9 restaurantes em Nápoles, na Itália, e suas comidas típicas

por Redação QVM

9 restaurantes em Nápoles, na Itália, e suas comidas típicas

Como você deve saber a culinária italiana é uma das melhores do mundo e os restaurantes em Nápoles seguem a mesma ideia.

Eu, particularmente, sou fã de pizza e por isso me senti realizada provando esse prato que é típico do local. Mas nem só de pizza se vive em Nápoles. Há muitos lugares para comer frutos do mar e outras delícias locais.

Devido à grande quantidade de povos que já dominaram a região, os pratos são bem diversificados, representando bem a mistura de diferentes culturas.

Tomates, manjericão, azeite, alho queijos e outros elementos são fundamentais nessa cozinha rica. Além disso por ser uma cidade costeira diariamente muitos alimentos chegam pelo porto e vão frescos para os restaurantes em Nápoles.

E é justamente na qualidade e frescor dos ingredientes que a culinária local se baseia. Fazendo a combinação perfeita entre diversos ingredientes simples a cozinha napolitana se mostra excelente em oferecer aromas e sabores maravilhosos.

Se você quer saber mais sobre os pratos típicos dessa cidade para montar o seu roteiro gastronômico para um domingo ou qualquer dia da semana, acompanhe esse artigo!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Nápoles

Seguro viagem Itália »

 

Pratos típicos de Nápoles

comida típica nápoles, itália
Maior parte dos restaurantes em Nápoles tem pratos da cozinha italiana.

A maior parte dos restaurantes em Nápoles vai apresentar aos seus clientes deliciosos pratos preparados com elementos comuns da cozinha italiana.

Um dos principais ingredientes usados no local é sem dúvidas o manjericão que além de sabor confere aroma único às preparações. Mas além dele há outros itens muito usados como as azeitonas, azeites orégano, queijos e alho.

Por fim vale ressaltar a importância do tomate, considerado uma joia na Itália e sobretudo nessa região.

Conhecida em todo o mundo pelo sabor e simplicidade, a cozinha napolitana é retrato da mistura de elementos da tradição e cultura dos povos que já habitaram o local.

Assim como em toda a Itália, as massas são o principal elemento visto nos pratos regionais, sobretudo a tradicional pizza. Mas a gastronomia de Nápoles é bem mais rica do que isso.

Devido à influência do Mediterrâneo, e ligação direta com o Mar Tirreno, Nápoles recebe diariamente ingredientes frescos como peixes e frutos do mar.

Por isso se você for fã desses ingredientes muito usados por aqui, você vai se deliciar com os pratos disponíveis.

Sem dúvidas, a culinária local é diversificada e capaz de agradar até aos paladares mais exigentes. Para te ajudar a conhecer os principais pratos, veja a seguir algumas sugestões:

  • Pizza napolitana tradicional
  • Spaghetti alle vongole
  • Pasta e patate
  • Frittatina di pasta
  • Montanara
  • Parmegiana de berinjela
  • Babá
  • Sfogliatella
  • Pizza a portafoglio

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nápoles »

 

O que comer em Nápoles

Pizza napolitana tradicional

onde comer frutos do mar em nápoles
Pizza napolitana.

A pizza não é apenas um prato tradicional surgido em Nápoles, como se tornou também símbolo dessa bela cidade. A tradicional margherita é uma invenção local que se tornou popular no mundo todo.

Alguns historiadores atribuem a origem da pizza aos povos egípcios, enquanto outros afirmam que na verdade essa é uma invenção grega.

Apesar das divergências históricas sabe-se que a pizza como conhecemos hoje surgiu realmente em Nápoles, se popularizou e ganhou o mundo.

A princípio a pizza era um prato simples muito consumido pelas populações mais pobres. O disco era geralmente incrementado com o que as pessoas tivessem à disposição, como ovos ou carnes.

onde comer em pompeia
Tradicional recheio de margherita é uma invenção local.

Mas então os napolitanos começaram a incrementar suas massas com molho, manjericão e queijo. Por volta do século XVI o prato se tornou popular também entre os nobres que acrescentavam ingredientes mais caros e elaborados às receitas.

Mas todo o reconhecimento veio depois de 1830 quando a primeira pizzaria foi aberta em Nápoles, tornando a margherita uma tradição.

Anos mais tarde, na década de 1980 as pizzarias da cidade perceberam que com as novas receitas que surgiam ao redor do mundo, o verdadeiro sabor e tradição acabariam se perdendo.

Em 1984 foi criada a Associazione Verace Pizza Napoletana (Associação Verdadeira Pizza Napolitana).

Depois de toda essa história de sucesso, você não pode deixar de provar a pizza tradicional nos restaurantes de Nápoles.

Saiba mais =>  Visto para a Itália

 

Spaghetti alle vongole

il piastrato napoli
Spaghetti alle vongole | Foto: Hajime NAKANO, via Creative Commons.

Spaghetti é um elemento muito usado na culinária de toda a Itália e você vai encontrar pratos com essa massa em praticamente qualquer restaurante em Nápoles.

Mas na cidade a tradição manda combinar a massa com moluscos bivalves (que vivem em conchinhas).

Essas conchas são muito parecidas com aquelas comuns que você vê frequentemente nas praias.

Apesar de sua simplicidade, a receita que leva apenas pimenta, salsinha, azeite, sal e as conchas, é muito apreciada.

Em alguns lugares é possível encontrar variações da receita que incluem outros elementos como nozes, azeitonas e é claro, os amados tomates.

Imperdível => Tour nas ruínas de Pompeia e Museu Arqueológico de Nápoles

 

Pasta e patate

gastronomia italiana
Prato leva macarrão e batata.

Esse prato popular composto basicamente por macarrão e batatas, como o próprio nome já indica, foi muito importante na época em que a região era assolada pela fome.

Na época as pessoas acrescentavam também outros ingredientes que tivessem disponíveis como cascas de parmesão.

Até hoje a receita tradicional é mantida e pode ser facilmente encontrada em muitos restaurantes em Nápoles.

Divertido => Excursão guiada de segway em Nápoles

 

Frittatina di pasta

o que comer em nápoles
Frittatina di pasta | Foto: Enzo Rippa, via Wikimedia Commons.

Apesar de haver os tradicionais restaurantes, na cidade existem também alguns pratos famosos para serem consumidos na rua, os “street food”.

Nessa categoria a frittatina di pasta se destaca sobretudo no Centro Histórico da cidade. Ele é um bolinho recheado de carne moída, ervilha e queijo que além de frito leva a cobertura de molho bechamel.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se você estiver com pressa para conhecer os pontos turísticos de Nápoles essa é uma excelente alternativa de refeição rápida, tradicional e deliciosa!

Descubra => Clima na Itália

 

Montanara

o que comer em nápoles pizza
Montanara é uma mini pizza.

A montanara é mais um dos lanchinhos rápidos e fáceis que você pode encontrar em diversos restaurantes em Nápoles. Essa é uma espécie de mini pizza margherita, coberta com molho, tomate e manjericão.

Assim como a frittatina ela pode ser encontrada em diversas lanchonetes e pizzarias locais, sobretudo as do centro histórico que atendem aos turistas que visitam a cidade.

Delícia => Passeio nos mercados de rua de Nápoles

 

Parmegiana de berinjela

prato vegetariana para comer na Italia
Parmegiana de berinjela

Provavelmente você já provou a tradicional parmegiana de berinjela aqui no Brasil. De fato o prato chegou ao país por influência da imigração italiana.

Apesar de ser considerado um prato napolitano tradicional, a sua origem ainda é bastante discutida. Muitas pessoas afirmam que o prato é típico de Parma e outras dizem ser um prato siciliano.

Pode ser que a berinjela à parmegiana tenha chegado até Nápoles junto com os Bourbons que dominavam a região de Parma antigamente.

Mas na verdade a origem do prato pouco importa, o que está em questão aqui é o sabor surpreendente que ele ganha na culinária do sul com o maravilhoso molho de tomate produzido na região, a mozzarella tradicional e o manjericão que é praticamente obrigatório nesses pratos.

De Nápoles => Excursão para Pompeia e Monte Vesúvio

 

Babá

doces italianos
Baba | Foto: Armando Mancini, via Wikimedia Commons.

Para os amantes de doce essa pode ser uma das melhores escolhas. O babá é um bolinho umedecido em xarope de rum. Deliciosamente macios eles podem ser apreciados sozinhos ou acompanhados por chantilly ou creme.

Esse docinho simples é um dos pratos mais tradicionais dessa região e por isso você não pode deixar de provar em sua próxima ida a Nápoles.

Veja => Curiosidades e costumes da Itália

 

Sfogliatella

doces de Nápoles
Sfogliatella | Foto: Mess, via Wikimedia Commons.

Em toda a Itália é muito comum que as pessoas optem por pãezinhos doces para acompanhar o café, leite ou chá.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Os elementos da pasticceria são muito tradicionais no país.

Existem vários itens desse tipo e, o mais tradicional de Nápoles é a sfogliatella, uma massinha folheada doce deliciosamente recheada com creme de ricota.

Sem filas => Excursão para as ruínas de Pompeia

 

Pizza a portafoglio

Essa é nada mais do que uma variação da pizza tradicional napolitana. Elas são mais um exemplo das comidinhas práticas que podem ser apreciadas na rua de maneira simples e rápida.

Você pode encontrar essa delicia em pequenas barraquinhas na rua. Essa é uma versão menor da pizza comum, que é cortada em quatro pedaços e embrulhada em papel.

Isso facilita bastante o consumo até mesmo enquanto você caminha pelas belas ruas de Nápoles.

Imperdível => Excursão de um dia para o Monte Vesúvio

 

Mozzarella di Bufala

onde comer Mozzarella di Bufala em Nápoles
Mozzarella di Bufala | Foto: © Ra Boe, via Wikimedia Commons.

Nos restaurantes em Nápoles você vai encontrar dezenas de pratos que levam esse ingrediente fantástico e típico da Itália.

A mozzarella di búfala é original dessa região e, por aqui é servida acompanhada de azeite, tomates, pão e até manjericão.

Apesar de atualmente existirem algumas opções desse produto no Brasil, na Itália ele é servido fresco e isso o torna especialmente delicioso.

Essa mussarela derrete na boca e o seu sabor suave faz dela um excelente prato principal.

Dica => Excursão de meio dia em Nápoles

 

Principais restaurantes em Nápoles

Principais Restaurantes em Nápoles
Há diversos tipos de restaurantes em Nápoles.
  1. La Masardona
  2. L’Antica Pizzeria da Michele
  3. Sorbillo
  4. Il Transatlantico
  5. Umberto
  6. Ciro a Mergellina
  7. Il Comandante
  8. Palazzo Petrucci
  9. Sea Front Pasta Bar

Recomendo => Tour histórico em Nápoles

 

Restaurantes mais baratos de Nápoles

La Masardona

Restaurantes mais baratos de Nápoles
La Masardona | Foto: Site/Facebook oficial.

O Masardona é um dos melhores restaurantes em Nápoles que produz a malhor pizza frita da cidade.

A massinha leve e deliciosa se combina perfeitamente com diferentes recheios e costuma agradar à todos.

Mas se você prefere outros elementos mais apimentados, deve provar o salame, tomate e peperoncino servidos no local.

Ao final de sua refeição uma ótima pedida para a sobremesa pode ser pedir tirinhas de massa fritas com chocolate.

Endereço: Via Giulio Capaccio, 27

Imperdível => Excursão Nápoles subterrânea

 

L’Antica Pizzeria da Michele

roteiro de restaurantes em nápoles
L’Antica Pizzeria da Michele | Foto: Site/Facebook oficial.

A L´Antica Pizerria da Michele é uma das mais famosas e tradicionais da cidade, pois desde a sua abertura em 1870 continua servindo o prato mais comum da cidade de maneira tradicional.

No local eles servem somente dois sabores: marinara (molho, alho, orégano) e margherita (mozzarella de búfala, molho de tomate e manjericão).

Vale muito a pena incluir esse restaurante no seu roteiro gastronômico, mas você vai precisar se preparar para enfrentar grandes filas porque devido à sua fama esse restaurante atrai muitos turistas de todo o planeta.

Endereço: Via Cesare Sersale 1

Incrível => Excursão de Nápoles para a Costa Amalfitana

 

Sorbillo

restaurantes em napoles no centro históricos
Sorbillo | Foto: Site/Facebook oficial.

A nossa última sugestão entre os restaurantes em Nápoles mais baratos está o Sorbillo que se localiza entre as estreitas ruas do Centro Histórico da cidade e serve uma das melhores pizzas da região.

Devido à sua fama essa é mais uma das pizzarias da cidade que atraem muitas pessoas e estão sempre cheias. Se você adora carne, não deixe de provar a pizza de mozzarella com manjericão.

Mas se você prefere vegetais, a de ricota com abobrinha também é uma delícia! Se você precisa saber como chegar do aeroporto de Nápoles até o Centro Histórico, veja as dicas no artigo.

Recomendo => Excursão para Pompeia com arqueólogo

 

Restaurantes custo x benefício em Nápoles

Il Transatlantico

restaurantes renomados em napoles
Il Transatlantico | Foto: Site/Facebook oficial.

Il Transatlântico é um dos renomados restaurantes em Nápoles, que fica próximo a um dos pontos turísticos de Nápoles, o Castell Dell´Ovo.

Esse é o lugar certo para você que busca um almoço ou jantar de qualidade. Os pratos mais conhecidos são os que levam peixe e, para acompanhar a dica é que você peça uma taça de vinho branco da casa.

Endereço: Via Luculliana, 15, Nápoles, Itália

Conheça =>  Cidades mais bonitas da Itália 

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Umberto

restaurantes em nápoles umberto
Umberto | Foto: Site/Facebook oficial.

Esse é sem dúvidas um dos melhores restaurantes em Nápoles, que além de servir uma comida excelente é também muito tradicional na cidade.

O Umberto tem mais de cem anos de tradição e desde a sua fundação a casa preza pelo bom atendimento e preço justo.

Além disso o ambiente familiar e acolhedor é mais um elemento que ajuda a fazer desse local uma das melhores opções na cidade.

Por fim vale dizer que no local você tem a sua disposição diversas opções como pizzas, massas, peixes e doces.

Endereço: Via Alabardieri, 30, Nápoles, Itália.

Noturna => Excursão gastronômica em Nápoles

 

Ciro a Mergellina

pratos com massa italiana
Ciro a Mergellina | Foto: Site/Facebook oficial.

Como o próprio nome sugere esse é um dos restaurantes em Nápoles que se situam no famoso bairro da Mergellina.

Esse é o local ideal para pessoas que buscam muitas opções de pratos quentes, frios, doces e bebidas por um valor justo.

Os pratos servidos são diversificados, incluindo massas, pizzas, peixes e frutos do mar e por isso o estabelecimento agrada a todos os paladares.

Endereço: Via Mergellina, 21, Nápoles, Itália.

Degustação =>  Excursão para Pompeia com almoço em vinícola

 

Restaurantes mais sofisticados de Nápoles

Il Comandante

melhores restaurantes de Nápoles
Il Comandante | Foto: Site/Facebook oficial.

Entre os restaurantes em Nápoles mais sofisticados podemos citar sem dúvidas o “Il Comandante” que se situa no famoso Romeo Hotel, um 5 estrelas tradicional da cidade.

Localizado no alto do prédio e com vista para o mar esse é um excelente local para que você aprecie uma refeição saborosa e sofisticada acompanhada por uma deliciosa garrafa de vinho.

Uma das características principais desse restaurante é o seu menu criativo em que os elementos são misturados de maneira diferente, ganhando novas formas, sabores e texturas.

Por isso prepare-se para ter uma experiência gastronômica totalmente nova nesse local.

Via Cristoforo Colombo, 45, Nápoles

Descubra => Melhores passeios guiados na Itália

 

Palazzo Petrucci

cozinha napolitana
Palazzo Petrucci | Foto: Site/Facebook oficial.

Um dos melhores restaurantes em Nápoles se esconde por trás de uma pequena porta e um interfone: o Palazzo Petrucci.

Para chegar ao local é preciso subir pelo elevador que te levará ao salão do estabelecimento comandado pelo chef italiano Lino Scarallo.

No local com vista para o mar, são servidos deliciosos pratos tradicionais da cozinha napolitana de maneira não somente bonita como também muito saborosa.

Endereço: Via Posillipo, 16, Nápoles

Opção => Excursão ao Centro de Nápoles e Cristo Velato

 

Di Martino Sea Front Pasta Bar

roteiro gastronomico na italia
Di Martino Sea Front Pasta Bar | Foto: Site/Facebook oficial.

O Di Martino Sea Front Pasta Bar é o lugar ideal para os amantes das deliciosas massas italianas. No local você vai encontrar uma decoração diferente e pode se surpreender com a cozinha exposta.

Ela é rodeada por uma grande mesa com 22 cadeiras onde você pode se sentar e apreciar o trabalho do chef Pierpaolo Giorgio e seus auxiliares.

Seja para um almoço rápido ou para ter um jantar delicioso acompanhado, sozinho, entre amigos ou com a família, esse é o local ideal para qualquer ocasião.

Sugestão => Roteiro na Itália

 

Dicas de restaurantes em Nápoles

Como você pode perceber os restaurantes em Nápoles são muito diversificados, servindo os diferentes pratos tradicionais da culinária local.

Por ter sofrido influência de povos diferentes em Nápoles é possível encontrar muitos elementos culturais diferentes, o que se reflete também nos pratos típicos da região.

Com composições simples e deliciosas, realmente a culinária napolitana precisa ser apreciada. Por isso mesmo que você vá fazer um roteiro em Nápoles de curta duração, não deixe de provar algumas delícias da região.

E aí, você gostou desse texto? Se ele te ajudou, não deixe de compartilhar com os seus amigos. Deixe a sua opinião ou sugestão nos comentários também!

 

ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *