Como e onde comprar dólar mais barato para viajar?

Como e onde comprar dólar mais barato para viajar?

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.5/5 - (10 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Quando você faz uma viagem internacional, a compra de moeda estrangeira sempre gera dúvidas. Dá até para ficar confuso sobre onde comprar dólar mais barato: banco, casa de câmbio ou online? Como pesquisar a cotação? Quais taxas são obrigatórias?

Além de como levar dinheiro para o exterior: papel moeda ou cartões pré-pagos? Ou ainda cartão de crédito internacional? Quais são as melhores opções? Eu era um desses e sempre fiquei com dúvidas com o processo, preocupado em fazer de uma maneira pouco vantajosa para mim.

Com o tempo, depois de tantas viagens, aprendi a lidar com os macetes de como comprar dólar, euro e outras moedas, garantindo sempre o melhor preço. Para ajudar você, fiz este post com dicas sobre como comprar dólar com o melhor preço.

Você entenderá como funciona o mercado de câmbio e na prática poderá pagar mais barato na compra de qualquer moeda estrangeira.

Planeje sua viagem => Receba nossas novidades

Vantagens de contratar um seguro viagem »

O que devo fazer para comprar dólar e outras moedas?

Onde é mais barato comprar dólar?
Leve dólar americano ou real para o câmbio.

Se você está organizando uma viagem para o exterior já sabe que terá que comprar dólar ou outra moeda estrangeira, dependendo do seu destino. O real, infelizmente, não é uma moeda forte e nem globalizada, dessa forma dificilmente você encontrará locais que aceitem a moeda brasileira, mesmo na América do Sul.

Por isso, coloque esse item na lista de prioridades do seu planejamento de viagem. E, respondendo a pergunta acima, o que você deve fazer para comprar dólar e outras moedas é pesquisar. Sim, aquela boa e velha pesquisa de preços que fazemos para comprar qualquer coisa, desde um carro até os itens de supermercado.

É preciso ficar monitorando a cotação por um período, fazendo pesquisa entre as diversas casas de câmbio que existem. É muito importante monitorar a cotação da moeda estrangeira, para garantir que conseguirá comprar dólar turismo, euro ou mesmo libra mais barato e não fechar negócio e comprar seus dólares ou euros para a viagem no primeiro lugar que encontrar.

Além disso, nessa pesquisa você deve procurar locais oficiais e sempre ler comentários e avaliações para verificar se os clientes costumam ter algum problema com o local que você está cogitando fazer câmbio. E lembre-se: locais não oficiais e pessoas oferecendo moeda estrangeira na rua não são opções seguras para a compra.

Neste artigo, te passo as dicas que aprendi ao longos dos anos, nas várias viagens que fiz pelo mundo, e com outros viajantes que também já tiveram muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso, falarei sobre:

  • Quanto custa para comprar dólar: entenda a cotação
  • Como encontrar a melhor cotação
  • Como achar casas de câmbio com a melhor cotação do dólar hoje?
  • Onde comprar dólar no Brasil?
  • Onde é mais barato comprar dólar: banco ou casa de câmbio?
  • Comprar papel moeda ou cartão pré-pago viagens?

Antes de continuar com as dicas sobre onde comprar dólar mais barato, te convido assistir o vídeo da minha viagem de volta ao mundo, que também possui 365 artigos sobre o tema disponíveis aqui no Quero Viajar Mais.

CLIQUE AQUI para comprar online moeda estrangeira »

Quanto custa para comprar dólar: entenda a cotação

O primeiro passo para aprender como comprar dólar barato é entender as diferenças entre as cotações e os tipos de dólar. Muita gente acha estranho ver na TV um valor, e quando liga para a casa de câmbio ser informado de outro mais caro. Mas, calma, isso não quer dizer que estão querendo “te passar a perna”.

Isso acontece porque existem diferentes tipos de cotação e o valor é definido de acordo com a finalidade. O câmbio ou cotação do dólar, no geral, é o valor da moeda em reais, que significa na prática o quanto de reais são necessários para comprar 1 dólar. Mas existem câmbios diferentes para negócios e turismo.

O câmbio comercial ou o dólar comercial é o valor usado por empresas e bancos em suas transações, como importação, exportação, transferências financeiras, etc. E a parte que nos interessa, o dólar turismo, é aquele que você compra quando faz alguma viagem ao exterior.

Ele também é usado para gastos em estabelecimentos internacionais, e também para a conversão de débitos efetuados em moeda estrangeira no cartão de crédito. Além disso, há taxas diferentes para venda e compra de moeda estrangeira. Por exemplo, se você tem dólar ou euro em casa e quer vender para comprar ou moeda, a casa de câmbio não pagará o mesmo valor que você pagaria na situação inversa.

São as taxas de compra e venda. A taxa de venda é o preço cobrado pelo banco ou casa de câmbio para vender a moeda estrangeira (valor que você paga ao comprar a moeda). A taxa de compra é o preço que o banco ou a casa de câmbio paga pela moeda estrangeira que é ofertada (valor que você receberá se vender dólar).

Como encontrar a melhor cotação

cotação do dolar
Banco Central disponibiliza ranking com os valores médios oferecidos no mercado | Foto: Site oficial BC.

Entendido isso é hora de escolher onde comprar dólar para sua viagem. Como a cotação varia muito e há diversas casas de câmbio no mercado, para saber quais são as empresas que oferecem uma cotação menor, uma dica é consultar o ranking do Banco Central.

Esse ranking é divulgado mensalmente pelo Banco Central brasileiro e mostra quanto os bancos e casas de câmbio cobraram em média pela moeda no mês. Os números divulgados se referem ao valor efetivo total (VET), que inclui a taxa de câmbio, as tarifas e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O Banco Central disponibilizou também um aplicativo para celular chamado Câmbio Legal. Nele é possível encontrar casas de câmbio legalizadas próximas a você. Além disso, o aplicativo oferece uma ferramenta de conversão de moedas, utilizando a taxa de referência PTAX divulgada pelo Banco Central e a consulta do histórico de cotações de moedas.

Ele está disponível para sistemas iOS e Android e é bastante útil para quem está planejando uma viagem e quer saber onde comprar dólar barato. Além do aplicativo do Banco Central, existem vários outros aplicativos para ver a cotação de moedas disponíveis gratuitamente que ajudam a monitorar a cotação em casas de câmbio perto de você.

Outra dúvida recorrente é se há limite de dinheiro em viagem internacional. Não há um valor máximo que a pessoa possa levar em papel moeda para viagens internacionais. Mas, se o montante ultrapassar 10 mil reais, você deverá declarar a Receita Federal. Esse valor é por pessoa e, caso você esteja com outra moeda terá que fazer a conversão para checar se ultrapassa o limite.

Como achar casas de câmbio com a melhor cotação do dólar hoje?

Para achar casas de câmbio com a melhor cotação do dólar no dia há ferramentas conectam quem quer comprar ou vender moedas internacionais com as casas de câmbio. Uma delas é a Melhor Câmbio, uma startup que oferece alguns serviços exclusivos para seus usuários.

Um desses serviços é conversor Dólar-Hoje, uma ferramenta que permite encontrar a menor cotação do dólar em mais de 480 casas de câmbio espalhadas em – até agora – 128 cidades do Brasil. São três recursos que ajudam os usuários com informações essenciais para planejarem a compra do dólar turismo, gastando menos.

O mais importante recurso da ferramenta é o conversor de câmbio turismo que mostra não apenas a cotação comercial de uma moeda, mas o real valor que será pago pela moeda em uma casa de câmbio. Isso é fundamental para não se confundir com o valor que será pago na ponta do lápis!

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

Onde comprar dólar no Brasil?

comprar dólar online
Recomendo a compra de dólar online pela Confidence Câmbio | Foto: Site oficial Confidence Câmbio.

As opções são muitas, desde oferecida pelos banco que você é correntista a casas de Câmbio presenciais e online, e como não somos especialistas no assunto, sempre ficamos confusos e inseguros na hora de tomar uma decisão de como comprar dólar e como levar o dinheiro para a viagem.

Uma lição que aprendi com as minhas viagens é que com dinheiro a gente não brinca. Então, na hora de comprar dólar ou qualquer outra moeda estrangeira, é necessário ter confiança na empresa escolhida para não ter nenhum problema e correr o risco de estragar a viagem.

Com anos de experiência em viagens internacionais, hoje tenho minhas preferências e peguei confiança comprando online. Sim, acompanhando as cotações, recebendo notificações quando a moeda que escolhi baixou de preço e o melhor, tudo isso sem precisar me deslocar para lugar nenhum.

O site que faço minhas compras de moeda estrangeira é o Confidence Câmbio, que aliás acabou se tornando um parceiro deste blog – e oferece benefícios para os leitores: é só colocar o código queroviajarmais para ter descontos. Com o tempo e depois de passar muita raiva com outras empresas, fui percebendo onde que os preços eram sempre os melhores.

Mas, não apenas os preços, percebi que nessas empresas eu sempre ficava muito satisfeito com o atendimento e o serviço prestado. Por isso viraram parceiras do blog! Outra facilidade que me ganhou, é a possibilidade de comprar dólar e euro online e ter o papel moeda ou o cartão entregue na minha casa, sem eu precisar sair.

Onde é mais barato comprar dólar: banco ou casa de câmbio?

Essa é uma dúvida recorrente e que não tem resposta certa ou errada, pois dependerá de vários fatores. A primeira informação que é necessário saber, é que ao ligar solicitando a cotação em um banco ou casa de câmbio, o valor informado quase sempre será menor no banco.

Isto porque no valor de venda do dólar turismo nas casas de câmbio, já estão embutidas todas as taxas referentes a compra. Por sua vez, o banco não embute essas taxas no valor da cotação, mas isso não significa que elas não existem e não serão cobradas, apenas que a taxa é cobrada de forma separada.

Isso acontece porque as tarifas são calculadas de acordo com a sua relação com o banco. Por exemplo, se você é correntista ou não, qual o tipo de sua conta, etc. Para clientes do banco, principalmente aqueles especiais, é possível negociar boas condições de compra, com redução das taxas.

Além disso, se você estiver negociando a compra de um grande montante, certamente as taxas serão mais flexíveis. Basta pechinchar! Há um macete importante para descobrir o que vale mais a pena no seu caso. Basta dividir a taxa cobrada pelo banco, pela diferença das duas cotações. O resultado final será o valor mínimo que compensa comprar no banco.

Por exemplo, se a taxa do banco for 30 reais e a cotação estiver a 3,40 reais na casa de câmbio e 3,30 reais no banco (a diferença entre eles é 0,10 real). Em seguida, você deve dividir o valor que você tem para gastar, por exemplo 150 reais, por 0,10 real.

O resultado é 1500. Isso significa que para compras inferiores a esse valor vale a pena comprar na casa de câmbio. Já para quem deseja comprar um valor superior, o mais vantajoso seria comprar no banco. Desta forma, na hora da escolha não tem como fugir. O jeito é pesquisar e fazer as contas direitinho, para tomar a decisão correta e economizar.

CLIQUE AQUI para comprar online moeda estrangeira »

Comprar papel moeda ou cartão pré-pago viagens?

compra e venda de dólar
Cartões pré-pagos tem vantagens e desvantagens a se analisar | Foto: Site oficial Visa.

Sempre questionamos também se vale mais a pena levar dinheiro (papel moeda) ou adquirir um cartão pré-pago para viajar, como o Visa Travel Money, por exemplo. Mais uma vez isso dependerá do seu destino, tempo de viagem, orçamento, entre outros fatores.

Para comprar dólar ou outra moeda estrangeira em papel moeda, você paga um IOF de 0,38%. Levar papel moeda tem como vantagem o imposto mais baixo e a possibilidade de ter um maior controle financeiro, pois você sabe com clareza qual o seu orçamento e percebe melhor como o dinheiro está sendo gasto.

Entretanto, não é muito seguro você andar com grandes quantias de dinheiro durante sua viagem, pois corre risco de perder, sofrer assaltos, etc. E com isso ter uma enorme dor de cabeça durante a viagem, além de um grande prejuízo.

Por sua vez, para comprar o cartão pré-pago de viagens você paga um IOF de 5,38%, e de um modo geral não é cobrada uma taxa de aquisição (mas isso vai depender do emissor). Esse tipo de cartão é amplamente aceito em estabelecimentos comerciais, já que os mais comuns são das bandeiras Visa ou Master.

É possível ainda fazer saques em caixas eletrônicos de redes conveniadas com esse tipo de cartão, mas para esse serviço é cobrada uma taxa por cada operação, que vai variar de acordo com o banco e caixa eletrônico. Por causa dos impostos, esse tipo de cartão sai bem mais caro do comprar o papel moeda.

Mas, por outro lado, esta forma de levar dinheiro para o exterior é mais segura, pois não é necessário andar com grandes quantias em espécie, e em caso de perda ou roubo é possível bloquear o cartão. Além disso, caso seja necessário, há a opção de fazer recarga pela internet ou telefone.

O ideal é mesclar entre as duas alternativas, ter um pouco de dinheiro em espécie e o restante em cartões. Ter um cartão de crédito internacional também é importante e pode ser bem útil para algumas compras.

Para quais destinos devo comprar dólar?

Além dos Estados Unidos, 7 países tem o dólar americano como moeda.

Não é porque os Estados Unidos são uma das maiores potencias mundiais em várias áreas e o inglês um idioma globalizado (mesmo com origem na Inglaterra) que o dólar americano é aceito em todo o canto do mundo. Embora haja muitas opções de onde gastar suas notas de dólar.

Por isso, antes de fazer o câmbio e comprar tudo em dólar pesquise qual a moeda local e se o dólar é utilizado no destino. Além dos Estados Unidos, é claro, 7 países tem o dólar americano como moeda principal. Pode acreditar, a moeda do Equador, assim como de El Salvador, Micronésia, Ilhas Marshall, Palau, Timor-Leste, Zimbábue são o dólar americano.

Uma curiosidade em relação ao Equador é que as moedas de dólar são produzidas apenas para uso no país, contendo inclusive desenhos temáticos na cara. Sendo assim, se você voltar da trip ao Equador com moeda terá que guardar de lembrança ou para usar na próxima viagem ao país, já as notas em qualquer destino que aceite dólar americano.

Alguns desses locais ainda dividem o dólar americano e a moeda local como oficiais, mas a moeda dos Estados Unidos tem muito mais força, sobretudo no setor do turismo. No Panamá, por exemplo, as duas moedas são o dólar americano e o balboa, sendo que a primeira você só encontrará em moedas.

E há ainda outros exemplos de economias altamente dolarizadas, como a da Argentina. A moeda oficial do nosso vizinho é o peso argentino e eles inclusive, em alguns locais bem turísticos aceitam real, mas é muito fácil gastar em dólar no país. Geralmente os preços estão em peso e dólar. Assim como no Camboja, que a moeda oficial quase não circula, apenas o dólar americano.

Sendo assim, pesquise sobre a economia do destino que irá conhecer, quais as moedas que aceitam, se elas podem ser utilizadas em outros países ou são exclusivas. Assim, na hora de comprar o dólar ou qualquer moeda estrangeira você terá certeza do que precisa.

Dicas comprar dólar e moeda estrangeira

Espero neste artigo ter conseguido tirar suas dúvidas sobre cotação, diferenças de câmbio comercial e turismo, além de “desvendar os mistérios” das compras de moeda online… Pois é, ainda há muitas pessoas com medo de compras online, sobretudo de moeda, por isso é preciso conhecer os locais sérios e seguros.

Comprar dólar online, ou qualquer outra moeda, me poupa tempo e é muito mais seguro, pois não é preciso andar com grande quantia de dinheiro na rua. Por esses motivos, ao me perguntarem como levar dinheiro para viagens e onde comprar dólar, eu sempre indico a Confidence Câmbio.

Como não há uma resposta certa de qual é a melhor forma de levar dinheiro para viagem e de onde comprar dólar te mostrei opções para analisar, como banco versus casa de câmbio, cartões ou dinheiro em espécie. Isso vai variar de caso a caso, mas coloque sempre na balança a praticidade, segurança e preço.

E seja qual for a sua escolha, opte sempre por fazer a compra em empresas de confiança. Não deixe que imprevistos atrapalhem sua viagem!

Ainda tem dúvidas sobre onde vale a pena comprar dólar e como levar dinheiro com segurança na viagem? Deixe um comentário abaixo!!!

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Edneia
    Parabens Guilherme, muito bom seu artigo , é de pessoas como vc que todos precisam
  2. JESSIKA MAYARA LISBOA
    Olá guilherme. Estou indo como au pair. E tenho muitas duvidas. De como levar dinheiro pra esses primeiros dias, se vale a pena levar em espécie, ou qual cartão eu uso. e também chegando la vou fazer conta em banco, mas e se eu quier ter outro cartão, qual eu devo usar? Se alguém quiser colocar dinheiro pra mim aqui no Brasil, e eu usar lá, qual melhor solução? Existem outros cartões além do travel money? Como eu recarrego os cartões pre pagos lá fora? Meu cartão aqui no brasil é débito somente e não é internacional. Compensa fazer ele crédito e internacional? Tenho muuuuuitas dúvidas sobre isso.
  3. Guilherme Tetamanti
    Oi Jessika, Tenho um post sobre como usar dinheiro no exterior. Acho essencial ter um cartão de crédito internacional, mesmo que não pretenda usar! Abraços
  4. Rogério Cardoso
    Boas dicas. Só uma correção. O IOF cobrado nas transações de compra de moeda em espécie sofreu um aumento tem alguns meses. Agora a taxa é de 1,1%, e não mais 0,38%.
  5. Guilherme Tetamanti
    Legal Rogério, obrigado pela colaboração. Abraços
Quero Viajar Mais