Bagagem de mão: novas regras e dicas para sua mala de bordo

Bagagem de mão: novas regras e dicas para sua mala de bordo

Neste artigo, o meu objetivo é te apresentar as novas regras para bagagens de mão, pois, assim, você estará melhor informado em relação ao assunto na sua próxima viagem. Eu digo novas porque elas foram criadas em 2019, ficaram um tempo suspensas e mais recentemente passaram a valer para voos nacionais e internacionais.

A bagagem de mão é aquela que pode ser levada junto com o passageiro no avião. Não é, porém, todo tipo de objeto que você pode levar consigo a bordo: a quantidade, as dimensões e o peso da mala são definidos de acordo com as companhias aéreas e saiba que a fiscalização sobre o item se tornou bastante rígida.

Dessa forma, a importância de estar atento às regras na hora de preparar a sua mala deverá ser ainda maior, pois assim você não precisará gastar mais despachando-a, que é gratuita quando levada a bordo. Para isso, leia as dicas sobre bagagem de mão deste artigo e fique atento às regras das companhias aéreas que irá utilizar na sua trip.

E o primeiro passo para se ter uma viagem tranquila é: consulte o site da companhia do seu voo na hora de comprar a passagem para saber os seus direito e cheque tudo novamente na hora de arrumar sua mala para não ser pego de surpresa no momento do embarque.

Com isso em mente, trago aqui as mudanças feitas pelos aeroportos. Dessa forma, você não irá passar perrengues na hora do embarque. Vem comigo saber tudo sobre a bagagem de mão e dicas para não pagar taxas a mais por falta de informação.

Vai viajar? => Como contratar um seguro viagem

Dicas para reservar hotéis no Booking.com »

 

Tudo sobre bagagem de mão

Pode levar bagagem de mão e mochila?
Regras para bagagem de mão valem para todas as companhias aéreas brasileiras.

Tão importante quanto ler o regulamento de compra e cancelamento de passagens aéreas e pacotes de viagens, por exemplo, é saber quais as regras das companhias aéreas e dos países de origem/destino sobre sua bagagem de mão.

Assim, você evita ser obrigado a despachar a mala e pagar uma taxa não programada ou ainda elimina as chances de ter a mala extraviada e chegar no destino sem roupas e outros pertences.

Além disso, é muito importante saber escolher a mala de viagem (em breve) ideal para você, além de saber como arrumar a mala de viagem. Também evitando taxas por escolher uma mala de tamanho incompatível com as regras e pesada, além de levar itens desnecessários para a trip.

Para te ajudar, neste artigo falo sobre os seguintes itens:

  • O que é considerado bagagem de mão?
  • Regras para bagagem de mão
  • Qual o tamanho da bagagem de mão?
  • O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg?
  • Pode levar bagagem de mão e mochila?
  • O que podemos levar na bagagem de mão?
  • O que NÃO podemos levar na bagagem de mão?

Antes de continuar com as dicas sobre a bagagem de mão, te convido assistir o vídeo da viagem volta ao mundo do Gui Tetamanti, que também possui 365 artigos sobre o tema disponíveis aqui no Quero Viajar Mais.

CLIQUE AQUI para comprar sua mala ideal para viajar »

 

O que é considerado bagagem de mão?

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg?
Bagagem de mão é aquela que o passageiro leva a bordo.

De forma bastante resumida e clara, bagagem de mão é aquela que pode ser levada com o passageiro dentro do avião, sendo também conhecida como mala de bordo ou mala de viagem para cabine.

Elas são as preferidas dos viajantes mais assíduos pela praticidade de carregá-la e por ser levada a bordo, sem necessidade de despachá-la e pagar as taxas das companhias aéreas.

É necessário, porém, ter em mente que existem especificações para isso e que essa bagagem precisa seguir algumas regras determinadas pelos aeroportos. Não é porque a mala é tamanho P, comparado com as outras do seu kit de viagem, por exemplo, que elas são consideradas bagagem de mão.

Elas precisam ter um tamanho máximo, além de ter um limite de peso, uma vez que essas malas são acomodadas durante a viagem nos bagageiros do avião ou embaixo da poltrona à frente do seu dono.

Para as companhias aéreas nacionais, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) possui um regra padrão, parecido com a mundial, mas para as companhias internacionais, é sempre importante checar as orientações de cada empresa.

 

Regras para bagagem de mão

Regras para bagagem de mão
Regras de bagagem de mão foram atualizadas em 2019.

De acordo com as regras que estavam em vigor antes da atualização de 2019, as exigências em relação às dimensões bagagem eram poucas, que se resumiam ao peso ser inferior a 10 quilos. Ainda assim, em muitos aeroportos a pesagem nem sequer era realizada.

Mas, as coisas mudaram! As companhias passaram a poder cobrar pelo despacho das bagagens, fazendo com muitas pessoas optassem somente pela bagagem de mão. A questão é que isso aumentou a quantidade de bagagens de mão, assim, os embarques começaram a ter muito mais transtornos e ficar bem mais demorados.

Foi pensando nisso que as companhias aéreas estabeleceram novas regras para bagagens de mão, dessa forma, os embarques passariam a acontecer de forma muito mais ágil e o fluxo dos passageiros aconteceria de forma mais natural, evitando maiores problemas como atrasos.

 

Mas, o que mudou?

As regras divulgadas pela Anac indicaram que as exigências para as bagagens de mão passariam a ser um pouco maiores do que antes. Isso, naturalmente, levou os viajantes a ficarem mais atentos em relação às novidades exigidas antes mesmo de entrar na área de embarque.

Ainda em 2019, os aeroportos de Brasília, Campinas, Curitiba e Natal passaram a aplicar as novas regras para bagagens de mão e a ideia era que ao longo daquele ano muitos outros aeroportos passem a exigi-las também. É necessário, assim, estar por dentro das novas exigências feitas pelas companhias aéreas, pois as bagagens fora do padrão deverão ser obrigatoriamente despachadas.

No geral, as mudanças se concentram no tamanho e peso das malas, mas também houve atualizações nos itens permitidos e proibidos a bordo – o que vem acontecendo ao longo dos anos, sobretudo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2011 nos Estados Unidos.

Saiba mais => Dicas para viajar mais barato

 

Qual o tamanho da bagagem de mão?

bagagem de mão 10kg
Tamanho máximo da bagagem de mão | Foto: Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).

Com as novas restrições nas dimensões das bagagens de mãos, confira abaixo as exigências que passarão a ser feitas por algumas companhias aos passageiros na hora de viajar. Isso evitará maiores surpresas para você na hora do embarque.

Vale ressaltar que as medições das malas incluem também as alças, rodinhas, bolsos exteriores e não apenas o corpo do mala.

Por isso, fique atento ao tamanho quando for comprar sua mala. E também que essas regras são para as companhias nacionais, por isso, é importante checar com as empresas áreas internacionais as regras específicas do destino.

Tamanho e quantidades permitidas para embarque

  • Azul Linhas Aéreas*: 01 bagagem de mão com 55 cm x 35 com x 25 cm  e até 10 Kg + 01 item pessoal
  • LATAM Airlines*: 01 bagagem de mão com 55 cm x 35 com x 25 cm  e até 10 Kg + 01 item pessoal
  • Gol Linhas Aéreas*: 01 bagagem de mão com 55 cm x 35 com x 25 cm  e até 10 Kg + 01 item pessoal
  • VoePass: 01 bagagem de mão com 55 cm x 44 com x 20 cm  e até 10 Kg + 01 item pessoal
  • MAP Linhas Aéreas: 01 bagagem de mão com 55 cm x 35 com x 22 cm e até 5 Kg

*Companhias aéreas que fazem parte da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), como a Azul, LATAM e Gol seguem as mesmas regras. Já as outras companhias tem algumas variações em relação ao tamanho da bagagem.

   

Saiba mais => Como trabalhar viajando e morar no exterior

 

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg?

bagagem de mão latam
Bagagem de mão com excesso de peso deve ser despachada.

Se a sua bagagem de mão não atender as regras você não poderá levá-la a bordo, sendo obrigatoriamente despachada. Agora, se as medidas estiverem OK e for apenas o peso, tente distribuir melhor levando algo na sua bolsa ou mochila, ou mesmo colocando na mala dos amigos.

Caso seja necessário despachar a bagagem sua bagagem, você terá um custo adicional na viagem que pode chegar até 220 reais. Esse valor vai variar de acordo com o tipo de franquia que for contratado para a viagem. Abaixo, você poderá conferir o preço por companhia caso o despacho não esteja incluído no preço da passagem.

Azul: Na Azul, o despacho pode custar a partir de 40 reais para os casos em que a compra seja feita no próprio site da companhia aérea. O preço pode chegar a 220 reais nos casos em que a compra seja realizada no próprio aeroporto e seja a partir do terceiro item despachado, além da mala incluída na franquia nos voos nacionais.

Gol: O mesmo acontece com a Gol: o despacho pode custar 60 reais para os casos em que a compra seja feita no próprio site da companhia aérea. O preço pode ser 220 reais nos casos em que a compra seja realizada no próprio aeroporto e seja a partir do terceiro item despachado, além da mala incluída na franquia nos voos nacionais.

Latam: Para a Latam, o preço do despacho será entre 60 e 80 reais se a compra for realizada até 48 horas antes do voo. Caso a compra não seja realizada nesse período, você precisará pagar 140 reais para poder realizar o despacho da sua mala. O valor aumenta conforme a quantidade de malas que você irá despachar, além da mala incluída na franquia nos voos nacionais.

VoePass: Na VoePass o preço da bagagem a mais despachada, não importa a categoria da sua passagem, é de 100 reais, podendo chegar a 160 reais caso seja a partir da terceira mala despachada, além da mala incluída na franquia nos voos nacionais.

MAP Linhas Aéreas: Com uma franquia de 23 quilos para mala despachada, caso sua bagagem de mão também precise passar por esse processo os pesos serão somados. Em caso de peso excedente, será cobrada uma taxa por excesso de bagagem, e o cálculo e cobrança desta tarifa ocorrem no próprio aeroporto.

Dica => Como tirar fotos viajando sozinho

 

Pode levar bagagem de mão e mochila?

bagagem de mão gol o que pode levar
Maioria das companhias brasileiras permite bagagem de mão e item pessoal.

Como citei acima, grande parte das companhias aéreas permite que o passageiro leve consigo, além da mala de mão, outro acessório chamado de item pessoal. Esse item pode ser uma bolsa, uma pasta de trabalho, uma mochila de viagem ou para notebook, desde que sejam itens pequenos – aquelas mochilas enormes de mochileiro não contam.

Esses itens pessoais podem ser levados a bordo desde que estejam acomodados abaixo da poltrona à frente do assento, por isso que devem ser pequenos. Obviamente, nem todo objeto se encaixa nessa categoria, é necessário assim saber quais itens são considerados pessoais. Vamos a alguns deles:

  • Pasta de trabalho ou de notebook
  • Bolsa com câmera fotográfica e equipamentos
  • Bolsa feminina
  • Guarda-chuva de bolso, desde que sem ponta
  • Bengala, desde que sem ponta
  • Materiais de leitura (Livros, revistas ou tablet)
  • Sacola pequena de duty free
  • Jaqueta ou equivalente
  • Marcapassos cardíacos implantados cirurgicamente que contenham materiais radiativos, tais como pilhas de plutônio, ou artigos farmacêuticos que contenham bário, implantados em pessoas em razão de tratamento médico.

Incrível => Fotos de viagem pelo mundo

 

O que podemos levar na bagagem de mão?

bagagem de mão comprar
Objetos de valor, dinheiro e documentos devem estar sempre na bagagem de mão.

Além dos objetos que podem ser levados dentro das sacolas como item pessoal, há alguns objetos que podem ser levados no voo, mas não podem ser despachado, sendo obrigatoriamente colocados na bagagem de mão, como cigarros eletrônicos, objetos de valor como joias, dinheiro, papéis negociáveis e eletrônicos e até mesmo baterias de lítio de drones.

Em relação a bebidas alcoólicas, as regras são um pouco mais específicas. Você poderá transportar 5 volumes de até 1 litro cada. Para isso, precisa que o percentual alcoólico seja abaixo de 70% em embalagem de varejo, que é a embalagem original do fabricante.

Portanto, fique bastante atento para cumprir todas as exigências feitas e, assim, não pagar as multas referentes a excessos, por exemplo.

Caso isso aconteça, você precisará realizar o despacho e, para isso, pagará uma taxa, como já explicado anteriormente. Esteja sempre atualizado a respeito dessas informações, elas podem consultadas no site da sua companhia aérea.

Uma dica importante é: NUNCA despache na sua mala documentos, objetos de valor como joias, celulares, notebooks, câmeras fotográficas, dinheiro. Leve sempre esses itens na sua bagagem de mão e/ou sua bolsa ou mochila.

Importante => Seguro bagagem

 

O que NÃO podemos levar na bagagem de mão?

mala de cabine
Itens proibidos de transportar em voos | Foto: Agência Nacional de Aviação Aérea (Anac).

Determinados objetos claramente são proibidos de serem levados a bordo. Assim, de maneira geral, você não poderá levar na bagagem de mãos todo tipo de conteúdo considerado perigoso como objetos cortantes ou pontiagudos, produtos inflamáveis, explosivos.

   

Além de diversos itens considerados perigosos como armas e munição, pólvora e fogos de artifícios, mesmo aqueles itens utilizados para trabalho, como martelo, furadeira, pé de cabra. A regra vale não somente para voos domésticos, mas também para voos internacionais.

Não são permitidos aerossóis e atomizadores, exceto os de uso médico para uso pessoal. A quantidade máxima permitida é de quatro frascos por pessoa, com a restrição de que cada frasco deve ser inferior a 300 ml ou 300 gramas. Veja mais detalhes sobre como transportar cosméticos e medicamentos.

Os voos internacionais também sofrem atualização. Assim, para atender às regras de alguns países, novas restrições são feitas aos passageiros que saem do Brasil com destino a países do exterior. Por isso, o recomendável é que você entre em contato com sua companhia aérea e verifique as regras, pois elas mudam conforme o destino.

como levar remedios em viagem
Regras para líquidos e aerossóis tem exceções no caso de medicamentos.

O transporte a bordo de líquidos como aerossóis, perfumes, géis, licores, cremes, desodorantes em bastão, lápis labial ou pastas de dentes, devem ser realizados em recipientes individuais de até 100 ml cada. Frascos com líquidos contendo mais de 100 ml não são permitidos, sendo retirados da sua mala e jogados no lixo (não importa se é um protetor solar, desodorante ou outro item de higiene pessoal).

Além disso, tais itens devem ser acomodados em uma embalagem plástica transparente com sistema de abertura e fechamento, no limite de uma para cada passageiro. Tal embalagem deve ter no máximo 20×20 centímetros, bem como ter capacidade para até 1 litro, podendo ser comprada em farmácias ou em lojas dentro do próprio aeroporto (embora bem mais caras).

Quando permitido pelas Autoridades locais, bebidas alcoólicas com até 70% de álcool podem ser transportadas como bagagem de mão ou despachada, desde que no limite de 5 litros por pessoa.

Líquidos comprados em free shops ou a bordo da aeronave podem exceder os limites citados, desde que acondicionados em embalagens plásticas lacradas com o recibo de compra.

 

O que não pode levar na bagagem de mão para os Estados Unidos

Desde 30 de junho de 2018, uma determinação da Transportation Security Administration (TSA) implementou regras a respeito a produtos em pó.

Passageiros com destino aos Estados Unidos não podem ter produtos com embalagens maiores que 350ml (12oz), caso contrário, deverão ser despachados juntamente com a bagagem. Portanto, esteja sempre atento às restrições quanto a esse tipo de material.

 

Passageiros com necessidades especiais

E relação a passageiros com necessidades especiais, a Anac determina que eles possuem gratuidade em relação aos equipamentos conhecidos como ajudas técnicas (Bengala, Muleta, Cadeira de Rodas, etc). Deve-se ter em mente, porém, que o limite é de uma peça por pessoa.

Em geral, esses equipamentos de ajuda técnica podem ser levados a bordo. Os que possuírem um tamanho maior do que o limite, devem ser levados no compartimento de bagagem. Para mais informações, consulte o Guia de Direitos e Acessibilidade do Passageiro, publicado pela ANAC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 

Dicas sobre bagagem de mão

Neste artigo, a minha intenção foi trazer para você as novas regras para bagagens de mão, informação extremamente útil para quem deseja viajar com tranquilidade desde o momento de embarque.

É superimportante estar atento às mudanças e atualizações feitas pelas companhias aéreas, assim, você poderá cumprir corretamente as exigências feitas, evitando pagar para despachar a sua bagagem. Para isso, consulte o site da companhia aérea que você irá realizar a viagem e evite grandes surpresas.

Portanto, fique atento assim, você terá uma viagem tranquila já a partir do embarque. Poder contar com itens pessoais a bordo com você, dentro da bagagem, com certeza será bastante útil ao longo das horas de voo.

Ficou com alguma dúvida sobre as regras para bagagem de mão? Tem alguma dica para organizar essa bagagem ou evitar perrengues na hora do embarque? Conte nos comentários abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

ESCRITO POR

Wéverton Rodrigues

Wéverton Rodrigues Silva, 21, é Técnico em Mecatrônica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Atualmente, cursa Letras - Português e Inglês, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE - UAG). Nasceu em Carapicuíba-SP, aos 8 anos se mudou para Caruaru-PE e, desde setembro de 2018, mora em Garanhuns-PE. Gosta de viajar, de um bom rock'n'roll, de livros e, sobretudo, de escrever. Seu maior prazer na vida é estar sempre aprendendo e fazendo coisas que ama.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *