Mochila de viagem: qual a melhor para viajar pelo mundo?

por Guilherme Tetamanti

Mochila de viagem: qual a melhor para viajar pelo mundo?

Uma de minhas principais dúvidas quando decidi fazer uma volta ao mundo, foi como resolver o dilema da bagagem. Qual tipo de mala comprar? Melhor seria ter uma mochila de viagem?

E em relação às roupas: quantas calças, cuecas, camisetas??? Será que caberia tudo somente em uma mochila e ainda sem ficar com um peso desconfortável?

Fiquei preocupado com a ideia de faltar algo e não conseguir comprar em algum país com menos recursos. Acabei fazendo escolhas que me incomodaram bastante durante a viagem – levei muito mais do que foi necessário.

As minhas dúvidas podem ser as suas e a de muitas outras pessoas, por isso resolvi escrever este artigo com dicas para te ajudar a escolher a mochila de viagem ideal.

Antigamente mochila de viagem só era utilizada por jovens em mochilão pelo mundo, seja acampando, ficando em hostel. Pessoas com um pouco mais de idade ou ficando em hotéis pareciam “não combinar” com esse tipo de bagagem.

O que é uma grande bobagem, pois as mochilas são práticas, confortáveis, úteis, cabem muito mais do que você pode imaginar e, sim, combinar com os viajantes de qualquer idade. Venha saber mais sobre mochila de viagem.

Planeje sua viagem => Seguro para bagagem

Cadastre-se para receber nossas novidades por email »

 

Qual a melhor mochila de viagem?

qual melhor Mochila de viagem
Há mochilas indicadas para diferentes tipos de viagens.

A mochila de viagem ideal para você é aquela que atende as necessidades de sua viagem. Pode até parecer uma resposta óbvia, mas muita gente, na hora de escolher a mochila, escolhe somente pelo tamanho.

E isso é um erro, pois existe formatos, materiais e modelos indicados para trekking – como viagens de peregrinação como para Santiago de Compostela.

Além das mochilas de ataque, para passeios curtos, as mochilas de viagem, recomendadas para quem que apenas levar esse tipo de bagagem, ao invés de mala, ou a híbrida, que foi minha escolha e conto mais para frente.

Para te ajudar a escolher a melhor opção, neste artigo falarei sobre:

  • Tipos e tamanhos de mochilas de viagem
  • Como escolher uma mochila de viagem
  • Minha mochila para volta ao mundo
  • Pode levar uma mochila e uma mala de mão no avião?
  • Pode viajar de moto com mochila?
  • Como arrumar a mochila de viagem

Antes de ver as dicas para escolher sua mochila de viagem, te convido assistir o vídeo da minha volta ao mundo, disponível aqui no Quero Viajar Mais.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Tipos e tamanhos de mochilas de viagem

Melhor mochila para viajar
Mochila de viagem

Os tipos mais tradicionais de mochilas indicadas para viagem são: mochila de ataque; mochila de trekking (ou mochila cargueira) e mochila de viagem (ótimas para quem pega transporte público ou vai se hospedar em hostel, por exemplo).

Cada um desses modelos  possui uma variação de litros, que a forma de medir o tamanho da mochila.

A maioria dos fabricantes calcula o peso assim: cada 5 litros equivale a 1 quilo. As mochilas de ataque são aquelas menores, geralmente com o máximo de 40 litros. São indicadas para passeios mais curtos ou mesmo viagem de um dia ou fim de semana.

Muitas delas vem anexas a outro tipo de bagagem, a mochila de trekking ou cargueira. Com tamanho médio de até 50 litros, elas são indicadas para viagem de trekking, como trilhas e caminhadas. Tem espaço para mais roupas, utensílios ou até mesmo saco de dormir.

O terceiro modelo são as mochilas de viagem que, em média, tem 60 litros, mas que pode chegar a até 120 litros, que é o maior tamanho que você deve encontrar. Essas mochilas são as melhores para camping e esportes de aventura, como escalada, e para qualquer tipo de viagem que você queira ir de mochila ao invés de levar uma mala.

Você pode utilizar os espaços para colocar seu notebook, sua câmera fotográfica e organizar sua mochila do jeito que quiser, mas vale destacar que as cargueiras costumam ter mais bolsos.

Os modelos híbridos são aqueles que misturam malas e mochilas: tem o formato de mochila, com as alças para carregar, mas possuem rodinhas, para os momentos que prefira puxá-la.

 

Mochilas para viagem feminina

Melhor mochila para viajar
Tem modelo de mochila adaptada para mulheres.

Embora você possa escolher a mochila somente pelo modelo ideal para sua viagem ou mesmo pelo tamanho e cor, saiba que há modelos femininos e masculinos, e até mochila de viagem infantil.

Os modelos femininos levam em conta a anatomia da mulher, como a região dos seios, que pode ficar machucada caso haja uma alça, por exemplo. Além de tamanhos específicos, uma vez que as mulheres, geralmente, conseguem carregar menos peso que os homens.

Ressalto ainda que recomenda-se que a carga da mochila não passe de 1/3 do peso de quem vai carregar a mochila. Fique atento a isso na hora de arrumar a mochila. E não exagere no conteúdo, sendo obrigado a deixar de fora itens como o notebook ou a câmera.

Como escolher uma mochila de viagem

mala de viagem

O planejamento para conseguir a mochila ideal para uma volta ao mundo, começa na duração e no tipo de viagem que você fará. Além de saber se ela pode ser utilizada como bagagem de mão nos aviões, o que é uma grande vantagem pois evita o extravio de bagagem, que pode acontecer quando se despacha a mala.

Na hora de escolher sua mochila, confira se o tecido é leve, impermeável e durável, se tem os bolsos e outros compartimentos que você precisa, o tamanho necessário.

Outros itens importantes e muito úteis são: a alça de cintura ou barrigueira, que prende a mochila em volta da sua cintura e distribuí melhor o peso; fita peitoral para ajustar e deixar mais próxima ao corpo.

Além de alças e presilhas para pendurar utensílios; carregamento frontal, abertura na frente para colocar suas roupas, ao invés de elástico no topo. Ter armação para dar estrutura e argolas para fechar com cadeado também é importante.

 

Minha mochila para volta ao mundo

tipos de mochila para viajar o mundo

   

Como citei, minha mochila de viagem para a volta ao mundo foi do tipo híbrida –  tinha rodinhas como mala, mas alças e formato de mochila. Inclusive, percebi que a mesma mochila que levaria para uma viagem de dois meses, seria suficiente para passar um ou dois anos.

Achei incrível como consegui ter desapego de roupas e pertences, pois no final das contas, o que realmente queria era sempre viajar leve e com conforto. Infelizmente não consegui…kkkk.

Pensei na comodidade e também se era possível levar a mochila como mala de mão. Mas, sei que é impossível viajar tão leve assim para a grande maioria das pessoas…

Talvez, somente, quem já tenha passado por uma experiência parecida, consiga ter o desapego necessário para perceber que tantas coisas são realmente inúteis. Fora que levar um monte de coisas atrapalha na hora de se arrumar para passeios, como os free walking tours.

Mochila híbrida

melhor mochila para viajar

Se conseguir limitar seus pertences a 10 kg, ótimo. Se preferir levar mais roupa, sem problemas também. Em ambos os casos tenho minha preferência sobre qual tipo de mala/ mochila escolher.

Me considero um mochileiro, mas não é por isso que sou adepto daquela mochila característica de um mochilão. Viajei durante 365 dias e 90% do tempo agradeci por ter escolhido uma mala de rodinhas…

Isso mesmo, mochileiro com mala de rodinhas! Posso contar nos dedos os dias que precisei realmente de uma mochila, como hotéis em praias isoladas que precisava caminhar na areia para chegar.

Minha solução??? Uma mala de rodinhas com alça de mochila acoplada, conhecida como mochila híbrida. Claro que, se estiver viajando com 10 kg, uma mochila tradicional não é tão desconfortável para carregar.

Mas, imagine uma rotina de entrar e sair de hotéis, pegar ônibus, trem, barco e avião, isso tudo com uma mochila de 20 kg nas costas…uma mala de rodinhas é útil em 90% do tempo…vai por mim!!!

Mochila e uma mala de mão no avião: pode?

Mochila e uma mala de mão no avião:

Geralmente, é possível levar uma mala com no máximo 10 kg e 55 x 40 x 20 cm, que é o limite das dimensões permitidas na maioria das companhias aéreas para bagagem de mão, e também há regras e limites para a mala de viagem, aquela que vai ser despachada.

Além disso, objetos adicionais como notebook, máquina fotográfica e outros aparelhos eletrônicos costumam ir em uma bolsa, que pode ser uma outra mochila pequena. Mas essa concessão não é algo explícito. Via de regra, você só pode levar a mala de mão.

Porém, como as pessoas costumam portar outra bolsa menor, acaba passando. Minha dica é: não leve uma mochila grande, caso só tenha direito à bagagem de mão. No máximo, uma bolsa menor, pois pode ser exigido a compra de mais um volume.

Lembrando que, antes de arrumar sua mala, é importante checar as regras da companhia aérea que utilizar, sobretudo em viagens no exterior, pois pode haver variação nas regras.

É importante também ver o limite de bagagem para passar pela alfândega, já que os destinos podem ter regras diferentes.

Seja na mochila ou na mala de mão não se pode levar armas de fogo ou réplicas, objetos cortantes, spray de pimenta, ferramentas. Nos voos internacionais há restrição de líquidos, sendo o máximo 100 ml por frasco, somando o máximo de 1 litro por pessoa.

Pode viajar de moto com mochila?

viajar de moto

Seja em uma volta ao mundo ou em uma viagem para um destino só, muitas pessoas adoram conhecer novas paisagens de motocicleta.

E aí surge a dúvida: pode viajar de moto com mochila de viagem? Pode sim, mas há restrições em relação a equação peso x distância.

Em viagens com distâncias com mais de 150km, mesmo que de ida e volta somadas, pode não ser muito confortável carregar a mochila, mesmo as menores.

Nesse caso, é recomendado utilizar motocicletas que tenham malas laterais ou mesmo aqueles baús na parte de trás. Assim você pode pilotar sem correr o risco de ficar com as costas doendo.

 

   

Como arrumar a mochila de viagem?

bagagem de mão regras

Assim como uma mala tradicional, na hora de arrumar a mochila de viagem você deve colocar os itens mais pesados na parte de baixo, evitando que ele amasse ou mesmo estrague outros itens.

Se levar notebook, coloque ele em um compartimento separado, assim como produtos de higiene que devem ser colocados nos bolsos de fora, evitando vazar em suas roupas e objetos.

Tudo o que for utilizado com frequência vai na parte de cima da mochila. E, caso ela tenha ganchos e presilhas, prenda bolsas/nécessarie, com óculos.

Panelas, canecas também ficam nesses ganchos e saco de dormir acoplado a mochila por fora. Coloque seus documentos, de preferência, em pochetes por baixo da roupa, junto com dinheiro para levar em viagem internacional.

 

É possível viajar tão leve assim?

arrumar mochila

Depois de todas essas dicas, se você ainda tem dúvida se é possível viajar tão leve assim te conto minha experiência. Minha regra básica do que levar para uma viagem longa, é colocar tudo o que gostaria de levar e cortar pela metade. Talvez até mais que isso.

É normal imaginar que para uma viagem de 30 dias levaríamos 20 camisetas, 10 bermudas, 3 calças, agasalhos, sapato, tênis… É claro que assim a mala não fecha. Para mulheres a situação piora ainda mais. A questão é que precisamos realmente de muito pouco para ter uma vida de turista.

É importante levar roupas fáceis de lavar, que possam ser lavadas no banho e no dia seguinte estejam secas. Qual o problema de aparecer na maioria das fotos com as mesmas roupa??? A vida é sua!!! Para que carregar 10 cuecas ou calcinhas se usamos apenas 1 por vez??? Tenha apenas 2 e lave todos os dias durante o banho.

Ficou velha, compre outra…isso é possível em 99% dos lugares. É importante ser prático e ter desapego dos bens materiais. Aprendi a ser mais econômico e gastar dinheiro com coisas realmente importantes. Saiba que é impossível viajar com pouca bagagem se quiser conhecer lugares frios.

Além disso, convenhamos que é bem mais fácil viajar e visitar pontos turísticos durante o verão. Fazer um roteiro planejando conhecer países que sejam famosos por suas praias, é pra mim a melhor maneira de conseguir ter uma mala leve e compacta.

Tudo sobre mochila de viagem

Depois de tanto tempo na estrada, principalmente em uma viagem que planejei ficar pulando de destino em destino, fiquei bastante cansado das frequentes viagens de ônibus, trem, barco e avião.

Senti na pele o desconforto do peso extra para fazer os traslados para hotéis e albergues, ainda mais viajando com orçamento restrito.

Ter uma bagagem leve é primordial para evitar perrengues de viagem, estresse, cansaço e viajar como se não houvesse amanhã.

E, nesse sentido, a mochila de viagem é ideal para a trip, sendo prática e muito funcional. Não é a toa que há muitos anos os mochileiros utilizam esse tipo de bagagem mundo a fora, não é?

Aproveite e veja uma lista de destinos para mochilão e planeje sua próxima trip!

Gostou de ler sobre meus bagagem de volta ao mundo? Ainda tem dúvidas de como escolher  a mochila de viagem? Gostaria de contar suas experiências? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marcele

    Olá Guilherme, Não entendi seu comentário sobre o post estar desatualizado... Quer dizer que a mochila híbrida não serve para viajar em cias. low cost da Europa? Achei interessante suas dicas, mas estou com dificuldades de achar outras referências para esta dúvida. A maioria acaba indicando mochila mesmo... Como estamos em 2016 e parece que sua viagem foi em 2013, gostaria de saber como estão suas dicas atualizadas. Viajo em 1 mês e isso faria bastante diferença na minha realidade. Obrigada!

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Marcele, Disse que o post está desatualizado, fazendo referência a como prefiro levar minha bagagem atualmente. Eu ainda prefiro as mochilas híbridas, mas essa que eu usei na volta ao mundo é muito grande, e precisa ser despachada. Quando é alguma viagem de inverno, ainda uso. Mas para todas as outras, tenho uma mala de rodas pequena (o ideal seria uma híbrida, mas não encontrei uma legal) que levo comigo na cabine, e uma mochila pequena para os equipamentos eletrônicos. Não sou fã de mochilão, pois no final das contas 99% do tempo daria para puxar a mala. A não ser que seja um destino tipo Tailândia, Fiji, Filipinas, que muitos dos embarques/desembarques são na praia, aí a mochila ajuda muito. Por isso adoro as híbridas! Abraços

  3. Camila Lara

    Oi Guilherme! que pena que não te achei antes... não teria comprado o mochilão da Deuter que comprei, é maravilhoso e tal, masss... super pesado, sem condições para uma mulher fraca ficar pra lá e pra cá... até anunciei para trocar em um notebook no MV kkkk! Nas próximas viajens só bagagem leve... Parabéns pela sua viagem, maravilhosa! Por enquanto eu só faço 30 dias de férias, ainda não tive sua coragem!

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Camila, Eu viajo cada vez mais leve kkkk, até esse post ficou desatualizado. Agora, só tenho mesmo bagagem de mão, uma mochila pequena. Estou ainda procurando uma dessas mochilas híbridas que possam ser levadas como bagagem de mão. Aí sim!!! Obrigado pela visita :) Abraços

  5. Suzinara

    Olá Guilherme Parabéns pelos seus posts,são realm.ótimos,suas dicas então... Concordo principalm.com um deles que vc diz ter feito o melhor investimento da sua vida,qdo. optou por fazer estas viagens. Tb amo viajar.

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Suzinara, Legal saber que o blog é útil :) Foi o melhor investimento sim, e continuará sendo por muito tempo kkk Beijos e boas viagens

  7. jose tomaz madruga neto

    Sou estudante de Medicina, tenho 25 anos e vou pra indonesia, tailandia,vietna,camboja e philippinas dia 15 de dezembro, se Deus permitir, voltarei inicio de fevereiro pras aulas, se alguem tiver interesse em agregar uma otima amizade .

  8. Suzinara

    Oi Jose Sou médica e tb estarei indo para estes destinos, no dia 29 de dezembro,e pretendo voltar tb em fevereiro.Estarei viajando com um filho de 22 anos e uma filha de 16 anos,se vc tiver interesse em partilhar dicas ou algumas andanças,entre em contato;pois amo viajar e fazer amizades.

  9. Lamice

    Me encontrei nos seus textos! Estou me organizando para sair de mochilão e suas dicas sao ótimas. Parabéns!

  10. Guilherme Tetamanti

    Oi Lamice, Que bom saber disso, pode parecer pouco, mas me motiva a seguir escrevendo :) Obrigado :) Volte sempre!!!

  11. tania

    Olá, Guilherme... como vai?? Esto indo sexta para Santiago,kkkk Alguma dica para eu, kkkk?? Será que o clima é frio ainda por lá???? Como sempre, vc e suas post.... tudo 10... Tudo que leio, tenho vontade de cair no mundo, kkkk

  12. Guilherme Tetamanti

    Oi Tania, td ótimo e por aí? Q delícia ir pra Santiago, mas ainda não conheço. Tenho muita vontade de ir nas estações de sky...vc vai?? Obrigado :)

  13. Everton

    Parabéns pelo site!!!! Achei ele quando procurava sobre "como organizar a mochila" e nao consigo parar de ler!! Muito bom

  14. Carol Moreno

    Oi Guilherme, Bem bacana teu post! Arrumar a mochila é uma arte mesmo... rs... Também já fiz um post sobre o que levar na bagagem, olha só: http://mochilaotrips.com/o-que-levar-na-mochila/ bj, Carol

  15. Pam Araújo

    Noss.. Seus posts são 10 demais!!!

  16. Guilherme Tetamanti

    :) Valeu Pam Sempre que precisar tirar dúvidas, pode voltar!!!

  17. Nazare Sady

    Guilherme, sempre acompanho, seu site e também já dei meu voto admiro seu trabalho , as informações são ótimas. Desejo saber a marca da mochila Kathmandu Hybrid e o site que você comprou. Vende no Brasil ? Abs Nazaré

  18. Guilherme Tetamanti

    Oi Nazare, A marca é Kathmandu mesmo, comprei na Austrália. Sinceramente, não sei se existem revendedores no Brasil. Obrigado pelo apoio e visita aqui no blog. Abraços :)

  19. Gessinho Lima

    Shown de bola suas dicas. Valeu...

  20. kim

    kkkkkk...maldoso. Vai ter piedade, fato...

  21. kim

    lendo assim parece tão fácil. Mesmo com as dicas, vou ter problemas...kkkk.

  22. Guilherme Tetamanti

    Kkkkkk, viajando comigo vai se limitar aos 10 kg...certeza!!!

  23. Marilia

    Para mim menos é mais. Adorei a mochila!

  24. Tania

    Olá, Guilherme!! td bm??? Gostei muito dessa mochila ( com rodinhas), rsrs, aqui em Florianópolis, acho que é dificil , encontrar... Se puderes me indicar algum site que tenha esse estilo. Abs... Tania - Floripa/SC

  25. Guilherme Tetamanti

    Oi Tania, O nome dessa mochila é "Kathmandu Hybrid". Tenta no Google que acha com certeza...o problema é que aqui no Brasil deve ser bem carinha. Abraços