Continente Europeu: mapa, clima, economia e cultura

por Gabriella Mognon

Continente Europeu: mapa, clima, economia e cultura

O continente europeu, apesar de ser o segundo menor em tamanho, foi considerado o mais importante para o desenvolvimento da humanidade durante muitos anos. Riquíssimo em cultura, história e belas paisagens, esse é um destino muito procurado por turistas, devido à diversidade cultural, que o torna um lugar tão interessante para conhecer.

Além de um continente muito variado no que diz respeito à oferta de atrações turísticas, os seus idiomas, gastronomia e climas divergem bastante. Isso torna difícil falar sobre uma identidade europeia, pois, são muitos povos e modos de vida em um mesmo território, o que faz dele tão particular. Mas o que posso adiantar é que a Europa é fascinante e você conhecerá mais sobre ele agora.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na Europa

Seguro viagem Europa »

 

Mapa do continente europeu

O mapa da Europa pode ser dividido de diversas formas, por fronteiras geográficas, políticas ou históricas. A divisão mais conhecida é entre a Europa Ocidental e Oriental. Mas de forma geral, posso falar em 4 regiões do continente: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Oriental e Europa Mediterrânea.

Agende => Melhores passeios guiados na Europa

 

Continente europeu: clima

Continente europeu
É possível encontrar 5 tipos de clima no continente europeu.

A maior parte do continente europeu se encontra na zona temperada, porém, isso não significa que possua muita similaridade climática entre as regiões, já que devido à extensão latitudinal e cadeias montanhosas apresenta uma grande variação no seu clima.

Dependendo do país ou região, você encontrará temperaturas em torno a zero graus durante quase todo o ano, mas por outro lado, encontrará também o clima mediterrâneo considerado um dos mais confortáveis do mundo.

Apesar desse ser o clima mais desejado pelos turistas é o mais raro da Europa, já que apenas as áreas banhadas pelo mar possuem as tão procuradas temperaturas. São regiões com invernos pouco rigorosos e calor na maioria dos meses do ano. No total, é possível encontrar 5 tipos de clima no continente: o mediterrâneo, de montanha, temperado úmido, continental e subártico.

O clima mediterrâneo é típico da costa Espanha, França, Turquia, Croácia, Itália, Grécia, Montenegro e Albânia. É caracterizado pelo inverno mais curto e ameno que os demais, de pouca chuva durante a primavera e outono, podendo inclusive ter períodos de seca. E por falar em mediterrâneo, saiba onde aproveitar o verão na Itália.

O clima de montanha é particular das zonas mais montanhosas da Europa centro meridional. As suas principais características são os invernos rigorosos com neve e verões não tão quentes. É um clima mais raro também, localizado em pontos bastante específicos do mapa.

Dúvida => Quanto custa usar internet na Europa

 

Mais sobre o clima da Europa

Localização do continente europeu
Clima mediterrâneo é típico da Grécia.

O clima temperado úmido, por sua vez, é encontrado principalmente na Irlanda e Grã-Bretanha e na costa de outros países, como França, Portugal e Espanha. Como o próprio nome diz, é um clima bastante úmido devido às chuvas abundantes e temperaturas que dificilmente vão abaixo de zero.

O clima continental é mais frio que os anteriores, com longos invernos de neve e curtos verões. Ele diferencia-se entre continental frio mais ao norte, presente na Finlândia, Suécia e parte da comunidade dos países independentes e o continental fresco, presente na Áustria, Bélgica, Germânia, países baixos e Suíça, sendo mais ameno que o anterior.

Já o clima subártico é o mais frio da Europa, está presente nos países mais ao norte, Noruega e Islândia. O clima é caracterizado pela grande quantidade de dias de neve e temperaturas abaixo de zero. Saiba mais sobre a Europa no inverno.

Sugestões de => Lugares na Europa

 

Continente europeu: população

Continente europeu mapa
Cerca de 10% da população mundial encontra-se no continente europeu.

Em relação à quantidade de pessoas no território, cerca de 10% da população mundial encontra-se no continente europeu, pois, a maior parte está concentrada na África e Ásia. A Europa, é o terceiro continente mais denso dentre os 6 mundiais, ou seja, o terceiro com a maior quantidade e pessoas por km.

Ainda que seja dos mais densos, já há alguns anos, a Europa apresenta uma taxa de natalidade negativa, isso significa uma queda na quantidade de habitantes no continente a cada ano.

Claro, que a população europeia não é formada apenas por europeus de origem. Devido aos conflitos e más condições de vida dos países vizinhos, a Europa recebe muitos imigrantes, mas esse fator não é o bastante para que o continente continue com uma taxa de crescimento populacional positiva.

Mas, não se engane, a baixa quantidade de nascimentos em comparação com a quantia de pessoas que morrem anualmente não significa que a Europa tenha poucos habitantes, afinal ainda são mais de 700.000 pessoas. Em relação à Ásia e África, a proporção de pessoas por km é muito menor, já que somente o continente africano possui quase o dobro.

Tecnologia => Aplicativos úteis de viagem para Europa

 

Mais sobre a população da Europa

Continente europeu população
A partir de um momento, a população ativa será menor que a inativa.

Diversos fatores devem ser considerados quando pensamos em quantas pessoas vivem em uma região, como o clima, o desenvolvimento, imigração e migração, possíveis guerras e conflitos… Hoje, os principais fatores da quantidade populacional europeia estar em queda, mesmo recebendo muitos estrangeiros, são as mudanças culturais que levaram a uma queda na taxa de nascimentos.

Por ser um continente bastante desenvolvido, alguns fatores, como entrada da mulher no mercado de trabalho, alto nível de escolaridade, casamentos após estabilização da vida profissional e alto custo dos filhos, levam a taxa média de filhos por mulher hoje ser de 1,55.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Segundo a ONU, o crescimento populacional europeu já não é o bastante para substituir a população existente e estima-se que até 2050 haverá um decréscimo de 15% na moradores de vários países. Desde 2015, notou-se essa queda no crescimento do povo europeu, sendo assim, a tendência é que cada vez a população europeia se torne um pouco menor.

Mudanças na quantidade de pessoas presentes em uma região gera sempre um problema. Pois, a partir de um momento, a população ativa, aquela que trabalha, é menor que a inativa e isso causa um déficit para o Estado que precisa ter meios para produzir e sustentar as pessoas idosas, crianças e inaptos ao trabalho.

A vantagem dessa situação é que alguns lugares como Luxemburgo e Alemanha tornam-se mais abertos para receber estrangeiros e pessoas em idade de trabalho para morar e trabalhar nos seus países.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa

 

Continente europeu: economia

Economia do continente europeu
O euro é uma das moedas mais valorizadas do mundo.

A Europa foi um continente muito importante para a evolução da humanidade, já que a Grécia foi o berço do desenvolvimento da sociedade ocidental como conhecemos hoje. Isso o deixou em vantagem em relação a outros continentes por muitos anos como o maior centro econômico do planeta.

Muitos historiadores defendem as condições climáticas e posição geográfica como facilitadores de tal condição econômica. As suas diversas baías foram fundamentais para as navegações e, posteriormente, as construções das ferrovias também alavancaram muito a economia europeia.

Depois das duas guerras mundiais, o cenário mudou um pouco, dando a posição aos Estados Unidos e Japão. No século XX, muitos países europeus apresentaram uma recuperação econômica fazendo com que a Europa voltasse a uma posição de destaque na economia mundial.

Hoje, existe uma diferença entre a parte ocidental, que é mais ativa comercialmente que a parte oriental. Mas, em geral, segundo o site das nações unidas, a Europa em 2017 obteve o PIB de 15.300 mil milhões de euros. Não temos dúvidas que o euro, usado pela maioria dos países da Europa, todos os pertencentes à União Europeia, é uma das moedas mais valorizadas do mundo. E, por falar nisso, saiba como fazer comprar euro online.

Segundo a própria EU, a maior parte do comércio da Europa é feito internamente, mantendo uma boa quantidade do dinheiro dentro do próprio território, ajudando na concentração de riqueza.

Mas não podemos deixar de dizer que, apesar do contexto geral ser favorável, o cenário é diferente em cada país, que possui as suas próprias leis, comércios e economia.

Economia => Tax Free na Europa

 

Continente europeu: cultura

Continente europeu cultura
Países da Europa Ocidental possuem culturas muito próximas a do Ocidente.

A Europa é um continente rico em cultura, são 50 países ao todo. A maior divisão entre eles é entre a parte ocidental e a parte oriental, antigamente conhecida como leste europeu. Geograficamente existem 6 regiões na Europa, mas, em questão de divisão sociocultural, são consideradas as duas metades citadas acima, ainda que existam muitas pessoas contrárias a essa forma de visualizar o continente.

Essa divisão entre o lado ocidental e oriental foi ressaltada após a separação ideológica do continente, entre os que eram capitalistas e os socialista, durante a segunda metade do século XX. Por esse motivo, a diferença entre alguns dos países europeus é gritante, seja politicamente, economicamente e culturalmente, mesmo após o fim da separação política.

Um exemplo de enorme disparidade cultural são países como Rússia, Ucrânia e Bulgária que usam o alfabeto cirílico, bastante diverso daquele usado por grande parte dos países europeus e pelos brasileiros.

Já os países considerados representantes da Europa Ocidental possuem culturas muito próximas a que vivemos no Ocidente. Para além dessa divisão, de cunho mais histórico que cabível hoje em dia, cada país apresenta a sua identidade e cultura particular, por isso, é difícil falar sobre uma cultura integrada na Europa.

 

Mais sobre a cultura da Europa

Continente europeu arquitetura
Outro aspecto muito diverso no território europeu também é sua arquitetura.

A respeito da culinária também existe uma diversidade muito grande em cada lugar, sendo a parte oriental um pouco menos variada, principalmente na quantidade de frutas e vegetais, diferente de boa parte da Europa Ocidental.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Em relação à cultura musical, alguns países como Rússia, Armênia e Romênia, possuem uma cultura pop forte e bandas que fazem sucesso por todo o mundo. Um exemplo delas é a banda t.A.Tu., que fez muito sucesso nos anos 90.

Outro aspecto muito diverso no território europeu também é sua arquitetura, se compararmos os principais pontos turísticos, por exemplo de Portugal, França, Itália, Noruega, Grécia, Rússia e Albânia, veremos como são diferentes, mas ao mesmo tempo particularmente belos.

Já o ponto em comum entre parte dos países é a presença do cristianismo em suas histórias, o que levou a construção um ideário em parte semelhante entre alguns países.

Sendo um cenário tão rico culturalmente, a União Europeia valoriza essas diferenças existentes no seu território ofertando uma série de programas de incentivo e financiamento à cultura. Dessa forma ajuda o desenvolvimento dos países membros trabalhando também o sentimento de pertencimento e integridade no território apesar de todas as particularidades de cada região.

Descubra​ => Roteiro de viagem pela Europa

 

Continente europeu: turismo

Como se deslocar no continente europeu
As suas linhas de trem ligam vários lugares e países.

A Europa é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, ainda mais aqueles que desejam conhecer vários países em um curto espaço de tempo. No verão, talvez seja um dos continentes que mais recebe viajantes do mundo todo.

Um dos motivos é que o continente apresenta uma enorme facilidade no deslocamento interno. As linhas de trem na Europa ligam vários lugares e existe uma grande oferta de passagens aéreas low cost (de baixo custo) para dentro do território, o que torna o local ideal para quem deseja fazer um mochilão. Por falar nisso, confira como é usar voos low cost na Europa.

Mas a maior parte do turismo concentra-se na Espanha, França, Reino Unido e Itália. O setor turístico representa parte importante da economia europeia, inclusive gerando diversos empregos. Ainda que o valor do euro esteja bastante salgado ultimamente, a entrada de turistas no continente não parece ter diminuído, pelo contrário, após o fim da crise de 2008 teve um crescimento impressionante e continua a crescer.

Segundo o Jornal de Negócios, uma rede de notícias de Portugal, o país com maior crescimento no turismo foi San Marino, seguido da cidade de Lisboa, em Portugal.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na Europa

 

Como aproveitar o continente europeu

A riqueza do continente europeu faz com que ele seja um destino incrível de viagem. É possível ter experiências das mais diversas, seja através da gastronomia, paisagens naturais, museus repletos de artefatos de várias épocas e partes do mundo, arquitetura e castelos surpreendentes e estilos de vida que com certeza vão agregar uma das experiências mais inesquecíveis da sua vida.

E, para finalizar, confira um vídeo feito pelo site oficial de turismo da Europa sobre as cidades da Europa Central:

Pretende conhecer o continente europeu? Qual país você quer visitar? Conte o seu roteiro nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Gabriella Mognon

ESCRITO POR

Gabriella Mognon

26 anos, italo-brasileira, cientista social e apaixonada por animais. Como boa sagitariana que é, ama viajar, escrever e aprender mais sobre o mundo por cada lugar que passa. Vive há um ano na Itália e é apaixonada pela gastronomia e estilo de vida italiano.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *