10 motivos para viajar para o Deserto do Atacama  

por Guilherme Tetamanti

10 motivos para viajar para o Deserto do Atacama  

Não é à toa que muitas pessoas sonham em viajar para o Deserto do Atacama. Com uma paisagem única e encantadora, na verdade, é muito fácil entender porque o local atrai tantas pessoas.

Todos os anos milhares de turistas de todo o mundo vão para San Pedro do Atacama, principal cidade da região e base para os turistas que visitam o local, para conhecer os atrativos do Deserto do Atacama.

Localizado na região norte do Chile, tem cerca de 1.000 quilômetros de extensão. Além disso, é considerado o deserto mais árido do mundo e também o com maior altitude. Essas características fazem com que sua paisagem seja diferente de tudo que você já viu.

Depois de você ler esses 10 motivos para visitar o Deserto do Atacama você entenderá porquê vale a pena conhecer esse lugar incrível.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro do Atacama

Seguro viagem América do Sul »

 

Viajar para o Deserto do Atacama: motivos

  1. Paisagem Lunar
  2. Deserto de Sal
  3. Lagoas
  4. Águas vulcânicas
  5. Geysers
  6. San Pedro do Atacama
  7. Observatório astronômico
  8. Vulcões
  9. Piedras Rojas
  10. Aldeias pré-colombianas

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

1. Paisagem Lunar

Viajar para o Atacama
Valle da Luna | Foto: QVM.

Um dos locais mais visitados, e fotografado, do Deserto do Atacama, no Chile, é o chamado Valle la Luna.

O vale é formado por dunas de areia e sal, solo acinzentado e esculturas rochosas naturais, que se assemelham a geografia da lua, além de algumas cavernas e cânions. Assim fica fácil entender porque é um dos destinos mais visitados da América do Sul.

A paisagem não é sempre a mesma, vai mudando conforme a ação do vento e da chuva. O local é de fácil acesso e fica a 2 quilômetros de San Pedro de Atacama.

Garanta vaga =>  Excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol no Deserto do Atacama

 

2. Deserto de Sal

O que ver no Deserto da Atacama
Ojos do Salar | Foto: QVM.

Localizado na Reserva Nacional Los Flamencos, o Salar de Atacama é uma das principais paisagens da região.

Ele fica a cerca de 55 quilômetros de San Pedro do Atacama, 2,3 mil metros acima do nível do mar e é um dos mais famosos desertos de sal do mundo.

Diferente do Salar Uyuni, na Bolívia, o Salar de Atacama tem formações de sal irregulares – algumas chegam a até 70 centímetros de altura.

Para completar a paisagem, a região abriga muitas espécies de aves, sobretudo os flamingos, o que deixa o local ainda mais bonito.

A Lagoa Chaxa é um dos principais habitats das aves e parada obrigatória para quem quer observá-las. Outro destaque da região são os Ojos do Salar, duas crateras que acumulam água bem azulada.

Não perca =>  Excursão ao Salar de Atacama

 

3. Suas lagoas são quase uma miragem

Vale a pena viajar para o Deserto do Atacama
Laguna Cejar | Foto: QVM.

O contraste de um solo e uma paisagem extremamente secos com as Lagunas Altiplânicas são uma verdadeira miragem, um oásis no meio do deserto.

As lagoas mais populares para visitação são a Miscanti e Miñiques, que ficam a cerca de 100 quilômetros de San Pedro de Atacama. Elas têm águas calmas e de coloração azul escura, que refletem as montanhas e vulcões do entorno, o que deixa a paisagem ainda mais encantadora.

Além delas, há ainda a Laguna Cejar, famosa por sua altíssima concentração de sal, superior até mesmo à do Mar Morto. Essa característica faz com que o corpo não afunde ao mergulhar na lagoa, você fica sempre boiando. É uma sensação curiosa e divertida.

 
 
 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mais opções =>  Excursão Lagoas Cejar e Tebinquinche em San Pedro de Atacama

 

4. Águas vulcânicas

O que conhecer no Atacama
Termas de Puritana | Foto: QVM.

O Deserto do Atacama abriga inúmeras piscinas naturais e fontes de águas termais e vulcânicas. É possível nadar, desde que você tenha coragem de encarar as baixas temperaturas do local. As Termas de Puritama, localizadas a 30 quilômetros de San Pedro de Atacama são as mais visitadas.

A região tem 8 piscinas que foram construídas ao longo do percurso de um rio termal. A água tem temperaturas entre 28 °C e 35°C e o banho é extremamente relaxante. Além disso, a paisagem no entorno das termas é muito bonita, o que já justificando o passeio.

Programe-se =>  Termas de Puritama em San Pedro de Atacama

 

5. Geysers

Porque viajar para o Atacama
Viajar para o Deserto do Atacama: Geysers | Foto: QVM.

O Geyser del Tatio é outro atrativo famoso na região. Geyser são formações comuns em áreas vulcânicas, que consistem em fendas no solo onde acontecem erupções de água, que saem com alta temperatura.

O passeio para o Geyser del Tatio acontece bem cedo. Isso porque, nesse horário, devido às baixas temperaturas, o choque térmico faz com que a água expelida se transforme em vapor, dando a impressão de nuvens que saem do chão. É quase mágico. Mais uma paisagem única que o Deserto do Atacama vai lhe apresentar. Não perca.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Garanta agora =>  Excursão aos Gêiseres de El Tatio em San Pedro de Atacama

 

6. San Pedro de Atacama

San Pedro do Atacama, Chile
Viajar para o Deserto do Atacama: Vila de San Pedro do Atacama | Foto: QVM.

O povoado de San Pedro de Atacama fica a 2.800 metros de altitude em relação ao nível do mar. A vila serve como abrigo para os visitantes da região e oferece uma boa infraestrutura, com muitas opções de hotéis, albergues, restaurantes em San Pedro do Atacama e bares.

É uma cidade bem pequena, não chega a 3 mil habitantes, possui construções rústicas e ruas de terra, mas o povoado guarda muito das tradições e cultura local. As casas, por exemplo, são feitas de barro e palha há séculos.

Além de base para as visitas ao Deserto, em San Pedro está o Museo Arqueológico RP Gustavo le Paige, fundado em 1957. O museu tem em seu acervo peças cerâmicas que contam a história do Atacama e da cultura pré-colombiana no país.

Saiba mais => Melhor época para visitar o Atacama

 

7. Observatório astronômico

Melhores motivos para conhecer o Atacama
Viajar para o Deserto do Atacama: Observatório astronômico | Foto: QVM.

Outro motivo que faz valer a pena a viagem para o Deserto do Atacama é o seu céu. Por isso, recomendo o passeio do Tour astronômico no Deserto do Atacama. Sem a intervenção das luzes das cidades grandes e devido à ausência das chuvas, o céu do Atacama é um dos céus mais limpos do mundo!

Há um observatório astronômico, onde há telescópios disponíveis para observar planetas e estrelas. Mas, de qualquer lugar que você estiver no Atacama, se resolver olhar para o céu a noite, vai ver um verdadeiro espetáculo. É imperdível!

Veja mais =>  Excursão Astronômica em San Pedro de Atacama

 

8. Subir perto dos Vulcões

Vulcão no Deserto do Atacama
Viajar para o Deserto do Atacama: Vulcões no Atacama.

A região do Atacama abriga vários vulcões e recomendo fazer um tour para conhecer um de perto.

O passeio exige preparo físico, já que o trekking até os vulcões não é nada fácil devido à altitude, pois quanto mais alto você sobe mais rarefeito fica o ar e mais difícil de respirar.

Mas o esforço vale a pena, pois além da paisagem próxima aos vulcões serem lindas, a vista lá de cima compensa qualquer caminhada.

São vários vulcões e desta forma a diversos passeios, com diferentes níveis de dificuldade, desde trekkings que duram um dia até 5 dias de caminhada.

Nessa região, há vulcões de 5.550 metros de altitude (o Lascar), até 6.893 metros acima do mar, que é o Ojos del Salado, inclusive esse é o vulcão mais ativo do mundo. Várias agências de turismo de San Pedro oferecem o serviço de guia.

Demais =>  Excursão a pé pelo vulcão Lascar em San Pedro de Atacama

 

9. Piedras Rojas

Razões para visitar o Deserto do Atacama
Viajar para o Deserto do Atacama : Piedras Rojas | Foto: QVM.

Piedras Rojas é uma região do Salar de Águas Calientes, no Deserto do Atacama que tem formações geológicas com uma coloração avermelhada.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Essa coloração tão diferente acontece devido à grande concentração ferro oxidado nas rochas.

Localizada a cerca de 150 quilômetros de San Pedro de Atacama, já bem próximo à fronteira com a Argentina.

O local, que fica a 4 mil metros de altitude acima do mar, abriga ainda um lago salgado que deixa a paisagem ainda mais bonita. Piedras Rojas é daqueles lugares que são tão bonitos que é impossível descrever.

Reserve agora =>  Excursão para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas no Atacama

 

10. Aldeias pré-colombianas

Viajar para o Deserto do Atacama no Chile
Aldeia Tulor | Foto: Roberto Araya Barckhahn, via Wikimedia Commons.

Apesar de não ser um dos passeios mais tradicionais dos visitantes do Deserto do Atacama, vale muito a pena conhecer a Aldeia Tulor.

Ela fica a 11 quilômetros de San Pedro de Atacama e é datada do período pré-colombiano, estima-se que seja de 800 a.C.

No sítio arqueológico é possível observar ruínas e vestígios de antigas construções. As casas eram de adobe, construídas em forma circular e conectadas entre si.

A aldeia abriga réplicas dessas construções, que também estão abertas à visitação. A civilização que viveu ali se dedicava à cerâmica, ao tecido e à agricultura.

Chip => Internet ilimitada no Chile

 

Dicas para viajar para o Deserto do Atacama

Essa é a minha lista com os 10 motivos para viajar para o Deserto do Atacama. São lugares e passeios incríveis e quem valem muito a pena.

É claro que, na hora de fazer seu roteiro para o Atacama você deve levar em consideração seu perfil de viajante, seus gostos e até seu preparo físico para encarar os passeios. Mas, independente da sua escolha, pode ter certeza, que voltará encantado com o clima e as paisagens.

Recomendo a leitura do post Quanto custa viajar para o Deserto do Atacama que te ajudará a planejar a sua viagem.

O Atacama é mesmo fascinante! Veja esse vídeo feito pelo site oficial de turismo sobre o tour Astronômico, um dos meus preferidos:

 

E aí, ficou com vontade de conhecer o Deserto do Atacama ou já visitou o destino? Deixe nos comentários seus planos e opiniões.

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *