Viagem de cruzeiro: tudo o que você precisa saber

por Guilherme Tetamanti

Viagem de cruzeiro: tudo o que você precisa saber

Se você está pesquisando para fazer uma viagem de cruzeiro pela primeira vez, saiba que é uma opção super divertida para levar toda a família. Também pode ser uma boa opção para viajar a dois, ou mesmo com os amigos, dependendo do destino.

Outra informação importante, é sobre os preços. Além de haver cruzeiros para todos os bolsos, na grande maioria das vezes é possível parcelar o pagamento.

As companhias mais importantes do mundo, de tempos em tempos trabalham para melhorar as rotas e atrações oferecidas em seus navios, o que faz com que os passageiros sempre tenham grande variedade de opções para suas férias.

Trago aqui todas as informações necessárias para você entender como funciona uma viagem de navio, desde a compra do pacote, curiosidades e dicas práticas para que sua experiência seja a mais agradável possível.

Aproveite => Onde comprar dólar e euro mais barato

Precisa contratar seguro viagem para cruzeiro? »

Destinos para viagem de cruzeiro

Roteiro para viagem de cruzeiro

É possível fazer viagens de cruzeiro no litoral do Brasil, mas também no exterior. Os mais populares e econômicos fazem o trajeto entre Santos e Salvador, mas para nós brasileiros também é bem comum explorar destinos da América do Sul com paradas em Buenos Aires e Montevidéu.

O sonho de consumo dos brasileiros, são cruzeiros pelo Caribe, além de cidades da Europa banhadas pelo Mar Mediterrâneo, com desembarque nos principais destinos turísticos do verão europeu.

Muita gente ainda pensa que viagens de navio são caras. Claro, existem os pacotes mais luxuosos, é possível até mesmo dar a volta ao mundo a bordo de um cruzeiro marítimo. Porém, com a grande oferta de navios atracando em portos brasileiros, os preços são cada vez mais atrativos sem prejudicar a experiência dos passageiros.

Cruzeiros no Brasil

Os principais portos para embarque de cruzeiros no Brasil são Santos, Salvador e Rio de Janeiro, visitando destinos de norte a sul do nosso litoral.

Assim, é preciso entender que, mesmo em terras tupiniquins, há uma diversidade de opções, principalmente no que se refere à duração da viagem.

Saindo de Santos, por exemplo, você pode passar quatro dias e ir até Búzios e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, para Porto Belo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina, ou ainda aproveitar oito dias a bordo do navio em uma viagem até Salvador, na Bahia.

Outras alternativas são Maceió, Fortaleza, Ilhéus, Belém e Recife, tudo dependerá da época e duração da viagem.

Cruzeiros no exterior

Ao fazer uma viagem de cruzeiro no exterior, você poderá embarcar no navio ainda Brasil, ou ir de avião até determinado destino e, a partir de lá, entrar na embarcação.

Na primeira opção, é muito comum fazer o trajeto até Montevidéu, no Uruguai, com parada também em Buenos Aires, na Argentina. Ou mesmo fazer a travessia do Oceano Atlântico até chegar no Marrocos ou algum destino na Europa.

Uma segunda opção, o embarque para cruzeiros no Caribe geralmente acontece no porto de Miami. Na Europa, são diversos os portos de embarque, com cruzeiros para as Ilhas Gregas, Ilhas Canárias, Ilhas Baleares, entre tantos outros destinos.

Cruzeiros com saída de Dubai também são bastante procurados, para visitar destinos no Oriente Médio.

Esse roteiro é sem dúvida o mais procurado por casais em lua de mel. Além do Tahiti, o cruzeiro passa pela Polinésia Francesa e Havaí;

Roteiros populares para um cruzeiro marítimo

Viagem de navio de cruzeiro

Norte da Europa

Os roteiros incluem o Mar Báltico e os fantásticos fiordes da Noruega. Ainda poderá conhecer destinos na Suécia, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e vários outros;

Tahiti

Esse roteiro é sem dúvida o mais procurado por casais em lua de mel. Além do Tahiti, o cruzeiro passa pela Polinésia Francesa e Havaí;

Caribe

Os cruzeiros pelo Caribe são um dos mais procurados do mundo. É uma ótima opção para conhecer paraísos nas Bahamas, Jamaica, Porto Rico, Antígua, e Martinica;

Patagônia e Antártida

Fazer um cruzeiro pela região sul da Argentina e Chile é a melhor maneira de realizar seu desejo de conhecer uma das regiões mais bonitas do planeta;

Ilhas Gregas

Além de conhecer as famosas ilhas de Mykonos e Santorini, este cruzeiro também inclui cidades da Itália e Turquia;

 
Procurando opção de turismo sustentável para viajar no Brasil?

A melhor alternativa é participar de expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades locais, através do turismo de base comunitária e voluntariado.

Conheça as vivências organizadas pela Vivalá, negócio social que tem a missão de ressignificar as relações das pessoas com o turismo no Brasil. Algumas vantagens de viajar com a Vivalá:

  • Ajudar a fortalecer pequenos negócios regionais;
  • Vivenciar experiências em comunidades locais;
  • Voluntáriado em comunidades ribeirinhas e indígenas;
  • Reserva flexível e viagens em feriados.
 
   

Carnaval em Salvador

Cruzeiros que partem de Santos e passam por Ilhabela e Búzios com 1 noite para curtir o carnaval em Salvador;

Oceania

É uma opção para quem gostaria de conhecer a Austrália e Nova Zelândia com o conforto das viagens de navio;

Sudeste Asiático

Nessa viagem de navio terá a chance de conhecer países como Tailândia, Vietnã, China e Hong Kong;

Punta del Leste

Nesse roteiro irá conhecer essa fantástica cidade uruguaia e ainda Ilhabela e Buenos Aires;

Sul da África

Viagem ideal para conhecer paraísos naturais como Tanzânia, Moçambique e Madagascar.

Alimentação

Tudo sobre viajar de navio

Ao embarcar em uma viagem de cruzeiro, seja no Brasil ou algum destino internacional, não será preciso se preocupar com a alimentação, pois as grandes companhias de cruzeiro prezam demais pela qualidade e quantidade de opções.

Dentro de um cruzeiro são diversas as possibilidades e, dependendo do navio, você poderá escolher restaurantes especializados em culinária de diferentes países. O que pode variar em relação a alimentação, é o que estará incluso ou não em seu pacote, principalmente ao escolher um cruzeiro com tudo incluso.

Para a grande maioria das pessoas, os cardápios dos restaurantes agradam até mesmo o paladar mais exigente, com opções que vão desde comidas servidas no buffer, até refeições à la carte da mais alta gastronomia.

Os pacotes mais comuns incluem opções de restaurantes à la carte para o jantar, com hora e local reservados. Além de restaurantes self-service com diversas opções de saladas, frutas, pratos quentes, pizza, lanches e sobremesas.

Mesmo se você contratar um pacote, haverá a opção de fazer as refeições em restaurantes selecionados, e pagamento das contas no momento do check-out. Além disso, diversos bares ficam à disposição dos hóspedes e o consumo também dependerá do pacote contratado previamente.

O que fazer durante uma viagem de navio

Uma das características mais legais de uma viagem a bordo de um cruzeiro, é a diversidade de atrações para se fazer enquanto o navio está navegando.

Claro, ao parar em alguma praia do Nordeste, ilha do Caribe ou cidade europeia, descer do navio é quase uma obrigação. Afinal, haverá um destino incrível a ser explorado.

Dependendo do destino e época do ano, as atividades poderão ter um foco específico. Porém, sempre haverão inúmeras opções de entretenimento a bordo como aulas e atividades esportivas, piscinas, toboáguas, academia e spa, salão de jogos, cinema, shows e peças de teatro, cassinos, boates e uma série de atrações voltadas para o público infantil.

As atividades agradam a todas as idades e gostos, cabendo a você somente procurar o que mais te atrai. Como as embarcações estão ficando cada vez maiores, sugiro que você faça uma pesquisa sobre tudo o que há para fazer no navio.

Assim, você evita surpresas de última e não deixa de fazer alguma atividade que adoraria ter feito durante o cruzeiro.

   

Também é importante ficar sempre atento às comunicações do navio, seja na televisão de sua cabine, em algum panfleto ou mostradas em áreas específicas do navio. Como a  programação diária é diferente, não custa nada organizar seus dias para você não perder nem um minuto de diversão a bordo.

Acomodação

Agora que você já sabe tudo sobre os destinos, roteiros recomendados, alimentação e opções de atividades para fazer durante o cruzeiro, entenda quais serão suas opções no momento de escolher o quarto.

Afinal, o descanso também será super importante durante as férias!

Novamente, o nível da acomodação varia de acordo com cada companhia de cruzeiro, mas sempre havendo três opções:

  • Cabine interna;
  • Cabine externa sem varanda;
  • e cabine externa com varanda.

Cabine interna

É o tipo de cabine mais simples, pois fica na parte interna do navio e, logo, não possui nenhuma janela ou vista para o exterior.

Pode ser uma boa opção para quem não faz questão de ficar no quarto, aproveitando ao máximo o tempo para curtir as atividades oferecidas pelo navio.

Cabine externa sem varanda

São quartos com uma janela vedada, ou seja, não é possível abri-la para sentir a brisa do mar. Mas a luz natural entrando todas as manhãs, já ajuda a começar bem o dia.

Se você optar pela cabine externa sem varanda, poderá curtir a vista para o mar 😉

Cabine externa com varanda

Por último, existe a opção de cabine externa com varanda, a melhor opção de quarto para uma viagem de cruzeiro.

De fato, esta é a melhor das alternativas, uma vez ser possível abrir a porta da varanda e admirar a paisagem, com o vento batendo em seu rosto. Ou mesmo tomar um café esperando o próximo destino chegar.

Apesar de ser a opção mais cara, vale a pena o investimento para que sua experiência seja ainda mais marcante. Por isso, é sempre importante ficar atento nas promoções de cruzeiros, comprando com antecedência para garantir os melhores preços.

E aí, ainda tem dúvidas sobre viagens dentro de um navio de cruzeiro? Deixe um comentário abaixo 😉

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *