Qual moeda levar para Itália: euro x dólar x real

Qual moeda levar para Itália: euro x dólar x real

As malas já estão prontas e as passagens compradas, mas você sabe qual moeda levar para Itália? O planejamento de quanto e qual dinheiro levar na viagem pode torná-la muito mais barata.

Desde que o euro entrou em circulação na maior parte da União Europeia em 2002, a Itália foi um dos países que o aderiu como moeda oficial. Até a data, circulava no país a lira italiana.

Por isso, em uma viagem à “Bota” é necessário programar quantos reais você pretende converter em euros para levar em espécie. Além de verificar os limites e condições dos seus cartões de crédito.

Esses detalhes podem fazer muita diferença no resultado final. Para ajudar você a entender um pouco mais sobre como funciona o dinheiro para brasileiros aqui na Itália, elenquei abaixo as principais dúvidas e dicas na hora de preparar o bolso para a viagem ao país. Veja.

Planeje sua viagem => Bons hotéis para reservar na Itália

Preço do melhor seguro viagem para a Itália »

 

Vale a pena levar dólares para Itália?

Qual moeda levar para Itália
Qual moeda levar para Itália? Não leve dólares para Itália.

Sim e não. Caso você já tenha dólares comprados, pode utilizá-los para trocar por euros em casas de câmbio tanto na Itália quanto no Brasil.

Como a cotação da moeda da Europa varia de acordo com o dólar, pode compensar mais você trocar a moeda americana ao invés da brasileira, que é bem menos valorizada, na hora da conversão para euros.

Mas caso você não tenha dólares, faça direto a conversão de reais para euros. Eu sempre faço online por segurança e comodidade, pois será a única moeda que você utilizará em território italiano.

Ao fazer a troca de reais para dólares e depois para euros, você pagará duas vezes por taxas de conversão, ou seja, perderá dinheiro desnecessariamente.

Para fazer cambio online sugiro a Confidence Câmbio.

 

Vale a pena levar real para Itália?

Vale a pena levar real para a Itália?
Qual moeda levar para Itália? Troque seu real por euro ainda no Brasil.

Você não utilizará reais na Itália a não ser para trocá-los por euros.

Os poucos casos em que pode valer a pena levar a moeda brasileira, é se você deixou para trocar por euros muito em cima da data da viagem e pegou uma variação cambial muito alta.

Ou seja, se o euro estava caro na data em que fez a troca e há previsões de queda no valor, pode ser que você pague menos durante o seu período no território.

Eventos como eleições presidenciais podem mudar bastante o cenário do câmbio.

Portanto, geralmente na maioria dos casos o ideal é fazer a conversão ainda no Brasil e o quanto antes. E aproveite também para decidir entre quais das regiões turísticas da Itália você vai viajar.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Vale a pena trocar todo o dinheiro por euro?

Vale a pena trocar todo o dinheiro por euro?
Qual moeda levar para Itália? Procure gastar seus euros na viagem para não perder na troca.

Outro caso importante para ponderar se vale a pena levar reais, é se você está com medo de voltar para o Brasil com euros sobrando, uma vez que para transformá-los na moeda brasileira novamente te fará perder dinheiro.

Nessa situação, o melhor é prever os gastos que terá em dinheiro e trazer uma quantia que cubra essas despesas, como alimentação, transporte público e outros valores menores.

Também é sempre importante ter um cartão de crédito ativo no exterior, saiba mais no artigo sobre como levar dinheiro em viagem internacional.

Caso seja necessário fazer uma nova troca, pode fazê-la na Itália mesmo. Ou então, aproveite para gastar seus últimos euros dando uma esticada em algumas das cidades imperdíveis da Itália.

 

Preciso comprovar renda na imigração?

Segundo a legislação italiana, o cidadão estrangeiro deve possuir alguns documentos obrigatórios para passar na imigração.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Lembrando que você passará pela imigração do primeiro país da União Européia em que aterrissar, não necessariamente na Itália.

Apesar disso, os policiais de imigração poderão solicitar entre as comprovações, uma garantia de que você terá dinheiro suficiente para se manter enquanto estiver no território italiano.

O valor é previsto por dia e pessoa. Você pode conferir os valores abaixo, e para atualização confira o site da Polícia Federal Italiana (www.poliziadistato.it/articolo/226).

Quantos euros levar para viagem para Itália
Qual moeda levar para Itália? Valor em euro, por cada pessoa.

Se você estiver sozinho precisará comprovar mais dinheiro do que se estiver em duas ou mais pessoas.

Lembrando que esses valores são o mínimo pela Polícia Federal na imigração, mas para você viajar para a Itália gastará bem mais que isso por dia. Sendo bem realista, entre 80 e 100 euros por dia são suficientes para você conhecer os melhores destinos turísticos da Itália.

A PF italiana também estipula taxas fixas que se somam com os valores diários mínimos. Observe com atenção os infográfico acima.

 

Encontro fácil casas de câmbio na Itália?

Sim! As principais cidades italianas possuem casas de câmbio próximos aos pontos turísticos, ou seja, certamente você cruzará com várias delas durante sua viagem. Outro local que dispõe de casas de câmbio é o “centro comerciale”, ou seja, um shopping italiano.

Casas de câmbio na Itália
Galeria Vittorio Emanuele II em Milão.

Embora aeroportos e estações de trem também tenham a facilidade, a taxa de câmbio costuma ser maior, pois já possui uma atualização que inclui uma comissão.

Assim, saber a taxa de câmbio atualizada pode ajudá-lo a não pagar a mais na hora de trocar seu dinheiro!

 

Dica para fazer câmbio seguro e barato para Itália

É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la.

De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.

   

Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa… O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.

Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Câmbio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.

E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.

E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade? É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.

Saiba mais no post sobre comprar dólar e euro online. Se preferir, já compare preços e compre online na Confidence Câmbio.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »

 

Como enviar dinheiro para Itália

Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.

Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.

Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil.

Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.

 

Quando usar o cartão de crédito?

Quando usar o cartão de crédito na Itália
Qual moeda levar para Itália? Cartão tem IOF sobre as operações.

Antes de partir, entre em contato com o seu banco e verifique o perfil da sua conta.

Para utilizar um cartão de débito e/ou crédito no exterior ele precisa ser internacional e estar habilitado para fazer compras fora do país.

Caso seu cartão não seja internacional, você precisa solicitar um novo para o banco, faça isso com antecedência para não ficar na mão!

Feita essa primeira parte, atente ao limite da sua conta e peça o aumento caso necessário. Lembre-se que o limite deve ser dividido pelo valor do euro, para saber a quantia real que você terá acesso durante a sua viagem. O cartão de crédito é uma ótima opção para imprevistos, já que o valor cobrado ao final da compra ainda incluirá a taxa de IOF, que é de 6,38%.

Para fazer saques do seu cartão, saiba qual banco você utiliza que cobra taxas menores para essa operação e procure um caixa eletrônico que opere diversos bancos.

Na Itália, esses caixas estão identificados como Bancomat em letras azul marinho e você encontra na parte externa de alguns bancos italianos.

Para encontrá-los mais facilmente você também pode pesquisar por Bancomat no Google Maps ou baixar o app do consórcio B Map.

 

Como usar o cartão e escapar do IOF?

Usar cartão de crédito na Itália
Qual moeda levar para Itália? Ponte Vecchio em Florença.

Como as compras no cartão que você utiliza no Brasil podem sair salgadas, uma solução é abrir uma conta em um banco que já seja europeu.

Sim, a maioria das opções de ebanks não envia cartão para o Brasil e precisam que você comprove residência. Assim, uma opção viável é abrir uma conta na LeuPay, com bastante antecedência à viagem.

O banco envia até dois cartões gratuitos por conta, excelente opção para casais, por exemplo.

Basicamente, você se cadastra, apresenta RG ou passaporte e comprovante de residência por meio de uma videoconferência e aguarda seu cartão em casa. O tempo de envio pode variar, mas há opção de pagar por uma entrega expressa.

A LeuPay utiliza a bandeira Visa e funciona como um cartão de débito.

As transferências da sua conta brasileira para a LeuPay em euros terão taxas muito menores do que o valor do IOF, que seria pago toda vez que fizesse uma compra com outro cartão. Para transferir o dinheiro, é possível optar entre a Transferwise ou o Remessa Online (desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS).

   

Outra opção pode ser o N26, ebank alemão, mas eles enviam o cartão da bandeira Mastercard somente para endereços da Europa. Então é uma boa opção se você está planejando permanecer em terras italianas.

Dicas => Como andar de trem pela Itália

 

Dicas valiosas sobre câmbio na Itália

Cambio na Itália
Tradicionais lojas de máscaras em Veneza.

Além de todas as dúvidas sobre como levar dinheiro, há algumas dicas que podem fazer diferença na sua viagem. Primeiramente quando trocar seu dinheiro, opte por notas de até 50 euros.

Acima desse valor (lembre-se que existem ainda notas de 100, 200 e 500 euros) você pode encontrar dificuldade para trocá-lo!

Traga uma niqueleira ou alguma bolsa pequena para armazenar moedas. Você utilizará muito!

Existem moedas de até dois euros em circulação, você receberá muito troco nesse formato e precisará dele certamente, seja para um café, para parquímetro, pedágio e até sorvete.

E sempre pague todos os centavos devidos, assim como você também receberá o troco certinho com centavos de 0,01 euro também.

Se você pretende alugar carro na Itália, outra dica valiosa é utilizar um segundo cartão de crédito para deixar o valor da locadora bloqueado.

Sabe aquela quantia que fica como uma prevenção caso tenham danos ao veículo? Aproveite para saber tudo sobre contratar seguro no aluguel de carro em viagens.

Essa soma pode ser alta e pode te impedir de usar o cartão enquanto estiver com o carro.

Como o valor será restituído na devolução do veículo, tudo bem utilizar um cartão de crédito brasileiro, pois o IOF só é cobrado de compras efetivadas.

Claro, cuide também a data de vencimento do cartão para não ter problemas ao ter que pagar a quantia e depois sofrer para o banco restituir.

 

Melhor forma de levar dinheiro para Itália

Como fala dinheiro em italiano
Lojas em Taormina, na Sicília.

Para comunicar-se sobre o assunto algumas palavras simples podem ajudar e muito! Dinheiro é “contanti”, moeda é “moneta”, banco é “banca” e cartão de crédito é “carta di credito”.

O planejamento de qualquer viagem, principalmente ao exterior, deve conter um preparo financeiro não somente em termos de reservar o dinheiro para o período, mas de qual formato é melhor e mais em conta para levá-lo.

A melhor forma de levar dinheiro para a Itália é o equilíbrio! Previna dores de cabeça sobre o assunto quando já estiver no país e varie as opções, certamente isso dará mais segurança para você.

Ou seja, estipule uma quantia em dinheiro e não abra mão de ter alguns euros em formato físico, habilite seu cartão de crédito para viagem internacional, pois já é o banco da sua confiança. E, por fim, é de graça testar o LeuPay. Por que não tentar e ter mais uma garantia?

Você já fez alguma operação de câmbio? Na sua opinião, qual é a melhor moeda para levar para a Itália? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marjana

    Meu namorado possui conta no Leupay e solicitou um segundo cartão para mim (uma única conta- a dele) para viajarmos pela Europa no próximo ano. Estou apreensiva em utilizar o cartão dele (é claro que há um em meu nome somente, mas teoricamente, na conta dele) como comprovante dos valores necessários na entrada dos países que visitaremos. Sabe me informar se posso ter algum problema na comprovação do valor pelo fato de o cartão não ser em meu nome?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Marjana, Não vejo problema, ainda mais que raramente pedem essa comprovação. É mais importante ter as passagens, reservas de hotéis, seguro viagem... mesmo assim, leve alguma fatura do cartão que tenha o valor do limite. Pode ser útil! Abraços