Gastronomia italiana: o que comer nas regiões da Itália

por Bárbara Armino

Gastronomia italiana: o que comer nas regiões da Itália

A gastronomia italiana é uma das mais famosas do mundo, se não a mais conhecida! Tradição e orgulho nacional, a culinária é assunto sério na Itália. Com receitas simples e produtos de qualidade, o país se destaca e compartilha as atenções dos pontos turísticos com seus pratos e comidas típicas.

Os italianos valorizam as suas raízes e isso é notável em tudo, desde o orgulho que sentem pelos grandes feitos até na hora de ir para a cozinha. O respeito à família também entra na combinação, as receitas da “nonna” e da “mamma” fazem parte do dia a dia e são seguidas à risca.

Assim, de norte a sul, o país garante que aqueles que aterrissarem em terras italianas serão bem servidos com uma gastronomia farta! Inclusive, viajar à Itália é uma pausa para qualquer dieta, uma vez que a maioria dos pratos é cheia de carboidratos e feitos à base de farinha de trigo. Mas vale a pena! Para você não perder nenhuma parada gastronômica, separamos alguns dos locais com as comidas mais tradicionais e famosas do país.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para Itália »

 

Gastronomia italiana em cada região

  • Lazio
  • Piemonte
  • Gênova
  • Lombardia
  • Vêneto
  • Emilia Romagna
  • Toscana
  • Campania
  • Sicilia

 

Lazio: gelato, bruschetta, carbonara, porchetta e tripada

Gastronomia Italiana
Gelato italiano é destaque na região de Lazio.

O gelato italiano é uma das comidas principais da Itália. Assim, por ser uma cultura de todo o país, nada melhor do que receber destaque na região da capital, Roma. O sorvete italiano possui diversos sabores, e respeita a sazonalidade dos ingredientes naturais, como as frutas.

Cada gelateria oferece suas opções, mas entre os sabores tradicionais estão o de limone (limão), stracciatella (uma espécie de flocos), cioccolato (chocolate) e fragola (morango). Os sorvetes podem ser servidos em “coppeta” ou “cono”, mas algumas gelaterias servem somente em copos, para não alterar o sabor. Alguns locais acrescentam ainda uma bolacha fina no topo, a “cialda”.

Outra comida tradicional em todo o país e que pode ser citada junto à capital é a bruschetta, uma fatia de pão torrado geralmente com recheio de tomate, alho ou presunto de Parma, que é servida como entrada ou aperitivo.

Uma vez na região do Lazio, não deixe de fazer passeios para o Coliseu, Forum Roma e Monte Palatino.

Curiosidade => Como usar WhatsApp na Europa?

O que comer em Roma
Bruschetta é um dos pratos típicos de Lazio.

O Lazio, por sua vez, foi a região que criou uma das massas tradicionais da Itália, a carbonara. A receita original usa três ingredientes além do spaghetti: queijo, pimenta e ovos. Uma variação mais moderna do prato, também muito famosa, é com a utilização de pancetta ou bacon.

Comidas tradicionais em Roma
Porchetta é tradicional no Lazio.

De Roma provém ainda a porchetta e a “tripada”. A porchetta é nada menos que um porco assado em espeto, e que é considerada uma das “comidas de rua” da cidade. Já a “Trippa alla Romana” ou “tripada”, como é conhecida no Brasil, é feita do estômago do boi e molho vermelho. Aproveite e veja meu roteiro de viagem em Roma.

Hotéis => Melhores bairros para ficar em Roma

 

Piemonte: café e vinho

Bebidas italianas
Café italiano rústico.

Embora o café também seja uma tradição em todo o território italiano, é na região de Piemonte que foi criada a primeira moka, a cafeteira italiana. A criação de Bialetti é utilizada até hoje para preparar o café nas casas italianas e é possível adquirir o utensílio em lojas próprias da marca espalhadas pelo país todo.

Entre as variações do café na Itália destacam-se o expresso e o cappuccino, sempre sem açúcar, embora alguns locais ofereçam os sachês. O costume no país índica que o cappuccino deve ser consumido somente no período matinal. Geralmente acompanhado de um “cornetto” ou “dolceto”, como um biscoito ou bolinho.

Sem internet? => Internet rápida na Europa

Regiões produtoras de vinho da Itália
Vinho em um cenário tipicamente italiano.

No Piemonte, também são produzidos alguns dos principais vinhos italianos: Barolo, Barbaresco e Barbera. Todos são criados a partir do mesmo tipo de uva, a Nebbiolo, mas diferem entre si.

Uma vez na região, além de provar essas iguarias, você pode andar de ônibus turístico em Turim por apenas 12 euros.

Barato => Ofertas de hotéis em Turim

 

Gênova: pesto alla genovese

Molho tipicamente italiano
Macarrão ao molho pesto italiano.

A região da Liguria entra no mapa gastronômico por ser o berço do pesto alla genovese, criado na região de Gênova. A receita original contém sete ingredientes: manjericão, azeite de oliva, pinhão, queijo parmigiano reggiano e pecorino sardo, alho doce e sal grosso.

Imagina você apreciar as lindas paisagens das Cinque Terre, por exemplo, com uma bela massa da gastronomia italiana? Delícia!

Encontre => Onde se hospedar em Cinque Terre

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Lombardia: bife à milanesa, risotto allo zafferano e gorgonzola

O que comer em Milão
Arroz com açafrão é típico da Lombardia.

Em Milão está um prato tradicional italiano que os brasileiros amam, o bife à milanesa. No caso da região, o “cottone alla milanese”. A carne utilizada é o vitelo, que é empanado e frito no azeite ou na manteiga. O prato costuma ser servido com batatas de acompanhamento.

Em um  roteiro de 4 dias em Milão não deixe de experimentar essa delícia da gastronomia italiana.

Queijo italiano
Queijo gorgonzola é parte da tradição gastronômica da Itália.

Da região também vem o “risotto alla milanese” ou “risotto allo zafferano”, o famoso risoto de açafrão.

Segundo a história italiana, o prato criado em meados de 1500 tem a coloração amarelo ouro para desejar prosperidade, uma vez que foi servido no casamento da filha de um fabricante de vidros que estava trabalhando nas janelas da Duomo de Milão na época.

Por falar nesse ponto turístico imperdível da Itália, conheça um tour pela Catedral de Milão e seus terraços.

Também da Lombardia provém o queijo gorgonzola, criado na cidade homônima, próxima a Milão.

Veja também => Onde ficar em Milão

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Vêneto: tiramisù, polenta e carpaccio

Onde comer tiramisu na Itália
Tiramisu é um doce italiano.

A região entra no mapa gastronômico da Itália devido ao Tiramisù. A procedência do doce é assunto de discussões, ficando sempre entre as regiões do Vêneto e Friuli Venezia Giulia. Embora o local mais provável de criação seja Treviso, no Vêneto.

O Tiramisù é uma sobremesa, talvez a número um do país, feita de queijo mascarpone, biscoito savoiardo (no Brasil, biscoito champagne), café, ovos e açúcar.

Sopa típica da Itália
Foto: Benreis, via Wikimedia Commons.

O surgimento da polenta também divide opiniões, mas é consumido nas regiões do centro e norte da Itália, incluindo o Vêneto. O prato costuma ser servido em formato de sopa, com molho vermelho feito com legumes e carne de porco, ou usado como substituto do pão. Esse prato não falta em cidades da região, como Verona.

Por falar nela, veja o preço do ônibus turístico de Verona, uma forma super bacana de conhecer uma das cidades mais legais da região de Vêneto.

Onde comer carpaccio na Itália
Pedaços finos de carne vermelha são tradição na mesa italiana.

Em Veneza, ainda no Vêneto, foi criado o carpaccio. Prato de fatias finas de carne vermelha ou peixe crus servidas com um molho intitulado de “universal”, que leva maionese, leite, limão e pimenta branca.

Ele combina muito bem com os cenários deslumbrantes de Veneza, principalmente depois de um passeio de barco por Murano, Torcello e Burano.

Fácil => Veja quais são os melhores hotéis de Veneza

 

Emilia Romagna: ragù, parmigiano e piadina

Molhos mais tradicionais da Itália
Ragù é molho que deu origem ao molho bolonhesa.

Da capital da Emilia Romagna, Bologna, vem um dos molhos mais tradicionais do mundo, o ragù, que culmina em um dos pratos mais famosos da Itália, o spaghetti alla bolognese.

O ragù, no entanto, é motivo de polêmica na gastronomia italiana, uma disputa histórica entre bolonheses e napolitanos sobre a receita original segue até hoje. Porém, mundialmente, o molho carrega o nome da cidade de Bologna.

Queijos fabricados na Itália
Parmigiano é típico da Itália.

Também na Emilia Romagna está um dos principais queijos italianos, o parmigiano reggiano. Pode-se provar o parmesão original de forma pura, com gotas de aceto balsâmico ou no “risotto alla zucca”, servido dentro de uma abóbora.

O que comer na região de Bologna na Itália
Massa fina feita de farinha de trigo é sucesso na gastronomia italiana.

A região ainda é a responsável por transformar em tradição o consumo da piadina, uma massa fina feita de farinha de trigo e utilizada para fazer sanduíches, em substituição ao pão. Embora seja tradicional no local, é possível encontrar piadinas prontas para o consumo em mercados de todo o país.

Já que você está na região da Emilia Romagna, não deixe de conferir os mosáicos deslumbrantes de Ravenna.

Descubra => Melhores opções de hospedagem em Ravenna

 

Toscana: vinhos, bisteca alla fiorentina e salumi

O que comer na Toscana italiana
Uvas na Toscana italiana.

Na Toscana estão alguns dos principais vinhos do país, o Brunello di Montalcino e o Bolgheri. Além destes, a região se orgulha ainda da produção do Chianti. Entre os pratos tradicionais destaca-se a “bisteca alla fiorentina”, carne preparada na brasa ou grelhada, o ponto servido é “al sangue”, “mal passado” para os brasileiros.

Economia => Como receber impostos pagos em compras na Europa

Salames italianos
Embutido pode ser consumido na Toscana italiana.

Também provindo da região está um dos salames mais apreciados em toda a Itália. O salumi toscano possui um sabor mais suave e, por isso, é bastante procurado. Geralmente é servido como entrada ou aperitivo.

Além da gastronomia, essa região italiana é um primor. Veja um roteiro de 5 dias em Florença e ainda um passeio de Livorno a Lucca e Pisa.

Dicas => Onde ficar em Florença

 

Campania: pizza napolitana, spaghetti allo scoglio, al pomodoro e mozzarella

Pizza italiana
Pizza Napolitana é típica nos cardápios de Napóles.

De Nápoles, capital da região da Campania, vem um dos pratos mais famosos do território italiano: a pizza napolitana.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Declarada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, a pizza tradicional tem somente duas variações, Marinara e Margherita. O preparo é levado tão a sério que há uma associação que regula a autenticidade do prato napolitano.

O que comer em Campania, região italiana
Spaghetti allo scoglio em Campania.

Nápoles ainda é responsável pela criação de duas das massas mais conhecidas na Itália, o spaghetti allo scoglio e o spaghetti al pomodoro.

O primeiro é um espaguete de frutos do mar como mexilhões, vongole e outros moluscos. Já o segundo é provavelmente a forma mais tradicional de servir massa em toda a Itália, com molho de tomate e manjericão.

Roteiro gastronômico pela Itália
Spaghetti al Pomodoro em Campania.

Alguns ainda acrescentam que é a representação máxima da gastronomia do país, uma vez que o prato forma as cores da bandeira nacional.

Gastronomia na Itália
Mozzarella é iguaria típica da Itália.

Outra comida famosa no mundo todo e que provém da região da Campania e não pode deixar de ser citada é a mozzarella, que pode ser degustada em diversas receitas, inclusive na pizza.

Confira => Melhores hotéis em Campania

 

Sicilia: cannolo, arancino e granita com brioche

Dicas de comidas típicas italianas
Cannolo é doce típico da Sicília, na Itália.

Entre os doces mais famosos da Itália está ainda o cannolo, que é proveniente de Palermo, na Sicília. A receita é composta por uma massa frita com recheio doce feito à base de ricota.

O que comer na Sicília
Bolinho de arroz frito da Sicília.

Nos pratos típicos da região também está o arancino, um tipo de bolinho de arroz frito recheado com carne moída, queijo e molho vermelho.

O que beber na Itália
Granita da Sicília.

Outra diferença na Sicília é o café da manhã típico, granita com brioche. Granita é uma bebida congelada típica da região, feita de água, frutas e açúcar. Já o pão brioche tem por característica ter recém saído do forno na refeição.

Ofertas => Descubra os melhores hotéis da Sicília

 

Roteiro gastronômico na Itália

Uma viagem à Itália é uma combinação de pontos turísticos e gastronomia de alta qualidade. Conhecer as regiões italianas é também provar suas comidas e compreender o esmero em prepará-las.

Talvez você prefira pratos mais elaborados, com mais temperos e até mais modernos, mas a simplicidade da culinária italiana é capaz de nos lembrar que para um prato ser bom ele deve ser bem preparado, com ingredientes o mais frescos e naturais possíveis.

O zelo no preparo de cada refeição é uma arte para os italianos, é possível notar o sabor de cada ingrediente, seus aromas e apreciar a tradição da “Bota” em cada escolha. São experiências e sensações para guardar entre as melhores memórias.

E para começar o seu roteiro gastronômico, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo da Itália:

Vai dizer que não deu água na boca! Você gosta da gastronomia italiana?

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *