Início / Europa / Itália / Verão na Itália: 17 ilhas e praias imperdíveis na Europa

Verão na Itália: 17 ilhas e praias imperdíveis na Europa

Você já pensou em aproveitar o verão na Itália? De junho a setembro o país atrai milhares de turistas de todo o mundo para curtir as altas temperaturas. Além de conhecer as cidades turísticas, o foco é para as  ilhas e praias, devido ao calor intenso e aos destinos paradisíacos espalhados pela costa do país.

Na Itália, as férias de verão ocorrem entre os meses de julho e agosto, o ponto máximo para os italianos. No entanto, é o Ferragosto, feriado que marca o oitavo mês do ano e costuma atrair os locais para a praia também.

Opção de praia na Itália é o que não falta, uma vez que o país é quase todo costeiro, com exceção do extremo norte. Para auxiliar na sua escolha, separei algumas praias que são imperdíveis na hora de definir o seu roteiro pelas próximas férias italianas!

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis na Itália

 Como funciona o seguro viagem obrigatório para Europa »

 

Verão na Itália: lugares imperdíveis

  • Camogli, Liguria
  • Baia del Silenzio, Liguria
  • Monterosso, Liguria
  • Guvano, Liguria
  • Ilha de Elba, Toscana
  • Chiaia di Luna, Lazio
  • Costa Amalfitana, Campania
  • Marina Piccola, Campania
  • Polignano a Mare, Puglia
  • Grotta della Poesia, Puglia
  • Spiaggia dei Frati, Marche
  • Cefalú, Sicilia
  • Mondello, Sicília
  • Tropea, Calabria
  • Michelino, Calabria
  • La Pelosa, Sardegna
  • Cala Coticcio, Sardegna

 

Ilhas e praias mais bonitas da Itália

A Itália é mesmo um país surpreendente. E passar os meses de junho, julho e agosto nas praias e ilhas italianas é um sonho para a maioria dos viajantes. O clima e a temperatura estão perfeitos para o turismo! Pensando nisso, você saberá com mais detalhes agora como curtir cada destino citado na lista acima. Aproveite!

Wi-Fi Portátil => Internet rápida na Europa

 

Camogli, Liguria

Verão na Itália: praias imperdíveis
Camogli é uma praia imperdível na Itália.

A cidade balneária de Camogli fica na província de Gênova, entre as opções de praia da localidade está a Baia di San Fruttuoso. Com uma extensa, porém estreita, faixa de areia e cascalho, é possível acessar a praia a pé ou por meio de barco.

O melhor trajeto é saindo de Portofino a Mare até a localidade. Se quiser aproveitar a região, nada melhor que um passeio de caiaque pelo parque de Portofino.

Veja => Melhores hotéis de Camogli, Gênova

 

Baia del Silenzio, Liguria

Dicas de viagem na Itália
Baia del Silenzio | Foto: Michela Simoncini, via Wikimedia Commons.

A Baia del Silenzio localiza-se em Sestri Levante, província de Gênova. Com areia fina e branca, o local está entre as dez praias mais bonitas da Itália.

A paisagem do local é incrível com as casas à beira do mar em tons pastéis, o que garante fotos memoráveis do local. É possível chegar de carro até a praia. Partindo de Gênova, o trajeto leva menos de uma hora. Antes de sair, aproveite para conhecer o aquário de Gênova sem fila.

Curiosidade => Você sabe como usar WhatsApp na Europa?

 

Monterosso, Liguria

Praias mais bonitas da Itália
Monterosso é uma das Cinque Terre.

A praia de Monterosso é a maior situada em Cinque Terre, também na região da Liguria. Da estação de trem de Monterosso al Mare até o local o trajeto a pé é curto. Embora seja uma praia grande não é considerada uma praia “libera” e, portanto, deve-se pagar pelo serviço para permanecer nela. Veja dicas de hotéis em Cinque Terre.

Descubra => Todas as delícias da gastronomia italiana

 

Guvano, Liguria

Praia de nudismo na Itália
Guvano | Foto: Uomo Ubriaco, via Wikimedia Commons.

Guvano fica em Corniglia, também em Cinque Terre, e é famosa por ser uma praia de nudismo. Ainda, o acesso à ela faz parte das curiosidades do local.

Mais reservada, a praia pode ser acessada por meio de uma trilha, cerca de 20 minutos de caminhada, ou passando por um túnel ferroviário já desativado. Você também pode apenas passar por ela em um cruzeiro por Cinque Terre com almoço.

Dicas => Como comprar passagem de trem na Itália

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Ilha de Elba, Toscana

Cidades para passar verão na Itália
Ilha de Elba, destino para verão na Itália.

Elba é a terceira maior ilha da Itália e situa-se na região da Toscana. Suas praias são famosas pela coloração azul da água e são bastante movimentadas durante o verão. O trajeto mais comum é por meio de balsa, saindo da cidade de Piombino. Ao chegar lá, você pode fazer um tour de bike com vistas impressionantes de Elba.

Hotéis => Melhores hotéis na Ilha de Elba

 

Chiaia di Luna, Lazio

Praias mais bonitas da Europa
Foto: Bouncey2k, via Wikimedia Commons.

Chiaia di Luna é uma praia da Ilha de Ponza, na região do Lazio, onde fica a capital italiana. O destino é o mais famosa da ilha devido à sua forma de lua crescente e à cor turquesa da água. O acesso à praia, atualmente, só pode ser feito por meio de barcos portuários ou particulares.

Sugestão => Hotéis em oferta na Ilha de Ponza

 

Costa Amalfitana, Campania

Cidades com praias da Itália
Positano é praia badalada.

A Costa Amalfitana, na região da Campania, é um dos destinos de praia mais conhecidos da Itália e é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Veja opção de passeio de barco pela Costa Amalfitana.

Entre as principais opções para os turistas estão Cetara, Amalfi, Atrani e Positano. Cetara é uma praia de água verde que mantém as tradições da pesca. Amalfi está no centro da Costa e é conhecida por praias mais reservadas e com acesso por meio de barco.

Onde passar o verão europeu
Atrani e suas rochas.

A pequena praia de Atrani, por sua vez, ganha espaço entre as mais bonitas da Itália por sua paisagem, uma rocha entre os montes Civita e Aureo. Positano, por fim, é frequentada por artistas do mundo todo e é uma das mais extensões de praia da Costa Amalfitana. De Salerno, capital da província, é possível acessar todas as opções por meio de carro ou trem.

Vale a pena => Escolha entre mais de mil hotéis na Costa Amalfitana

 

Marina Piccola, Campania

Dicas de praias italianas
Rochas Faraglioni

Entre os encantos da badalada Ilha de Capri, na região da Campania, está Marina Piccola. A praia de mar azul tem vista para as famosas rochas Faraglioni. Para chegar ao local pode-se optar por um ônibus que parte do centro da ilha.

Barato => 15 pontos turísticos da Itália que você tem que conhecer

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Polignano a Mare, Puglia

Melhores praias da Itália
Polignano a Mare e a praia Cala Porto na Itália.

Também chamada de Pérola do Adriático, Polignano a Mare é uma cidade na província de Bari, região da Puglia. Entre as praias mais características do local está a pequena Cala Porto, que fica logo abaixo do centro histórico da cidade.

Para conhecer melhor, faça um walking tour por Polignano a Mare. Saindo de Bari de trem ou carro, o trajeto leva de 30 a 40 minutos.

Prático => Hotéis incríveis em Polignano a Mare

 

Grotta della Poesia, Puglia

Praias lindas da Itália
Grota della Poesia | Foto: andresumida, via Wikimedia Commons.

Composta, na realidade, por duas grutas, a Poesia Maior e a Poesia Menor, a Grota della Poesia localiza-se em Roca Vecchia, na província de Lecce, na Puglia. A piscina natural varia sua coloração de azul escuro até um verde esmeralda.

Na parte da Poesia Menor, possui ligação com o mar. De Lecce até a gruta, o ideal é ir de carro, trajeto que leva cerca de meia hora.

Descubra => 6 melhores hotéis na Grotta della Poesia

 

Spiaggia dei Frati, Marche

Melhores praias da Itália
Marche na Itália: rochas se destacam.

A Praia dos Frades localiza-se entre as cidades de Numana e Sirolo, em Marche. Sua beleza está nas rochas que criam a paisagem da praia, a principal em forma de boi e, por isso, o local também é conhecido como Praia do Boi.

Para acessá-la, o trajeto deve ser feito a pé pelas praias adjacentes, como a Spiaggiola, em Numana. Do centro de Numana ou de Sirolo o trajeto a pé leva de 10 a 15 minutos.

Demais => Mapa das regiões turísticas da Itália

 

Cefalù, Sicilia

Roteiro pelo verão europeu
Lido de Cefalú: parada obrigatória no verão italiano.

Na província de Palermo, na Sicília, encontra-se Cefalù, uma cidade com mais de um quilômetro de costa e com diversas opções de praias. Entre elas o Lido de Cefalù, com areia dourada e mar límpido, e a Praia de S. Ambrogio, menos conhecida e por isso bastante tranquila.

De Palermo até Cefalù, o trajeto de carro é de pouco mais de uma hora ou você também pode fazer excursão saindo de Palermo até Cefalù.

Imperdível => 30 melhores hotéis de Cefalù

 

Mondello, Sicília

Férias de verão na Itália
Mondello | Foto: Andrea Calcagno, via Wikimedia Commons.

Símbolo de Palermo, Mondello é uma praia de areia branca e água turquesa e esmeralda na região da Sicília. Por sua paisagem, assemelha-se aos destinos caribenhos e, por isso, é bastante frequentada. Para conhecer tudo o que a região oferece somente um passeio de barco pelo mar  azul de Mondello.

Para chegar até o local, saindo de Palermo, pode-se escolher partir de ônibus ou carro. O trajeto é de aproximadamente 40 minutos.

Melhor preço => Hotéis e pousadas em Mondello

 

Tropea, Calábria

Praia de Tropea na Itália
Águas azuis de Tropea na Itália.

A Praia de Tropea, na Calábria, fica aos pés do Santuário de Santa Maria dell’Isola, um dos cartões postais da região. Da capital da província, Vibo Valentia, até o local o deslocamento deve ser feito de carro, um percurso de pouco mais que meia hora.

Promoções => Mais de 400 hotéis em Tropea para você escolher o seu

 

Michelino, Calábria

Praias selvagens da Itália
Michelino com vista para Stromboli, na Itália.

A principal praia de Parghelia, na região da Calábria, é Michelino. Seu acesso pode ser realizado somente a pé, por meio de uma escadaria com mais de 200 degraus, ou pelo mar. Por sua dificuldade de acesso, a praia segue considerada intacta e selvagem.

No horizonte, ainda é possível avistar Stromboli, uma pequena ilha da Itália que abriga um dos vulcões ativos do país. O pedaço do trajeto que pode ser feito de carro, até a escadaria, leva cerca de 30 minutos, saindo de Vibo Valentino.

Economia => Como receber impostos pagos em compras na Europa

 

La Pelosa, Sardegna

Praias mais bonitas da Itália
Uma praias mais bonitas de toda a Itália | Foto: QVM.

Uma das praias mais bonitas de toda a Itália, La Pelosa fica na cidade de Stintino, na região da Sardegna. Por falar em beleza, leia também sobre quais são as cidades mais bonitas da Itália.

A preservação do local tem sido motivo de grande preocupação das autoridades, podendo incluir regras rigorosas, incluindo a restrição do número de frequentadores. Até então, a praia pode ser acessada com uma viagem de carro de cinco minutos saindo de Stintino. E mesmo para quem deseja fazer uma caminhada, o trajeto não leva mais que 40 minutos.

Conheça => Hotéis incríveis em La Pelosa

 

Cala Coticcio, Sardenha

Praias paradisíacas na Itália
Praia de Cala Coticcio | Foto: QVM.

A praia de Cala Coticcio fica localizada na Ilha de Caprera, na região da Sardenha. O acesso é possível por meio de barcos que fazem excursão pelo Parque Nacional do Arquipélago de La Maddalena, ou então por trilha feita a pé, com duração de aproximadamente 90 minutos. A praia é bastante pequena, considerada um paraíso natural e está entre as praias mais bonitas da Itália.

De Palau, cidade costeira na Sardenha, até Cala Coticcio, é possível pegar uma balsa que leva até La Maddalena e depois para Caprera. No entanto, o ideal é optar por uma excursão, uma vez que mesmo no trajeto de balsa há uma parte de caminhada em rochas, difícil de acessar. Veja uma sugestão de 7 horas pelo Arquipélago de Maddalena.

Pesquise entre as melhores opções de hotéis em La Maddalena »

 

Roteiro de verão na Itália

Dicas de cidades para aproveitar o calor na Itália
Tropea na Itália.

Em um país ladeado pelo mar não é difícil encontrar destinos incríveis de praia, grutas e cidades portuárias. Por isso, uma opção boa é buscar unir os passeios em cidades históricas a praias próximas para curtir o verão em grande estilo.

As praias paradisíacas ainda possuem suas próprias atividades, como prática de esportes, passeios de barco, festas ou locais mais tranquilos. A Itália abriga lugares maravilhosos e que se adequam ao seu estilo de viajante, basta você escolher! Ahh, antes de ir não deixe de ler minhas dicas de viagem para Itália.

Você já pensou em aproveitar o verão europeu nas praias da Itália? Deixe nos comentários quais são os seus lugares dos sonhos!

 

Leia os últimos posts da Itália:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *