Início / Dicas / O que é e como funciona o cartão pré-pago Visa Travel Money

O que é e como funciona o cartão pré-pago Visa Travel Money

O cartão pré-pago Visa Travel Money gera muitas dúvidas e desconfiança nas pessoas. Eu sempre recebo mensagem de leitores me perguntando qual a melhor forma de levar dinheiro para uma viagem internacional, se vale a pena usar cartões de recarga, como funciona o Visa Travel Money e por aí vai.

Realmente é difícil acertar em meio a tantas opções, variáveis que vão desde taxas de câmbio, impostos e claro a segurança. Eu já usei todas as formas possíveis e imagináveis, então resolvi escrever este post explicando com mais detalhes o que é cartão travel money.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online no Bee Câmbio »

 

Como funciona o cartão travel money?

Como funciona o cartão Visa Travel Money?

Para esclarecer as dúvidas e saber se ele é uma boa opção para a sua viagem, o primeiro passo é entender o seu funcionamento. O cartão travel money é um cartão pré-pago de viagens, utilizado em destinos internacionais. Você adquire o cartão, carrega com a quantia desejada (em dólar, euros, libras ou outra moeda dependendo do emissor) e pronto, poderá utilizá-lo para pagar compras em qualquer estabelecimento do mundo que aceite a bandeira.

Além disso, ele permite que você faça saques em dinheiro na moeda local. No momento de aquisição do cartão, são cadastradas senhas para que você consiga efetuar todas as transações. Uma dica importante que as pessoas esquecem, é que ao efetuar uma compra, você sempre deverá optar pela função crédito, pois ele funciona exatamente como um cartão de crédito, mas pré-pago.

Existem várias bandeiras de cartões de viagem pré-pagos, entre elas Visa, MasterCard e outras. O Visa Travel Money é mais comum entre turistas, junto com o Mastercard Travel Money. Sinceramente não há diferença entre os dois, pois ambas as bandeiras são bem aceitas em qualquer parte do mundo. A escolha dependerá das condições no momento da compra.

Leia também => Como e onde comprar dólar mais barato para viajar?

 

Tarifas dos cartões travel money

No momento de carga ou recarga do cartão é cobrado o IOF de 6,38%. Um detalhe importante é que suas compras não sofrerão com a variação cambial, pois como você comprará os créditos, seu orçamento da viagem será calculado tendo como base a cotação do dia da carga. Isso evita surpresas, pois se durante a viagem a cotação subir ou baixar, a oscilação não te afetará.

Não há tarifas para o uso do cartão, quando ele é carregado na moeda corrente do país onde gastará o dinheiro. Porém, caso você compre créditos em uma moeda diferente do país, você pagará a operação de câmbio (Exemplo, euro para dólar), o que certamente não valerá a pena.

Por sua vez, as tarifas para saque em caixa eletrônico custam $ 2,50 por operação, mais as taxas do uso do equipamento, que variam entre as redes bancárias.

 

Vantagens do cartão pré-pago de viagem

Entre as vantagens desse tipo de cartão estão um maior controle, uma vez que é possível tirar extratos e acompanhar todos os gastos. A ampla aceitação no comércio local, uma vez que o Vista Travel Money por exemplo, é aceito em todos os estabelecimentos comerciais do mundo que trabalham com a bandeira Visa. Ou seja, a rede é imensa.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Outra importante vantagem é a possibilidade de sacar dinheiro em moeda local com facilidade (qualquer caixa da rede Visa/Plus). Cabe também destacar a segurança, pois em caso de perda ou roubo, basta comunicar a empresa emissora que o saldo é bloqueado até a emissão de um novo cartão. Além disso, ele pode ser recarregado através da internet, o que pode salvar sua pele caso precise de mais dinheiro durante a viagem.

 

Desvantagens do cartão pré-pago de viagem

Uma das desvantagens do cartão pré-pago de viagem é que a moeda é negociada por um valor mais alto do que você conseguiria caso comprasse a moeda em espécie. Além disso, a taxa de IOF é de 6,38%, assim como nos cartões de crédito, bem mais cara do que os 0,38% (atualizada para 1,1% em maio de 2016) para compra da moeda em espécie.

Outro fator desfavorável é que ao carregar o cartão com uma moeda diferente do país que estiver visitando, você perderá de 3 a 5% nas conversões cambiais, em relação às taxas que pagaria caso trocasse dólares por euros em uma casa de câmbio, por exemplo.

Leia mais => Comprar dólar e euro online: vantagens e desvantagens

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Outras dicas

A melhor maneira de usar o cartão é carregar com a moeda do país visitado, para não pagar a taxa de conversão quando efetuar transações. O cartão travel money, dependendo do emissor, faz cargas em dólar, euro, libra esterlina, dólar canadense, dólar australiano, dólar neo-zelandês, franco suíço e yen japonês.

Há uma variação grande de cotação entre as corretoras que oferecem esse tipo de cartão, então pesquise muito antes de comprar. No post com dicas sobre como comprar dólar e cartão pré-pago mais barato, eu abordo vários temas de como conseguir economizar e os melhores lugares para comprar moeda.

 

Vale a pena usar o Visa Travel Money?

É complicado falar se o cartão pré-pago de viagem é mais vantajoso ou não, isso dependerá muito do destino e tipo de gasto que terá. Minha dica é pesquisar muito, cotar em várias empresas diferentes e fazer as contas antes de decidir. Para acompanhar a cotação de moedas estrangeiras, eu monitoro os valores em sites e aplicativos para ver a cotação do dólar e euro.

Se ainda tiver dúvidas sobre como adquirir o Visa Travel Money, onde fazer o cartão pré-pago, ou qualquer outra questão relacionada a comprar moeda estrangeira, deixe um comentário abaixo. Minha intenção é sempre te ajudar a viajar sempre mais e melhor 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

8 Comentários

  1. Ronaldo Augusto Ribeiro

    Boa tarde! lendo a mataria sobre o cartoa visa travel money, gostei muito dessa facilidade de tê-lo com moeda no uso no exterior. Estou indo para argentina em abril, vou ficar 8 dias. ja posso adquiri este cartao e solicitar os valores em peso neste cartao até chegar o dia da viagem?

    caso seja solicitado pago alguma taxas sem ser usadas no momento?

    grato pela ajuda.

  2. Douglas Ribeiro

    Opa Guilherme, ótimo texto!
    Estou planejando uma viagem longa para o ano que vem para a Europa, mas passarei mais em países que não tem o Euro como moeda. A dúvida é: carrego o cartão com EURO ou DÓLAR? Com qual moeda terei menor perda?
    Abraços

  3. Boa noite Guilherme!
    Estava lendo sobre seu post, parabéns!
    Esta questão do VTM é bem importante nos dias de hoje. Eu sei que na Suécia o dinheiro vivo está com os dias contados, não há mais possibilidade de usa-lo em qualquer tipo de estabelecimento. Fico pensando num turista, como eu que pretendo viajar para lá. Na relação cartão de crédito x vtm, o vtm tem a minha total opção de uso, pois, pelo que entendi, o vtm tem a taxa de iof somente na compra e na recarga do cartão, não havendo IOF nas transações de compra a crédito lá. Já o cartão de crédito a taxa de IOF é de 6,38% em acda transação. Está correta o meu entendimento Guilherme? Esta nova forma de extinguir o uso do dinheiro vivo começa a me deixar preocupada!

    • Oi Gianice,

      Tanto cartão de crédito quanto VTM, o IOF é 6,38%. A única diferença é que no VTM você carrega sabendo quanto está pagando o dólar. No cartão de crédito, o câmbio fecha no fechamento da fatura, podendo haver surpresas, boas ou ruins.

      Eu uso VTM quando o dólar está baixo, mas não deixo de usar o crédito por causa do acumulo de milhas.

      Abs

  4. Rhayssa hanna

    Olá!!! Muito bom seu post, deu pra esclarecer várias dúvidas. Porém, agora fiquei com outra, kkkk
    Eu estarei indo para o Egito, e queria entender melhor sobre qual era a melhor forma de levar dinheiro, é uma amiga me falou sobre esse cartão VTM, só que como você mesmo falou, ele é vantajoso quando vc carrega com o dinheiro que irá consumir no país, no meu caso, eu iria carregar em dólar, porém, lá se utiliza libra egípcia… Agora fiquei na dúvida, é vantajoso ou não ?

    • Oi Rhayssa,

      Nesse caso não fará diferença, porque você pagará a conversão do dólar para a libra egípcia levando dinheiro em espécie ou no cartão. Infelizmente não existem esse tipo de cartão na moeda do Egito, e mesmo que tivesse, seria necessário converter real para dólar, depois para libra. É confuso mesmo kkkk

      Falo mais sobre isso no artigo sobre como levar dinheiro em viagem ao exterior.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *