Como preparar o seu smartphone para viagem internacional

Imagem do Autor por Redação QVM
5/5 - (1 votos)
Atualizado em:

Como preparar o seu smartphone para viagem internacional

Viajar é uma experiência única que se tornou mais simples e acessível do que nunca. Visitar um país estrangeiro é mais econômico, rápido, e seguro do que antes, mas isso não significa que as viagens internacionais não exijam cuidados especiais. Antes de conhecer um novo lugar, é importante se preparar ao máximo. E a dica é preparar o smartphone para viagem internacional.

Já quase ninguém consegue imaginar viver sem celular em sua cidade natal, mas o smartphone é ainda mais importante se você se encontrar no estrangeiro. Para explorar um novo país sem receio de perder seu celular, gastar uma fortuna em dados, ou ser vítima de ataques piratas, é aconselhável respeitar as seguintes dicas ao máximo.

Se informe sobre o roaming de dados

Os custos de roaming de dados variam de país para país, pelo que é essencial se informar antes de viajar. O roaming de dados é especialmente caro em países como os Estados Unidos, o Canadá, o Egito, ou a China.

Mas existem muitas outras localizações em que utilizar os dados do smartphone pode custar uma pequena fortuna. Para evitar surpresas, se informe junto do seu provedor de celular e conheça detalhadamente os custos de roaming do país que vai visitar.

Caso não seja possível, evite custos desnecessários comprando um SIM provisório após chegar no seu destino. Outra alternativa passa por desativar os dados em seu celular enquanto estiver viajando.

Instale uma VPN

O seu smartphone está cheio de dados sensíveis, documentos importantes (como as suas passagens de avião e reservas de hotel), e vídeos e fotografias privadas. Ao viajar, é provável que precise se conectar em algumas redes Wi-Fi públicas. A melhor maneira de proteger o seu smartphone contra estas ameaças é instalando uma VPN Android ou VPN iPhone.

Uma VPN tem outra vantagem muito importante, já que alguns sites e serviços online se encontram desativados em certos países. Na China, por exemplo, não é possível acessar ao Google ou ao Facebook. Com uma VPN, você pode mudar a localização do endereço de IP do seu celular para “regressar” à sua terra natal.

Se estiver na China e quiser acessar o Google Maps, por exemplo, só tem que mudar a localização do seu IP para o Brasil para utilizar o smartphone como se estivesse em casa.

Ative tecnologia de rastreamento de celular

Perder o seu smartphone em um país estranho: consegue pensar num cenário mais ruim? Felizmente, a tecnologia de rastreamento de celular lhe permite encontrar o seu smartphone mais facilmente.

Para poder recorrer a esta tecnologia fora do Brasil, basta ativar o “Buscar iPhone” em icloud.com (caso tenha um iPhone) ou o “Encontrar Meu Dispositivo” em google.com/android/find (caso tenha um smartphone Android).

Essa tecnologia permite-lhe configurar um alarme ou receber uma mensagem com a localização GPS do seu celular em caso de perda ou roubo. É uma segurança extra que não deve ser ignorada antes de uma viagem internacional. O “Buscar iPhone” e o “Encontrar Meu Dispositivo” podem fazer a diferença entre um pequeno susto ou perder o seu celular para sempre!

Adquira um chip internacional com internet ilimitada!

smartphone para viagem internacional

Com as redes sociais, é essencial para muitas pessoas postar fotos e vídeos durante a viagem. Também é uma forma de mostrar para parentes e amigos que tudo está ocorrendo bem durante a sua trip.

   

Além disso, a conexão 3G/4G é muito importante para a comunicação se você pretende ficar longe do wi-fi por muito tempo. Para mim, outro diferencial é usar mapas, apps de transporte e verificar outros serviços no exterior, como saldo da conta, limite do cartão de crédito.

Além de reserva de hotel, conversão de moedas, horário das atrações e outras atividades que facilitam demais a vida durante as viagens. Confira onde comprar chip internacional e tire suas dúvidas!

Compre um power bank

Um power bank é um carregador portátil com capacidade para carregar os seus dispositivos de forma autônoma entre 300 a 1.000 vezes (dependendo da gama e preço). Se ficou alguma vez sem bateria no celular enquanto estava viajando, é fácil perceber por que deve comprar um power bank antes de viajar.

Para além de ser muito conveniente para carregar o seu smartphone em qualquer ocasião, um power bank também pode salvar seu dia num momento de maior aperto.

Ficou sem bateria e não faz ideia do caminho de volta para o hotel? Não se preocupe, basta pegar o power bank e poderá utilizar o GPS sem preocupações.

Instale aplicativos úteis antes de viajar

aplicativos úteis para viajar

Baixar aplicativos da Google Store ou da Apple Store num país estrangeiro pode ser complicado, não só devido a limitações de roaming de dados como a possíveis bloqueios geográficos. Uma VPN pode ser muito útil em ambas situações, mas o melhor mesmo é preparar os aplicativos do seu celular ainda antes de entrar no avião.

Antes de viajar, considere todos os aplicativos que serão necessários. Se a sua cidade natal tem Uber e o país que vai visitar só tem Bolt, por exemplo, baixe o aplicativo da Bolt.

Outros aplicativos extremamente práticos incluem o Google Translate, o Airbnb, o Booking, o SkyScanner, ou outras alternativas semelhantes. Para passar o tempo livre, aplicativos de jogos ou de streaming de música (como o Spotify ou a Apple Music) são uma excelente opção.

   

Compre uma capa de celular resistente

Numa viagem, uma capinha de celular comum pode não ser suficiente. É recomendável comprar uma capa resistente que seja à prova de água e de impactos fortes.

Seja no estresse do aeroporto, na praia, no rio, numa grande cidade desconhecida, ou no meio da natureza, uma capa bem forte pode proteger o seu smartphone contra qualquer imprevisto.

Baixe aplicativos de chat como o WhatsApp

Se ainda não tem o WhatsApp, o Telegram, o WeChat, ou outro aplicativo semelhante no seu smartphone, está na hora de ir na Store. Quando estiver fora, ligar para a família ou cara-metade que ficou no Brasil pode custar uma verdadeira fortuna.

Felizmente, aplicativos de chat são extremamente populares e permitem-lhe contornar as taxas de comunicação internacional elevadas que existem na maioria dos países estrangeiros.

Destinos turísticos populares como a Grécia, o México, ou a Hungria se encontram entre os países mais caros para realizar chamadas internacionais.

Já os melhores países para fazer chamadas internacionais incluem a Turquia, a Itália, ou a Espanha.

CATEGORIAS
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.