Restaurantes em Turim: comidas típicas e 9 lugares onde comer bem

por Giovanna Mauro

Restaurantes em Turim: comidas típicas e 9 lugares onde comer bem

Os restaurantes em Turim refletem a importância que a cidade tem para a Itália, tendo sido a primeira capital do país e por ser um pólo de desenvolvimento econômico de toda a Europa. Com relação à gastronomia, não podia ser diferente. Os restaurantes em Turim demonstram todo esse desenvolvimento.

A gastronomia italiana é conhecida mundialmente pelos seus sabores incríveis e únicos. A região do Piemonte, onde se localiza a cidade de Turim, é um dos destaques! Você não pode deixar de provar a culinária local, quando estiver visitando a cidade. Separei aqui algumas delícias para você experimentar.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Turim

Seguro viagem para Itália »

 

Quais são os pratos típicos de Turim?

Restaurantes em Turim

    1. Vitello Tonnato | Foto:

cyclonebill

    , via Wikimedia Commons.
  1. Vitello Tonnato
  2. Agnolotti
  3. Tagliolini
  4. Bagna Cauda
  5. Bonet
  6. Bicerin
  7. Gianduiotto

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Turim »

 

1. Vitello Tonnato

Foto: Cyclonebill, via Wikimedia Commons.

O vitel tonnè, como também chamado, é um prato típico de Turim muito delicado e servido frio. O prato é composto por um corte especial de carne, marinado em vinho branco e ervas, depois fervido e cortado em fatia finas. As fatias são colocadas no prato e cobertas com um molho de atum (feito com maionese, alcaparras, atum e outras especiarias). Ele pode ser servido como um saboroso aperitivo ou como prato principal.

Tour culinário => Visita guiada ao Palazzo Mercado

 

2. Agnolotti

Foto: Andrea Marchisio, via Wikimedia Commons.

Entre os principais pratos típicos de Turim, você certamente encontrará certamente os agnolotti: deliciosas massas recheadas. O recheio do prato piemontês é feito com carne assada, dentro de pequenos quadradinhos de massa.

Uma curiosidade sobre o agnolotti é que costuma-se usar o restante do assado (depois picado e misturado com outros ingredientes) para o recheio, então, não há realmente uma receita rigorosa por trás dele. E se você gosta de informações interessantes, leia também o post com as curiosidades da Itália.

Reserve => Ingresso para o Museu Egípcio de Turim

 

3. Tagliolini

Pratos típicos de Turim
Tagliori | Foto: DC, via Wikimedia Commons.

Entre os pratos típicos de Turim, encontramos os tagliolini: uma variedade de massa de ovo semelhante a tagliatelle, mas com uma largura de cerca de 2-3 mm. O comprimento é comparável ao espaguete, com uma espessura de menos de um milímetro. Normalmente, nos restaurantes em Turim, é uma massa fresca e combina bem com molhos leves, peixe, condimentos delicados.

 

4. Bagna Cauda

Foto: Lombroso, via Wikimedia Commons.

A Bagna Cauda é um prato típico de Turim feito especialmente para ser consumido no outono e inverno. O sabor é muito especial, mas nem sempre é apreciado por todos. Você não pode deixar de saboreá-lo, pois esse é o prato que mais representa a culinária piemontesa, região onde a cidade se encontra.

É praticamente um molho feito de alho, óleo e anchovas, com uma longa preparação. Normalmente, é combinado com vários tipos de vegetais sazonais, acompanhados por um vinho tinto encorpado, como um Barbera ou Nebbiolo.

Prático => Passe para as atrações de Turim

 

5. Bonet

Vamos às sobremesas! Como não mencionar o bônèt, um pudim da antiga tradição piemontesa? Ele é servido estritamente frio e é preparado com amaretti, cacau, leite, ovos, rum e coberto com caramelo: em suma, um sabor saboroso e substancial!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É perfeito para servir como uma cereja no bolo depois de um almoço rico, talvez na mesa para uma festa. E para entender o calendário italiano, leia o artigo com os principais eventos e feriados na Itália.

 

6. Bicerin

Restaurante Turim
Bicerin | Foto: Jeremy hunsinger, via Wikimedia Commons.

O Bicerin é uma bebida histórica composta de café, chocolate e creme de leite, que era servido antigamente em grandes copos redondos. Diz que Camillo Benso Conte di Cavour, Pablo Picasso, Alexandre Dumas, Ernest Hemingway e Umberto Eco foram grandes admiradores do Bicerin!

Pode ser servido em uma versão suave com gelo e café ou até mesmo com sobremesas e sorvetes, e também aquecido com café e creme.

Vinhos => Barolo Wine Tour com degustação

 

7. Gianduiotto

Chocolate italiano
Foto: Clop, via Wikimedia Commons.

O gianduiotto não é uma sobremesa por excelência, mas sim um chocolate feito de gianduia na forma de um barco, virada para a frente, normalmente embrulhado em um pale dourado e brilhante. É obtido misturando o cacau e o açúcar com a famosa avelã redonda do Piemonte, variedade IGP, conhecida pela sua alta qualidade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Você pode consumir esse delicioso chocolate em bolos e tortas, puro ou até mesmo em outros doces típicos da região.

Agende => Tour guiado pelo Palácio de Turim

 

Onde comer em Turim?

  1. Santa Polenta
  2. Ristorante del Cambio
  3. Ristorante Piccolo Lord
  4. Il Padellino
  5. Bigoi
  6. 50 Teglie
  7. La Taverna dei Mercanti
  8. Ristorante Circolo dei Lettori
  9. Eataly

 

1. Santa Polenta

Restaurantes Turim
Um dos melhores restaurantes em Turim para quem deseja provar a comida típica. | Foto: Santa Polenta.

O Santa Polenta tem um ambiente muito agradável e confortável: um bistrô colorido e alegre, com as cadeiras incomparáveis, muitas flores e prateleiras cheias de garrafas de vinho locais. Você certamente encontrará os sabores tradicionais piemonteses, mas revisitados de uma forma mais moderna e criativa.

Como você pode adivinhar pelo nome, a especialidade é certamente polenta servida com diferentes carnes e  molhos: a polenta é feita com a farinha de fubá especial, com uma cremosidade e um sabor verdadeiramente irresistível!

Apesar de não ser um dos mais baratos, pode ser considerado um dos melhores restaurantes em Turim para quem deseja provar a comida típica do lugar e ideal para conhecer depois de visitar os principais pontos turísticos de Turim.

  • Endereço: Via Giuseppe Barbaroux, 33
  • O restaurante fecha às terças-feiras, mas funciona todos os outros dias da semana no almoço e do jantar.

Delícia => Turim food tour

 

2. Ristorante del Cambio

Um dos melhores restaurantes em Turim, fundado em 1758. O Restaurante del Cambio estava presente no nascimento do país, durante o processo da unificação italiana. Cavour, Casanova e Nietzsche, foram um dos seus ilustres convidados do passado. Os pratos são verdadeiramente saborosos, apesar de os preços serem um pouco mais elevados.

  • Endereço: Piazza Carignano, 2
  • Telefone: 011 546690

Confira => Ônibus turístico em Turim

 

3. Ristorante Piccolo Lord

Restaurantes proximidades Turim
Ele oferece o melhor da cozinha piemontês e italiana. | Foto:
Ristorante Piccolo Lord

Local muito elegante e acolhedor, o Ristorante Piccolo Lord oferece o melhor da cozinha piemontês e italiana. Os preços são um pouco mais elevados do que a média nacional, mas o custo beneficio é realmente impressionante.

  • Endereço: Corso San Maurizio, 69
  • O restaurante funciona todos os dias, das 19:00 as 23:00.

 

4. Il Padellino

Almoçar ou jantar neste restaurante é matar dois coelhos com uma cajadada só: você pode provar a comida típica do Piemonte e economiza dinheiro. No Padellino, você pode pedir uma pizza margherita na pandela, prato muito conhecido na cidade, com tomate, mozzarella di bufala, provolone, salsicha e berinjelas por 7 €. Com dois euros a mais, você também pode desfrutar uma deliciosa sobremesa.

  • Endereço: Corso Vinzaglio, 21
  • O restaurante fecha somente às segundas-feiras e funciona normalmente nos outros dias das 19:00 às 23:59.

Barato => Walking tour em Turim

 

5. Bigoi

Onde comer massa em Turim
Esse restaurante faz parte de uma rede de fast-food italiana. | Foto: Bigoi.

Esse restaurante faz parte de uma rede de fast-food italiana, que apresenta muita qualidade e sabor em seus produtos. Para quem procura uma opção mais barata e rápida, esse local pode ser o ideal. Eles servem também opções vegetarianas e até mesmo, comidas típicas da cidade por preços incrivelmente baixos.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
  • Endereço: Piazza Castello, 83.
  • Funcionamento: de domingo à quinta-feira: 11:30-21:30; de sexta-feira e sábado: 11:30-22:00.

 

6. 50 Teglie

A proposta desse restaurante é de ser um “take away”: pegue sua comida e saia do local, comendo na rua ou enquanto anda. Existem também lugares para se sentar em seu interior, mas são poucos. O 50 Teglie serve comidas típicas da Itália e os preços são honestos e baixos. É opção ideal para turistas que desejam almoçar ou jantar sem perder muito tempo. E, por falar em turismo, saiba mesmo quais são os melhores passeios na Itália.

Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 14h30 e das 19h às 22h; e domingo, das 19h às 22h.

 

7. La Taverna dei Mercanti

Restaurantes baratos em Turim
Local oferece opções vegetarianas e sem glúten. | Foto: La Taverna Dei Mercanti.

O restaurante oferece um cardápio com bom custo-benefício: as comidas são deliciosas e os preços realmente condizem com o oferecido. Além das opções de comida italiana e mediterrânea, o La Taverna Mercanti oferece opções vegetarianas e sem glúten. Ele se encontra a poucos passos da Catedral da cidade, é ideal para famílias e grupos de turistas.

  • Endereço: Via Santa Chiara, 13
  • Telefone: 011 521 2017
  • Horário: segunda a sexta das 12:00 às 14:30h para o almoço e de segunda a sábado das 19:30 às 23:00 para o jantar.

Top tour => Mercados e aula de culinária na casa de Cesarina

 

8. Ristorante Circolo dei Lettori

O renomado Ristorante Circolo dei Lettori é muito bem localizado, próximo à Via Roma. Este restaurante possui um ótimo menu tanto de pratos quanto de vinhos, com valores muito honestos e condizentes com a qualidades dos produtos. Além disso, a atmosfera local é ótima, sendo clássica e, ao mesmo tempo, sofisticada.

  • Endereço: Via Giambattista Bogino, 9.
  • Telefone: +39 011 432 6828

 

9. Eataly

Lugares famosos em Turim
É possível jantar no local ou adquirir produtos para preparar em casa. | Foto: Eataly.

O Eataly é uma das redes de restaurantes mais conhecidas da Itália e, até mesmo, do mundo. Possui produtos para todos os gostos, além de ser também um centro de compras em Turim. É possível jantar no local ou adquirir produtos de culinária para preparar em casa. E por falar nisso, confira qual moeda levar par Itália.

Caso você escolha a primeira opção, saiba que a qualidade dos alimentos é impressionante e o seu preço não é muito alto, caracterizando o local como um restaurante de ótimo custo-benefício para seus consumidores.

  • Localização: Via Nizza, 230
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10:00 às 22:30.

Imperdível => Tour guiado de comida típica no Eataly

 

Como aproveitar os restaurantes em Turim

O Piemonte é uma região rica em coisas para ver (incríveis paisagens naturais e casas históricas, palácios, museus, obras de arte e mais), mas também coisas para comer. Do ponto de vista gastronômico, a região é uma das mais ricas e variadas da Itália, atendendo a todos os gostos dos viajantes que estão organizando um roteiro em Turim.

Portanto, não perca a chance de desfrutar dos pratos típicos da cidade e de visitar os restaurantes em Turim, tanto os mais em conta como os mais sofisticados. Ah, e veja esse vídeo promocional do site oficial de turismo de Turim sobre o Coffee Card, um iniciativa para economizar e ainda frequentar o melhores cafés e bistrôs da cidade:

Qual dos restaurantes em Turim você mais gostou? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

ESCRITO POR

Giovanna Mauro

Giovanna Mauro é escritora, redatora e revisora. De família italiana, já morou na Itália e atualmente reside no Brasil. Apaixonada por conhecer lugares e culturas novas, viaja todos os anos para a Europa e Estados Unidos. Aprecia todos os tipos de arte e tem como hobby escrever poesias e contos semanalmente.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *