Rotas populares para alugar carro e viajar nas estradas da Europa

por Guilherme Tetamanti

Rotas populares para alugar carro e viajar nas estradas da Europa

Já pensou em fazer seu mochilão na Europa de carro? Pois é, aí está uma ótima alternativa de percorrer vários destinos com maior liberdade nas estradas e flexibilidade.

Viajando de carro é possível conhecer melhor o continente, aproveitando cada detalhe das paisagens, lugares escondidos, cidades improváveis e parar em pequenos vilarejos que estão no caminho, mas certamente não entrariam no roteiro caso você estivesse utilizando outro meio de transporte.

Obviamente existem centenas de possibilidades, mas algumas rotas são mais conhecidas pela beleza das estradas, dando mais importância para o caminho em si, do que para o destino final.

Fazer uma viagem como esta, é ter a chance de imergir na cultura local, explorar o desconhecido, mas sempre com tranquilidade e segurança. Separei algumas ideias de roteiro de carro na Europa, rotas populares, para te inspirar no planejamento de sua próxima viagem!

Planeje sua viagem => Seguro viagem para Europa

Quanto custa usar internet na Europa »

 

Aluguel de carro na Europa

estradas na Europa

Para quem deseja alugar um carro na Europa, a dica é fazer isto com antecedência e ainda do Brasil. Assim, você garante as melhores tarifas e não corre o risco de ficar sem o modelo que deseja. É necessário ter no mínimo 21 anos e carteira internacional de habilitação, mas essa regra varia de acordo com o país. Além disso, dificilmente te pedirão isto, falo por experiência própria.

No momento da retirada do veículo é necessário apresentar o passaporte. Caso seu roteiro inclua mais de um país, fique atento antes de fechar com a locadora de veículos, pois algumas vezes há restrição de países. Isso pode ser um baita problema caso precise acionar o seguro. Falando nisso, não deixe de ler o artigo sobre seguro para carro alugado em viagens.

A qualidade das estradas varia de acordo com cada país, mas de uma forma geral elas são ótimas. Você não encontrará rodovias com buracos, sem acostamento ou má sinalização, por exemplo. Já viajei muito de carro na Europa, rodando mais de 10 países e nunca tive problemas.

Não há um padrão para o limite de velocidade, mas sempre há sinalização. Muita gente sonha em conhecer as estradas de alta velocidade na Europa, conhecidas como autobahn. Elas ficam na Alemanha e são famosas pela qualidade e por não terem limite de velocidade. Apesar de legalmente alguns trechos não terem limites, na maior parte das rodovias há sim limites estabelecidos. Existem restrições sobretudo nos perímetros urbanos e a fiscalização é rigorosa. Então, se for pegar uma autobahn, fique atento a sinalização para não receber uma multa!

Saiba mais => 10 dicas para acertar na hora de alugar carros para viajar

 

Ideias de roteiro de carro na Europa

Escolher quais são as as melhores estradas da Europa é tarefa praticamente impossível, afinal trata-se de um continente grande e diverso, com serviços realmente de primeiro mundo. Contudo, o que é sim possível garantir é que não faltam estradas incríveis para viajar de carro na Europa. Então, pegue um mapa e comece a planejar sua road trip!

 

Viajar de carro pela Itália

Viajar de carro nas estradas da Itália
Apia antica, a mais antiga estrada de Roma.

Um dos países mais interessantes para fazer um roteiro de carro é a Itália. É possível pensar em inúmeros trajetos, e isso dependerá do seu gosto pessoal. Um dos roteiros mais comuns, que se pode fazer em cerca de 15 dias, é o trajeto Milão, Verona, Veneza, Bologna, Florença, Pisa e Roma, visitando algumas das cidades mais famosas do país. Subindo mais ao norte, algumas cidadezinhas como Bressanone, valem infinitamente a visita!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Estradas mais bonitas da Europa
Estradinha na região de Bressanone.

A Ilha da Sardenha, com sua natureza exuberante; Costa Amalfitana, com suas maravilhas que se concentram na Rodovia Estadual Panorâmica 163; e Cinque Terre, com suas casinhas coloridas empoleiradas nos penhascos, são outros lugares imperdíveis para viajar de carro na Europa.

 

Ilhas Gregas

Roteiro de carro nas estradas da Europa
Ferry boat no porto de Zakynthos.

A Grécia é incrível, literalmente, por natureza. Agora imagine alugar um carro e sair pulando de ilha em ilha através de um vasto sistema de ferry boats? São mais de 6 mil ilhas, apenas 227 habitadas e várias delas conectadas entre si.

Estradas incríveis para viajar de carro na europa
Roteiro de carro em Cefalônia.

O roteiro mais comum, é pegar o carro ainda em Atenas e embarcar direto para as Ilhas Cíclades, onde estão as famosas Mykonos, Santorini e Ios. Outra possibilidade cada vez mais popular é explorar de carro as Ilhas Jônicas, arquipélago no extremo oeste da Grécia composto por Zakynthos, Cefalônia e outras 5 ilhas paradisíacas.

 

França e Suiça

Aluguel de carros na Europa

Mais um roteiro muito procurado é a road trip pela França e Suíça. Obviamente que é perfeitamente possível passar meses viajando de carro somente pela França. Contudo, um excelente roteiro para 2 semanas é sair de Paris, passando pela rota do champagne, até chegar na costa do Mar Mediterrâneo, para explorar cidades como Nice, Marseille e toda a região conhecida como Costa Azul, ou Riviera Francesa.

Alugar carro na Europa
A encantadora Annecy.

No caminho, caso queira conhecer os Alpes da França e cidadezinhas como Annecy, uma ideia é estender a viagem para a Suiça e se encantar com as belezas de Interlaken, entre os lagos Thun e Brienz.

 

Países do leste europeu

Rotas populares para viajar de carro na Europa
Castelo de Praga visto do alto da mini Torre Eiffel.

O leste europeu é uma das regiões mais interessantes, e baratas do continente. Percorre-lo de carro torna a viagem ainda mais enriquecedora, sendo que um dos roteiros mais clássicos é visitar a República Tcheca, se apaixonar por Praga, seguir para a Áustria, morrer de amores por Viena e terminar a viagem na bucólica Budapeste, capital da Hungria.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Portugal e Espanha

Locação de veículos na Europa
Parada estratégica para fotos em Toledo, na Espanha.

Outra possibilidade é viajar por Portugal e Espanha de carro, dobradinha quase impossível de ignorar. A maior vantagem é conhecer não só as grandes cidades, mas também os pequenos vilarejos que estão no caminho, como por exemplo Ronda, e ver de perto a influência dos mouros, arquitetura barroca, tudo isso experimentando a riquíssima culinária local e outros detalhes da cultura destes países.

 

Londres a Amsterdam

Dicas para viajar de carro na Europa
London Eye, às margens do Rio Tamisa.

Imagine sair de Londres, embarcar seu carro em um trem de alta velocidade para cruzar o Eurotúnel e seguir por algumas das estradas mais bonitas da Europa até chegar em Amsterdam? O trecho de 600 km ainda pode incluir cidades no litoral norte da França e cruzar a Bélgica, passando pela capital Bruxelas.

 

As estradas da Europa

Viajar de carro pela Europa é uma das formas mais interessantes de conhecer o continente, pois você consegue mergulhar em sua história, conhecendo cidades e vilarejos que dificilmente estariam no seu roteiro de avião ou trem. Há inúmeras possibilidades e cabe a você pegar um mapa e elaborar seu roteiro.

Também não deixe de conferir o comparativo dos melhores sites para alugar carros pela internet. Nesse artigo, falo sobre as duas principais empresas (especializadas em brasileiros) que comparam os preços entre todas as melhores locadoras ao redor do mundo.

Se ainda tiver dúvidas sobre como planejar seu roteiro de carro na Europa, ou qualquer assunto relacionado, deixe um comentário abaixo. Será sempre um prazer te ajudar a organizar sua viagem 🙂

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Celso Junior

    Boa Noite, Estou querendo sair de milão ate a grecia de carro e retorna depois para milão. milão - Croacia - Bosnia - Servia - Marcedonia e Grecia, voce sabe informar se preciso autorização de carteira de motorista internacional, se é possível atravessar esse países sem problema. agradeço Celso Junior

  2. Polly Batista

    Oi, Celson. Mesmo quando não é obrigatório, eu recomendo emitir a carteira de motorista internacional, principalmente passando por países cujo inglês não é massificado. Em uma blitz, você estará com o documento em mãos sem precisar tantas explicações e nem contar com a compreensão do agente. Acho que vale a pena. Boa sorte.

  3. Terezinha Dantas Catao

    Eu gostaria que vocês me ajudassem a fazer um roteiro de 40 dias dentro da europa com meu carro, saindo de Umbria, Tendo em vista que já conheci quase toda a Itália.

  4. Polly Batista

    Oi, Terezinha. Tudo bem? Dá uma lida nos seguintes posts: - Roteiro na Europa - Roteiro de carro em Portugal - Roteiro de carro na Bélgica - Roteiro de carro na Espanha Boa viagem!

  5. Joziane Moraes

    Olá tudo bem , estamos pensamos em sair de Madri até Paris de carro , passando por Barcelona . Achas que seria interessante fazer esse percurso de carro ? O caminho valeria a pena para fazer de carro e o custo beneficio é melhor que trem e avião ? Depois quero ir até London, mas iria de trem . Pensamos em 20 dias de viagem . Podes me dar algumas dicas do que fazer ? Muito obrigado bom dia.

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Joziane, Se forem 3-4 pessoas, vale a pena sim ir de carro. Sem contar que vocês podem ir parando em algumas cidades no caminho...já fiz isso algumas vezes, é demais! Para Londres tem o Eurotrem que passa pelo Eurotúnel, vale a experiência! Abraços

  7. Leonardo

    Olá Guilherme, boa tarde, em 2020 pretendo fazer um roteiro com 1 amigo de Barcelona até Amsterdam, porém estávamos vendo, e não compensa ir de trem ou de Avião, e sim de carro, e também para passar por Paris, Bruxelas.. O que nos indicaria? obrigado desde já! Abraços

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Leonardo, Até compensa ir de avião ou trem, se o objetivo for explorar apenas as duas cidades. Para valer a pena ir de carro, recomendo tempo suficiente para ficar pelos menos uns 3 dias em cidades maiores, como Paris e Bruxelas. Abraços

  9. Eduardo

    Fala Guilherme, muito show seu blog! Parabéns! Estou planejando em ir para a Europa agora em Outubro! E estou com o pensamento de rodar alguns países. Começaria por Amsterdam porque tenho parentes que moram lá, aí vou para Frankfurt e Munique na Alemanha, depois sigo viagem para Veneza na Itália com passagem por Roma depois, aí seguimos viagem para Espanha, em Barcelona e Madrid. Depois vamos dar uma passada em Portugal para conhecer Lisboa! E assim começar a subir e conhecer Paris na França! E então voltar para a Holanda! Uma viagem longa, mas já estamos acostumados com isso! O que tu acha que posso ter de problemas? Tranquilo passar as fronteiras?

  10. Polly Batista

    Oi, Eduardo! Tudo bem?! Que roteiro dos sonhos!!! Você vai de carro?! Se tiver tudo certo, não vejo problemas. Mas tira a Permissão para Dirigir para ficar mais tranquilo (embora a CNH do Brasil tenha validade em alguns países), é melhor evitar problemas! Dá uma lida também nos posts específicos sobre dirigir na Holanda, na Itália e Portugal. Boa sorte!!

  11. Michele Brodt

    Olá! Queria saber se é possível pegar o carro em um país e devolver em outro? No leste europeu isso seria imprescindível...

  12. Guilherme Tetamanti

    Oi Michele, Geralmente é possível sim, mas isso varia muito de acordo com as locadoras e países. Mudam as apólices de seguro, etc. O que tenho certeza, é que existe uma taxa cobrada por devolver o carro num lugar diferente de onde pegou, mas isso acontece mesmo se for dentro do mesmo país. Pesquise na Rent Cars inserindo os diferentes destinos. Abraços