Aluguel de carro na Itália: alugar esportivo, de luxo ou popular

Aluguel de carro na Itália: alugar esportivo, de luxo ou popular

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Uma dúvida muito recorrente dos viajantes é se vale a pena investir em um aluguel de carro na Itália, já que Europa tem fama de ser um continente em que as pessoas andam mais de bicicleta e trem. Isso acontece, principalmente, devido à estrutura das cidades, que oferecem ciclofaixas, aluguel de bicicletas e transporte público de alta qualidade. Apesar disso, os italianos utilizam (e muito!) o carro para se locomover.

Por isso, neste artigo, você verá que alugar um carro na Itália pode ser uma boa ideia, principalmente depois dessas dicas. Como as principais cidades turísticas ficam distantes umas das outras, chegando a seis horas de viagem entre Roma e Milão, por exemplo, alugar um carro pode ser uma opção muito mais barata e confortável para duas ou mais pessoas.

Gostou da ideia? Separei as principais informações que você precisa saber antes de alugar um carro na Itália, seja ele uma Lamborghini, um carro para 6 pessoas da família ou um automóvel pelo preço mais barato.

Onde alugar carro na Itália

Aluguel de carros na Itália dicas

O aluguel de carro na Itália funciona basicamente como conhecemos no Brasil. Todos os aeroportos e as principais cidades possuem serviços de aluguel de carros com diversas opções de locadoras. Você ainda pode fazer a reserva online ainda no Brasil e levá-la impressa, o que facilita muito na chegada!

Parece muito simples, basta pegar o veículo no aeroporto, sair dirigindo e devolvê-lo antes de embarcar de volta para casa. Mas, na verdade, são diversos fatores a serem observados quando se visita um país no exterior e se lida com empresas de aluguel.

Se você não sabe o que está fazendo, pode facilmente acabar gastando mais dinheiro do que o previsto e estourar o orçamento da viagem.

Antes de tudo, existem muitos sites dedicados especificamente a comparar o aluguel de carro na Itália. Estes sites podem comparar tarifas de empresas confiáveis e buscar ofertas que ajudem os viajantes a economizar dinheiro, sem complicações. Pesquisar esses sites e entender tantos detalhes pode parecer desafiador, mas estou aqui para te ajudar 🙂

Melhores sites para alugar carro na Itália

Melhores sites para alugar carro na Itália

Se você está planejando uma viagem à Itália e quer saber como economizar dinheiro, precisa entender como funciona o aluguel de carros para ter certeza de que você está conseguindo o melhor negócio possível.

A primeira coisa que você deve considerar é alugar o carro através de um site comparador como Rentcars (minha favorita), Discover Cars ou Rental Cars. Eles comparam os veículos das principais locadoras, preços e demais características que estão inclusas na reserva.

Os sites de comparação de preços são uma opção ótima também para conferir ofertas de locadoras que, embora não tenham seus próprios stands em algumas cidades, são operadas por empresas parceiras.

Para economizar, uma das melhores dicas é devolver o veículo no mesmo local em que foi retirado. Como o trajeto precisará ser realizado de qualquer maneira, as locadoras costumam cobrar um valor adicional caso a devolução seja em outro destino.

Locadoras confiáveis para aluguel de carro na Itália

Todas as locadoras listadas ao fazer uma busca com a ferramenta da Rentcars passam por um filtro do próprio site, que é líder mundial em locação de veículos online. Ou seja, dificilmente você terá algum problema que não possa ser resolvido.

Contudo, é de extrema importância analisar as avaliações das locadoras e dar preferência para empresas com boa reputação. Nem sempre o serviço mais barato é a melhor escolha 😉

Melhores locadoras na Itália
Filtro para encontrar as melhores locadoras.

Basta aplicar o filtro de avaliação de clientes para encontrar ofertas somente de locadoras bem avaliadas. Eu já reservei carros ao redor do mundo de empresas com notas mais baixas, para pagar mais barato, e nunca tive problemas.

Mas o ideal é sempre confiar nas avaliações!

Rentcars no Reclame Aqui

Rentcars no Reclame Aqui

Uma das formas que avalio uma empresa que quero contratar é fazendo uma pesquisa sobre ela no Reclame Aqui, site especializado em receber críticas reais de usuários.

E a Rentcars conquistou o selo RA1000 do Reclame Aqui, que reconhece empresas com excelência no atendimento. Na prática, isso significa que ela tem uma boa reputação com que já utilizou os seus serviços e mais: soluciona e atende as queixas dos usuários.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Além isso, a Rentcars também conquistou também o título de melhor atendimento da categoria “aluguel de carros” no Trustpilot, a maior plataforma de avaliações de clientes do mundo.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Como funciona o aluguel de carro na Itália

Como funciona o aluguel de carro na Itália

É muito fácil alugar um carro na Itália, você só precisa entrar no site da Rentcars, preencher os espaços de pesquisa com a cidade ou aeroporto de destino e os dias em que precisa do carro. A ferramenta de comparação traz as opções de veículos, preços e especificações de cada um.

É possível escolher o modelo do veículo e conferir informações importantes de segurança e conforto, como airbags, número de passageiros e tipos de freios, por exemplo. Além disso, você pode escolher o filtro de menores preços, para ver quais veículos estão com valor mais baixo. É ótimo para verificar o custo-benefício do aluguel.

Isso gera uma economia de tempo incrível, pois ao invés de você acessar cada site das locadoras locais e ter que buscar os melhores preços, em um único site você já tem acesso às melhores empresas.

Quanto custa alugar um carro na Itália?

Quilometragem ilimitada

O primeiro item importante para verificar ao fazer a pesquisa é se a reserva oferece quilometragem livre ou não. Isso quer dizer que você pode viajar o quanto quiser com o carro alugado, sem pagar taxas extras, não importa a quantidade de quilômetros rodados.

Diárias de aluguel

O preço das diárias para alugar um carro na Itália variam bastante de acordo com a época do ano. Na alta temporada, entre os meses de verão na Europa, entre junho e agosto, a locação fica mais cara.

Uma maneira de conseguir alugar um carro mais barato, é aumentando o número de diárias. Geralmente, o custo por diária fica mais barato a partir de 7 dias. O valor mensal é ainda mais barato.

Devolução do veículo em outra cidade

Devolver o carro alugado em uma cidade italiana diferente, pode gerar uma “taxa de retorno”, ou seja, alguém precisará dirigir o veículo até a cidade original. Dependendo da distância entre elas, a taxa vai ficando mais cara na mesma proporção da quilometragem.

Portanto, faça várias pesquisas no site da Rentcars para saber se a locadora cobra a taxa entre os destinos escolhidos, pois nem sempre há esse custo. Ou então, organize um roteiro pela Itália para fazer a devolução do carro na mesma cidade.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Seguro

A maioria das agências oferece seguro incluído no preço de seu aluguel, mas isso normalmente cobre apenas a responsabilidade e danos ao próprio carro. Se você desejar proteção adicional contra roubo e danos, precisará adquirir uma apólice adicional, ou então usar o seguro gratuito do cartão de crédito.

Combustível

A maioria dos postos de combustível são self-service, ou seja, você mesmo abastece o seu carro. No local em que estão as bombas, também há um totem em que você faz o pagamento.

Ali você seleciona o tipo de combustível (não esqueça de pedir para a locadora ou verificar no manual qual alimenta o seu carro), o valor que deseja abastecer e a bomba em que o carro está estacionado.

Os preços dos combustíveis na Itália variam muito de acordo com a oferta de petróleo, crises globais etc. Porém, proporcionalmente quase sempre está mais barato do que no Brasil.

No momento das pesquisas, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o combustível na Itália.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Pedágio

A Itália possui autoestradas que cruzam o país. Essas vias são as melhores do território, algumas possuem até wi-fi próprio para os carros que transitam por elas.

As autoestradas são indicadas pela letra A nas placas de trânsito, seguidas pelo número de identificação de cada trajeto, como a A1 que liga cidades como Milão a Nápoles. Essas vias foram construídas e são gerenciadas pela concessionária Autostrade e possuem pedágios.

O pedágio é cobrado por trajeto. Assim que você ingressa na autoestrada passará por um pedágio e retirará um bilhete que indica o local de partida.

Ao sair da autoestrada você, obrigatoriamente, passa por outra estação de pedágio, que verificará quantos quilômetros foram rodados desde o ponto de entrada.

A maior parte desses pedágios não possui um cobrador, é tudo feito de forma eletrônica. Alguns trajetos economizam horas de viagem se feitos por uma dessas vias pagas.

O valor, no entanto, pode ser salgado dependendo do trajeto. De Padova a Florença, por exemplo, pode custar até 20 euros. Você pode fazer uma simulação do preço para cada trajeto no site oficial da concessionária, www.autostrade.it.

Serviços extras

É possível incluir serviços opcionais na locação do veículo, como aparelho de GPS. Na minha opinião, vale mais a pena utilizar o GPS sem internet baixando os mapas para usar offline.

Além disso, é essencial comprar o chip de internet na Itália.

Já a cadeirinha para bebê ou criança é item obrigatório ao viajar com os pequenos. Dependendo da quantidade de dias, vale a pena comprar a cadeirinha em alguma loja local.

Condutor adicional

Ao fazer uma road trip pela Itália é mais seguro dividir o tempo de direção. Se é o seu caso e outra pessoa também pretende dirigir o carro, é preciso incluir o condutor adicional no contrato de locação.

Na maioria dos casos entra como serviço extra, sendo cobrada uma taxa por dia de locação.

Caução

É necessário deixar um valor de garantia, que fica bloqueado no cartão de crédito ao retirar o veículo alugado. Chamado de caução ou pré-autorização, esse valor é desbloqueado logo após a devolução do carro nas mesmas condições.

Na prática não é um custo embutido no preço do aluguel e só é cobrado caso a locadora precise fazer alguma cobrança adicional.

Aluguel de carro barato na Itália

Aluguel de carro barato na Itália
Use o filtro “Menor Preço” para encontrar as melhores ofertas.

O custo varia de acordo com a quantidade de dias reservados, se a devolução for feita em outra cidade e quantidade de opcionais. Porém, o principal fator que faz você conseguir um aluguel de carro barato na Itália é a época do ano.

Para economizar e não correr o risco de perder as melhores oportunidades de locação, preferencialmente, faça sua reserva com cerca de 90 dias de antecedência caso sua viagem seja na alta temporada, que acontece entre os meses de junho e agosto, no verão europeu.

Para as estações menos concorridas, fazer a reserva com pelo menos 30 dias de antecipação já garante os melhores preços.

Conforme a imagem acima, após fazer a pesquisa na ferramenta de comparação, use o filtro “Menor Preço” para filtrar os carros mais baratos para alugar na Itália.

ATENÇÃO: algumas vezes o melhor preço é oferecido por locadoras com as piores avaliações. Ou seja, nem sempre vale a pena reservar o carro mais barato.

Alugar o carro no aeroporto ou cidade?

Geralmente é mais barato alugar carros no aeroporto das cidades italianas. Porém, em alguns casos é mais econômico retirar o veículo em outras lojas da cidade. Ao fazer a busca você você consegue limitar para aparecerem as ofertas para retirada apenas no aeroporto, ou em toda a região.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Aluguel de carros de luxo e esportivos na Itália

Aluguel de carros de luxo na Itália
O filtro de categorias permite pesquisar carros de luxo.

Se o seu desejo for alugar um carro de luxo na Itália, seja um esportivo conversível ou mesmo um carrão clássico, basta pesquisar usando o filtro das categorias Premium, Luxo e Especial.

Normalmente somente boas locadoras oferecem o aluguel de carros luxuosos e mais caros. Portanto, se o orçamento permitir, alugue sem medo porque certamente a experiência será sensacional.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Vantagens de alugar veículos online com antecedência

Dirigir na Itália é uma aventura em si, mas uma vez que você começa a pesquisar os preços e detalhes do aluguel, aparecem inúmeras dúvidas. Felizmente, há muitos recursos disponíveis online para te ajudar a classificar os detalhes e encontrar o que você precisa.

Muitas pessoas desconhecem que existem muitos custos ocultos de utilização de um veículo de aluguel na Itália. Da gasolina ao seguro, você pode acabar pagando muito mais do que o preço da locação em si.

Entretanto, se você fizer seu dever de casa e se preparar com antecedência, pode economizar algum dinheiro e não ter dor de cabeça enquanto estiver de férias.

Confira as vantagens de alugar carros através da Rentcars:

  • Comparar as locadoras e encontrar as melhores tarifas;
  • Cancelamento gratuito até 48h antes da retirada;
  • Garantia de melhor preço;
  • Pagamento em até 12x sem IOF;
  • Suporte 7 dias por semana.

Mais de 200 locadoras

A principal vantagem de utilizar a ferramenta de busca da Rentcars é comparar preços em mais de 200 locadoras em um só lugar, com o melhor atendimento e promoções exclusivas.

Cancelamento gratuito

Caso aconteça algum imprevisto você pode fazer o cancelamento gratuito do aluguel, sem burocracia diretamente pelo site. Não importa o motivo!

Melhor preço garantido

Encontrou uma tarifa menor depois de ter reservado com a Rentcars? Basta fazer a solicitação para ter o reembolso da diferença.

A Garantia de Melhor Preço Rentcars serve para assegurar que você está fazendo a reserva com o melhor preço. Saiba mais detalhes sobre como funciona a garantia de melhor preço.

Pague em reais em até 12x

O pagamento do aluguel de carro na Itália pode ser parcelado em até 12x nos cartões de crédito Visa ou Mastercard, à vista via PIX ou boleto bancário. Ainda ganhe até 10% de Cashback para a próxima reserva!

Diferente do que acontece em outras plataformas de comparação, onde o pagamento é feito em dólar ou outra moeda para reservas internacionais feitas no Brasil, reservando através do site da Rentcars você paga em reais, não paga taxa de uso do cartão internacional e ainda economiza o IOF de 6,38%.

Atendimento

Equipe especializada em atendimento ao cliente disponível 7 dias por semana por telefone, chat no site ou WhatsApp.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Tudo sobre seguro para carros alugados na Itália

Restrições

Os carros alugados na Itália não podem circular em estradas ou rodovias não pavimentadas fora das cidades (a menos que seja observado o contrário). Caso ocorra algum sinistro em tais situações, você não tem cobertura de nenhum tipo de seguro!

Seguro de carro gratuito do cartão de crédito

Você sabia que boa parte dos cartões de crédito populares oferece seguro gratuito de viagem e de aluguel de carros na Itália? Se não sabia, aproveite para conhecer um benefício que você pode usar ao seu favor.

Geralmente, eles são oferecidos para as categorias Platinum ou superior, quando o cliente aluga um carro usando o cartão de crédito.

Assim, você não precisa contratar o seguro oferecido pela locadora no balcão, ao fazer o check in para pegar o veículo, mas estará segurado para usar o carro alugado com tranquilidade.

O único detalhe é que a locadora faz o bloqueio de um valor no seu cartão, como se fosse um caução, que é liberado no final do aluguel se nada acontecer. Caso ocorra um sinistro, o seguro do cartão entra em ação.

O valor do caução varia, mas geralmente fica entre 1.000 e 2.000 dólares. Portanto, é importante viajar com um cartão de crédito com limite que cubra esses valores, além de autorização para uso no exterior.

Seguro de carro pago direto para a locadora

Melhor seguro para carro alugado no exterior

Caso você não tenha um cartão de crédito que oferece o benefício gratuito do seguro de carro alugado, recomendo você contratar o seguro adicional oferecido pela locadora, diretamente no site da Rentcars.

Após escolher o veículo, basta selecionar a opção Full Protection.

Você também pode contratar diretamente no balcão ao retirar o carro. Porém, geralmente o valor é equivalente ao preço da locação, dobrando o custo com o carro alugado.

Por isso, o ideal é mesmo contratar a cobertura completa oferecida pela Rentcars no site, pois além de valer a pena, o valor pode ser parcelado em até 12x sem a cobrança de IOF.

Tipos de seguro para aluguel de carro

Proteções do veículo – Seguro CDW e LDW

As proteções do carro alugado normalmente têm as siglas CDW (Collision Damage Waiver, ou Dispensa de Indenização por Colisão) e LDW (Loss Damage Waiver, ou Desistência de Danos por Perda) e protegem o veículo contra roubo e danos causados por acidentes.

Proteções a terceiros – Seguro ALI

A cobertura ALI (Additional Liability Insurance, ou Seguro de Responsabilidade Adicional) é referente a proteções contra terceiros. Se o segurado se envolver em um acidente e um terceiro tiver ferimentos corporais e danos materiais, o seguro cobre até o valor em contrato.

Seguro pessoal – PAI

O Seguro de Acidentes Pessoais (PAI – Personal Accident Insurance) garante aos motoristas de um carro alugado e seus passageiros despesas médicas acidentais, atendimento de emergência e morte acidental durante a viagem de aluguel, até um certo limite.

Seguro suplementar – SLI

O Seguro de Responsabilidade Suplementar (SLI – Supplemental Liability Insurance), mais comum para aluguel de carro nos Estados Unidos, protege o segurado contra ferimentos em outros motoristas e seus veículos.

A maioria dos estados americanos exige que a locadora de veículos tenha responsabilidade civil que cubra o locatário. No entanto, eles só são obrigados a ter limites mínimos estaduais que podem ser bastante baixos e insuficientes para acidentes mais graves.

Seguro de bens pessoais – PEP

O PEP (Personal Effects Insurance, ou Proteção de Bens Pessoais) cobre os pertences do locatário e passageiros em caso de perda ou dano durante o período da locação.

Ao reservar o veículo, seja no balcão ou pela internet, confira quais coberturas estão inclusas no contrato, para ter a certeza de que você tem cobertura caso algum imprevisto aconteça. Tenha o mesmo cuidado ao analisar a apólice do seguro oferecido pelas companhias de cartão de crédito.

CLIQUE AQUI para pesquisar preços de carro alugado na Rentcars »

(Pagamento em reais com desconto de IOF e parcelamento em 12x)

Requisitos para alugar um carro na Itália

Abaixo, listo os requisitos que as locadoras geralmente exigem para o aluguel de carro na Itália, mas não são uma regra. Portanto, recomendo que você sempre verifique as informações no momento da busca no site da Rentcars, pois todas as exigências estão presentes no contrato.

  • Idade Mínima => A maioria das locadoras permite o aluguel para condutores com pelo menos 21 anos de idade.
  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) => O locatário deve apresentar seu documento de habilitação original, emitido no Brasil, válido e dentro do prazo de vencimento.
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID) => Algumas locadoras e órgãos governamentais exigem a carteira de habilitação internacional, que deve ser apresentada no balcão de atendimento antes de retirar o veículo. Para maiores informações sobre sua exigência, consulte a locadora.
  • Passaporte Brasileiro => O locatário deve apresentar seu documento passaporte original e válido.
  • Cartão de Crédito Internacional => O locatário deve apresentar um cartão de crédito liberado para uso no exterior de sua titularidade, dentro do prazo de vencimento e com limite disponível para a pré-autorização do caução de garantia.
    • Recomendo você ter mais de um cartão internacional, pois acontece de serem reprovados, principalmente se forem cartões não vinculados a instituições bancárias.
    • Em caso do pagamento ser feito online e antecipado, segue obrigatória a apresentação do cartão no momento da retirada do veículo, para cobrir a pré-autorização e demais possíveis taxas.
  • Comprovante de Reserva => Ao emitir sua reserva através da Rentcars, guarde a confirmação de reserva recebida por email, pois nele estão listados todos de serviços contratados, tipo de veículo escolhido, condições de pagamento, tarifas etc.

Brasileiro pode dirigir na Itália?

Pode e desde o início de 2018 ficou mais fácil ainda para os brasileiros dirigir na Itália. No caso dos turistas, o documento válido no território italiano é a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Para retirá-la, basta ir até um Centro de Formação de Condutores (CFC) e solicitar o documento adicional.

A permissão é válida até a data de vencimento da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por isso vale dar uma conferida na data de validade e talvez renová-la antes de solicitar a PID.

Para aqueles que estão de mudança para a “Bota”, desde janeiro deste ano é possível fazer a conversão da CNH brasileira para a italiana sem precisar passar por todas as aulas e exames de condução do novo país.

Nesse caso, há prazos e regras específicas: a emissão da CNH brasileira precisa ser anterior ao pedido de residência na Itália, o brasileiro precisa residir a menos de quatro anos no país e a carteira deve ser convertida em até um ano.

Como é dirigir na Itália

Na Itália se dirige do lado direito da rua, assim como no Brasil. As cidades mais históricas possuem placas que indicam “ZTL” ou Zona de Tráfego Limitado (“zona traffico limitato”, em italiano), com horários de circulação de veículos restritos.

Já as autoestradas italianas têm, em geral, ótima conservação e o tráfego entre uma cidade e outra tem tudo para se transformar em uma ótima road trip! Há pedágios, sim, mas ao contrário do que acontece no Brasil, na Itália o “pedaggio” é cobrado de acordo com o trecho percorrido e pode ser pago em dinheiro ou cartão de crédito.

Cuidados ao alugar um carro na Itália

Entre as melhores dicas que posso fornecer para quem irá alugar um carro na Itália está evitar itens adicionais, a não ser que sejam extremamente necessários.

Por exemplo, um GPS acoplado ao carro pode custar até 20 euros a mais, enquanto você poderia simplesmente utilizar a rede de dados do seu celular.

No período de inverno é necessário ter correntes para as rodas nos trajetos com neve na pista, não esqueça de incluir o item se sua viagem será na estação mais fria do ano. Aproveite e conheça alguns dos melhores destinos de inverno na Itália.

Ainda, considere o tamanho das bagagens que precisará carregar no carro. A Itália possui veículos muito pequenos, como o Fiat Panda, e, caso opte por um deles, o bagageiro, bem como o espaço para cada viajante é muito menor.

As placas dos carros não indicam se o veículo é alugado ou não. Por isso, o cuidado ao trafegar deve ser redobrado, afinal os condutores a sua volta não sabem que você não está acostumado a dirigir no país.

Ao informar seu endereço, passe os dados do Brasil a menos que esteja residindo na Itália permanentemente. Caso você leve alguma multa, a notificação será enviada para o endereço informado à locadora. Não receber a multa e não pagar pode gerar sérias complicações, como bloquear seu passaporte ou impedir seu retorno à Itália.

As estradas da Itália são boas?

Alugar carros baratos na Itália

Conforme indiquei anteriormente, as autoestradas são as melhores vias do país, bem sinalizadas e novas. Além delas há estradas secundárias, algo próximo das estradas estaduais que temos no Brasil.

Algumas dessas vias fazem o trajeto ladeando a autoestrada, para evitar os pedágios. Em geral, elas costumam ser boas, mas há locais em que são extremamente estreitas e cheias de curvas, o que dificulta o tráfego. Ainda, o limite de velocidade nessas estradas é bem menor, dependendo do local pode chegar a até 20km/h.

Tem bastante estacionamento na Itália?

Como os italianos utilizam muito o carro como meio de transporte, sim! Para os turistas há regras específicas de locais para estacionar. Basicamente, é possível estacionar nos locais pintados em branco.

Vale lembrar que nas áreas centrais costuma haver parquímetros que funcionam da mesma maneira que no Brasil. Às vezes, vale mais estacionar um pouco mais afastado, mas não precisar se preocupar com o vencimento do ticket.

Existe controle de velocidade na Itália?

Assim como no Brasil, há tanto os pardais fixos como móveis, manuseados por policiais rodoviários, nas estradas. A maior diferença entre os dois países é que os pardais fixos são indicados por placas e estão acoplados a totens no lado da via nas cores cinza ou laranja com uma faixa de listras vermelhas e brancas.

Vale a pena alugar um carro na Itália?

Uma viagem de carro pela Itália pode possibilitar que você conheça muito mais cidades em menos tempo, de forma mais confortável e, ainda, nos horários que você quiser.

A opção pode ser um sonho, já imaginou passar pelas estradas da Toscana ou visitar as montanhas? O limite será somente o tempo que você possui, mas não mais a distância ou os transportes públicos que acessem esses locais.

A opção de um carro pode ainda ser muito mais barata que diversas passagens de trem e ônibus para transitar entre uma cidade e outra, principalmente se você viajará em duas pessoas ou mais. Assim, o que é cômodo, nesse caso, também pode ser barato alugar pelo site da Rentcars.

A Rentcars ainda garante o melhor preço e você pode pagar em até 12x sem IOF. O suporte funciona 7 dias na semana e você ainda tem direito ao cancelamento gratuito em até 48h antes da data prevista.

E você já pensou em fazer o aluguel de carro na Itália? Qual seria o seu roteiro?

Dúvidas frequentes

Qual é a melhor locadora de carros na Itália?

As melhores e mais confiáveis empresas de aluguel de carro na Itália são Karym Rent a Car, Centauro Rent a Car, Noleggiare Rent a Car, Thrifty Rent a Car e a Thrifty Rent a Car, com lojas no aeroporto e regiões turísticas.

Quanto custa alugar um carro na Itália?

A diária com o preço mais baixo encontrado na Itália nos últimos 30 dias foi de R$ 139,79 com a locadora Sixt.

Qual a locadora mais bem avaliada na Itália?

A locadora mais bem avaliada pelos clientes na Itália é a Alamo. Você pode fazer a reserva pelo site da Rentcars.

Qual modelo de carro é mais alugado na Itália?

O modelo de carro mais popular em Roma é o Lancia Ypsolon.

Qual a média de preço do aluguel de carros na Itália?

Nos últimos 30 dias, a média de preço das diárias foi de R$ 863,33. Isso inclui carros luxuosos que aumentam a média das diárias.

Como comparar carros de aluguel na Itália?

Os melhores sites para fazer a comparação de preços para aluguel de carro são Rentcars, Rental Cars e Discover Cars, pois eles comparam tarifas e condições de locadoras confiáveis para você encontrar facilmente opção que mais vale a pena. Confira tudo sobre como alugar carro na Itália.

Como não ser enganado no aluguel de carros na Itália?

Para evitar complicações com o veículo alugado, é importante fazer o aluguel de carro na Itália com uma locadora confiável. Os sites para comparação de carros e locadoras são a melhor forma de ter a certeza de que você está fazendo um bom negócio, pois mostram avaliações de pessoas reais que já usaram os serviços das locadoras.

Como colocar gasolina na Itália?

O modelo de abastecimento de gasolina na Itália é self-service. Se você precisar de um frentista, terá que pagar a mais pelo serviço.

Quanto custa alugar uma Lamborghini na Itália?

Para alugar uma Lamborghini na Itália você pagará acima de 2.000 euros na diária.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Itália para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Itália. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Itália, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Itália. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Itália

Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem na Itália

Contratar um seguro viagem para a Itália é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Jaime.jose.de almeida
    quero.conhwxer Itália de.trem 02 adultos faixa 75 anos
  2. Paulo de Tarso Ramos
    Estarei fazendo um cruzeiro em janeiro de 2023. O cruzeiro para em Gênova. Como teremos 9 horas de parada na cidade, pretendo ir com a família de Gênova para Mônaco de carro. Pergunto: 1) é tranquilo dirigir de Gênova para Mônaco? 2) existe a possibilidade de neve na pista em algum lugar desse trajeto?
  3. Polly Batista
    Olá, Paulo. Tudo bem? Observando o seu tempo livre do cruzeiro, acho 9 horas pouco tempo para fazer esse trajeto, que já dura 2h30 para ida mais 2h30 para volta. Consultei o mapa e vi que no percurso tem muitos trechos "em obras". Não sei se isso pode atrasar ainda mais o trajeto, depende de que tipo de obra está ocorrendo... Outro detalhe é que você terá que entrar em território francês antes de chegar em Mônaco. Possivelmente, perderá tempo na imigração na ida e na volta (além dos pedágios). Ademais, você terá que voltar com certa folga para o navio para devolver o carro. Ou seja, acho apertado pois não são lugares tão próximos. Em 2019, houve uma grande nevasca em Gênova, com ventos e acúmulo nas estradas em janeiro. Pode sim, ocorrer de ter neve, mas só há como prever mais próximo. Não há trechos de trem entre Gênova e o Principado e as poucas opções de ônibus não valem a pena pelos horários. Ou seja, eu não faria esse percurso para aproveitar apenas 1 ou 2h em Mônaco, entende? :)
  4. JAQUELINE
    Nossa! Estou com muita dúvida sobre alugar um carro ou ir de trem Somos 2 pessoas e quero fazer Roma,Florença,Greve de chiante e pisa ,Milão,Veneza,voltar pra Roma novamente e ir a malta ufff kkkk cansei só de falar Tudo isso em 8 dias basicamente 1 dia em cada lugar Mas todos dizem que de carro leva muitas multas e não tem lugar pra estacionar e se tiver é muito caro Já de trem tem horários certinhos e se perder já era Estou com muita dúvida!!! Pensei a princípio só alugar na toscana mas não sei o que fazer o que vc acha?
  5. Polly Batista
    Oi, Jaqueline. Tudo bem?! Nossa! Também fiquei cansada só de ler hihihihihi. Vai ser muito corrido, não acha? Seja de carro ou de trem, acredito que você não está levando em conta o tempo de deslocamento. Eu acho que a vantagem do carro é você ir parando nos lugares para apreciar com calma, sem a hora marcada dos trens, porém com um roteiro tão apertado, o carro não será vantagem. Por exemplo, em Veneza e em algumas vias do centro de Florença, você não poderá circular. Milão e Roma são grandes cidades para estacionar e tendo tão pouco tempo, procurar estacionamento e ainda se deslocar entre os pontos turísticos pode comprometer o seu roteiro. Já fiz esses destinos de trem (exceto Malta) e foi super tranquilo e prático pq vc já desce na estação central ou em uma bem próxima aos seus interesses (sempre tem uma estação na "porta" do ponto turístico). E para completar eu tiraria Greve de Chianti, Pisa, Milão e Malta e pegaria o carro somente em Florença para explorar os arredores. Boa viagem e volta aqui para contar o que decidiu e como foi!
  6. Márcia
    Boa tarde. Como faço pra comprovar a hospedagem que pedem na imigração se eu alugar um carro?
  7. Polly Batista
    Oi, Márcia. Tudo bem? Não entendi sua pergunta. Vc pretende dormir em um carro e não em hospedagem tradicional? Se for um motorhome leve todos os comprovantes de locação. Boa sorte.
  8. Ronaldo
    Excelente post!!! Estamos indo para Itália em Agosto de 2020 e com as explicações dadas nos ajudará demais. Só tenho uma dúvida: Waze funciona bem nas estradas e nas cidades? Os veículos italianos possuem aquela entrada (tipo acendedor de cigarros) para ligar e carregar o celular? Mais uma vez, parabéns e muito obrigado.
  9. Polly Batista
    Oi, Ronaldo. Tudo bem?! O Waze funciona bem na Itália, porém você precisa ter conexão de internet e, dependendo da região, pode não ter um bom sinal. Quanto ao que tem nos carros, você deve consultar com a locadora. Porém, muitas marcas de carros italianos já usamos por aqui e são basicamente a mesma coisa. Boa sorte!
  10. Julio Cesar
    Muito obrigado por explicações tão ricas em detalhes. Valeu! :)
  11. Polly Batista
    Oi, Julio Cesar! Nós que agradecemos a sua visita! Boa viagem!!!
Quero Viajar Mais