Início / Planejamento / Como tirar o certificado internacional de vacinação contra febre amarela

Como tirar o certificado internacional de vacinação contra febre amarela

Cada vez mais, os países exigem o certificado internacional de vacinação para autorizar a entrada de estrangeiros em seus territórios. Essa medida serve para evitar que os passageiros viagem com doenças contagiosas e as espalhem pelo mundo. O caso mais recente e comum é exigência da vacina contra febre amarela, que foi detectada em alguns estados brasileiros. Mas como tirar o certificado internacional de vacina contra febre amarela? Leia o artigo até o final 😉

Férias é um dos momentos mais esperados do ano! Da mesma forma que você se preocupa em pesquisar o melhor preço de passagem e hospedagem, além dos melhores passeios, eventos e restaurantes, você deve se dedicar à burocracia do país de destino e dos lugares com conexões do seu voo. Para que você não seja barrado na imigração, é preciso tomar alguns cuidados e ter em mãos os documentos exigidos.

Por isso, leia este artigo para saber como fazer o agendamento e emitir o cartão ou Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Veja também o link com os endereços dos Centros de Orientação ao Viajante em SP, RJ, Florianópolis, Porto Alegre, Niterói, BH e outras cidades do Brasil.

Faça sua cotação de seguro viagem e ganhe 5% de desconto »

 

Certificado Internacional de Vacinação

O que é o certificado internacional de vacinação?

O CIVP, certificado internacional de vacinação ou profilaxia, é um documento que comprova todas as doses e vacinas que você tomou. Seguindo as regras do Regulamento Sanitário Internacional, o CIVP é exigido apenas para comprovar a vacina contra febre amarela. Porém, a regra pode mudar caso apareça uma nova epidemia.

Dúvida => Fazer ou não fazer seguro viagem?

 

Países que exigem vacina contra febre amarela

Para facilitar a vida dos viajantes, a Organização Mundial da Saúde disponibiliza uma lista atualizada com os países que exigem o certificado internacional de vacinação.

Atualmente, mais de 100 países exigem a imunização de combate à doença. Confira quais são os países que exigem vacina contra a febre amarela:

Países que exigem vacina contra febre amarela

Economia => Onde comprar seguro viagem barato?

 

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação?

Onde me vacinar para viajar
Cadastro do Viajante na Anvisa.

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 dias da data de viagem. Você não precisa fazer agendamento, porém para retirar o seu certificado, você precisa seguir quatro passos:

Passo 1 | Tomar a dose única da vacina em um posto de saúde ou em locais privados credenciados.

Passo 2 | Você deve realizar o pré-cadastro para agilizar a emissão, no endereço oficial do Viajante da Anvisa.

Passo 3 | Depois disso, encontre o COV (Centro de Orientação ao Viajante) mais próximo. Eles, geralmente, ficam localizados em Portos, Aeroportos e Fronteiras. O site da Anvisa, disponibiliza os endereços dos Centros do Viajante. Outra opção são as Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e nas clínicas particulares credenciadas para essa finalidade.

Passo 4 | Chegando ao local, você deve apresentar o cartão nacional de vacinação, documento de identidade original com foto e o comprovante de viagem ou escala/conexão em país com exigência do certificado.

 

Dose fracionada ou completa antes de viajar?

Tomar dose inteira ou fracionada antes de viajar

O Certificado Internacional de Vacinação só é emitido para quem toma a dose inteira (única) da vacina.

Somente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia adotaram a dose fracionada, mas, se você foi vacinado antes de 25 de janeiro de 2018 ou não mora nesses locais, provavelmente tomou a dose única, que vale para a vida toda.

Ou seja, se você foi vacinado até o ano passado, você não precisa tomar a dose novamente.

Relato => Porque é tão importante contratar um seguro viagem?

 

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

O que fazer em caso de perda ou extravio do CIVP?

O que fazer em caso de perda ou extravio do CIVP?

Caso isso aconteça, você precisa voltar à unidade de saúde onde tomou a vacina e solicitar a segunda via do documento. A outra opção é procurar um dos Centros de Orientação de Viajantes da Anvisa e marcar um novo agendamento, para emitir gratuitamente uma nova via do certificado.

Mas fique bem atento aos seus documentos e não deixe para providenciar em cima da hora!

Dicas => Maneiras inteligentes de arrumar sua mala para viajar

 

Menores de 18 anos podem se vacinar?

Menores de 18 anos podem se vacinar contra febre amarela

As crianças e adolescentes também precisam ser vacinados quando o destino exige vacinação contra febre amarela, mas, para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação, eles não precisam estar presentes. Os pais ou responsáveis podem solicitar o CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.

A criança ou adolescente não precisa assinar o Certificado, mas, caso tenha a necessidade de apresentar outros documentos no país de destino, é recomendável que ele assine para evitar possíveis transtornos.

Seguro viagem infantil => Dá para viajar tranquilo com crianças e bebês?

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Quais são os viajantes com restrições?

Agendamento do certificado internacional de vacinação

A vacina contra febre amarela não deve ser tomada por crianças menores de 9 meses de idade; mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com alergia grave ao ovo.

Além disso, portadores de HIV com contagem de células CD4 menor que 350; pacientes de quimioterapia/radioterapia; portadores de doenças autoimune; pessoas em tratamento com imunossupressores também não devem ser vacinados.

Se você se encaixa em algum desses casos, você deve apresentar o Atestado Médico de Isenção de Vacinação, escrito em inglês ou francês. Ele deve ser preenchido por um médico. Para auxiliar, a Anvisa disponibiliza o modelo para baixar.

Sugestão => Seguro viagem para idosos: qual é o melhor?

 

Dicas para tirar o Certificado Internacional de Vacinação

Dicas para tirar o Certificado de Vacinação contra Febre Amarela

Agora que você entendeu melhor sobre as regras do Certificado de Vacinação Internacional, programa-se com antecedência para que nada saia errado. Se você ainda tem alguma dúvida que não respondemos neste artigo, consulte o site da Anvisa.

Não se esqueça de observar as normas internas do seu país de destino, pois elas podem mudar. Esta preocupação não é apenas uma questão burocrática e para que você consiga entrar no país livremente, ela é, em primeiro lugar, uma questão de saúde. Ninguém gosta de ser o responsável por deixar outras pessoas doentes e você também não gostaria de voltar para casa com algum vírus.

Para que sua viagem ocorra de forma ainda mais tranquila, é importante que você também faça um seguro viagem. Ele funciona como um plano de saúde temporário e garante indenização em caso de acidente. Como os nossos planos de saúde não são aceitos lá fora, ao contratar o seguro você pode curtir a trip sem preocupação. Simule e descubra a cotação dos melhores seguros viagens.  O combo Certificado de Vacinação + Seguro Viagem é tudo que você precisa!

E você já garantiu sua vacina contra a febre amarela? 

 

Leia os últimos artigos do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *