Dicas sobre aluguel de carro na Itália: preços e burocracia

por Bárbara Armino

Dicas sobre aluguel de carro na Itália: preços e burocracia

Uma dúvida muito recorrente dos viajantes é se vale a pena investir em um aluguel de carro na Itália, já que Europa tem fama de ser um continente em que as pessoas andam mais de bicicleta e trem. Isso acontece, principalmente, devido à estrutura das cidades, que oferecem ciclofaixas, aluguel de bicicletas e transporte público de alta qualidade. Apesar disso, os italianos utilizam (e muito!) o carro para se locomover.

Por isso, neste artigo, você verá que alugar um carro na Itália pode ser uma boa ideia, principalmente depois destas dicas. Como as principais cidades turísticas ficam distantes umas das outras, chegando a seis horas de viagem entre Roma e Milão, por exemplo, alugar um carro pode ser uma opção muito mais barata e confortável para duas ou mais pessoas. Gostou da ideia? Separei as principais informações que você precisa saber antes de alugar um carro na Itália.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para Itália »

 

Como alugar carro na Itália?

Aluguel de carros na Itália dicas

O aluguel de carros na Itália na Europa funciona basicamente como conhecemos no Brasil. Todos os aeroportos e as principais cidades possuem serviços de aluguel de carro com diversas opções de locadoras. Você ainda pode fazer a reserva online ainda no Brasil e levá-la impressa, o que facilita muito na chegada!

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

Brasileiro pode dirigir na Itália?

Auguel de carros na Itália Hertz

Pode e desde o início de 2018 ficou mais fácil ainda para os brasileiros dirigir na Itália. No caso dos turistas, o documento válido no território italiano é a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Para retirá-la, basta ir até um Centro de Formação de Condutores (CFC) e solicitar o documento adicional.

A permissão é válida até a data de vencimento da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por isso vale dar uma conferida na data de validade e talvez renová-la antes de solicitar a PID.

Para aqueles que estão de mudança para a “Bota”, desde janeiro deste ano é possível fazer a conversão da CNH brasileira para a italiana sem precisar passar por todas as aulas e exames de condução do novo país.

Nesse caso, há prazos e regras específicas: a emissão da CNH brasileira precisa ser anterior ao pedido de residência na Itália, o brasileiro precisa residir a menos de quatro anos no país e a carteira deve ser convertida em até um ano.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

 

Como funciona o aluguel de carro na Itália?

Aluguel de carros Itália Roma

Os alugueis são feitos por intermédio de locadoras. Entre algumas das maiores empresas que oferecem o serviço na Itália estão Avis, Europcar e Hertz. No momento da reserva, caso seja feita online, é necessário informar a data e hora de retirada, devolução e a idade do condutor.

A maioria das locadoras cobra um valor maior para condutores abaixo de 25 ou 30 anos, dependendo da empresa, e acima de 65. No momento da retirada do veículo, é necessário apresentar um documento de identificação válido, ou seja, um passaporte, no caso dos brasileiros.

Além disso, exige-se a PID e um cartão de crédito. Neste cartão ficará retido o valor do seguro do carro, para casos de roubo, avarias ou não devolução do veículo. Saiba mais sobre seguro de carros em viagens.

Na hora de escolher o cartão de crédito para essa transação, selecione um que você não irá precisar durante o período em que estiver com o carro, que tenha limite suficiente e que não cobrará o pagamento da conta antes da devolução.

Pode ser um cartão internacional brasileiro também, pois apenas nos casos que descrevi acima o valor será efetivamente cobrado. Assim, não tem problema colocar o valor em um cartão que cobraria IOF.

 

Onde alugar carro na Itália?

Aluguel conversível Itália

Utilize sites de comparação de preços, como o RentCars. Nesse site você encontra as principais locadoras, consegue selecionar o tipo de carro da sua preferência, entre outros itens. Inclusive, leia o artigo e descubra se a RentCars é confiável.

Os sites de comparação de preços são uma opção ótima também para conferir ofertas de locadoras que, embora não tenham seus próprios stands em algumas cidades, são operadas por empresas parceiras.

Para economizar, uma das melhores dicas é devolver o veículo no mesmo local em que foi retirado. Como o trajeto precisará ser realizado de qualquer maneira, as locadoras costumam cobrar um valor adicional caso a devolução seja em outro destino.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Economia​ => Internet ilimitada na Europa: saiba como funciona

 

Como funcionam os pedágios italianos?

Preços dos pedágios italianos

A Itália possui autoestradas que cruzam o país. Essas vias são as melhores do território, algumas possuem até wi-fi próprio para os carros que transitam por elas.

As autoestradas são indicadas pela letra A nas placas de trânsito, seguidas pelo número de identificação de cada trajeto, como a A1 que liga cidades como Milão a Nápoles. Essas vias foram construídas e são gerenciadas pela concessionária Autostrade e possuem pedágios.

O pedágio é cobrado por trajeto. Assim que você ingressa na autoestrada passará por um pedágio e retirará um bilhete que indica o local de partida.

Ao sair da autoestrada você, obrigatoriamente, passa por outra estação de pedágio, que verificará quantos quilômetros foram rodados desde o ponto de entrada.

A maior parte desses pedágios não possui um cobrador, é tudo feito de forma eletrônica. Alguns trajetos economizam horas de viagem se feitos por uma dessas vias pagas.

O valor, no entanto, pode ser salgado dependendo do trajeto. De Padova a Florença, por exemplo, pode custar até 20 euros. Você pode fazer uma simulação do preço para cada trajeto no site oficial da concessionária, autostrade.it.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Dúvida​ => Qual moeda levar para a Itália: euro, dólar ou real?

 

Cuidados ao alugar um carro na Itália

Aluguel de carros na Itália com gps

Entre as melhores dicas que posso fornecer para quem irá alugar um carro na Itália está evitar itens adicionais, a não ser que sejam extremamente necessários.

Por exemplo, um GPS acoplado ao carro pode custar até 20 euros a mais, enquanto você poderia simplesmente utilizar a rede de dados do seu celular. Para isso, saiba quanto custa usar internet na Europa.

No período de inverno é necessário ter correntes para as rodas nos trajetos com neve na pista, não esqueça de incluir o item se sua viagem será na estação mais fria do ano. Aproveite e conheça alguns dos melhores destinos de inverno na Itália.

Ainda, considere o tamanho das bagagens que precisará carregar no carro. A Itália possui veículos muito pequenos, como o Fiat Panda, e, caso opte por um deles, o bagageiro, bem como o espaço para cada viajante é muito menor.

As placas dos carros não indicam se o veículo é alugado ou não. Por isso, o cuidado ao trafegar deve ser redobrado, afinal os condutores a sua volta não sabem que você não está acostumado a dirigir no país.

Ao informar seu endereço, passe os dados do Brasil a menos que esteja residindo na Itália permanentemente. Caso você leve alguma multa, a notificação será enviada para o endereço informado à locadora. Não receber a multa e não pagar pode gerar sérias complicações, como bloquear seu passaporte ou impedir seu retorno à Itália.

 

As estradas da Itália são boas?

Alugar carros baratos na Itália

Conforme indiquei anteriormente, as autoestradas são as melhores vias do país, bem sinalizadas e novas. Além delas há estradas secundárias, algo próximo das estradas estaduais que temos no Brasil.

Algumas dessas vias fazem o trajeto ladeando a autoestrada, para evitar os pedágios. Em geral, elas costumam ser boas, mas há locais em que são extremamente estreitas e cheias de curvas, o que dificulta o tráfego. Ainda, o limite de velocidade nessas estradas é bem menor, dependendo do local pode chegar a até 20km/h.

 

Tem bastante estacionamento na Itália?

Rentalcars Itália

Como os italianos utilizam muito o carro como meio de transporte, sim! Para os turistas há regras específicas de locais para estacionar. Basicamente, é possível estacionar nos locais pintados em branco.

Vale lembrar que nas áreas centrais costuma haver parquímetros que funcionam da mesma maneira que no Brasil. Às vezes, vale mais estacionar um pouco mais afastado, mas não precisar se preocupar com o vencimento do ticket.

 

Como e quanto custa abastecer na Itália?

Preço da gasolina na Itália

A maioria dos postos de combustível são self-service, ou seja, você mesmo abastece o seu carro. No local em que estão as bombas, também há um totem em que você faz o pagamento.

Ali você seleciona o tipo de combustível (não esqueça de pedir para a locadora ou verificar no manual qual alimenta o seu carro), o valor que deseja abastecer e a bomba em que o carro está estacionado.

Em média, o diesel custa 1,50 euro, o gás (GLP) 0,90 e a gasolina (“benzina”, em italiano) 1,60. O preço pode variar conforme a região, o posto e época do ano.

Descubra => Quanto custa um seguro viagem internacional?

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Existe controle de velocidade na Itália?

Limite da velocidade na Itália

Assim como no Brasil, há tanto os pardais fixos como móveis, manuseados por policiais rodoviários, nas estradas. A maior diferença entre os dois países é que os pardais fixos são indicados por placas e estão acoplados a totens no lado da via nas cores cinza ou laranja com uma faixa de listras vermelhas e brancas.

Desconto => Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto

 

Preços do aluguel de carro na Itália

Preços de aluguel de carro na Itália

Para você ter uma ideia dos preços de aluguel de carro na Itália é só fazer uma comparação pela RentCars. Dá para descobrir os preços e também fazer a reserva sem burocracia. A partir disso, é só chegar no seu destino italiano e pegar as chaves do carro.

Os preços dos alugueis de carro na Itália são bem baratos. Principalmente, se você aluga um carro tipo “mini” bem comum no país.

Para você ter uma ideia, 7 dias de aluguel de um Fiat 500 mini pegando-o e devolvendo-o no Aeroporto Fiumicino, com espaço para 4 pessoas (apertadinhas), duas malas, sai por um pouco mais de R$ 200 com trava, ar-condicionado e direção hidráulica.

Neste valor, estão inclusos Km livre, proteção contra roubo, contra terceiros, taxas da locadora e você ainda tem a opção de só pagar no destino. Se você adicionar GPS, adiciona-se mais R$ 25, condutor adicional R$ 44, locatário jovem mais R$ 55 e bebê conforto ou cadeirinha de bebê outros R$ 55. Veja:

 

Preço do aluguel de carro em Roma por 7 dias:

Aluguel de carro barato na Itália

 

Preço do aluguel de carro em Florença por 7 dias:

Valor do aluguel de carro na Toscana

 

Vale a pena alugar carro na Itália?

Aluguel de carros telefone

Uma viagem de carro pela Itália pode possibilitar que você conheça muito mais cidades em menos tempo, de forma mais confortável e, ainda, nos horários que você quiser.

A opção pode ser um sonho, já imaginou passar pelas estradas da Toscana ou visitar as montanhas? O limite será somente o tempo que você possui, mas não mais a distância ou os transportes públicos que acessem esses locais.

A opção de um carro pode ainda ser muito mais barata que diversas passagens de trem e ônibus para transitar entre uma cidade e outra, principalmente se você viajará em duas pessoas ou mais. Assim, o que é cômodo, nesse caso, também pode ser barato. Falta apenas fazer as malas e viajar!

Você já pensou em fazer uma viagem de carro pela Itália? Qual seria o seu roteiro?

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. JAQUELINE

    Nossa! Estou com muita dúvida sobre alugar um carro ou ir de trem Somos 2 pessoas e quero fazer Roma,Florença,Greve de chiante e pisa ,Milão,Veneza,voltar pra Roma novamente e ir a malta ufff kkkk cansei só de falar Tudo isso em 8 dias basicamente 1 dia em cada lugar Mas todos dizem que de carro leva muitas multas e não tem lugar pra estacionar e se tiver é muito caro Já de trem tem horários certinhos e se perder já era Estou com muita dúvida!!! Pensei a princípio só alugar na toscana mas não sei o que fazer o que vc acha?

  2. Polly Batista

    Oi, Jaqueline. Tudo bem?! Nossa! Também fiquei cansada só de ler hihihihihi. Vai ser muito corrido, não acha? Seja de carro ou de trem, acredito que você não está levando em conta o tempo de deslocamento. Eu acho que a vantagem do carro é você ir parando nos lugares para apreciar com calma, sem a hora marcada dos trens, porém com um roteiro tão apertado, o carro não será vantagem. Por exemplo, em Veneza e em algumas vias do centro de Florença, você não poderá circular. Milão e Roma são grandes cidades para estacionar e tendo tão pouco tempo, procurar estacionamento e ainda se deslocar entre os pontos turísticos pode comprometer o seu roteiro. Já fiz esses destinos de trem (exceto Malta) e foi super tranquilo e prático pq vc já desce na estação central ou em uma bem próxima aos seus interesses (sempre tem uma estação na "porta" do ponto turístico). E para completar eu tiraria Greve de Chianti, Pisa, Milão e Malta e pegaria o carro somente em Florença para explorar os arredores. Boa viagem e volta aqui para contar o que decidiu e como foi!

  3. Márcia

    Boa tarde. Como faço pra comprovar a hospedagem que pedem na imigração se eu alugar um carro?

  4. Polly Batista

    Oi, Márcia. Tudo bem? Não entendi sua pergunta. Vc pretende dormir em um carro e não em hospedagem tradicional? Se for um motorhome leve todos os comprovantes de locação. Boa sorte.

  5. Ronaldo

    Excelente post!!! Estamos indo para Itália em Agosto de 2020 e com as explicações dadas nos ajudará demais. Só tenho uma dúvida: Waze funciona bem nas estradas e nas cidades? Os veículos italianos possuem aquela entrada (tipo acendedor de cigarros) para ligar e carregar o celular? Mais uma vez, parabéns e muito obrigado.

  6. Polly Batista

    Oi, Ronaldo. Tudo bem?! O Waze funciona bem na Itália, porém você precisa ter conexão de internet e, dependendo da região, pode não ter um bom sinal. Quanto ao que tem nos carros, você deve consultar com a locadora. Porém, muitas marcas de carros italianos já usamos por aqui e são basicamente a mesma coisa. Boa sorte!

  7. Julio Cesar

    Muito obrigado por explicações tão ricas em detalhes. Valeu! :)

  8. Polly Batista

    Oi, Julio Cesar! Nós que agradecemos a sua visita! Boa viagem!!!