Mapa dos 7 principais pontos turísticos de Turim, na Itália

Mapa dos 7 principais pontos turísticos de Turim, na Itália

Os pontos turísticos de Turim tornam a cidade uma das mais belas da Itália. A “Paris Italiana”, chamada assim pelo  charme dos seus cafés, museus, monumentos e praças, não está entre os principais destinos dos viajantes brasileiros. O que é uma pena porque a cidade é linda.

Com as Olimpíadas de Inverno de 2006, Turim mostrou ao mundo que é mais do que uma cidade industrial cheia de empresas automobilísticas como Maserati, Alfa Romeo e Fiat. Assim, cada vez mais viajantes tem procurado Turim e desfrutado das suas muitas atrações imperdíveis, bem como de sua boa comida e cultura.

Turim, que já foi capital do país, se localiza na região do Piemonte, no norte da Itália. Encontra-se muito perto de Milão e é cercada por Alpes, que rendem a vista panorâmica da cidade impressionante. Conheça agora os pontos turísticos de Turim.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Turim

Tudo sobre seguro viagem para Itália »

 

Mapa dos pontos turísticos de Turim

  1. Museu Egípcio
  2. Mole Antonelliana
  3. Catedral de San Giovanni Battista
  4. Piazza Castello
  5. Palácio Real
  6. Parque do Valentino
  7. Galeria de Arte Moderna e Contemporânea de Turim (GAM)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Turim »

 

O que fazer em Turim

Turim é uma cidade que atende a todos os gostos: você pode visitar tanto um museu de automóveis quando uma igreja que contém o Santo Sudário. Inclusive a cidade faz parte da rota de turismo religioso na Itália.

E é justamente devido à diversidade opções, que a  cidade é visitada por tantos viajantes todos os anos. Vou apresentar agora alguns dos motivos e lugares imperdíveis para que você queria visitá-la também.

 

Museu Egípcio

Pontos turísticos em Turim
Peça do acervo do Museu Egípcio de Turim.

O Museu Egípcio de Turim foi fundado em 1824, sendo o segundo museu de antiguidades egípcias mais importante do mundo, atrás apenas do Museu Egípcio do Cairo.

No local, você encontra uma grande coleção de estátuas, papiros, sarcófagos, múmias, bronzes, amuletos, além de uma vasta biblioteca. A visita com certeza vale a pena, e ela pode ser feita tanto de forma independente quanto com o auxílio de um guia.

O bilhete guiado custa 18 euros e grupos devem fazer a reserva com pelo menos 1 dia de antecedência. Ou você pode adquirir o ingresso sem filas para o Museu Egípcio de Turim.

As segundas-feiras, o museu funciona das 8 às 14 horas e nos demais dias da semana, funciona das 8 às 18h30.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Mole Antonelliana

Dicas de Turim, na Itália
Vista do Mole Antonelliana.

Com seus 167 metros de altura, a Mole Antonelliana é o cartão-postal da cidade, um  dos pontos turísticos de Turim mais visitados. Inicialmente, a torre foi projetada para ser uma sinagoga, em benefício da comunidade judaica da cidade, porém nunca chegou a cumprir essa função e tornou-se patrimônio do município.

Seu nome é em homenagem ao arquiteto Alessandro Antonelli, responsável pela sua construção em 1863. Para tirar fotos panorâmicas incríveis, recomenda-se subir até a cúpula da Mole, que é acessível a pé e por um elevador, inaugurado em 1961, em comemoração ado centenário da Unificação Italiana.

Além disso, a Mole abriga o Museu Nacional do Cinema. Em 5 salas, é contada a evolução do cinema com exposições que mostram os primeiros dispositivos utilizados para filmagem e edição, pôsteres e muitas outras informações relacionadas a indústria cinematográfica.

A Mole, assim como o Museu do Cinema, abrem de domingo a sexta-feira das 9 às 20 horas, exceto as terças-feiras, em que ambos se encontram fechados.

Aos sábados, o museu fica aberto das 9 às 23 horas. Os ingressos para a Mole custam 11 euros e para subir no último andar pelo elevador o ingresso custa 4 euros. Se preferir o tour guiado privado em Turim, inclui a Mole Antonelliana.

 

   

Catedral de San Giovanni Battista

Passeios em Turim
Catedral de Turim | Foto: Livioandronico2013, via Wikimedia Commons.

A Catedral de San Giovanni Battista, conhecida como Catedral ou Duomo de Turim, é um local repleto de arte, história e cultura e não pode faltar no roteiro dos turistas que visitam a cidade. É, sem dúvida, um dos edifícios sagrados mais famosos da Itália.

Além da arquitetura renascentista, única na cidade, a catedral guarda o Santo Sudário: o lençol que teria coberto Jesus após a morte e no qual a imagem de seu rosto permaneceria impressa. Ele não fica exibido, mas uma réplica pode ser apreciada sobre o relicário que o protege.

A entrada na Catedral é gratuita para todos os visitantes. Ela funciona de segunda a sábado das 7 às 12h30 e das 15 às 19 horas e aos domingos das 8 às 12h30 e das 15 às 19 horas.

 

Piazza Castello

Praças em Turim
Piazza Castello | Foto: chensiyuan, via Wikimedia Commons.

A Piazza Castello é a praça mais importante entre os pontos turísticos de Turim, localizada no coração da cidade. Nela se encontram o Palácio Madama, de arte antiga, e o Palácio Real de Turim, que podem ser visitados.

Lá, há também diversas estátuas de figuras importantes italianas. Por ser um espaço público, não há cobrança para visitação e foto da praça. E vale muito o passeio.

 

Palácio Real

Melhores passeios de Turim
Palácio Real | Foto: Fredericks, via Wikimedia Commons.

Situado na Piazza Castello, o Palácio Real de Turim, assim como uma série de outros monumentos na cidade, é um dos patrimônios listado pela Unesco no país. O palácio é, na verdade, um complexo de edifícios, que engloba a residência e a armaria real, recomendo fazer um tour guiado pelo Palácio.

Com certeza uma visita à esse lugar não pode estar fora da sua lista entre as regiões turísticas da Itália. Andar pelos corredores reais é mergulhar na história, onde você poderá visitar diversos quartos e cômodos que pertenceram a família Saboia.

O monumento abre todos os dias da semana, das 8h30 às 19 horas, com exceção das segundas-feiras. O ingresso custa 12 euros.

 

Parque do Valentino

Tudo sobre Turim
Burgo medieval | Foto: Ingcrafter, via Wikimedia Commons.

O Parque do Valentino é um parque público belíssimo, que coloca Turim na lista de cidades mais bonitas da Itália. Com jardim botânico, castelo, uma vila medieval e uma grande fonte com diversas estátuas. Além disso, o lugar fica às margens do rio Po, sendo frequentado por italianos que vão praticar atividades físicas e apreciar a paisagem e muitos visitantes.

Dentro do parque há um burgo medieval, mas ele só foi construído muito tempo depois do fim da Idade Média. Porém, é muito bem feito e nem se percebe que é de “outra época”.

As construções retratam como era a vida na época, inclusive com casas mobiliadas e tabernas. Apenas uma parte da vila é gratuita, para conhecer o local onde ficam expostos ar armas e armaduras o ingresso custa 6 euros. O burgo medieval funciona todos os dias, das 9 às 19 horas (até as 20 horas, no verão).

 

GAM

Museus e galerias em Turim, na Itália
Galeria de Arte Moderna | Foto: Gianluca Platania, via Wikimedia Commons.

Paul Klee, Amedeo Modigliani, Andy Wahrol e Giorgio De Chirico são apenas alguns dos artistas presentes na Galeria de Arte Moderna e Contemporânea de Turim (GAM). A cidade, sob o governo dos Saboia, foi a primeira na Itália ter uma coleção pública de arte moderna em prédio público, a Mole Antonelliana.

   

No final do século XIX, a exposição foi transferida para um pavilhão de museu na Rua Siccardi, que foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. No mesmo lugar, em 1959, foi construído o prédio do museus que ao longo dos anos ultrapassou 45 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, desenhos e vídeos.

Além de exposições permanentes, o GAM realiza exposições temporárias e várias atividades culturais e educacionais. Também vale a pena ver a Biblioteca de Arte e o arquivo fotográfico bem abastecido da fundação.

O museu fecha sempre às segundas e de terça a domingo funciona das 10 às 18 horas. O ingresso para visitar o museu custa 10 euros por pessoa, mas se você adquirir o Torino Piemonte Card essa atração está inclusa.

 

Pontos turísticos de Turim: dicas

Passeios gratuitos em Turim
Há muitos monumentos e estátuas na cidade.

Turim, apesar de não ser um destino tão famoso como Roma, Veneza e Florença, é uma cidade que merece ser visitada e explorada através do seu ônibus turístico. Além dos pontos turísticos de Turim que citei, há diversos bares, restaurantes, baladas e mercados que também poderiam ter sido incluídos na lista, pois merecem sua visita.

Quem vai visitar a cidade, deve ter em mente que assim como muitas outras cidades italianas, existem batedores de carteira (borseggiatori), especialmente em lugares lotados. Por isso, é sempre bom prestar atenção, especialmente porque visitantes estrangeiros sempre chamam atenção.

Não recomendo alugar um carro para passear por Turim. Embora muitos brasileiros aluguem carro para percorrer a Itália, o que é uma ideia bacana e divertida, mas Turim é uma cidade essencialmente feita para caminhadas. A maioria das atrações turísticas fica no Centro, sendo quase impossível andar de carro na cidade.

Na próxima vez que olhar o mapa da Itália para escolher seu próximo destino, dê uma chance a Turim. Tenho certeza que, seguindo essas dicas, sua estadia na belíssima Turim será uma experiência incrível.

Confira esse vídeo lindo feito pelo site oficial de turismo da Itália sobre uma Turim que saber surpreender:

Gostou das dicas? Qual dos pontos turísticos de Turim mais te interessaram? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

Giovanna Mauro é escritora, redatora e revisora. De família italiana, já morou na Itália e atualmente reside no Brasil. Apaixonada por conhecer lugares e culturas novas, viaja todos os anos para a Europa e Estados Unidos. Aprecia todos os tipos de arte e tem como hobby escrever poesias e contos semanalmente.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *