9 cidades perto de Nápoles: o que fazer nos arredores da região italiana

por Redação QVM

9 cidades perto de Nápoles: o que fazer nos arredores da região italiana

A Campânia é uma região ao sul da Itália muito rica em história e belezas naturais, então você precisa descobrir quais são as cidades perto de Nápoles que vale a pena conhecer.

Assim você pode aproveitar a sua ida até a principal, ficar uns dias a mais e visitar também as outras belas cidades da região.

Além do clima ameno e das belezas naturais, sobretudo costeiras; a riqueza histórica da região atrai frequentemente muitos turistas.

Mas a maioria deles tem como alvo os pontos turísticos de Nápoles e, as cidades menores acabam ficando escondidas e inexploradas.

As cidades da Campânia guardam muita história devido à colonização grega e fenícia que sofreram na antiguidade. A costa da região fazia parte da rota de comércio do Mediterrâneo.

Devido à grande circulação de pessoas foi nessa localidade que começaram a surgir várias manifestações culturais diferentes que atualmente fazem parte da tradição, como a música clássica e as apresentações de ópera.

Apesar da riqueza da Campânia, sei que você como turista provavelmente terá que selecionar os lugares que mais vale a pena visitar, como Salerno e outras.

Por isso, neste artigo, você encontrará muitas informações relevantes sobre as cidades mais legais, bonitas e interessantes. Vamos lá!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Nápoles

Seguro viagem Itália »

 

Cidades perto de Nápoles para curtir

  1. Caserta
  2. Amalfi
  3. Positano
  4. Ravello
  5. Salerno
  6. Capri
  7. Sorrento
  8. Pompeia
  9. Atrani

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Nápoles »

 

O que fazer nos arredores de Nápoles

cidades perto de Nápoles
Existe belos lugares para se visitar na região da Campânia, perto de Nápoles.

Existe muitos belos lugares para se visitar na região da Campânia, uma das regiões turísticas da Itália, no sul da Itália. As cidades perto de Nápoles escondem atrações turísticas interessantes e paisagens de tirar o fôlego.

Sem dúvidas a mais famosa e enigmática é Pompeia que foi devastada pelas lavas do Vesúvio durante o século I. Outro atrativo são as belíssimas praias da região que é banhada pelo mar Tirreno e tem praias e ilhas paradisíacas.

Por isso durante o verão seu roteiro pode ser incrementado com um belo banho de mar. Mas não pense que durante o inverno essas cidades perdem seu charme.

Isso porque os dias frios são extremamente convidativos pra se descobrir monumentos históricos importantes. Aproveite e já veja como é o clima na Itália.

Veja a seguir as 9 melhores cidades perto de Nápoles para você conhecer e uma sugestão de roteiro no sul da Itália.

Saiba mais => Visto para a Itália

 

Caserta

cidades turisticas perto de napoles
Palácio Real de Caserta.

Uma das cidades perto de Nápoles mais interessante é sem dúvidas Caserta, que esconde em seu território o belíssimo e charmoso Palácio Real, onde é possível fazer uma visita guiada ao Palácio Real de Caserta ou um tour privado ao Palácio Real.

Ele é um dos monumentos mais preciosos da Itália, com sua arquitetura que data do século XVIII e seu jardim enorme jardim com mais de 3 km de extensão.

Esse belo monumento foi construído por volta de 1750 pela família Borboni que queria demonstrar seu poder assim como Luís XIV havia conseguido com o esplêndido Palácio de Versalhes na França.

Em seus cinco andares é possível ver diversos apartamentos e salas de estado, bem como as acomodações privativas dos reis.

Até os dias de hoje a decoração original ainda pode ser vista no local, em que os móveis, lustres, esculturas e diversos enfeites impressionam por sua riqueza e valor.

como chegar em Caserta
Jardins também são atrativos do palácio.

Se você aprecia um pouco de história e gosta de conhecer obras artísticas antigas, sem dúvidas vai aproveitar muito essa visita.

E para os apreciadores da natureza, a beleza indescritível do jardim do palácio que tem mais de 3 km de extensão sem dúvidas vai impressionar.

Nele, além de árvores provenientes e diversos locais do mundo, ainda há também fontes e esculturas maravilhosas que se destacam em meio à vegetação.

Para conhecer o local há diversos tours como o transfer de Nápoles ao Palácio Real e o tour ao Palácio Real e Anfiteatro Spartacus.

Onde ficar => Hotéis em Caserta

 

Amalfi

campania italia cidades
Amalfi fica a 2 horas de Nápoles.

Se você estiver hospedado em Nápoles vale muito a pena visitar a Bela Amalfi, uma pequena cidade costeira na província de Palermo.

É possível chegar em uma viagem de 2 horas saindo de Nápoles. Mas, ao ver a belíssima paisagem com casas em tons claros que parecem colocadas à mão na montanha que toca o belo mar azul você pode querer ficar num dos hotéis em Amalfi.

Apesar de ser pequena, Amalfi promete conquistar seus visitantes com as belas paisagens que levam as pessoas a relaxar na praia. Para conhecer, há um tour privado em Amalfi e uma excursão compartilhada na costa de Amalfi.

Nos bares e restaurantes da cidade você precisa sem dúvidas provar a bebida tradicional da região, o Limoncello, famoso licor de limão. Veja mais da gastronomia italiana.

cidades perto de Nápoles amalfi
Local é considerado patrimônio mundial da Unesco desde 1997.

Para quem vai ao sul da Itália, visitar a Costa Amalfitana é praticamente obrigatório visto que devido à sua imensa beleza o local é considerado patrimônio mundial da Unesco desde 1997.

O interessante dessa cidadezinha é que ela possui suas próprias tradições e costumes e, um dos principais traços é a cultura da cerâmica produzidas e pintadas manualmente.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E como ocorre em toda boa cidade italiana, Amalfi também tem a sua própria catedral principal imponente. A igreja construída no século IX em homenagem a Santo André tem uma bela fachada, decorada com folhas de ouro e com enormes portas de bronze.

Depois de visitar o local você pode aproveitar para caminhar nas ruas da cidade e visitar as dezenas lojas de artesanato que existem ali.

Costa Amalfitana => Excursão de um dia para Amalfi, Positano e Ravello

 

Positano

cidades perto de napoles positano
Positano é mais uma das belas cidades perto de Nápoles.

Se você estiver realmente pretendendo visitar a costa da Campânia, Positano é mais uma cidade que não pode faltar em seu roteiro.

Essa é mais uma das belas cidades perto de Nápoles, construída praticamente na vertical, em andares que se conectam por escadas. E seja na parte mais alta ou mais baixa a vista é de tirar o fôlego.

Além das escadarias quase sem fim, outras características marcantes da cidade são as ruas estreitas e as pequenas praças que existem por todos os cantos e é claro, as tradicionais lojinhas de artesanato.

Durante o verão as ruas da cidade se enchem de turistas e os bares e restaurantes ficam cheios de pessoas na área externa. É um ótimo período para fazer uma excursão de bicicleta em Positano na Costa Amalfitana.

Apesar disso o local é tranquilo e pode ser considerado um ótimo destino para quem quer relaxar em um lugar paradisíaco. Para isso, veja os hotéis em Positano.

Luxo => Traslado privado de Nápoles a Positano

 

Ravello

mapa regiao campania italia
Ravello tem vista para costa do Mar Tirreno e Golfo do Salentino.

Mais uma das belas cidades perto de Nápoles que faz parte da Costa Amalfitana é Ravello. Sem dúvidas esse é mais um destino para você incluir em seu roteiro caso queira ter experiências únicas e apreciar paisagens belíssimas.

Mas aqui, diferentemente das outras cidades citadas anteriormente, não há vista diretamente para o mar. Apesar disso, ainda é possível avistar a belíssima costa do Mar Tirreno e também o Golfo do Salentino.

Ravello é uma das cidades que você irá conhecer fazendo uma excursão privada à Costa Amalfitana. As ruas medievais da cidade guardam fatos históricos de grande importância cultural e histórica.

Um dos locais mais importantes é a Catedral de São Pantaleão que é uma das mais antigas do país, tendo sido construída provavelmente por volta de 1086. Saiba mais sobre o turismo religioso na Itália.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No entanto ao longo dos anos a igreja passou por algumas reformas e modificações e hoje tem uma configuração mais moderna. No local você pode apreciar o Ambo do Evangelho de Nicola di Bartolomeo de Foggia, esculpido todo em mármore.

cidades perto de napoles ravello
Ruas medievais guardam fatos históricos de grande importância cultural.

Dentro da igreja existe um frasco contendo o sangue de São Pantaleão que, de acordo com os fiéis se liquefaz todos os anos no dia de comemoração do Santo.

Outro ponto muito importante da cidade é a Villa Ruffolo, uma vila riquíssima do aspecto histórico e arquitetônico, que possui uma beleza extraordinária que impressiona muito os turistas.

Na cidade se localiza também o Terraço do Infinito, um terraço de 400 metros que fica suspenso e oferece às pessoas uma vista belíssima da região. O acesso é pelo jardim florescente da vila que constantemente fica ornamentado.

Por fim, vale a pena você incluir em seu passeio também o Belvedere da Villa Cimbrone, considerado o mais belo de toda a Costa Amalfitana.

O local é também bastante interessante por ter sido construída sobre as bases de uma vila patrícia por onde já passaram diversos reis e personalidades renomadas. Veja também os hotéis em Ravello.

Completo => Tour em ônibus de luxo para Positano, Amalfi e Ravello

 

Salerno

nápoles
Salerno é uma das maiores cidades perto de Nápoles.

Salerno é uma das maiores cidades perto de Nápoles que você deveria incluir em seu roteiro se tiver alguns dias para visitar a região. Assim, já veja os hotéis em Salerno.

A bela cidade costeira faz a ligação entre a Costa Amalfitana e a planície do Sele e Cilento. Historicamente o local é riquíssimo porque já foi domínio etrusco, depois sunita e, por fim se tornou parte do Império Romano.

Durante a Idade Média a cidade fez parte do Ducado Longobardo, como principado autônomo. Todas essas fases históricas podem ser observadas nos vestígios que permanecem até os dias atuais sobretudo no centro da cidade.

Por isso o Centro Histórico de Salerno é um local que merece ser visitado para que se descubra os palácios normandos e lombardos. Assim, recomendo um tour a pé com guia local em Salerno.

cidades de napoles italia
Centro Histórico de Salerno é um local que merece ser visitado.

E, se você pensa que a cidade possui somente palácios, se engana. O local guarda também museus importantes como Museu da Faculdade de Medicina de Salerno, ao Museu Arqueológico e a Pinacoteca de Arte Provincial.

Mas as atrações principais do centro são a Catedral de São Mateus (Duomo) e o Castelo Longobardo de Arechi que predomina na paisagem.

Outra atração muito especial de Salerno são os Jardins de Minerva que se localizam na montanha de Canalone, de onde você pode apreciar uma belíssima vista do mar.

Uma vantagem dos jardins é que são de fácil acesso para todos. Inclusive existem elevadores que levam os turistas até as partes mais altas.

Conectado => Internet na Itália

 

Capri

ilha de Capri
Dá para ir de ferry de Nápoles até a Ilha de Capti.

Capri é uma ilha, na qual se pode chegar facilmente por meio de um ferry que sai do porto de Nápoles. Com suas casinhas brancas que se misturam em meio ao verde da vegetação e o belo azul do mar.

Antes de descer na ilha você já vai se apaixonar pela vista, mas ela tem muitos locais interessantes escondidos. Um deles é a Gruta Azul, onde o azul da água se destaca na escuridão. Recomendo um passeio de barco para a Gruta Azul.

Além disso é claro que as pequenas praias são uma grande atração para os turistas que buscam um lugar belo e tranquilo para relaxar durante sua viagem. Se você estiver em Nápoles, aproveite para visitar Capri.

salerno italia historia
Grutas são um atrativo da ilha.

Você com certeza será conquistado pelas belas praias que que já foram cenário de diversos filmes. Por toda a costa você vai perceber que a paisagem mais plana das baías e enseadas se alterna com penhascos íngremes.

No cenário encontram-se também três pequenas ilhas, as Faraglioni que tornam a paisagem ainda mais bela. O Centro de Capri, apesar de pequeno concentra toda a agitação existente na ilha.

Tanto de dia quanto de noite turistas e moradores se misturam concentrando-se em torno da Piazza Umberto I. Em torno dela existem vários bares, cafés e restaurantes onde é impossível na sentar pelo menos alguns minutos e apreciar a vista e a movimentação das pessoas.

No local, celebridades, realeza e “pessoas comuns” se misturam e buscam por um momento de paz em meio a agitação. Aproveite a ilha em um dos hotéis em Capri.

Mapa => Pontos turísticos imperdíveis da Itália

 

Sorrento

cidades perto de napoles sorrento
Sorrento tem paisagens paradisíacas.

Em sua lista de cidades perto de Nápoles que você deve visitar, não deixe faltar a bela Sorrento, construída em um penhasco que tem vista para o mar. Veja os hotéis em Sorrento.

Além das paisagens paradisíacas a cidade é também conhecida pela gastronomia maravilhosa. E as praias de difícil acesso atraem turistas que desejam relaxar em ugares mais reservados.

Como Sorrento é uma cidade muito conhecida, é possível facilmente pegar um ônibus de Nápoles até lá. Ademais vários hotéis oferecem transfers de Nápoles para Sorrento que facilitam muito a visita.

Você não vai se arrepender de tirar um dia para conhecer Sorrento, que faz parte do roteiro de carro na Itália. A cidade ainda desafia os homens que se esforçam para cultivar frutas cítricas, azeitonas e uvas nas encostas.

cidade da itália na campânia
Piazza Tasso | Foto: Berthold Werner, via Wikimedia Commons.

O mais incrível é que parece que a cidade é realmente tomada pelo cheiro desses três produtos. O que torna ainda mais bacana fazer uma aula de culinária em Sorrento.

O coração da cidade é a famosa Piazza Tasso, construída em homenagem ao autor de ‘Gerusalemme Liberata’ que é natural do lugar.

Na região você pode aproveitar e visitar a igreja de São Francisco de Assis e também a Basílica de Santo Antônio. O belvedere da cidade também costuma atrair muitos turistas pela maravilhosa vista.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Assim como a famosa Via dela Pietà que chega até o bairro medieval de Sorrento. Por fim, não deixe de incluir paradas em bares e restaurantes para provar as delícias locais.

Dicas => Aluguel de carro na Itália 

 

Pompeia

pompeia
Pompeia foi devastada pela erupção do vulcão Vesúvio no século I.

Entre as cidades perto de Nápoles, Pompeia é provavelmente a mais intrigante por ter sido devastada pela erupção do vulcão Vesúvio ocorrida no século I.

Essa cidade fez parte do Império Romano, sendo devastada e sepultada sob as cinzas do vulcão. Foi somente muitos anos mais tarde redescoberta por meio de escavações que trouxeram à tona objetos e os corpos das pessoas.

Até hoje eles são mantidos intactos e podem ser visitados. Esse é um destino obrigatório para os amantes da história, arqueologia e acima de tudo da cultura romana.

Ao visitar o local pode-se ter uma boa ideia de como foi a vida na região durante a época do Grande Império. É ainda mais bacana fazer uma excursão para Pompeia com arqueólogo ou um tour as ruínas de Pompeia.

Seu sítio arqueológico é de fato um dos mais visitados do mundo, separado de Nápoles apenas pelo Monte Vesúvio. Se você estiver visitando os pontos turísticos de Nápoles, vá de trem para Pompeia.

o que fazer em Pompeia
Destino obrigatório para os amantes da história, arqueologia e cultura romana.

É uma viagem de 30 minutos de trem. Já descubra como se locomover de trem na Itália. Se preferir ficar na cidade, já pesquise os hotéis em Pompeia.

Antes de iniciar a sua visita ao sítio arqueológico você pode conhecer o Santuário de Nossa Senhora, e a Capela do Beato Bartolo Longo, dedicados ao bem estar espiritual dos turistas.

Bem próximo ao Santuário se encontra o sítio arqueológico, onde além dos objetos e corpos você pode ver também muitos indícios da arquitetura, afrescos, casas e termas.

A visita pode ser ou não guiada e, para aproveitar ao máximo o local você deve separar de quatro a cinco horas para a visita.

De Nápoles => Excursão para Pompeia e Monte Vesúvio

 

Atrani

cidades da itália
Atrani é uma aldeia localizada na Costa Amalfitana.

Atrani é a última da lista de cidades perto de Nápoles que vale a pena visitar. Mas não pense que por isso ela seja menos importante. Inclusive, recomendo um tour a pé em Atrani e Amalfi para conhecer melhor a região.

Ela é na verdade uma aldeia localizada na Costa Amalfitana, que até os dias de hoje ainda apresenta uma série de características medievais com suas ruas e becos estreitos tomados pelo odor característico de mar e frutas cítricas.

O local é conhecido por ser tranquilo e ainda não ter caído na rota turística tradicional. Por isso ainda é possível caminhar tranquilamente no local sem se preocupar com o movimento.

Mas o fato de essa cidade não ser tão procurada pelos visitantes, não faz dela menos especial. Além de belíssima, ela é também local em que você pode relaxar e ainda apreciar deliciosos pratos típicos da culinária do sul da Itália.

dicas de Atrani, Italia
Atrani | Foto:Luca Aless, via Wikimedia Commons.

Santa Maria Madalena é uma vila que apesar de pequena possui diversas atrações artísticas e históricas, como as ruinas das casas dos patrícios do Império Romano e igrejas muito bonitas.

A Colegiada de Santa Maria Madalena instalada sobre uma fortaleza medieval atrai turistas com o seu belo campanário e cúpula de estilo Barroco.

Logo abaixo dela há também a igreja de São Salvador de Sirecto também de estilo barroco, localizada na Praça Umberto I, que se localiza bem próxima à Piccola Spiaggia (pequena praia).

No Monte Aureo você pode visitar a Gruta de Masaniello, que no verão e na primavera atraem muitos turistas que vão até a região em busca de um lugar ao sol nas belas praias. Pesquise os hotéis em Atrani.

Sugestão => Roteiro na Itália

 

Lugares próximos à Nápoles

A Itália de maneira geral é um país belíssimo, com belezas naturais, históricas e culturais imensuráveis e de grande importância.

Apesar de ser menos visitada do que outras regiões mais tradicionais, a Campânia possui cidades belíssimas e destinos que realmente vale a pena conhecer.

A sua principal cidade sem dúvidas é Nápoles, na qual existem muitas atrações importantes e uma grande riqueza cultural.

No entanto, existem várias cidades próximas à Nápoles que você deve considerar incluir em seu roteiro. A mais próxima e fascinante é Pompeia, que pertencia ao antigo Império Romano e foi devastada pela erupção do Vesúvio no século I.

Mas outro destino de tirar o fôlego é a ilha de Capri, muito visitada inclusive por celebridades.

E aí, você já decidiu onde vai em sua próxima viagem ao sul da Itália? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe este artigo com os seus amigos viajantes!

 

ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *