Eventos e feriados na Itália: tudo para programar sua viagem

por Bárbara Armino

Eventos e feriados na Itália: tudo para programar sua viagem

Os feriados na Itália são uma ótima opção para aproveitar mais ainda a experiência no país, mas também podem ser uma furada caso eles alterem os horários de transporte e até de funcionamento das empresas locais.

Por isso, é muito importante atentar se durante o seu período de viagem à Bota haverá alguma data comemorativa que influenciará nos seus planos. Principalmente, se a comemoração for válida para estender alguns dias em uma mesma cidade.

Para quem não faz a mínima ideia dos feriados mais importantes na Itália, vale lembrar que o país abriga a sede do catolicismo, portanto toda data máxima celebrada pelos católicos é também datada no país.

Uma curiosidade muito bacana é que as datas não são chamadas da mesma forma que conhecemos no Brasil. Nós normalmente chamamos de “Dia de”, como Dia dos Pais ou Dia do Trabalhador. Na Itália, será sempre “Festa de” algo.

Para auxiliar na organização das datas e programação da viagem para a Itália, separei abaixo os principais feriados italianos e suas particularidades. Vale lembrar que algumas festas não possuem datas fixas, como a Páscoa.

Planeje sua viagem => Dicas das melhores hospedagens da Itália

Comparador de seguro viagem para a Itália »

 

1º de janeiro – Capodanno – Ano Novo na Itália

Feriados na Itália
Capodanno em Novara, na Itália | Foto: Shadowgate, via Wikimedia Commons.

Capodanno é o nome que os moradores da Itália dão ao primeiro dia do ano, em que celebram a passagem do antigo para o novo. Tal como no Brasil, a data é marcada por festa, comida e fogos de artifícios. Saiba mais sobre as gastronomia italiana.

Algumas superstições também estão presentes na data, como usar peças íntimas vermelhas e acrescentar uva passa à comida, ambos para atrair sorte.

Outra tradição italiana é participar de missas que são celebradas à meia-noite, bem na virada do ano. Como eu comentei, é um país muito católico!

Por isso mesmo alguns dos passeios mais famosos são para os Museus Vaticanos, a requintada Capela Sistina e a impressionante Basílica de São Pedro.

A data é de muita festa e pode ser memorável para os turistas que estarão na Itália durante o período. Tanto que o período entre o Natal e o Ano Novo é o único durante o inverno que é considerado alta temporada para visitar o país. Para saber mais sobre isso, leia quando é alta e baixa temporada na Itália.

 

6 de janeiro – Festa dell’Epifania ou della Befana – Dia de Reis na Itália

Festas na Itália
Bruxa Befana | Foto: Diego Baglieri, via Wikimedia Commons.

O Dia de Reis na Itália, a Epifania, é celebrado na mesma data que conhecemos no Brasil, dia 6 de janeiro, e representa o encontro dos reis magos com Jesus, segundo a tradição católica.

Já a Befana, celebrada na mesma data, é baseada na lenda de que uma bruxa boa passa nas casas nesse dia e deixa doces e brinquedos escondidos nas meias das crianças que se comportaram.

Já aquelas que não foram boazinhas, recebem um pedaço de carvão. Algo muito próximo do Papai Noel. A Befana ainda leva embora todas as comemorações. Uma forma de indicar que as festas de final e início de ano estão encerradas.

A festividade é feriado nacional e possui diversas formas de celebração. No Vaticano, as pessoas vestem-se com roupas medievais e entregam presentes para o Papa, uma maneira de representar os magos.

Já em Veneza, onde o lúdico está sempre presente, os gondoleiros se fantasiam de Befana. Por falar nisso, veja um passeio de gôndola particular em Veneza.

 

Carnevale – Carnaval na Itália

Carnaval em Veneza
Foto: Unofeld781, via Wikimedia Commons.

Quem pensa que não existe Carnaval na Itália é porque esqueceu de Veneza. A cidade é famosa pelas máscaras venezianas e suas fantasias pomposas.

Durante o Carnaval, a Piazza San Marco abriga palco com atrações culturais e brinquedos de circo, como carrossel.

A cidade ainda encanta os turistas com pessoas caracterizadas com os famosos trajes venezianos, que ficam circulando pelas ruas e tirando fotos com turistas. O período, para quem prefere evitar tanto agito, é muito movimentado. Saiba como funciona o aluguel de carro na Itália.

A data é móvel, assim como no Carnaval brasileiro, mas costuma cair entre final de janeiro, mês de fevereiro ou até início de março.

 

Pasqua e Pasquetta – Páscoa na Itália

Festas religiosas na Itália
Páscoa no Vaticano | Foto: Sean Brucker, via Wikimedia Commons.

A Páscoa é uma das datas máximas do catolicismo e, obviamente, é celebrada na Itália assim como conhecemos, com a sexta-feira da Paixão de Cristo, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Ramos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Acrescida aos três dias está a Pasquetta, ou Segunda-feira do Anjo, que é comemorada na segunda-feira após a Páscoa e também é feriado. Nesse período muitas empresas e comércios locais fecham.

Uma das principais atrações da data é a Missa do Domingo de Páscoa, que reúne milhares de pessoas no Vaticano. Ahh, aproveite para ver como é a visita ao Museu do Vaticano.

Ainda é possível acompanhar as representações da Via Crucis e diversas procissões em muitas cidades italianas, durante a Sexta-Feira Santa. Em 2019 a Páscoa e a Pasquetta serão celebradas nos dias 21 e 22 de abril.

 

25 de abril – Liberazione dal Nazifascimo – Libertação da Itália

Quando ir para a Itália
Anniversario della liberazione d’Italia | Foto: Paul Barker Hemings, via Wikimedia Commons.

