15 cidades mais bonitas da Itália e atrativos para conhecer

15 cidades mais bonitas da Itália e atrativos para conhecer

As cidades mais bonitas da Itália unem história, arquitetura, arte e belezas naturais que encantam turistas e habitantes. De pequenas localidades até a capital do país, o mapa italiano do turismo é capaz de surpreender seus visitantes com as mais belas paisagens.

A rara beleza encontrada nas cidades da “Bota” remete sempre ao passado, aos momentos de glória e conflitos vivenciados pelos povos que aqui habitaram. Ao mesmo tempo, insere com maestria a modernidade e o luxo da atualidade. As opções de cidades mais lindas da Itália são muitas, mas separei algumas que não poderiam ficar de fora do seu roteiro pela Europa. Veja agora algumas das cidades mais visitadas da Itália, que vale a pena conhecer.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para Itália »

 

Cidades italianas imperdíveis

  1. Roma
  2. Torino
  3. Milão
  4. Ravenna
  5. Matera
  6. Bergamo
  7. Gênova
  8. Veneza
  9. Verona
  10. Florença
  11. Siena
  12. Siracusa
  13. Trieste
  14. Chieti
  15. Aosta

Imperdível => Passeios na Itália

 

1) Roma

Cidades mais bonitas da Itália
Fontana di Trevi | Foto: Livioandronico2013, via Wikimedia Commons.

Impossível começar uma lista das cidades mais bonitas da Itália na  Europa sem falar desse destino. Roma é a capital da Itália e está entre as cidades mais visitadas do mundo, mais de 7 milhões de turistas passaram pela localidade em 2017. Veja onde se hospedar em Roma.

Com sua fundação datada em 753 a.C., Roma carrega por suas ruas e monumentos a história do Império Romano, de César, das batalhas de gladiadores e de tantos outros marcos. Conheça todas as atrações nos passeios imperdíveis em Roma.

Além disso, a cidade é a maior da Itália, com cerca de 3 milhões de habitantes. O maior aeroporto do país, o Fiumicino ou Leonardo da Vinci,  fica a aproximadamente meia hora do centro de Roma, na região do Lazio. Há passeios que levam os turistas para o Coliseu, Forum Roma e Monte Palatino.

Quanto custa usar internet na Europa »

 

2) Torino

Cidades imperdíveis na Itália
Torino tem palácios monumentais.

A primeira capital da Itália localiza-se no norte do país, na região de Piemonte. Torino ou Turim, para os brasileiros, é a 4° maior cidade italiana e divide seu cenário entre palácios monumentais, castelos, galerias, museus e algumas das principais instituições acadêmicas do país.

Ainda é uma cidade movimentada, com festivais de relevância cultural e público jovem. Torino fica a aproximadamente 7 horas de distância de Roma. Mas há trens regulares entre as cidades. Uma vez na cidade, você pode andar de ônibus turístico em Turim por apenas 12 euros.

Barato => Ofertas de hotéis em Turim

 

3) Milão

Cidades mais lindas da Itália
Milão é um charme.

A capital da Lombardia é um dos destinos mais procurados da Itália, inclusive superando o número de visitantes de Roma em 2017. Milão é o centro econômico e comercial do país.

A cidade ainda é referência mundial da moda e, também por isso carrega um glamour único que perpassa a história da cidade e seus aspectos históricos. Veja tudo o que fazer em Milão, nesse artigo.

Os prédios antigos, cobertos de arabescos, compartilham a paisagem com arranha-céus de arquitetura contemporânea e sediam grifes e lojas famosas mundialmente, muitas delas italianas.

A cidade fica a quase 600 km de distância de Roma, uma viagem de seis horas de carro ou quatro horas de trem. Por falar nisso, veja como comprar passagens de trem na Itália.

Ingresso => Catedral de Milão e Terraços

 

4) Ravenna

Itália: cidades pequenas e turísticas
Belezas históricas e artísticas fazem parte de Ravenna.

A cidade dos mosaícos, a 4 horas de Roma, é a 2° maior da Emilia Romagna e é reconhecida mundialmente por suas belezas históricas e artísticas. Veja um passeio para conhecer os mosaícos deslumbrantes de Ravenna.

Ravenna abriga 8 monumentos classificados como patrimônios da humanidade pela Unesco e foi inspiração para diversos artistas, entre eles Oscar Wilde e Dante Alighieri, que escreveu na cidade a Divina Comédia e onde foi enterrado.

Descubra => Melhores opções de hospedagem em Ravenna

 

5) Matera

Patrimônio Mundial da Humanidade na Itália
Cidades mais bonitas da Itália: Matera é esculpida nas rochas.

A Capital Europeia da Cultura de 2019 é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Conhecida também como Cidade das Pedras ou Cidade Subterrânea, Matera é uma cidade esculpida nas rochas e ninguém sabe ao certo quando foi fundada, mas é habitada desde a pré-história.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os Sassi di Matera são tombados pela Unesco e algumas dessas casas hoje abrigam hotéis e restaurantes. A capital da região da Basilicata fica a cinco horas de Roma e dá para fazer um roteiro a pé pelos pontos turísticos de Matera.

Confira => Ofertas de hotéis em Matera

 

6) Bergamo

Belas cidades italianas
Cidades mais bonitas da Itália: Bergamo é próximo a Milão.

Dividida entre a cidade alta e a baixa, Bergamo é uma cidade na região da Lombardia. A parte superior de Bergamo é vista à distância e é onde está o seu centro histórico, com monumentos e prédios mais antigos.

Já a parte inferior da cidade, ocupa-se do centro urbano, com prédios mais modernos. Para conhecer tudo isso, você pode experimentar um tour com guia pela cidade alta de Bergamo.

As duas partes são separadas por uma muralha que é Patrimônio Mundial pela Unesco. Bergamo fica a 600 km de distância da capital da Itália, cerca de 6 ou 7 horas de viagem. Em compensação, está 1 hora distante de Milão. Confira como é o aluguel de carro na Itália.

Planeje-se => Veja as melhores opções de hotéis em Bergamo

 

7) Gênova

Cidades turísticas da Itália

Capital da Ligúria, Gênova é uma cidade portuária com uma das paisagens mais fantásticas da Itália. A cidade, avistada de longe, é repleta de prédios coloridos grudados uns aos outros.

O porto antigo da cidade e a costa da cidade unem-se às belezas do local com água esmeralda e coqueiros.

Entre as belezas da cidade ainda estão os prédios históricos que formam o centro da cidade, em volta ao chafariz da Piazza Ferrari.

Gênova fica localizada a 500 km de Roma, uma viagem aproximada de 5 ou 6 horas.

Promoção => Pague barato por hospedagem em Gênova

   

 

8) Veneza

Cidades mais visitadas da Itália
Cidades mais bonitas da Itália: Veneza é um primor de cidade italiana.

A pouco mais de 5 horas de Roma, Veneza é a capital do Vêneto e está entre os destinos mais procurados pelos turistas.

Construída sobre a água, a cidade possui uma paisagem única, com canais no lugar de ruas asfaltadas e barcos e balsas utilizados como meios de transporte. Descubra o passeio de barco por Murano, Torcello e Burano.

Estima-se que cerca de 25 milhões de turistas visitem a cidade a cada ano. A cidade não tem carros, para chegar lá a melhor maneira é de trem. Saiba tudo sobre como planejar um roteiro em Veneza.

Fácil => Veja quais são os melhores hotéis de Veneza

 

9) Verona

Viagem pela Itália
Cidades mais bonitas da Itália: Verona é destino belo e romântico na Itália.

A cidade mais romântica de toda a Itália está na região do Vêneto. Verona é famosa por ser palco da tragédia Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

Com castelos e praças, a cidade tem um charme único e ainda compartilha sua paisagem arquitetônica com a beleza do Rio Ádige, que pode ser admirado pelos muros e pontes que o cercam. Conheça a arquitetura fascinante da Arena de Verona sem fila.

De Roma, a viagem até Verona é de 5 a 6 horas, aproximadamente.

Hotéis  => Hospede-se com conforto e segurança em Verona

 

10) Florença

Roteiro em Florença
Cidades mais bonitas da Itália: A bela cidade italiana de Florença.

Florença, capital da Toscana, é uma cidade com beleza única seja vista de perto, passeando por suas ruas e monumentos, ou de longe, vista da Piazzale Michelangelo, por exemplo.

É uma das diversas cidades artísticas na Itália, além de encantar aos visitantes com sua beleza arquitetônica. Veja um roteiro de viagem em Florença.

O centro conta com diversas lojas e restaurantes, um mercado público que encanta por seus produtos e gastronomia diversa. É um passeio imperdível! Para quem está em Roma, a cidade fica a 3 horas de distância.

Antes de embarcar => Dicas de viagem para a Itália

 

11) Siena

Cidades medievais na Itália
Cidades mais bonitas da Itália: Siena fica na Toscana italiana.

A uma distância de três horas de Roma, também está Siena, uma cidade no centro da Toscana que permanece com suas características medievais intactas.

Caracterizada por prédios em cor tijolo, o centro da cidade abriga uma das praças mais bonitas do mundo, a Piazza del Campo. Conheça Siena com guia turístico.

Siena ainda contém diversos pontos turísticos que remetem ao seu passado, como a Pinacoteca Nacional, o batistério e o Palácio Público.

Veja => Hotéis com preços reduzidos em Siena

 

12) Siracusa

Cidade parecida com a Grécia na Itália
Cidades mais bonitas da Itália: Povo grego inspirou cidade italiana.

A cidade siciliana com pouco mais de 100 mil habitantes tem sua arquitetura e história baseadas no povo grego.

Além de fazer divisa com o mar, beleza natural que encanta os visitantes, nela estão marcos da civilização grega como as ruínas de um dos teatros mais bem conservados do mundo, o Templo de Apolo.

O formato da cidade também surpreende os turistas, uma vez que o centro histórico de Siracusa fica separado da cidade, sobre uma pequena ilha. Para conhecer tudo isso, é só fazer um tour por 3 horas pelos atrativos de Siracusa.

A distância de Roma até o local é grande, 860 km, uma viagem de quase 10 horas.

Imperdível => Ofertas de hotéis bem avaliados em Siracusa

 

13) Trieste

Mar Adriático na Itália
Cidades mais bonitas da Itália: Cidade italiana reúne arquitetura e belezas naturais.

No norte da Itália, Trieste é a capital da região de Friuli-Venezia Giulia, com uma população aproximada de 200 mil habitantes.

   

Por questões históricas, Trieste teve um período em que deixou de fazer parte do território italiano e voltou a integrar o país há pouco mais de 60 anos. Passeie uma hora pelos principais pontos de Trieste.

A cidade divide sua beleza arquitetônica de monumentos como a Piazza della Unitá D’Italia com a coloração azul do Mar Adriático e as embarcações que ficam em suas margens. Trieste fica a cerca de 7 horas de Roma.

Não perca tempo => Ache o seu hotel em Trieste

 

14) Chieti

Cidades incríveis na Itália

Chieti é uma cidade construída sobre uma colina situada em Abruzzo, uma região no centro da Itália e vizinha do Lazio. De Roma até a localidade, é possível chegar em pouco mais de duas horas. Mas se quiser dormir na cidade, conheça os 10 melhores hotéis de Chieti.

A cidade é considerada a mais antiga da Itália, com seu início datado em 1181 a.C. A história conta que o herói Aquiles, da mitologia grega, foi o responsável por fundá-la. Atualmente, Chieti oferece um cenário incrível aos turistas com a montanha de Gran Sasso ao fundo.

Leia mais => Mapa dos principais pontos turísticos da Itália

 

15) Aosta

Cenário montes alpinos na Itália
Belezas naturais e históricas compõem os cenários de Aosta, na Itália.

A quase 8 horas de distância de Roma, no extremo norte do país, está Aosta, uma cidade pequena com quase 35 mil habitantes, porém a capital da região do Valle D’Aosta.

A localidade tem como cenário os montes alpinos, que a circundam, entre eles o Gran San Bernardo. Sua história mescla a paisagem montanhosa do norte da Itália com ruínas da Roma antiga e os tempos medievais. Sua infraestrutura hoteleira surpreende.

Leia também => Veja um roteiro completo pela Europa

 

Roteiro nas cidades mais bonitas da Itália

As belas paisagens abrigadas na Itália certamente são um prato cheio aos olhos de qualquer turista. No entanto, a beleza de cada cidade não está apenas no que é visível.

Os prédios, monumentos e ruínas contam uma história de orgulho, de guerras, de um povo que habita este território plural desde os primórdios da humanidade.

Visitar as cidades mais bonitas da Itália é também entrar em contato com algumas das civilizações mais antigas do mundo e refletir sobre o que nos trouxe até o presente.

Como o país é farto em destinos, é fácil incluir algumas das cidades mais bonitas de acordo com o seu roteiro, sem precisar fazer grandes deslocamentos.

Da mesma forma, cada opção tem aspectos como valores e tempo de visita diferente das outras, o que permite que você encaixe aquelas que se adaptem melhor ao seu planejamento tanto financeiro como de dias disponíveis para descobrir a Itália.

Veja esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Itália: para promover um programa, mas que dá para você conferir imagens de algumas das cidades mais bonitas da Itália:

E você, sonha em visitar alguma destas belas cidades italianas?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *