Início / Europa / Europa no inverno: dicas para organizar sua viagem

Europa no inverno: dicas para organizar sua viagem

Muitas pessoas gostam de fazer sua viagem para Europa no inverno. Isso porque, além de fugir das altas temperaturas brasileiras, é uma grande oportunidade de conhecer a neve e vivenciar um inverno, de fato, rigoroso e bem diferente do frio que estamos acostumados no Brasil.

Viajar para Europa no frio é, realmente, uma experiência incrível. Mesmo para quem já conhece a Europa,  é bacana ver paisagens tão diferentes. Para quem não conhece, saiba que eles ficam lindos no inverno!

Mas, antes de embarcar, é preciso se preparar. Esse tipo de viagem exige, sobretudo, roupas e calçados específicos para a neve e baixas temperaturas na mala. Além disso, é preciso conhecer melhor como é o inverno dos diferentes destinos europeus (sim, eles são diferentes em cada país) e entender as temperaturas. Para te ajudar, separei algumas dicas para planejar uma viagem para Europa no inverno.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis para se hospedar na Europa

Quanto custa o seguro viagem para Europa?

 

Planeje sua viagem para Europa no inverno

Dicas de viagem para Europa no inverno
Inverno em Frankfurt, na Alemanha.

Para preparar uma viagem de inverno para Europa o primeiro ponto é definir o roteiro. Mas, não apenas os locais que você quer conhecer e os pontos turísticos. Ao definir quais são os destinos que você pretende conhecer, é preciso checar as temperaturas que vai encontrar em cada um deles, se chove ou venta muita (isso é essencial na hora de fazer a bagagem) e se os passeios que pretende estarão funcionando naquele período.

Cada país apresenta uma peculiaridade do seu inverno, com passeios e atrações específicas, e pode ter temperaturas bem diferentes. Então, é essencial conhecer cada destino para entender suas necessidades na hora de planejar a viagem.

Dica => Como guardar roupas de viagem de inverno sem mofar

 

Países para visitar no inverno da Europa

Como organizar viagem para Europa no inverno
Paris no inverno.

Para quem deseja saber o que é frio de verdade, os destinos ideais são os países nórdicos, que estão entre os mais frios do planeta. Então, se você quer de fato conhecer um inverno rigoroso, embarque para a Dinamarca, a Finlândia, a Islândia, a Noruega e para a Suécia. Você encontrará temperaturas baixíssimas e uma paisagem bem distinta da que está acostumado a ver em lugares menos frios.

Os países do leste europeu como Romênia, Ucrânia e República Tcheca também tem frio bem intenso e sua paisagem completamente modificada pela neve.

Uma rota bem interessante para se fazer no inverno europeu é Suíça, Alemanha e Áustria.

A Suíça é um dos destinos europeus mais procurados nessa época por causa das várias estações de ski que abriga, como as localizadas em Zermatt (com uma pista de 25 quilômetros de extensão), Interlaken ou mesmo St. Moritz com suas piscinas de águas termais nos pés dos alpes. Além disso, a paisagem dos Alpes durante o inverno é impressionante e compensa a viagem.

A Alemanha também é muito visitada nesta época do ano, pois a neve sempre marca presença, possibilitando a prática de vários esportes. A Áustria fica ainda mais charmosa nos dias frios e vale a pena explorar o país durante o inverno.

Além disso, destinos clássicos como Itália e França também são ótimas opções para aproveitar o inverno europeu. É muito interessante ver a paisagem modificada e pontos turísticos clássicos como a Torre Eiffel, em Paris, e os castelos italianos de Trentino-Alto Ádige, cobertos de neve.

Imperdível => Melhores cidades para explorar a neve na Suíça

 

Vale a pena viajar para a Europa no inverno?

O que levar na mala para o inverno da Europa?
Esqui nos alpes da Itália durante o inverno.

Afinal, vale a pena viajar para Europa no inverno? Não é melhor e nem pior que durante o verão. Ela é diferente e gostar ou não de viajar nessa época é uma questão bastante pessoal. As paisagens se transformam, algumas atividades não podem ser realizadas, mas há outras que só podem ser feitas no inverno.

Uma das vantagens é poder praticar esportes de inverno, como o esqui e o snowboarding. Há vários destinos que oferecem este tipo de atividade, como Les Gets e Courchevel, na França; St. Anton, na Áustria; e Borovets, na Bulgária, entre outros.

Quem deseja viajar para Finlândia e Noruega, vai encontrar além de paisagens deslumbrantes, um dos fenômenos da natureza mais bonitos e que só acontece no inverno: a aurora boreal.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

Mala de viagem para o inverno europeu
Aurora boreal pode ser vista na Finlândia e na Áustria no inverno.

Outra vantagem é que as passagens e hospedagem costumam ser mais baratas durante o inverno. Muitas pessoas desanimam de encarar o frio e esse período é considerado como baixa temporada para muitos países. Com exceção, claro, da semana entre Natal e Réveillon, que tem preços bem altos.

Por sua vez, uma das principais desvantagens é que durante o inverno os dias são mais curtos. Em alguns destinos, como nos países nórdicos, o sol quase não aparece e fica escuro a maior parte do dia. Para nós, brasileirosm isso é um fato bem estranho e difícil de acostumar. A ausência de luz natural deixa muita gente desanimado para alguns passeios.

Outra desvantagem é que o frio intenso e as grandes nevascas podem atrapalhar bastante a viagem. Em alguns casos, é necessário fechar estradas e aeroportos.

Conheça => Melhores destinos de inverno na Itália

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Opções para levar na mala de inverno

Roupas para viagem para Europa no inverno
Roupas térmicas são indispensáveis na viagem.

Uma das grandes dúvidas para quem vai fazer uma viagem para a Europa no inverno é o que levar na mala. É preciso pensar bem no que levar para não congelar durante os passeios, mas também não exagerar e pagar excesso de bagagem com roupas que não usará. Malas de inverno precisam de peças específicas.

Entre essas peças são essenciais em qualquer mala de inverno, independente do destino: calça, meias, bota, casaco, cachecol, gorro e luvas. Quem viaja no inverno para a Europa, seja homem ou mulher, precisa ter este combo que será praticamente o seu uniforme.

É importante também pensar em roupas mais leves para usar debaixo dos casacos pesados, como suéter, camisas ou vestidos. Como os  ambientes internos e transporte público, na maioria dos casos, são climatizados, então pode ser necessário tirar o casaco quando tiver em alguns locais.

Uma dica importante é não esquecer de colocar na mala meias de inverno. Não há jeans que aguente o frio rigoroso de alguns países e elas são ótimas para usar por baixo da calça.

Descubra =>  Quanto custa usar internet na Europa?

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Mais dicas de roupas para o inverno europeu

Passeio pela Europa no frio
Use meias de inverno por debaixo da calça.

Como essas roupas são pesadas e ocupam bastante espaço, é preciso selecionar bem o que levar. Na hora de escolher, a dica é levar roupas com cores neutras, pois assim é fácil de combinar entre si e variar os looks. Invista em roupas térmicas como calças, blusas e meias. Geralmente são mais fininhas e ótimas para usar debaixo de outras roupas. E ainda, ocupam menos espaço na mala.

Muita gente pergunta se vale a pena deixar para comprar roupas de inverno na Europa. Eu particularmente acho que compensa. O preço é bem mais acessível que no Brasil e você vai ter mais variedade de produtos.

Mas cuidado, não se empolgue com as compras, porque certamente você só vai usar aquelas peças em outra viagem para um destino frio. Além disso, é importante levar pelo menos uma opção de casaco mais quentinho até você conseguir comprar outras roupas.

Descubra => O que fazer em Paris no inverno?

 

Dicas para viagem para Europa no inverno

Onde viajar para Europa no inverno
Munique, na Alemanha.

Como comentei, viajar na época do frio é uma opção de cada pessoa, que deve levar em consideração seu amor ou não pela estação mais gelada do ano e sua disposição para passear quando as temperaturas estão baixas.

Por outro lado, quando falamos em viagem para a Europa no inverno é preciso levar em consideração que todos os países, mesmo aqueles com inverno que não é tão rigoroso, ficam com a paisagem bem diferente de outras estações. E muito bonitos.

Além disso, é uma grande oportunidade de ver a neve em áreas urbanas e não somente em estações de esqui. Vale ressaltar que os países europeus possuem peculiaridades nesta estação, comparando um com outro, com temperaturas, clima e paisagens bem diferentes entre si.

Em geral, digo, que vale sim conhecer a Europa no inverno e ver as cidades e pontos turísticos cobertos de neve. Mas, antes de ir, pesquise como é o inverno em cada país, o que funciona nesse período, monte seu roteiro, pegue sua touca e luva e aproveite a paisagem.

Você tem dicas de viagem para o inverno europeu? Compartilhe nos comentários!

 

Leia os últimos posts do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *