Mapa da Itália: 9 regiões turísticas do país para conhecer

por Guilherme Tetamanti

Mapa da Itália: 9 regiões turísticas do país para conhecer

As 9 regiões turísticas que formam o mapa da Itália, a famosa “Bota”, oferecem centenas de destinos recheados de pontos turísticos, história, arte, arquitetura e boa gastronomia. Mas na hora de planejar o que conhecer na viagem, a quantidade de opções oferecidas pode confundir o viajante.

Assim, para facilitar o roteiro e ainda ajudar a visualizar uma previsão do tempo que cada passeio pode demandar, separamos as regiões com mais opções turísticas.

Independentemente de sua escolha, é importante considerar previamente os locais que você desejará acessar em cada cidade, como museus e igrejas, e aumentar a quantidade de dias conforme o tempo que gastará dentro de cada atração.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para Itália »

 

Mapa da Itália: conheça cada região turística

  1. Sicília
  2. Campania
  3. Lazio
  4. Toscana
  5. Emilia Romagna
  6. Veneto
  7. Lombardia
  8. Liguria
  9. Piemonte
Roteiro pela Itália
Mapa da Itália

Imperdível => Passeios na Itália

 

Sicília

Mapa da Itália
Mapa da Itália: Vulcão Etna na região da Sicília italiana.

Entre os principais locais para visitar na Itália, está Palermo, que fica no extremo sul do país em uma ilha chamada Sicília.

A cidade tem atrativos desde o Monte Peregrino, montanha considerada sagrada, até as Catacumbas dos Capuchinhos. Isso tudo você conhece em um passeio de ônibus turístico em Palermo.

Na ilha, ainda está o vulcão Etna e para visitá-lo é possível fazer o trajeto de carro até o parque homônimo e, em seguida, uma trilha a pé. Ou, ainda, é possível circundar o vulcão de trem.

Siracusa, outro destino na região, é reconhecida pelo histórico e arquitetura gregos. No local, está a Orelha de Dionísio, as ruínas do Templo de Apolo e um dos mais bem conservados teatros gregos do mundo. Uma excursão guiada em Siracusa é uma experiência incrível.

A melhor forma de chegar até a Sicília, considerando o custo-benefício para quem está em Roma, é de avião, pois são mais de 900km. Pela região, é possível fazer o deslocamento de carro ou trem.

O roteiro entre Palermo, o vulcão Etna e Siracusa pode ser feito em quatro dias, considerando os tempos de deslocamento entre as cidades.

Ofertas => Descubra os melhores hotéis da Sicília

 

Campania

Destinos mais luxuosos da Itália
Capri e seus encantos na região de Campania.

A região de Campania é uma opção boa para quem deseja conhecer destinos significativos para o país em poucos dias.

Há aproximadamente duas horas e meia de Roma ou 240km, a capital da Campania, Nápoles, dá nome à tradicional pizza napolitana. Veja os pontos turísticos de Napóles.

O passeio pela cidade ainda pode ser casado com uma visita ao sítio arqueológico de Pompéia e o monte Vesúvio que fica a apenas 30 minutos de distância de carro. Visite Pompéia com entrada prioritária e descubra como ir de Nápoles a Pompeia por conta própria.

A região da Campania entra nos destinos mais luxuosos da Itália por Capri e a Costa Amalfitana. A ilha de Capri impressiona pela coloração da água, pelas rochas Faraglioni e ainda o Arco Natural. Para visitá-la, é possível pegar uma balsa em Nápoles ou em Sorrento.

A Costa Amalfitana ainda oferece atrativos como a Praia de Amalfi e Positano, cidade construída na encosta. Conheça um tour de Napóles à Costa Amalfitana com tudo incluso.

A viagem pela Campania pode ser feita em dois dias. Um deles dedicado a Nápoles e Pompéia e outro para Capri e Costa Amalfitana. Para quem deseja fazer o roteiro com mais calma, a opção é dedicar pelo menos um a dois dias para cada localidade.

Confira => Melhores hotéis em Campania

 

Lazio

Roteiro por Lazio, na Itália
Mapa da Itália: Roma é parada obrigatória para os turistas.

A capital da Itália está localizada na região de Lazio e, por isso, é destino obrigatório para os turistas.

Roma é a cidade eterna e nela estão pontos turísticos famosos mundialmente, como o Coliseu, o Fórum Romano, o Panteão e as lindas fontes de roma, como a Fontana di Trevi.

Entre as belezas da cidade, ainda está a escadaria da Praça da Espanha e as praças de Roma, como a Piazza Navona e a Piazza Venezia. Veja meu roteiro de viagem em Roma.

Conhecer os pontos turísticos da cidade pode ser feito em um dia, mas provavelmente a gastronomia da capital e os detalhes podem se perder em uma visita rápida, por isso o ideal seria passar no mínimo dois dias em Roma. Há passeios que levam os turistas para o Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Na região, ainda está o Estado-Cidade do Vaticano, sede da Igreja Católica no mundo e residência oficial do Papa. Dentro da cidade murada está a Basílica de São PedroCapela Sistina e os Museus do Vaticano.

Ele fica a aproximadamente 20 minutos do centro de Roma, o ideal é separar um dia especialmente para o local.  Veja também os passeios imperdíveis em Roma.

Hotéis => Conheça as melhores bairros para ficar em Roma

 

Toscana

Pontos incríveis da Itália
Toscana é linda demais.

A região tem diversos pontos incríveis para os turistas conhecerem e fazerem um roteiro pela Toscana, entre eles as cidades de Florença e Pisa.

Em Florença, a Piazzale Michelangelo e a Duomo são visitas mais que recomendadas. É possível visitar a cidade em um dia, mas o ideal é fazer o passeio em cinco dias para não perder nada. Veja um roteiro de 5 dias em Florença.

Para quem está em Roma, o mais indicado para chegar até Florença é por meio dos trens da Trenitalia. O trajeto leva 1h30, em média, para cerca de 270 km.

Pisa é fácil de conhecer em poucas horas, o Campo dei Miracoli abriga os principais monumentos da cidade, incluindo a famosa Torre de Pisa. A sugestão é aproveitar o trajeto e seguir até Lucca. Veja um passeio de Livorno a Lucca e Pisa.

O trajeto entre as cidades é curto e pode ser feito em um roteiro de carro na Itália ou de trem italiano. Para quem sai de Florença, o percurso leva em torno de uma hora. Se você estiver em Roma, o ideal é ir de trem. O tempo de viagem é de duas a três horas, nesse caso (cerca de 355 km).

Dicas => Onde ficar em Florença

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Emilia Romagna

Visitar Bologna, Ravenna e Maranello
Mapa da Itália: Duas torres de Bolonha na Itália.

Nessa região, três cidades são bastante recomendadas para visitar: Bologna, Ravenna e Maranello. Na capital, Bologna, o Teatro Comunal, as duas torres da cidade e a Fonte de Netuno são pontos turísticos de Nápoles a serem conhecidos.

Ravenna, por sua vez, abriga a Tumba de Dante Alighieri e o Museu Arcivescovile, referência para quem deseja conhecer os famosos mosaicos do local. Veja um passeio para conhecer os mosaícos deslumbrantes de Ravenna.

Ainda na Emilia Romagna está Maranello, cidade que abriga a Galeria Ferrari e a Casa Museu do tenor Luciano Pavarotti.

De Roma até a capital da Emilia Romagna o trajeto ideal é por meio de trem, que leva aproximadamente duas horas. Também é possível fazer de carro, com tempo em torno de quatro horas, ou avião, mas que não compensa pelo custo da passagem. Confira como funciona o aluguel de carro na Itália.

De Bologna a Ravenna ou a Maranello é possível chegar de carro em uma hora. A sugestão para fazer o passeio é de dois dias.

Descubra => Melhores opções de hospedagem em Ravenna

 

Veneto

Turismo italiano
Cortina D’Ampezzo é um dos lugares mais lindos da Itália.

Nesta região estão pontos estratégicos do turismo italiano, como Veneza, Verona e a Cortina D’Ampezzo.

Veneza é a capital do Veneto e um dos destinos mais procurados pelos turistas. De Roma até a cidade é possível chegar em aproximadamente quatro horas, por meio de trem, ou quase seis horas, de carro (525 km).

Para quem está em Milão, o trajeto leva metade do tempo (270 km). Conheça um roteiro de 2 dias em Veneza, super completo.

Em Veneza, o principal atrativo é o Grande Canal e as ruas de água, mas há museus em Veneza incríveis e alguns roteiros alternativos para quem está em Veneza com crianças ou em dias de chuva.

O passeio pode ser feito em um dia e, para quem quiser conhecer as ilhas próximas, como Burano e Murano, é aconselhado estender a estadia por mais 24 horas. Descubra o passeio de barco por Murano, Torcello e Burano.

Os pontos turísticos de Verona, berço da tragédia Romeu e Julieta, pode ser vista em uma tarde. No entanto, vale passar mais tempo na Piazza dei Signori ou à beira do Rio Ádige.

Na cidade está a famosa Casa di Giulietta e o Castelvecchio. Para conhecer tudo isso de maneira fácil é só usar o ônibus turístico de Verona.

A Cortina D’Ampezzo, em Belluno, é um ótimo destino para os amantes das baixas temperaturas e da neve. O local possui estações de ski e tem uma ambientação bastante típica dos países alpinos. Veja uma excursão saindo de Veneza para Cortina e Dolomitas.

E eu devo salientar aqui como são as Dolomitas! Confira um post completo no link.

Fácil => Veja quais são os melhores hotéis de Veneza

 

Lombardia

Lugares bonitos para conhecer na Itália
Mapa da Itália: Lago de Como fica na região de Lombardia.

Entre as regiões ao norte da Itália está a Lombardia. A capital, Milão, abriga um dos pontos turísticos mais famosos do país, a Duomo di Milano. Inclusive dá para fazer um tour pela Catedral de Milão e seus terraços.

Ainda, por ser referência mundial de moda, é um lugar que vale conhecer as famosas feiras de rua e fazer compras em Milão. Além da cidade, a Lombardia tem diversos atrativos naturais, como os lagos de Como e d’Iseo.

Para quem está em Roma, a viagem de carro pode levar até sete horas e de trem cerca de três. Ainda é possível fazer o trajeto de avião, que tem duração de aproximadamente uma hora (veja a experiência com voos low cost na Europa).

Para quem deseja conhecer apenas Milão, um dia pode não ser suficiente.

Ainda há a possibilidade de estender por mais alguns dias dedicados a compras e outros passeios, veja um roteiro de 4 dias em Milão. Para visitar os lagos, a sugestão é separar um turno para aproveitar cada um, como o Lago de Como.

Economize => Onde ficar em Milão

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Liguria

Portovenere em Itália
Liguria e seu mar Mediterrâneo.

Embora seja uma das menores regiões da Itália, a Liguria ladeia parte do Mar Mediterrâneo, veja um roteiro de trem pelo mediterrâneo.

Sua capital é Gênova, cidade portuária famosa por suas praias e por seu farol. Nela ainda está situada a casa de Cristóvão Colombo e uma réplica de um navio pirata, o Galeão Netuno.

A Liguria é também a região do Parque Nacional de Cinque Terre, que abriga cinco vilas construídas na encosta do mar. Para chegar até os dois locais o ideal é partir de Milão, em um trajeto de duas ou três horas.

Para quem está em Roma, é possível chegar em um período de quatro a seis horas. E tem também a opção de excursão saindo de Florença para Cinque Terre.

Cabe ressaltar que acessar as Cinque Terre de carro não é indicado. O trajeto pode ser feito até La Spezia e, após, por meio de trem e a pé. O ideal é dedicar no mínimo um dia para cada cidade. Veja os passeios em Cinque Terre imperdíveis.

Encontre => Onde se hospedar em Cinque Terre

 

Piemonte

Roteiro do vinho na Itália
Mapa da Itália: Piemonte e seus vinhos são ótimos destinos na Itália.

Por fim, Piemonte entra na lista de regiões turísticas devido a sua capital, Turim (“Torino”, em italiano). Apesar de ficar distante de Roma, a cidade fica a cerca de duas horas de Milão, e foi a primeira capital do Reino da Itália,

Entre os principais pontos turísticos de Turim a serem conhecidos na localidade estão o Palazzo Madama, o Palazzo Carignano, as Igrejas Gêmeas na Piazza San Carlo e a Duomo di Torino. Uma vez na cidade, você pode andar de ônibus turístico em Turim.

A região ainda é conhecida pela produção de um dos principais vinhos da Itália, o Barolo.

Assim, é fácil encontrar cantinas e enotecas para visitar e fazer a degustação do vinho. O passeio pela capital e ainda pelas vinícolas pode ser feito entre um e dois dias. Por isso, veja as dicas de roteiro em Turim e de deliciosos restaurantes em Turim.

Barato => Ofertas de hotéis em Turim

 

Turismo na Itália

Certamente, a Itália é um país difícil de esgotar as possibilidades de locais turísticos e sempre terá novidades para os apaixonados por viagens. No entanto, conhecer as regiões e os seus atrativos é uma forma boa para quem está começando e ainda está indeciso.

Uma forma simples de iniciar o planejamento é saber onde irá desembarcar no primeiro dia, e a partir do local traçar um roteiro na Itália que você conheça mais lugares sem gastar tanto tempo em deslocamento.

Ainda, alguns destinos mais luxuosos podem envolver custos maiores para o viajante. Apesar de ser um limitador, é também uma forma fácil de incluir ou não uma cidade ou atração na sua trip pela “Bota”.

Veja as belezas do país nesse vídeo exuberante produzido pelo site oficial de turismo da Itália:

Você já esteve na Itália alguma vez? Sonha em conhecer alguma região no mapa da Itália? Deixe suas dicas e dúvidas nos comentários 😉

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Elce Pinto da Rocha Scapin

    Estou indo do Rio para Roma no dia 22 de fevereiro com marido, filha e neta.No dia 24 faremos um Cruzeiro pelo Mediterrâneo saindo do Porto de Citavecchia e retornando no dia 3 de março. Nosso retorno ao Brasil será no dia 8 de março e de 3 a 8 de março ficaremos passeando na Itália.Gostariamos de ir à Veneza, Florença e Milão. Poderia nos dar umas dicas, fazer um roteiro para nós? Reservamos um ap em Roma nesse período.

  2. Polly Batista

    Oi, Elce! Que delícia!!!! Você pode fazer todos os trechos de trem. Dá uma olhada neste site com bilhetes de trem todo em português. Pessoalmente, acho um pouco corrido em 5 dias fazer essas 3 cidades. Eu tiraria Milão. Mas isso é bem pessoal. Ficaria 3 dias em Veneza (porque amei demais) e 2 em Florença ou vice-versa. Boa sorte!!!