Embora esse dia possa não ser conhecido pela maioria dos turistas que viajam à Itália, é nele que os italianos entoam a música Bella Ciao, que ficou famosa em 2018 na série “La Casa de Papel” da rede de streaming Netflix.

O dia 25 de abril marca o fim do regime nazifascista no país e homenageia por meio de paradas aqueles que lutaram contra o governo da época. O feriado também pode interferir em rotas nas principais cidades da Itália, devido às paradas que ocorrem na data.

 

2 de junho – Festa della Repubblica – Dia da República

Calendário de eventos da Itália
Festa della Repubblica | Foto: Nicholas Gemini, via Wikimedia Commons.

A data marca o início da República Itália. Para os italianos, a data relembra o fim do período fascista e a decisão do povo de tornar-se uma república ao invés de uma monarquia.

   

A data é de muita festa no país. Em Roma, capital italiana, há desfile dos militares e performances aéreas por parte da aeronáutica. Aproveite e confira os passeios tradicionais para fazer em Roma.

Cabe anotar a data, pois as ruas ficam lotadas e é feriado nacional.

 

15 de agosto – Ferragosto ou Festa dell’Assunzione – Assunção de Nossa Senhora

Festa mais importante da Itália
Foto: Lahiri Cappello, via Wikimedia Commons.

O dia 15 de agosto é um dos principais feriados italianos e talvez o que mais interfira nas viagens turísticas. A data celebra a ida de Maria, a mãe de Jesus, para o céu. Para os católicos, a santa subiu aos céus sem precisar passar pela morte como a conhecemos.

O dia também marca o período de férias dos italianos, pois é comemorado no meio do verão. Por isso, o Ferragosto é as férias da maioria das pessoas que residem na Itália, alguns aproveitam para viajar no período que inicia com o feriado e segue até o fim de agosto.

Muitas cidades fecham comércio e até pontos turísticos nessa época, dependendo da localização. O maior movimento passa a ser na praia, para onde todos fogem já que o verão é extremamente quente.

 

1º de novembro – Ognissanti – Dia de todos os santos na Itália

Feriados e dias santos na Itália
Foto: Roman Bonnefoy, via Wikimedia Commons.

No país que é sede da Igreja Católica há uma infinidade de santos e mártires. Assim, há a comemoração do Dia de Todos os Santos em 1º de novembro.

O dia 2 de novembro que celebra Finados no Brasil não é feriado na Itália, mas como as datas são muito próximas, o primeiro dia de novembro também é marcado por visitas aos túmulos de familiares e orações.

Além disso, a maioria das cidades festeja na data com desfiles e a participação das escolas.

 

8 de dezembro – Immacolata Concezione – Imaculada Conceição na Itália

O que na Itália nos feriados
Immacolata Concezione em Palermo | Foto: Fabio P., via Wikimedia Commons.

A “Madonna”, Maria mãe de Jesus, é a santa mais venerada da Igreja Católica e está presente de diversas formas na cultura italiana.

O dia 8 de dezembro, segundo o catolicismo, é a data que celebra a concepção de Maria. Como os fiéis acreditam, a Madonna foi enviada sem pecado algum, desde a sua concepção.

O feriado é marcado por procissões e em algumas localidades pode durar mais dias, como em Bari.

 

25 de dezembro – Natale – Natal na Itália

Natal na Itália
Mercado de Natal em Roma | Foto: Mitravabanerjee, via Wikimedia Commons.

O Natal é a principal data do catolicismo e o dia mais importante do ano para os italianos. Na época do Natal, as passagens e hospedagens no país sobem de preço, tal como em toda a Europa. E para economizar é importante ler essas dicas para câmbio na Itália.

   

Entre as tradições da festividade estão, obviamente, as missas que antecedem a data. A maioria das igrejas católicas inicia uma série de celebrações nos dias que antecedem o Natal, as chamadas Novenas.

Além de aproveitar para conferir a programação das igrejas próximas a você, também vale muito a pena conferir as famosas feiras de Natal e os presépios nas praças das cidades. Inclusive, confira as curiosidades sobre a culinária da Itália.

 

26 de dezembro – Santo Stefano – Dia de Santo Estêvão na Itália

O que fazer no final de ano na Itália
Foto: Tony Salsero One, via Wikimedia Commons.

O dia seguinte ao domingo de Natal também é feriado na Itália. O Dia de Santo Estêvão relembra o primeiro mártir do cristianismo.

Apesar da festividade carregar o nome do santo, é considerado na Itália uma forma de alongar o feriado de Natal para dar mais importância à data, da mesma forma que é feito com a Páscoa, que celebra também a Pasquetta um dia depois.

 

Programe-se para viajar para a Itália

Esses são os principais feriados italianos, mas claro que existem diversos outros, como o Dia do Trabalhador e comemorações locais. Como um país extremamente católico, vale lembrar que cada cidade possui um ou mais padroeiros e celebram essas datas por meio de feriados e festas.

Isso pode influenciar os horários e disponibilidade de transporte público, a oferta de hospedagem nas cidades e, ainda, o funcionamento de comércio, restaurantes e demais serviços.

Algumas datas, embora comemoradas, não são feriados no país. Entre elas, está o Dia dos Pais, comemorado em 19 de março, e o Dia das Mães, sempre no segundo domingo do mês de maio, tal como no Brasil.

Ficar atento aos feriados é uma maneira simples de prevenir surpresas desagradáveis e evitar locais lotados caso você não goste muito da movimentação.

Ao mesmo tempo pode ser uma ótima maneira de conhecer mais da cultura, festejar ao lado dos italianos, aproximar-se e reconhecer a fé das pessoas que residem no país e até homenagear aqueles que lutaram pela Itália.

Você já foi surpreendido com alguma data especial durante uma viagem? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *