menos 1 dia de antecedência, mas talvez você consiga marcar no mesmo dia.


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança em Santiago do Chile?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Nesse post, farei um mapa das vinícolas de Santiago, principalmente para mostrar que muitas delas são acessíveis através do transporte público de Santiago e táxi.

Vale ressaltar que a maioria dos tours possuem degustação incluída. Conheça mais sobre as vinícolas próximas a Santiago:

CLIQUE AQUI para reservar os melhores tours de vinho em Santiago »

Quantas vinícolas têm no Chile?

Mapa das vinícolas de Santiago

Como ilustrado no mapa ao lado, o Chile possui 10 regiões bastante conhecidas por seus parreirais e, logicamente, pela produção de vinho.

Cada uma dessas regiões ou “vales” possui características próprias e por isso desenvolvem diferentemente cada tipo de uva.

Algumas dessas regiões, como os Vales do Colchagua, Maipo e Aconcágua, hospedam vinícolas com Melhores vinhos chilenos, premiados mundo afora, praticamente obrigando os turistas que estão em Santiago a fazer uma visita.

Entre as dezenas de vinícolas espalhadas pelo Chile, três delas ganham maior destaque:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

– Concha y Toro
– Undurraga
– Santa Rita

Elas possuem vinhos Cabernet Sauvignon produzidos no Vale do Maipo que foram muito bem avaliados em premiações internacionais, sendo comparados a vinhos do sul da França.

Além dos fatores naturais, como a fertilidade do solo graças à atividade vulcânica, clima favorável e isolamento geográfico que impede a entrada de pragas nocivas às parreiras, uma série de razões influenciam esses bons resultados.

Claro, tudo aliado ao talento e dedicação dos produtores chilenos, que hoje dizem com orgulho que produzem um dos melhores vinhos do mundo.

Sensacional => Ônibus Hop-On Hop-Off em Santiago

5 melhores vinícolas em Santiago

  1. Viña Concha y Toro
  2. Viña Undurraga
  3. Viña Santa Rita
  4. Viña Cousiño Macul
  5. Viña Aquitania

1. Viña Concha y Toro

Vinícola Concha y Toro
Sede da Concha y Toro | Foto: Michaël Lejeune, via Wikimedia Commons.

Por que visitar | A Viña Concha y Toro foi fundada em 1883 por Don Melchor Concha y Toro e é uma das mais populares de Santiago e frequentada por muitos turistas, principalmente pela fama do rótula Casillero del Diablo. Hoje em dia é a maior produtora de vinhos da América Latina.

  • Endereço | Virginia Subercaseaux 210, Pirque.
  • Como chegar | Salte na estação de metrô Las Mercedes e pegue um táxi ou ônibus.
  • Quando | Todos os dias das 10 às 17hs, com horários guiados em espanhol, inglês e português. A reserva pode ser feita pela internet.

Dicas para o tour em Concha y Toro

Existem dois tipos de passeios oferecidos pela vinícola Concha y Toro. O primeiro é o tradicional que é mais barato e acaba quando o passeio chega à casa da família Concha, após 1 hora e meia. Já o Tour Marques de Casa Concho, demora quase 3 horas e, ao final, oferece uma degustação de vinho harmonizada com queijos.

Exclusivo => Tour para conhecer a Viña Concha y Toro


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Santiago do Chile!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


2. Viña Undurraga

Vinícola Undurraga no Chile
Viña Undurraga | Foto: Viña Undurraga, via Wikimedia Commons.

Por que visitar | Fundada em 1885, aViña Undurragaainda é administrada pela família Undurraga.

Fica fora de Santiago, em Maipo Valley e hoje em dia é uma das maiores do Chile, moderna, mas ainda hoje com guias que participam diretamente do processo de fabricação dos vinhos.

  • Endereço: Camino a Melipilla, Km 34.
  • Como chegar: Ela fica a 34 km de Santiago. Você pode ir de carro ou ir até a Estación Central, procurar o Terminal San Borja e pegar um ônibus para Talagante. Peça para o motorista parar na vinícola, caso contrário, pegue um táxi ou ande alguns quilômetros a partir de Talagante. A viagem de ônibus demora cerca de 50 minutos.
  • Quando: de segunda à sexta, possui visitas em inglês e/ou espanhol às 10:15h, 12h, 14h e 15:30h. Nos sábados e domingo às 10:15h, 12h e 15:30h.

Dicas para o tour em Undurraga

A visita guiada tem 1 hora e meia de duração e inclui a visita ao parque da família fundadora da vinícola e a um lugar que representa bem a cultura dos primeiros habitantes da região, os índios Mapuches. Em seguida, o visitante conhece o Maipo Valley. Depois é a vez de visitar as caves subterrâneas e degustar 3 vinhos da reserva.

Oportunidade => Excursão para Viña Undurraga

3. Viña Santa Rita

Bike tour na Viña Santa Rita
Bike tour na Viña Santa Rita.

Por que visitar | Fundada em 1880, aVinã Santa Rita fica na região de Alto Jahuel e possui uma estrutura mais completa que a Concha y Toro, com o Hotel Casa Real (um dos poucos caso você queria se hospedar dentro de uma vinícola), Museu Andiono e um restaurante.

Possui diversos tipos de visitas guiadas, como a clássica, premium, uma de bicicleta e também opção de piquenique. Entre em contato para saber mais sobre horários de cada e preços.

  • Endereço: Camino Padre Hurtado, 0695, Alto Jahuel.
  • Como chegar: Na estação de metrô Las Mercedes (linha 4), saindo em direção oeste você encontrará o terminal. Pegue o metrobus MB81 Alto Jahuel e peça para o motorista indicar o ponto da entrada na vinícola. O trajeto demora cerca de 30 minutos a partir da estação de metrô.
  • Quando: de terça a domingo, com horários de visitas em espanhol, inglês e português.

Dicas para o tour na Viña Santa Rita

Com tantos tours dentro de uma mesma vinícola, vou resumir para você a diferença de cada um e os preços. O clássico (14 mil), como o próprio nome já diz, contempla a passagem pelo vinhedo, engarrafamento e bodega com degustação. Já o Selection (25 mil), tem tudo o que o anterior, só que a degustação é acompanhada de queijos e biscoitos.

O primer (40 mil) inclui a visita ao hotel e uma igreja neo-gótica, além de vinhos mais exclusivos. No passeio Carmenere é essa variedade de uva a grande protagonista. Tem passeio de charrete e degustação (40 mil). No Ultra-premium (70 mil), quem escolhe as atividades é o visitante, de acordo com seus gostos pessoais. O Winemaker Experience (30 mil), você vai produzir a sua própria bebida. Há ainda o Pedal Bar (15 mil) e o bike e piquenique, que precisam ser agendados antecipadamente.

Passeio => Tour para conhecer a Viña Santa Rita

4. Viña Cousiño Macul

Viña Cousiño Macul
Publicidade de 1935 | Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons.

Por que visitar | A Viña Cousiño Macul é a vinícola mais antiga de Santiago, suas primeiras uvas foram plantadas em 1546, mas a vinícola foi fundada apenas em 1856. Ainda é gerenciada pela família original e usa apenas suas próprias uvas na produção de vinhos. Uma das maiores que você irá encontrar no Chile.

  • Endereço: Av Quilin, 7100.
  • Como chegar: Salte na estação de metrô Quilin (linha azul). De lá você pode pegar um ônibus, táxi ou caminhar por 2 km pela Avenida Quilin.
  • Quando: de segunda à sexta possui visitas em inglês, espanhol e português (grupo com mais de 10 pessoas) às 11h, 12h, 15h e 16h e aos sábados e feriados às 11h e 12h.

Dicas para a Viña Cousiño Macul

Existem três tipos de visitas guiadas na Viña Cousiño Macul em Santiago. A primeira é a mais básica, chamada de Tour Regular e degustação de 4 rótulos durante, aproximadamente, 1 horas. O Tour Premium inclui a degustação de 6 vinhos acompanhados por queijos. Já o Tour de bicicleta oferece 4 degustações, mas só acontece mediante reserva antecipada.

Imperdível => Tour para conhecer a Viña Cousiño Macul

5. Viña Aquitania

Viña Aquitania como chegar
Viña Aquitania | Foto: Richard Espinoza, via Wikimedia Commons.

Por que visitar | A Viña Aquitania é uma pequena vinícola aos pés dos Andes, o que torna a vista impressionante.

Se você procura uma vista intimista a uma pequena vinícola, você não pode perder essa. Uma dica é visitar a Vinã Cousiño Macul no mesmo dia devido à proximidade entre elas.

  • Endereço: Avenida Consistorial 5090, Peñalolén.
  • Como chegar: Pegue o metrô como nas direções para a Vinã Cousiño Macul, pois elas são muito próximas. Também é uns 2 km de distância..
  • Quando: de segunda à sexta, somente em inglês e espanhol.

Dicas para visitar a Viña Aquitania

Duas opções de enoturismo são oferecidas na Viña Aquiania. O primeiro Tour Básico dura 1 horas e o visitante prova 3 tipos de vinhos produzidos no espaço. O Premium faz praticamente o mesmo passeio só que a degustação dos rótulos exclusivos da vinícola.

Ruta del Vino no Chile

Ruta del Vino / Valle de Colchagua
Clique na imagem para ampliar.

O Valle de Colchagua ficou tão famoso e cobiçado pelos turistas, que as 13 principais vinícolas se associaram e criaram a Rota do Vinho.

Além de tours que partem de Santiago, também é possível ficar hospedado no centro dessa região produtora de vinhos de grande qualidade no hemisfério sul.

O povoado de Santa Cruz fica em uma área de maravilhosa  com campos, montanhas, rios e moradores orgulhosos das suas raízes agrárias.

Vinícolas de Santiago
Época da colheita na Viña Montes.
Vinícolas de Santiago
Separação das uvas na Viña Montes.
Melhores vinícolas de Santiago
Degustação de vinhos na Vinícola Montes.
Vinãs de Santiago
Barris de madeira da Vinã Montes.
Vinícolas perto de Santiago
Viña Montes.
Vinícolas próximas a Santiago
Parreiras na Viña Montes.
Vinícolas no Vade do Colchagua
Museu Colchagua.
Vale do Colchagua
Pracinha em Santa Cruz, a região central do Colchagua.
Hotéis em Santa Cruz
Hotel Santa Cruz Plaza.
Vinícolas nos arredores de Santiago
Viña Santa Cruz.
Vinícolas no Chile
Degustação na Vinícola Santa Cruz.
Quais vinícolas conhecer em Santiago
Teleférico na Viña Santa Cruz.
Rota do vinho em Santiago
Viña Santa Cruz.

O Museu de Colchagua, localizado dentro do espetacular Hotel Santa Cruz Plaza, é um dos melhores museus privados do mundo, sendo visita primordial para entender mais sobre a história do vinho no Chile. Foi a partir daqui que conheci as Vinícolas Montes e Santa Cruz.

Dicas sobre as vinícolas de Santiago?

A capital do Chile está entre as cidades mais cobiçadas por turistas brasileiros, e as melhores vinícolas em Santiago estão entre os atrativos mais procurados.

Conhecer o processo produtivos, as paisagens, gastronomia de Santiago e como toda essa mistura se relaciona com o vinho, é essencial para entender mais afundo as tradições chilenas.

Confira também o post sobre o meu roteiro sugerido por Santiago.

E o site oficial de turismo do Chile fez esse vídeo lindo mostrando toda a tradição com vinhos que o país mantém:

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se tiver dicas sobre as melhores vinícolas nos arredores de Santiago, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Santiago do Chile – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Santiago do Chile? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações em Santiago do Chile

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Santiago do Chile, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular em Santiago do Chile

Ter um chip de celular em Santiago do Chile com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Santiago do Chile.

Seguro viagem recomendado em Santiago do Chile

Contratar um seguro viagem para Santiago do Chile é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Janaína da silva
    Bom dia Guilherme; Adorei o seu texto, mas ainda me restou uma dúvida, egradeco se puderes me ajudar: Estou indo em dezembro, mas gostaria de me hospedar em uma vinícola e de lá conhecer as demais. Tens alguma sugestão.? Desde já muito obrigada.
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Janaína, Recomendo o Hotel Santa Cruz Plaza, na região do Vale do Colchagua. Abraços
  3. eneida
    Ola! Vamos ao chile e gostaria de conhecer vinícola Montgrass. Ela fica onde? Longe de Santiago? Quanto tempo e como poderemos ir? Obrigada
  4. Guilherme Tetamanti
    Oi Eneida, A Montgrass fica a 190km de Santiago, o ideal é contratar um tour. Veja aqui algumas opções. Abraços
  5. glaucilainy
    Olá! Parabéns pelo blog, muito bom! Eu e meu marido vamos ao chile em setembro/17. Pretendo ficar 3 dias em Santa Cruz. Quero ir de ônibus até lá. Minha dúvida é acerca do transporte até as vinícolas, não queríamos alugar carro porque vamos tomar vinho. Vc sabe se tem táxi até as vinicolas? Vc indica algum serviço? Obrigada
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi, Humm, não sei te dizer especificamente sobre Santa Cruz, mas acredito que exista sim opções de transporte...até os próprios hotéis. Não faria sentido não haver esse serviço! De qualquer forma, tente ver diretamente com a vinícola, aqui a página de contatos. Abraços
  7. carlos
    Olá Guilherme pretendemos em dois casais visitar Santiago durante 11 dias em Julho próximo; queremos conhecer as principais atrações, como visita às vinícolas, vulcão e cordilheira. qual o roteiro indicado? É melhor alugar um carro ou usar o transporte local? Agradeço muito a orientação Carlos
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Carlos, Veja meu roteiro sugerido em Santiago. É perfeitamente possível utilizar o transporte local, inclusive o metrô de Santiago é ótimo! Abraços
  9. Telma
    Olá! Parabéns pelos relatos! Estou indo para Santiago em setembro. Tenho duas filhas, uma de 15 e outra de 10 anos. Estaremos com carro alugado. Você saberia informar se é possível somente passear pelas vinícolas sem contratar o tour de degustação?
  10. Guilherme Tetamanti
    Oi Telma, Em algumas delas é até possível ver os vinhedos, pois ficam perto do estacionamento e tal. Mas passear pela propriedade, acredito que não! Mesmo que vocês não bebam, acho legal fazer pelo menos um tour completo para conhecer a história da produção do vinho, é bem interessante! Abraços
  11. Denise
    Oi, vamos a Santiago com 2 crianças, 7 e 13 anos, vc sabe me indicar uma vinícola legal e que aceite crianças, soube que a maioria não permite menores de idade... Obrigada desde já, adorei seu post!
  12. Guilherme Tetamanti
    Oi Denise, Infelizmente é um ponto que não prestei atenção, mas seu comentário vale como experiência para minhas próximas viagens :) Veja diretamente com as vinícolas, geralmente respondem no mesmo dia se você entrar em contato perguntando sobre reservas! Abraços
  13. Felipe Giglio
    Cara simplesmente incrível seu relato! parabéns :D Uma dúvida, estou indo pra ficar 3 dias com minha namorada, precisa tomar a vacina de gripe para quem vai ficar em Santiago? valeu muitssimo obrigado novamente!
  14. Guilherme Tetamanti
    Oi Felipe, Para entrar no Chile não é necessária nenhuma vacina. Contudo, sempre é bom procurar algum posto de saúde ou Centro de Orientação ao Viajante para saber se você está em dia com as vacinas. Fico feliz que o blog tenha ajudado :) Abraços
  15. Andressa
    Valeeeeeu Guilherme! Abraçaooo
  16. Andressa
    Boa Noite Guilherme!! Queria saber sua opinião sobre quanto levar para Santiago...visitei vários sites, vi vários valores, mas gostei muito do seu site, achei bem completão entao resolvi pedir sua opiniao. Vamos em Outubro...14 a 17 ...3 dias e meio né....somos em duas....pretendemos visitar uma vinicola, acredito que vamos nos virar bem de metro, deixando o taxi de repente para a noite depois de um jantar ou algo assim... nao pretendemos ir ao valle nevado porque parece que nao vamos ver neve nessa epoca do ano né... Nao pretendemos tambem fazer compras...de repente uma "lembrancinha" de artesanato local, sabe? Mas só isso mesmo Então...quanto voce acha que cada uma de nós deve levar? E devo trocar um pouco de pesos aqui no Brasil? Pelo menos pra chegar no aeroporto e ir pro hotel ? Brigadão !!!!
  17. Guilherme Tetamanti
    Oi Andressa, Para os gastos do dia com alimentação, transporte e passeios, é possível se virar com 20 dólares por dia. Claro, fazendo o básico. Para comer bem e fazer os melhores passeios, reserve 50 dólares. Ahhh, leia esse artigo que te ajudará sobre onde sacar dinheiro na chegada ao país. Abraços
Quero Viajar Mais