Aurora Boreal: guia completo para ver esse espetáculo

Aurora Boreal: guia completo para ver esse espetáculo

A Aurora Boreal atrai a curiosidade de milhares de viajantes. Também pudera, as luzes coloridas que parecem dançar nos céus são um dos maiores espetáculos naturais do planeta.

O fenômeno acontece graças ao choque de partículas de plasma solar (gás eletrizado liberado pelo nosso astro rei) com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre e só pode ser visto nas regiões próximas aos extremos do planeta, o que com certeza contribui para a mística da Aurora.

Afinal, trata-se de locais com pouca densidade populacional, além de muito frios. Esse espetáculo da natureza pode ser visto em alguns países da Europa e da América do Norte, em qualquer cidade dentro do circulo polar ártico (ela também ocorre no Hemisfério Sul, chamada de Aurora Austral, mas é mais difícil de capturar) em igual probabilidade.

Uma vez que a geografia não influencia na visualização, mas as condições climáticas da região, sim; por isso é necessário um céu limpo e bem escuro, período de lua nova é melhor ainda. Os meses ideais são de setembro até abril, pois as noites são mais longas.

Como trata-se de um fenômeno natural, é preciso muito estudo e um empurrãozinho da sorte, para garantir que você verá a Aurora dançando diante dos seus olhos. Portanto, fique um tempo razoável na cidade escolhida levando em consideração os imprevistos.

Há cada vez mais interessados na experiência e o turismo de caçada da Aurora cresce em igual proporção, se você quer saber para qual localidade deve ir para ver a Aurora boreal bem acima de você, leia este artigo até o final.

Planeje sua viagem => Melhores pacotes para destinos europeus

Cupom de desconto da Seguros Promo »

 

Onde ver a Aurora Boreal

Para mim, qualquer destino em que se possa observar a Aurora Boreal deve fazer parte da lista de lugares mais bonitos do mundo, afinal, é um fenômeno maravilhoso e até surreal de assistir. Se você também curte, veja os melhores lugares para ver a Aurora Boreal.

  1. Tromso
  2. Alta
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Finlândia
  6. Alasca
  7. Canadá
  8. Svalbard
  9. Groenlândia
  10. Rússia

Antes de conhecer um pouco mais dos locais, veja este vídeo sobre as Northern Lights ou Aurora Borealis produzido pelo órgão oficial de turismo da Finlândia, o Visit Finland:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios pelo mundo »

 

Lugares para ver a Aurora Boreal

1. Tromsø – Noruega

Capital da Aurora Boreal
Tromsø tornou-se famosa por conta da Aurora Boreal.

Tromsø, no norte da Noruega, é considerada a “capital da Aurora Boreal”, pois além da boa estrutura para receber os turistas que vão à caça das luzes nórdicas, a cidade também possui um clima mais “ameno” para uma localidade próxima ao círculo polar ártico.

Por “ameno” eu quero dizer que no inverno as temperaturas não ultrapassam os -5 ou -8°C! Dá para imaginar como são as outras cidades? O acesso à Tromsø também é fácil, afinal a cidade conta com um dos principais aeroportos do país com voos diretos da capital Oslo e de outras cidades europeias.

O que pesa na viagem é o fato da Noruega ser um destino caro, mas ainda sim é possível encontrar hotéis em oferta em Tromsø. Para obter uma melhor experiência, é necessário se afastar um pouco dos centros urbanos, já que as luzes da cidade podem atrapalhar a visualização.

E para que você não precise se preocupar em decifrar gráficos metrológicos, uma dica é contratar um tour, como a excursão Aurora Boreal saindo de Tromsø. Geralmente as empresas buscam no hotel ou marcam um ponto de encontro e seguem pelos arredores de Tromsø indo até a região da Lapônia.

Cada tour tem seus diferenciais, como lanches e bebidas quentes inclusos e, muitas vezes, o pacote inclui também as fotos com a Aurora. Lembre-se de usar roupas adequadas ao frio polar, pois você ficará ao ar livre para observar as luzes.

Em Tromsø, a aurora Boreal é tão protagonista que há um festival em sua homenagem. O Northern Lights é celebrado há mais de vinte anos, sempre em janeiro, promovendo música da melhor qualidade com muitos eventos ao ar livre. Vai que a Aurora Boreal aparece para abrilhantar o festival…

Para entrar na Noruega não é preciso visto antecipado. A regra é a mesma aplicada para os países do Tratado de Schengen: você tem permissão de permanecer como turista por 90 dias, durante um período máximo de 180 dias.

 

2. Alta, Lapônia – Noruega

Cidades mais ao norte do planeta
Alta é uma excelente opção para ver a Aurora Boreal.

Situada em território norueguês na região da Lapônia, Alta é uma das cidades mais ao norte do mundo. A localidade privilegiada faz com que ela também seja um ótimo destino para quem sonha em observar a Aurora Boreal.

Na cidade está um dos primeiros observatórios do fenômeno na Noruega, construído no século XX. Ainda que seja uma cidade pequena, Alta também possui uma boa infraestrutura para receber os turistas, além de uma vida noturna animada.

Há voos diretos de Oslo e de Tromsø até Alta. Estando na cidade, faça uma caminhada com raquetes de neve na Lapônia.

 

3. Islândia

Destinos para assistir a Aurora Boreal
Islândia é um dos destinos mais procurados para ver o fenômeno.

A pequena ilha da Islândia é conhecida por seus vulcões, gêiseres e geleiras. Esse país também é um dos destinos para apreciar a Aurora Boreal, sendo que um dos pontos preferidos pelos turistas é a capital Reykjavík. Dela, inclusive, saí uma excursão de caçada as Northern Lights.

Assim como na vizinha Noruega, o melhor período para ver a Aurora na Islândia é de setembro a março; porém, a dica é evitar dezembro, época em que chove bastante e impossibilita a visualização das luzes do norte.

Aproveite a visita a capital do país e faça o tour observação de baleias saindo de Reykjavík. A Islândia também oferece boa infraestrutura para os turistas, além disso, as paisagens naturais vão deixar a sua caçada pela Aurora ainda mais incrível.

Essas mesmas paisagens vão fazer com que a sua viagem não fique restrita apenas às luzes do norte; lugares como o Parque Nacional de Pingvellir e o Jokulsarlon Glacier Lagoon, a 250 km da capital, são pontos de tirar o fôlego.

   

Akureyri é uma das maiores cidades do país. Às margens do fiorde Eyjafjörður, a cidade é super charmosa e outro ponto interessante que une belezas naturais com o espetáculo da Aurora Boreal.

 

4. Suécia

O que fazer na Suécia
Tire fotos com as luzes ao fundo em Kiruna.

O norte da Suécia é um bom ponto para a observação da Aurora por ter céus limpos com mais frequência. A cidade de Kiruna é o local de partida para alguns vilarejos menores da região; para chegar até lá é possível pegar um transporte em Estocolmo de avião ou trem.

Vale destacar que a viagem de trem dura mais de meio dia. A 15 quilômetros de Kiruna e a apenas 120 quilômetros do Polo Norte está o vilarejo de Jukkasjärvi, ótimo para uma experiência bem gelada. Tanto que o seu principal ponto turístico é um hotel feito de gelo.

Sim, você pode dormir num quarto feito inteiramente de gelo ou em um quarto tradicional; o Icehotel tem uma localização privilegiada para ver as luzes do norte, afinal, não é em qualquer lugar que você pode ver a Aurora Boreal bem no quintal do hotel.

De Kiruna também é possível visitar o vilarejo de Abisko. Por ser um local bastante isolado dentro da Lapônia sueca, quase não há poluição e há pouca influência de luzes, o que facilita na visualização da Aurora Boreal.

Uma dica é aproveitar para jantar no Aurora Sky Station, um restaurante panorâmico a 900 metros acima do nível do mar com acesso por teleférico.  Do alto da montanha é possível ter uma vista incrível do fenômeno. Descubra quando ir a Suécia.

 

5. Finlândia

Hotéis mais incríveis do mundo
Veja o show de luzes de dentro do iglu | Foto: Booking.com.

O norte da Finlândia pode ser um pouco mais difícil de chegar se comparado com os países vizinhos (e também é mais frio), mas é um excelente local para apreciar as luzes do norte.

As paisagens maravilhosas deixam o fenômeno ainda mais incrível na cidade de Rovaniemi, conhecida como a terra do Papai Noel. Na cidade você pode fazer um tour de caçada as Northern Lights com churrasco lapão.

Kakslauttanen também é outra opção. Com certeza você já deve ter visto foto na internet da Aurora Boreal sendo apreciada de dentro de um iglu de vidro.

As fotos são do Kakslauttanen Arctic Resort – Igloos and Chalets; além de chalés, o hotel oferece estadias em iglus de vidro com café da manhã e jantar incluídos.  A experiência não é barata, mas é única.

 

6. Alasca

O que fazer no Alasca
Neve do Alasca em contraste com a Aurora Boreal.

A “última fronteira” é um lugar privilegiado para ver a Aurora Boreal, ideal para quem quer continuar no continente americano.  Paisagens rústicas e contato com natureza selvagem vão fazer da sua viagem algo inesquecível para ver a Aurora Boreal do Alasca.

A cidade de Fairbanks é considerada a melhor para ver as luzes do norte, dizem que é onde o fenômeno acontece com mais frequência e intensidade; Denali, Nome e Anchorage também são outros nomes da lista, mas a vantagem de Fairbanks é o clima mais seco.

Nos meses de inverno o frio é intenso e chega fácil a -20 graus. Se você pensa em ver a Aurora no Alasca, não se esqueça que, apesar de ficar coladinho com o Canadá, o estado faz parte dos Estados Unidos e requer visto americano. Não há voos direto do Brasil para nenhuma cidade do Alasca.

 

7. Canadá

Onde a Aurora Boreal é mais frequente?
Aurora Boreal multicolorida no Canadá.

Pense no privilégio de um lugar em que cerca de 240 noites por ano é possível ver a aurora boreal.  Pois esse é Yellowknife, uma cidadezinha de pouco mais de 20 mil habitantes nos Territórios do Noroeste do Canadá.

As vantagens são muitas e fazem valer o deslocamento até praticamente um extremo do Canadá. Yellowknife e a maioria das cidades dessa região estão sob a aurora oval. E como a cidade é plana, proporciona vistas desobstruídas.

Além disso, a Yellowknife tem pouca precipitação e noites de céu limpo.. Mas esse não é o único lugar para observar as luzes do norte; o Canadian Geografic criou um mapa interativo onde é possível descobrir as melhores cidades para ir atrás do fenômeno. Caso queira ver as luzes dançantes no Canadá, não se esqueça que é necessário visto para entrar no país.

   

 

8. Svalbard

Lugar mais ao norte do mundo
Montanhas coloridas de Svalbard dão um charme maior para o fenômeno.

E que tal ver a Aurora Boreal na cidade mais setentrional do mundo? Svalbard é um arquipélago banhado pelo Oceano Glacial Ártico que faz parte do território norueguês e trata-se da ilha acessível mais próxima do Polo Norte.

A cidade Longyearbyen é considerada “mais ao norte do Globo” e durante os meses da noite polar é possível ver a Aurora a qualquer hora do dia; porém, nos meses de verão, graças ao sol da meia noite, as chances de ver o fenômeno se reduzem a zero.

Apesar de fazer parte da Noruega, a ilha não segue o Tratado de Shengen e o custo por lá é alto. Há um aeroporto em Svalbard que opera voos de Oslo e Tromsø.

 

9. Groenlândia

Curiosidades da Aurora Boreal
Luzes podem ficar mais claras na Groenlândia.

Uma imensidão de gelo, vida selvagem e… Aurora Boreal. A Groenlândia também é um destino a se considerar quando o assunto são as luzes do norte.

Por ser próxima ao Polo Norte, esta é uma ótima região para apreciar o fenômeno, sendo que as cidades preferidas pelos turistas são Kulusuk e Ammassalik.

A Groenlândia é mais um dos maravilhosos destinos para observar o céu. Brasileiros não precisam de visto para entrar na Groenlândia, mas certifique-se de tirar o passaporte.

 

10. Rússia

Fenômeno natural na Rússia
Fenômeno visto junto a lua em Moscou | Foto: NASA, via Wikimedia Commons.

A Rússia possui um território enorme, sendo parte dele no continente europeue em suas cidades mais ao norte é possível admirar a Aurora Boreal. Conhecida como o coração do norte, a cidade de Arkhanguelsk fica coberta de neve no inverno, o que deixa um contraste lindo diante do espetáculo das luzes.

Para chegar é possível pegar um voo de Moscou de 2h ou quase um dia inteiro numa viagem de trem. Outra opção é a cidade de Murmansk, localizada na Península de Kola, que fica bem no cinturão da Aurora Boreal, perto do norte da Escandinávia.

 

Viva a experiência de ver a Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno incrível que todos deveriam ver em algum momento da vida. Não se esqueça de viajar na época adequada para não se decepcionar e sempre usar roupas propícias para o clima frio que te aguarda nestas regiões.

Outra dica importante é que estes passeios para ver a Aurora Boreal são muito procurados, portanto procure fazer a reserva com antecedência para não correr o risco de estarem esgotados e você ter de postergar sua viagem.

E, para que curte ver a Aurora Boreal, veja esta lista de lugares para ver o pôr do sol ao redor do mundo, que não é um fenômeno raro, mas é também encantador..

E você, em qual desses lugares gostaria de ver a Aurora Boreal? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Raquel Araujo

ESCRITO POR

Raquel Araujo

Raquel Araujo, de 28 anos, é jornalista formada pela PUC-Rio, com pós graduação em Transmídia. É carioca, pisciana, ama os livros e batatas fritas. Para ela, viajar é se conectar com outras culturas enquanto descobre um pouco mais de si mesma.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *