Certificado internacional de vacinação de febre amarela: como tirar?

Certificado internacional de vacinação de febre amarela: como tirar?

Cada vez mais, os países exigem o certificado internacional de vacinação de febre amarela para autorizar a entrada de estrangeiros em seus territórios. Essa medida serve para evitar que os passageiros viagem com doenças contagiosas e as espalhem pelo mundo. O caso mais recente e comum é exigência da vacina contra febre amarela, que foi detectada em alguns estados brasileiros. Mas como tirar o certificado internacional de vacina contra febre amarela? Leia o artigo até o final 😉

Férias é um dos momentos mais esperados do ano! Da mesma forma que você se preocupa em pesquisar o melhor preço de passagem e hospedagem, além dos melhores passeios, eventos e restaurantes, você deve se dedicar à burocracia do país de destino e dos lugares com conexões do seu voo. Para que você não seja barrado na imigração, é preciso tomar alguns cuidados e ter em mãos os documentos exigidos.

Por isso, leia este artigo para saber como fazer o agendamento e emitir o cartão ou Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Veja também o link com os endereços dos Centros de Orientação ao Viajante em SP, RJ, Florianópolis, Porto Alegre, Niterói, BH e outras cidades do Brasil.

Faça sua cotação de seguro viagem e ganhe 5% de desconto »

 

Certificado Internacional de Vacinação

O que é o certificado internacional de vacinação?

O CIVP, certificado internacional de vacinação ou profilaxia, é um documento que comprova todas as doses e vacinas que você tomou. Seguindo as regras do Regulamento Sanitário Internacional, o CIVP é exigido apenas para comprovar a vacina contra febre amarela. Porém, a regra pode mudar caso apareça uma nova epidemia.

Fazer ou não? => Dúvidas sobre seguro viagem

 

Países que exigem vacina contra febre amarela

Para facilitar a vida dos viajantes, a Organização Mundial da Saúde disponibiliza uma lista atualizada com os países que exigem o certificado internacional de vacinação.

Atualmente, mais de 100 países exigem a imunização de combate à doença. Confira quais são os países que exigem vacina contra a febre amarela:

Países que exigem vacina contra febre amarela

Economia => Seguro viagem barato, onde comprar?

 

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação?

Onde me vacinar para viajar
Cadastro do Viajante na Anvisa.

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 dias da data de viagem. Você não precisa fazer agendamento, porém para retirar o seu certificado, você precisa seguir quatro passos:

Passo 1 | Tomar a dose única da vacina em um posto de saúde ou em locais privados credenciados.

Passo 2 | Você deve realizar o pré-cadastro para agilizar a emissão, no endereço oficial do Viajante da Anvisa.

Passo 3 | Depois disso, encontre o COV (Centro de Orientação ao Viajante) mais próximo. Eles, geralmente, ficam localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras. O site da Anvisa, disponibiliza os endereços dos Centros do Viajante. Outra opção são as Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Passo 4 | Chegando ao local, você deve apresentar o cartão nacional de vacinação, documento de identidade original com foto e o comprovante de viagem ou escala/conexão em país com exigência do certificado.

 

Dose fracionada ou completa antes de viajar?

Tomar dose inteira ou fracionada antes de viajar

O Certificado Internacional de Vacinação só é emitido para quem toma a dose inteira (única) da vacina.

Somente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia adotaram a dose fracionada, mas, se você foi vacinado antes de 25 de janeiro de 2018 ou não mora nesses locais, provavelmente tomou a dose única, que vale para a vida toda.

Ou seja, se você foi vacinado até o ano passado, você não precisa tomar a dose novamente.

Relato => Porque contratar seguro viagem?

 

O que fazer em caso de perda ou extravio do CIVP?

O que fazer em caso de perda ou extravio do CIVP?

Caso isso aconteça, você precisa voltar à unidade de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento. A outra opção é procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa e marcar um novo agendamento, para emitir gratuitamente uma nova via do certificado.

Mas fique bem atento aos seus documentos e não deixe para providenciar em cima da hora!

Dicas => Maneiras inteligentes de arrumar sua mala para viajar

 

Menores de 18 anos podem se vacinar?

Menores de 18 anos podem se vacinar contra febre amarela

As crianças e adolescentes também precisam ser vacinados quando o destino exige vacinação contra febre amarela, mas, para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação, eles não precisam estar presentes. Os pais ou responsáveis podem solicitar o CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

A criança ou adolescente não precisa assinar o Certificado, mas, caso tenha a necessidade de apresentar outros documentos no país de destino, é recomendável que ele assine para evitar possíveis transtornos.

Dá para viajar tranquilo com crianças e bebês? => Seguro viagem infantil 

 

Quais são os viajantes com restrições?

Agendamento do certificado internacional de vacinação

A vacina contra febre amarela não deve ser tomada por crianças menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo.

Além disso, portadores de HIV com contagem de células CD4 menor que 350; pacientes de quimioterapia/radioterapia; portadores de doenças autoimune; pessoas em tratamento com imunossupressores também não devem ser vacinados.

Se você se encaixa em algum desses casos, você deve apresentar o Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês. Ele deve ser preenchido por um médico. Para auxiliar, a Anvisa disponibiliza o modelo para baixar.

Sugestão => Seguro viagem para idosos: qual é o melhor?

 

Dicas para tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Dicas para tirar o Certificado de Vacinação contra Febre Amarela

Agora que você entendeu melhor sobre as regras do Certificado de Vacinação Internacional, programa-se com antecedência para que nada saia errado. Se você ainda tem alguma dúvida que não respondemos neste artigo, consulte o site da Anvisa.

Não se esqueça de observar as normas internas do seu país de destino, pois elas podem mudar. Esta preocupação não é apenas uma questão burocrática e para que você consiga entrar no país livremente, ela é, em primeiro lugar, uma questão de saúde. Ninguém gosta de ser o responsável por deixar outras pessoas doentes e você também não gostaria de voltar para casa com algum vírus.

Para que sua viagem ocorra de forma ainda mais tranquila, é importante que você também faça um seguro viagem. Ele funciona como um plano de saúde temporário e garante indenização em caso de acidente. Como os nossos planos de saúde não são aceitos lá fora, ao contratar o seguro você pode curtir a trip sem preocupação. Simule e descubra a cotação do melhor seguro viagem para seu perfil. O combo Certificado de Vacinação + Seguro Viagem é tudo que você precisa!

E você já garantiu sua vacina contra a febre amarela? 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *