Levar dinheiro em viagem internacional: espécie ou cartões?

Levar dinheiro em viagem internacional: espécie ou cartões?

Se tem um fator que todo mundo tem dúvida na hora de planejar uma viagem, é como levar dinheiro em viagem internacional. Sempre surge a pergunta se é melhor levar em espécie, sacar no país, comprar um cartão pré-pago ou usar cartão de crédito internacional.

Afinal, o que todo mundo quer é sempre descobrir como economizar e fugir do IOF. Para tentar ajudar, eu fiz este post com dicas sobre como levar dinheiro ao exterior, seja para Europa, EUA ou outros destinos.

Ao longo do tempo percebi que não existe uma melhor opção, mas sim a combinação perfeita que atende aos interesses de cada viajante. Veja agora!

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Como levar dinheiro em viagem internacional?

dicas economizar viagem internacional
Dinheiro em viagem internacional: cartões ou espécie?

Para viagens de férias, é possível escolher entre as 4 clássicas formas de levar dinheiro em viagem internacional: em espécie, no cartão pré-pago ou de débito, com direito à saque; ou ainda no cartão no crédito.

Em resumo, diria para você levar a maior parte em dinheiro vivo e deixar o cartão de crédito somente para emergências ou reservas que o exigem.

O de débito apenas se vai entrar algum dinheiro na sua conta depois que você estiver embarcado e você precisará dele para completar o orçamento da viagem.

Já o pré-pago ficaria apenas em casos nos quais o destino não é seguro para carregar dinheiro em espécie ou para viagens pagas para outras pessoas, quando é preciso um controle maior do que é gasto ou a necessidade de carregar mais valores.

Veja mais detalhes de cada forma abaixo.

CLIQUE AQUI para comprar online moeda estrangeira »

 

1. Dinheiro em espécie

dicas dinheiro exterior

Levar o dinheiro em espécie é a forma mais barata, pois você pagará o imposto somente na compra da moeda, que neste caso é IOF de 1,1%.

Outra vantagem é ter um melhor controle financeiro, pois você saberá com clareza qual o seu orçamento e perceberá melhor como o dinheiro está sendo gasto. Eu sempre divido o dinheiro por dia e assim fica mais fácil controlar.

De antemão, você já pode separar também o dinheiro para pagamentos à vista já combinados antes, como hotéis, passeios ou algo que você já sabe quanto custa e só falta pagar.

Por exemplo, se tem que pagar logo o hotel, para quê deixar para o último dia? Melhor pagar (pegar o comprovante) e já ficar mais leve!

Outra dica é sempre andar com o dinheiro em viagem internacional e não deixar no hotel, mesmo em cofres, e sair pagando o que foi combinado com dinheiro, assim você evita ficar andando com o montante que já está comprometido.

Mas claro, viajar com dinheiro vivo tem suas desvantagens, e a principal delas é o risco de perder ou ser roubado. Por isso, algumas pessoas preferem levar dinheiro em espécie para o exterior quando a viagem é mais curta, pois assim o montante que terá que carregar é menor.

Mas isso é relativo, pois em moedas desvalorizadas, mesmo que você troque pouco, virá uma grande quantidade de papel (como o peso argentino, por exemplo).

Além disso, podem acontecer imprevistos e você precisar gastar mais dinheiro do que havia planejado. Então, caso você opte por comprar moeda estrangeira online, pense também em uma segunda opção para emergências, como por exemplo cartão de crédito.

Na verdade, o cartão de crédito é essencial para viagens internacionais. Mesmo que você esteja com dinheiro, existem alguns hotéis que só aceitam cartão para a reserva, cujo titular esteja presente no hotel.

E mais: na chegada ao destino nem sempre você já tem o dinheiro local (principalmente, na Europa, quando os países podem possuir moedas diferentes), daí o cartão de crédito pode lhe salvar para comprar os bilhetes de transporte público nas máquinas, pois a maioria aceita cartão.

E sempre tenha uma doleira ou porta-dólar (o nome varia, mas a função é mesma) para dinheiro em viagem internacional. Mesmo em países seguros, é a melhor forma de você não perder o seu dinheiro. Ele ficará na cintura junto com o seu dinheiro e seu passaporte.

como levar dinheiro para portugal
Doleira é uma forma segura de portar dinheiro em viagem internacional.

Não é muito confortável, principalmente se você quer usar um vestido ou está com muitas camadas de roupas no inverno. Mas, não abro mão disso. Eu faço assim: coloco a previsão do dia em um lugar mais fácil: bolso ou bolsa, e o resto guardo no porta-dólar com meu passaporte.

Outra dica que tenho é se você viaja em família, casal ou com amigos próximos ninguém deve ficar sem dinheiro. É bem comum, um membro ficar responsável pelos pagamentos e a outra pessoa não ter nada em espécie. Evite. É preciso estar prevenido para contratempos.

Vou dar um exemplo prático: uma amiga minha estava na Suíça com o marido. Para não carregar doleira, nem bolsa, ele carregava todo o dinheiro. Eis que a porta do tram se fechou e um ficou dentro e outro fora, na estação! Se ela estivesse com ao menos 10 euros no bolso, daria para se virar.

Na correria, ela conseguiu correr e abrir a porta do tram já em movimento. Mas, o que veio à cabeça assim que isso aconteceu? Que ela estava sem nada: dinheiro, documento, nem o endereço do hotel tinha fácil.

Entendeu o que quero dizer? O ideal é que cada um porte parte do dinheiro e seu documento consigo. Sempre.

 

Vantagens de levar dinheiro em espécie

Vantagens de levar dinheiro em espécie

  • Mais barato
  • Controle financeiro

Desvantagens de levar dinheiro em espécie

Desvantagens de levar dinheiro em espécie

  • Perda
  • Roubo ou furto
  • Muito volumoso para viagens longas

 

2. Cartão pré-pago de viagem

dicas de cartão pré-pago

Há ainda a opção de comprar um cartão pré-pago de viagem para levar dinheiro em viagem internacional. Ele funciona da seguinte forma: você faz uma carga do valor que deseja e durante a viagem poderá utilizá-lo para compras no débito, para saques, etc.

O mais famoso deles é o Visa Travel Money, que você conseguirá usar em todos os estabelecimentos que aceitam a bandeira Visa e qualquer caixa eletrônico que tenha a bandeira Visa Plus.

É possível fazer a carga em várias moedas diferentes (dólares, euros, libras, etc), mas isso dependerá do emissor. Esse tipo de variação é ótima para quem vai à Europa.

A pessoa que optar pelo cartão pré-pago pagará IOF de 6,38% no momento da carga, e a cotação da moeda é a do dia da carga.

Além disso, é cobrada uma taxa por saque, que dependerá da tarifa da casa de câmbio ou banco conveniado.

Entre as vantagens, estão o fato de o cartão poder ser bloqueado em caso de perda ou roubo e, em alguns casos, você levar até cartão reserva. Isso é válido caso o primeiro cartão dê problema.

Outra vantagem é permitir recargas online. Ele pode, inclusive, ser abastecido a partir do Brasil. Desde que alguém faça a operação na mesma casa de câmbio onde você fez o cartão pela primeira vez.

Por exemplo, se você vai receber algum dinheiro só depois de ter embarcado, não tem problemas. É só recarregar o cartão durante a viagem mesmo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Isso serve também para viagens custeadas por pessoas que não embarcaram junto. Um adolescente, por exemplo, pode levar dinheiro em viagem internacional no cartão pré-pago, que pode ser abastecido pelos responsáveis.

 

Vantagens de levar cartão pré-pago

Vantagens de levar cartão pré-pago

  • Recarga em moedas diferentes
  • Seguro
  • Recarga online, à distância

Desvantagens de levar dinheiro em espécie

Desvantagens de levar dinheiro em espécie

  • Taxa de IOF
  • Taxa para saque

 

3. Cartão de débito para viagens internacionais

dinheiro em viagem internacional débito

Pagar seus gastos com o cartão de débito no exterior é uma das formas mais práticas e seguras de ter dinheiro em viagem internacional.

Entre suas vantagens está a segurança, uma vez que em caso de perda ou roubo ele pode ser cancelado. Além disso, nesse caso a cotação válida é a do dia, o que pode ajudar em caso de desvalorização da moeda.

Nesse caso, você utilizará o cartão que já possui, da sua própria conta bancária (diferente do cartão pré-pago, que é feito somente para sua viagem, sem ligação com seu banco, apenas com a casa de câmbio que fez).

Por outro lado, todas as compras feitas com cartão de débito estão sujeitas ao IOF, que neste caso é de 6,38%. Para quem optar por usar o cartão de débito no exterior deve comunicar ao banco antes de viajar.

Não esqueça de fazer isso, senão correrá o risco de não conseguir fazer compras, e ainda ter seu cartão bloqueado! Eu, particularmente, deixo essa opção sempre ativa, com uma data limite de utilização.

Acho conveniente lembrar que alguns bancos estipulam o limite de saque ou débito por dia no exterior. Isso é muito importante saber. Eu já passei aperto nos EUA por não poder sacar mais dólares por dia, justamente no dia em que eu ia fazer compras.

Para aumentar esse limite de débito e ter dinheiro em viagem internacional, eu precisaria ligar para meu banco e eu só liguei para desbloquear, não solicitei nada além disso. E mesmo depois de pedir, só consegui liberação 24h depois, ou seja, nem servia mais.

 

Vantagens de cartão de débito

Vantagens de cartão de débito

  • Seguro
  • Você utilizará sua própria conta bancária

Desvantagens de cartão de débito

Desvantagens de cartão de débito

  • Taxa de IOF
  • Taxa para saque

 

Saques em caixas eletrônicos no exterior

dinheiro em viagem internacional caixa eletrônico
Caixa na rua em Roma.

Muita gente me pergunta sobre como sacar dinheiro em viagem internacional. Essa é mais uma opção para quem pretende fazer viagens mais longas, quando você ficará utilizando o dinheiro que entra na sua própria conta, como um salário, benefício ou outro tipo de abono ao longo da viagem.

Como todas as outras tem seus lados positivos e negativos e está vinculada as 2 opções anteriores: pré-pago e cartão de débito.

Para sacar é muito simples, basta procurar caixas eletrônicos conveniados. Entretanto, não se esqueça de liberar o uso do cartão no exterior, seja na função crédito ou débito.

É uma opção muito prática, mas antes de optar por ela, confira a tabela de preços do seu banco. Além do IOF, é cobrada uma taxa por cada operação realizada e ela pode ser bem salgada. Só vale a pena se as taxas das casas de câmbio estiverem altíssimas para as operações.

Então, é importante planejar a quantidade de saques que pretende fazer, para não pagar a taxa várias vezes. Se o limite de saque é, por exemplo, US$ 500,00, vale a pena sacar tudo, ao invés de 5 x 100.

Uma especificidade é que a cotação válida é a do dia, então quando for sacar não esqueça de conferir se o câmbio está favorável. Se precisar de dicas de sites e aplicativos, veja meus preferidos para conferir a cotação do dólar e euro hoje.

De qualquer forma, é sempre bom ter o cartão liberado para saque durante viagens ao exterior, pois em caso de imprevisto é mais uma opção de dinheiro em viagem internacional.

Assim que chego no aeroporto internacional já recorro ao caixa eletrônico para fazer um “saque-teste”. Existem erros nos quais o desbloqueio não é feito corretamente e seu cartão permanece bloqueado. Dessa feita, é bom descobrir logo no começo da trip para fazer contato com seu banco e solicitar a liberação devida.

Quando for liberar, você deverá informar todos os países pelos quais irá passar, lembre-se das conexões (uma vez tive que ficar em Portugal mesmo sem planejar ao perder um voo e meu cartão funcionou), e deixe liberado mais dias além do seu voo de volta para o caso de sua viagem vir a ser estender por algum imprevisto.

Existem muitos caixas para saque nas cidades mais turísticas do mundo e é bem comum que eles fiquem nas calçadas, praças e parques e não dentro dos prédios dos bancos.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Vantagens de sacar dinheiro no exterior

Vantagens de sacar dinheiro no exterior

  • Viagens mais longas para receber pagamentos e usar o dinheiro
  • Fugir das taxas das casas de câmbio muito altas

Desvantagens de sacar dinheiro no exterior

Desvantagens de sacar dinheiro no exterior

  • Taxa de IOF
  • Taxa para saque

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

4. Cartão de crédito em viagens internacionais

dinheiro em viagem internacional cartão de crédito na europa
Dinheiro em viagem internacional: cartão é imprescindível.

Por fim, a última opção para lidar com dinheiro em viagem internacional: cartão de crédito. Quem optar por usar o cartão de crédito em viagens ao exterior, pagará IOF de 6,38%. Mais caro do quem levar o dinheiro em espécie.

Uma peculiaridade em relação aos demais métodos, é que o valor final da compra é calculado no dia do fechamento da fatura, de acordo com a cotação do dia, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da oscilação da moeda. O câmbio considerado agora é o do dia da compra e não mais o do fechamento da fatura.

A vantagem, assim como no cartão de débito, é ser uma forma bastante segura, uma vez que é possível cancelar o cartão em caso de assalto ou roubo! Além disso, você poderá acumular milhas aéreas, o que te ajudará para uma próxima viagem.

O cartão é extremamente necessário para confirmar reservas, pegar Uber, comprar bilhetes em máquinas de auto-atendimento, que costumam aceitar somente notas pequenas trocadas ou a moeda local.

Ao chegar em Budapeste, na Hungria, tarde da noite, sem pique para procurar casa de câmbio para trocar euro por florim húngaro, o cartão foi um ótimo recurso para comprar meu passe de trem.

Outro perrengue em relação a dinheiro em viagem internacional que o cartão evitou foi ao chegar em um domingo também à noite em Munique, na Alemanha, eu não encontrei a recepção aberta e tive que fazer meu check-in e pagamento por um totem na calçada do hotel, que não aceitava dinheiro.

Sinceramente, se não tivesse cartão, iria ter que procurar um lugar até o outro dia quando a recepção voltou a funcionar normalmente. E isso é bem comum dependendo do destino. Em Bruxelas, já me aconteceu algo parecido, e fiz todo o meu check-in automático.

 

Vantagens do cartão de crédito

Vantagens do cartão de crédito

  • Seguro
  • Acumular milhas
  • Resolver emergências

Desvantagens do cartão de crédito

Desvantagens do cartão de crédito

  • Taxa de IOF

 

Usar dinheiro em viagem ao exterior

É impossível dizer qual a melhor forma de levar dinheiro em viagem internacional. Isso dependerá do destino, tempo de viagem, cotação da moeda, se você tem um cartão de crédito internacional, das taxas do seu banco etc. Faça as contas e converse com seu banco para saber das tarifas antes de decidir.

Na minha opinião, o ideal é sempre levar um pouco de dinheiro em espécie, para os gastos pequenos. Se a cotação estiver baixa, vale a pena colocar alguma grana no cartão pré-pago.

Além disso, ter um bom cartão com as funções crédito e débito liberadas para uso no exterior (Leia também sobre o seguro viagem gratuito dos cartões).

De qualquer maneira, para comprar dólar mais barato, o mais importante é saber onde encontrar as melhores taxas, mas sempre fechar negócio com empresas de confiança.

Particularmente, dou sempre preferência para compras online, para receber o dinheiro em casa sem pagar taxas adicionais. Eu uso e indico a Confidence Câmbio, pois ao fazer a pesquisa encontramos as melhores tarifas em casas de câmbio em nossa cidade.

Se ainda tiver dúvidas e precisar de dicas para levar dinheiro em viagem internacional, deixe um comentário abaixo.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Daniela Almeida - D&D Mundo Afora

    OI. Ótimas dicas.Sobre o cartão de crédito internacional, tem alguns (o nosso é assim) que vc escolhe se quer a cotação do dia do fechamento da fatura ou do dia que você for usá-lo. Não garante nada, pois depende do câmbio do dia, mas, pelo menos, vc usa já sabendo quanto vai pagar. Não precisa esperar sabe lá quantos dias para saber. Uma ansiedade a menos, né!!!!

  2. Guilherme Tetamanti

    Verdade Dani, tem essa opção de escolher a data da cotação! Obrigado pela dica :)