Onde ficar em Cinque Terre: dicas de hotéis na Itália

por Carolina Arbache

Onde ficar em Cinque Terre: dicas de hotéis na Itália

Se você está programando sua viagem para Itália e não sabe onde ficar em Cinque Terre, este artigo te ajudará. Antes disso, é importante entender que é muito fácil se locomover de trem entre os cinco pequenos vilarejos na Itália, que ficam na encosta do mar da Ligúria – um braço do Mediterrâneo. Essa informação pode ser crucial para escolher no mapa de Cinque Terre, um hotel com fácil acesso às estações ferroviárias.

O trem é disparadamente o melhor, e mais barato, meio de transporte para andar entre as cinco terras e ir até La Spezia ou Levanto, cidades próximas. Se você pretende alugar um carro na Europa para viajar pela Itália, verá a seguir as sugestões dos melhores hotéis perto de Cinque Terre para chegar motorizado e estacionar. Mas acredite: você não vai querer visitar os vilarejos dirigindo!

Para quem tem problemas de locomoção ou não quer ficar batendo perna, também é bom ficar bem atento às minhas sugestões, pois a região é muito acidentada e pode ser que tenham muitas ladeiras e escadarias para chegar na sua hospedagem. Para não errar, acompanhe as dicas sobre onde é melhor se hospedar em Cinque Terre.

Planeje sua viagem => Como ficar com internet em Cinque Terre  

Qual seguro viagem fazer para a Itália »

 

Onde se hospedar em Cinque Terre?

Onde ficar em Cinque Terre, Itália?
Manarola, uma das Cinque Terre.

Dormir em qualquer uma das cinco terras da Itália pode ser uma boa opção, tudo depende do que você quer. De qualquer forma, o trem que circula entre as Cinque Terre, e também vai até La Spezia e Levanto, é super rápido e funciona muito bem. Mesmo em alta temporada, não tive problemas! Minhas sugestões de hospedagem para a região são:

  • Affittacamere Le Giare
  • 5 Terre Pelagos 2
  • La Line D’Acqua
  • Pensione Sorriso
  • Casa Catò
  • Pousada Daa Maduneta
  • B&B Corte del Gallo
  • Villa Accini
  • Pousada Acqua di Mare
  • I Lecci Di Soviori
  • Ostello Tramonti
  • Levante Blu
  • La Gemma delle 5 Terre

 

Dicas de onde ficar em Cinque Terre

Dicas de onde se hospedar em Cinque Terre
Manarola, Cinque Terre, Itália.

Se locomover entre as Cinque Terre é fácil. Para você ter uma ideia, a viagem de La Spezia até Monterosso al Mare, a última terra, leva meia hora.

Tudo isso, parando nas outras quatro estações: Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggore. O trem expresso, sem paradas, vai em apenas 15 minutos.

Por isso, contarei alguns diferenciais de cada “terra” e algumas indicações de hotéis. Talvez, você prefira se hospedar em La Spezia, Levanto ou até Portovenere. Por isso, não deixe de ler este artigo até o fim e veja as particularidades de cada lugar.

 

Hotéis em Riomaggiore

Onde se hospedar em Cinque Terre
Riomaggiore, 1ª das Cinque Terre a partir de La Spezia.

É a primeira das cinco terras, saindo de La Spezia. Se hospedar em um hotel em Riomaggiore pode ser vantajoso, pois lá é um pouquinho maior. Riomaggiore é de fato uma comuna, o equivalente aos nossos municípios, mas não perde o encantamento e o jeitinho de vila.

Tem ótimos restaurantes, igrejas, praça, castelo, lojinhas, agências de passeio e centro de informações turísticas. Além disso, é um ótimo lugar para assistir o pôr do sol em Cinque Terre.

A praia de Riomaggiore é toda de pedras, mas bem bonita. Existe uma outra praia linda, mas o acesso atualmente só por barcos. Veja a minha dica de hospedagem em Riomaggiore:

 

Affittacamere Le Giare

Hotel perto da estação Riomaggiore na Itália
Affittacamere Le Giare em Riomaggiore.

Affittacamere Le Giare é um tipo de acomodação bem comum na Itália. Oferece poucos quartos privativos para alugar.

Diferente de uma pousada, não tem café da manhã na Affittacamere, mas eles disponibilizam uma boa refeição em um café bem pertinho. No quarto tem máquina de café, chocolate quente, etc. Bem localizado, está a 10 minutos da praia e a 550 metros da estação Riomaggiore. 

 

Hotéis em Manarola

Dicas de hospedagem em Cinque Terre
Manarola em Cinque Terre.

Manarola é uma fração da comune de Riomaggiore e é igualmente encantadora com suas casinhas coloridas. Embora Cinque Terre seja um destino de férias de verão (junho a setembro), no Natal (a partir do dia 8 de dezembro) Manarola é o foco, pois sedia um dos maiores presépios iluminados do mundo! 

Para mim, uma das grandes vantagens de escolher um dos hotéis em Manarola, é que sua praia oferece facilidade de entrar no mar.

Não tem exatamente uma praia, e sim um ponto para mergulhar como se fosse uma piscina natural. Tem até escadas para acessa-lo. É bem tranquilo para nadar e super fácil de chegar, pertinho da estação de trem. Veja onde se hospedar em Manarola:

 

5 Terre Pelagos 2

Hotel perto da estação de trem em Manarola
5 Terre Pelagos 2 em Manarola.

A pousada 5 Terre Pelagos 2 é super perto da estação de trem. Os quartos têm banheiro privativo com bons chuveiros, o que pode ser raro na Itália. Possuem um belo terraço para ver o mar enquanto faz as refeições.

 

La Line D’Acqua

Pousada no centrinho de Manarola
La Line D’Acqua em Manarola.

La Line D’Acqua é uma pousada localizada bem no centrinho de Manarola, perto de restaurantes e lojinhas e também de uma bela vista para o mar.

Tem chaleira e cafeteira em todos os quartos, assim como wifi e ar condicionado. O único inconveniente é que não tem café da manhã, mas para alguns isso não será um problema.

 

Hotéis em Vernazza

Qual é a melhor praia de Cinque Terre
Vernazza em Cinque Terre.

Vernazza é uma bela vila que tem uma das melhores praias de Cinque Terre. No vilarejo existe uma gruta, que é o acesso à praia! Muito mágica essa passagem da cidade para a praia.

Ao chegar tem areia, mesmo a praia sendo bem pequena, você pode estender sua canga. As pedras ao seu redor tem um formato bem peculiar, lindas. Segue algumas opções de hotéis em Vernazza:

 

Pensione Sorriso

Onde se hospedar em Vernazza
Pensione Sorriso em Vernazza.

Uma boa indicação para quem procura um lugar barato para ficar nas Cinque Terre. A Pensione Sorriso oferece quartos individuais com banheiro privativo. E tem ar-condicionado.

Há também quarto de casal com banheiro compartilhado. O café da manhã não está incluso. O lugar é simples, mas compensa pelo preço e localização. É super perto da estação de trem.

 

Casa Catò

Hotel com vista para o Mar Mediterrâneo em Vernazza
Casa Catò em Vernazza.

Se você está procurando um bom hotel em Cinque Terre, com vista para o Mar Mediterrâneo, a Casa Catò é uma boa pedida. Super perto da estação de trem de Vernazza (200 metros apenas).

Todos os quartos têm vista para o mar e alguns têm varanda. Possui também ar condicionado, frigobar e TV de tela plana. Os banheiros têm ótimos chuveiros, o que pode ser raro na Itália. 

 

Hotéis em Corniglia

Onde ficar em Cinque Terre: Corniglia
Escadaria Lardarina.

Corniglia é a terra do meio e atrai hóspedes em busca de um lugar mais tranquilo para se hospedar nas Cinque Terre. É a que recebe menos visitantes, pois os turistas que vem à Cinque Terre de barco não chegam até lá, pois é no alto. É a única das Cinque Terre que não tem praias acessíveis, ou seja, não dá pra entrar no mar. Toda a vila fica no alto.

A partir da estação de trem, que já fica acima do nível do mar, são mais 377 degraus para chegar na vila. Você também pode fazer o percurso de ônibus, já incluso no ticket que dá direito ao trem o dia todo. De qualquer maneira, vale a pena conhecer e quem sabe se hospedar em Corniglia, pois a vista de lá é linda.

A famosa e misteriosa praia de Guvano, reduto hippie dos anos 70 que atraiu muitos nudistas fica em Corniglia. Atualmente chegar lá é praticamente impossível.

Existia um túnel da ferrovia desativado, e totalmente escuro, que servia como acesso à praia. Em 2016 foi fechado, pois não era considerado seguro.

Quando fui à Cinque Terre, infelizmente não pude visitar Guvano. A outra trilha para chegar lá é bem perigosa, pesquisei bastante e recomendo que não vá.  Veja algumas opções de hotéis em Corniglia para relaxar nas Cinque Terre:

 

Pousada Daa Maduneta

Melhor hospedagem em Cinque Terre
Pousada Daa Maduneta em Corniglia.

A Pousada Daa Maduneta é uma das melhores hospedagens em Cinque Terre, super bem avaliada. Bem localizada na vila de Corniglia, o cenário que se vê é incrível. Fica perto da escadaria, no entanto, para pegar o trem é preciso enfrentar todos os degraus. 

 

B&B Corte del Gallo

Hotel perto da estação de trem de Corniglia
B&B em Corniglia.

O Bed & Breakfast Corte del Gallo é a opção mais perto da estação de trem de Corniglia. Todos os quartos têm ar-condicionado, wi-fi e tv de tela plana.

O melhor é o terraço disponível para todos os hóspedes com o visual maravilhoso para o Mediterrâneo. Afinal, qual a graça de se hospedar em Corniglia sem uma vista?

 

Hotéis em Monterosso al Mare

Hotéis em Monterosso Al Mare, Cinque Terre
Monterosso em Cinque Terre.

Monterosso al Mare é a última das cinco terras, mais perto de Levanto e Gênova. É a mais turística de todas e a maior. Tem 1.500 habitantes.

Possui mais infraestrutura e pode ser uma ótima opção para quem vem de carro dos lados de Gênova. Caso contrário, seria necessário atravessar as estradas de Cinque Terre de qualquer forma.

A praia Fegina, a mais famosa de Monterosso, fica logo na saída da estação de trem. É a única praia de areia das Cinque Terre e fica lotada de cadeiras e guarda-sol. Isso não significa que você pode estender sua canga lá sem ser educadamente expulso.

A praia é particular! É preciso pagar para ter direito a cadeiras e guarda-sol ou estar em algum beach bar. Veja algumas opções de hotéis em Monterosso al Mare:

 

Villa Accini

Hotel bem avaliado em Monterosso
Villa Accini em Monterosso.

O Hotel Villa Accini está localizado em uma bela mansão de antiga família italiana. Todos os quartos têm ar-condicionado. O café da manhã não está incluso na diária, mas é super bem avaliado.

Fica bem próximo da praia e da estação de trem de Monterosso, o que facilita bastante o trajeto entre Monterosso e as outras Terres. Oferece estacionamento gratuito, ótimo para quem está de carro.

 

Pousada Acqua di Mari

Pousada bem localizada em Monterosso
Pousada Acqua di Mari em Monterosso.

A Pousada Acqua di Mare é super bem localizada, perto da praia de Monterosso, num lugar bem tranquilo. Oferece estacionamento gratuito, o que é bom para quem vem de carro da região de Gênova.

Se vier de Florença, La Spezia não compensa ir de carro, pois será necessário atravessar as Cinque Terre dirigindo, o que não é muito recomendado. 

 

Pousada Verdeacqua

Hotel próximo à estação de Monterosso
Pousada Verdeacqua em Monterosso.

A Verdeacqua é uma das pousadas próximas à estação de Monterosso com o melhor custo-benefício. É uma das melhores opções para quem se preocupa com a localização. Fica a 2 minutos de caminhada da praia. O café da manhã é simples, mas está incluso na diária.

 

I Lecci Di Soviori

Boa opção de hospedagem em Monterosso
I Lecci Di Soviori em Monterosso.

A Pousada I Lecci Di Soviori pode ser uma boa opção de hospedagem em Monterosso. Fica no alto da vila, o que significa que a vista de lá é maravilhosa! O lugar é bem tranquilo. Para facilitar para os hóspedes, tem transfer gratuito até a estação de trem. Também tem estacionamento gratuito.

A diária inclui o café da manhã, que é ótimo! Os quartos possuem geladeira e chaleira elétrica, o que dá uma salvada para fazer pequenos lanches.

 

Onde ficar perto de Cinque Terre?

Onde ficar perto de Cinque Terre?
Região de La Spezia.

Se você não achou nenhum hotel bom e barato em Cinque Terre ou está vindo de carro, a melhor opção é se hospedar fora do Parque Nacional de Cinque Terre. La Spezia fica super pertinho e é a melhor opção. Ótimo para quem vem de carro dos lados de Florença, Veneza.

 

Hotéis em La Spezia

Hotéis em La Spezia, Itália

La Spezia é uma cidade mediana da costa Ligúria, mas muito maior do que qualquer outra citada neste artigo. Por isso, é ótima base para visitar as Cinco Terras.

É bem perto e fácil de ir da estação de trem em La Spezia até o Parque Nacional. Portanto, se hospedar em La Spezia para visitar as Cinque Terre acaba sendo o mais comum.

Além dos hotéis em La Spezia terem melhor custo-benefício, a cidade tem a melhor infraestrutura com tudo o que pode precisar.

Quem vem de carro, deve ficar ligado. Em geral, as ruas de La Spezia são planas, mas existe uma parte da cidade com subidas e aquelas ruelas bem características da Itália, bem apertadas.

Ainda sim, vale estacionar (talvez seja necessário pagar estacionamento, na rua é difícil parar de graça) e se locomover a pé e com o transporte público.

Além dos trens, é fácil pegar barcos para Portovenere e as Cinque Terre da marina de La Spezia. Por isso, é o melhor lugar para quem quer conhecer a região. Veja algumas indicações de hotéis baratos em La Spezia:

 

Ostello Tramonti

Hospedagem barata em Cinque Terre
Hostel Ostello Tramonti em La Spezia.

Se você está buscando um hostel em Cinque Terre, o Ostello Tramonti pode ser uma ótima opção. Localizado nas montanhas entre La Spezia e Riomaggiore, os quartos têm uma vista linda.

Para ir até  centro de La Spezia é fácil, pois tem uma linha de ônibus que para na frente do hostel. Eles oferecem ainda traslados para Riomaggiore.

O lugar é ideal para os mochileiros que viajam sozinhos, pois é bastante  acolhedor e a equipe bem prestativa. Além de ser uma opção de hospedagem barata em Cinque Terre

Possui lounge com mini biblioteca bem aconchegante. Tem restaurante de comida típica italiana que oferece jantar por preços bons.

 

Levante Blu

Lugar barato para se hospedar em La Spezia
Levante Blu em La Spezia.

O Levante Blu foi a minha escolha de pousada em La Spezia. Eu procurava um lugar barato, perto da estação de trem, que tivesse lugar para estacionar o carro. E atendeu todas as minhas expectativas. O café da manhã é bom, o quarto super confortável.

De início, foi difícil encontrar a pousada de carro, pois fica numa ladeira com escadas. Ainda bem que os italianos gostam de carros pequenos! É bem fácil de chegar a pé ao centro de La Spezia e a estação, mas ainda sim, não se ouve barulho de trem.

 

La Gemma delle 5 Terre

Hotel perto da estação de trem em La Spezia.
La Gemma delle 5 Terre La Spezia.

Outra opção barata em La Spezia é a pousada La Gemma delle 5 Terre. A grande vantagem é que o local fica muito perto da estação de trem e dos pontos turísticos de La Spezia.

Todos os quartos são super bonitinhos e tem banheiro privativo, ar-condicionado e wi-fi. As avaliações do lugar feitas pelos hóspedes reais no Booking são ótimas.

 

Ficar em Hotel em Portovenere: vale a pena?

Hotéis em Portovenere
Gruta de Byron e o Castelo Doria acima.

Portovenere é chamada da sexta terra, já que o Parque Nacional se estende até lá. A cidade é uma graça e merece muito a visita.

No entanto, não indico pegar um hotel em Portovenere para conhecer as Cinque Terre, porque não tem estação de trem por lá. Só chega-se de carro ou de barco, então, ir de Portovenere para as Cinque Terre demora muito mais e pode sair muito caro. 

Vale muito a pena pegar um barco ou o carro (lembrando que tem estacionamento pago em moedas) e ir até lá conhecer os principais pontos turísticos de Portovenere: o castelo, a Igreja e claro, nadar no Golfo de Byron.

No entanto, se está buscando onde ficar para conhecer Cinque Terre, não indico Portovenere. Há menos que vá passear pelas terras apenas de barco. Se você só quer achar uma boa praia na Itália para descansar alguns dias, pode achar boas opção de hotéis em Portovenere.

E você tem outras sugestões de onde ficar em Cinque Terre? Sabe onde é melhor se hospedar? Compartilhe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Arbache

ESCRITO POR

Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#06
Icone
Roteiro de Trem

Conheça as principais rotas de trem para explorar destinos

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *