Itália

Itália

Uma viagem para a Itália, sem dúvidas, é muito sonhada e desejada. Não importa se você já foi algumas vezes, ou é a sua primeira vez. Porque o mapa turístico da Itália nunca tem fim!

Todas as regiões (que são 20!) têm seus atrativos, além da cultura, gastronomia, curiosidades, costumes da população e destinos surpreendentes. Não é à toa que cidades como a capital Roma, Veneza ou Florença atraem visitantes do mundo inteiro.

Realmente, a lista de pontos de interesse da Itália que merecem ser visitados é enorme. De praias paradisíacas e montanhas com neve para esquiar até vinhedos com passeios deliciosos por vinícolas italianas. Tem paisagens e coisas para fazer para todos os gostos!

Confira aqui neste post os links dos artigos com tudo sobre a Itália te ajudar a planejar suas férias!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Itália

  Seguro viagem para a Itália »

 

Mapa da Itália

tudo sobre a italia
Foto: Trinaliv, via Wikipedia Commons.
  • Capital: Roma
  • Cidade mais populosa: Roma
  • Língua oficial: Italiano
  • Governo: República parlamentarista
  • Área Total: 301 338 km²
  • Fronteira: França, Suíça, Áustria, Eslovénia, San Marino e Vaticano
  • População: 60 665 551[1] hab.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Clima: Mediterrânico alpino continental

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Itália »

 

Guia do Turismo na Itália

o que fazer na itália

A Itália na Europa é realmente fascinante. São tantas as opções de destinos e cidades que fica difícil montar um só roteiro com as muitas boas opções.

Para te ajudar, este blog tem artigos excelentes sobre o mapa das regiões turísticas da Itália com Sicília, Campania, Lazio, Toscana, Emilia Romagna, Veneto, Lombardia, Liguria e Piemonte.

Além dessas regiões lindíssimas, as cidades italianas, independentemente de onde estão distribuídas, são um espetáculo à parte.

Pensando assim, o artigo cidades mais bonitas da Itália para conhecer revela quais são as paradas obrigatórias de um turista no país.

E se o seu interesse é apenas pelos pontos turísticos imperdíveis, é só apreciar o post com um mapa dos lugares imperdíveis da Itália, como o Coliseu, a Fontana de Trevi, a Capela Sistina, o Vulcão Vesúvio, a Catedral Santa Maria del Fiore, a Ponte Vecchio, a Piazzale Michelangelo, a Torre de Pisa entre outros monumentos imponentes italianos. Demais!

Também é bacana conhecer os eventos e feriados na Itália para programar sua viagem, os costumes, cultura, fatos históricos e curiosidades da Itália.

dicas da itália

Para aproveitar ao máximo seus dias italianos, conheça os 10 melhores hotéis na Itália para fazer sua viagem valer a pena, e ainda descubra mais sobre o turismo religioso na Itália.

Você pode alugar um veículo e fazer um roteiro de carro pela Itália e curtir as estradas italianas parando nas grandes cidades, e também nas pequeninas, que são muito charmosas.

O carro é ótimo em algumas regiões para fazer um roteiro na Toscana ou ao sul da Itália, mas pode ser uma loucura dirigir na Itália também. Especialmente, porque muitos lugares são cheios de ruelas e muitas ladeiras e precipícios.

Veja neste artigo dicas sobre aluguel de carro na Itália com preços e burocraciaSe você preferir fazer um roteiro de trem na Itália, saiba como comprar passagens e mais dicas no artigo sobre trem na Itália.

Como se não bastasse tantas belezas naturais e monumentos históricos e culturais, as comidas típicas italianas são muito amadas, e todos querem apreciar um bom restaurante na Itália.

Portanto, lugares para comer também podem ser adicionados no seu roteiro pela Itália como verdadeiros atrativos turísticos.

gastronomia italiana

Na dúvida do que priorizar no cardápio? Confira em gastronomia italiana um roteiro pelos pratos típicos de cada região. E falando em comida, conheça também o mapa das regiões produtoras de vinhos na Itália.

E as refeições italianas são levadas tão a sério que existem regras rígidas de etiquetas que você precisa descobrir ao frequentar qualquer restaurante no país. Saiba quais são lendo sobre as curiosidades da culinária italiana.

Com tantas opções de destinos e roteiros pela Itália, certamente você já sabe para quais lugares pretende ir. Para confirmar ainda mais suas pretensões turísticas, leia  sobre os passeios imperdíveis na Itália.

Outros conselhos práticos para quem visitar esse país é saber qual moeda levar para a Itália: dólar, euro ou real?

Não deixe de ler este post que explica onde é melhor fazer câmbio e como sair ganhando nas operações de troca de moedas. É importante saber também como ter internet na Itália para postar tudo nas redes sociais ou pesquisar mapas e outras dicas de viagem para Itália

verão na itália
Ilha de Capri

E antes de comprar as passagens, confira também como é o clima na Itália com a melhor época para viajar de norte a sul e quando é a alta e baixa temporada na Itália, para conseguir os melhores preços e lugares menos lotados.

Outro assunto importante para organizar antes da viagem é descobrir mais sobre os tipos de vistos para a Itália e quais documentos são necessários, bem como prazos e valores.

Para quem vai pela primeira vez ao país, veja esse post com o planejamento para primeira vez na Itália, e ainda dicas para fazer uma viagem barata na Itália.

Você deve saber que existem muitas praias da Itália, que são realmente paradisíacas. Afinal, o país da bota está bem no meio do mar Mediterrâneo, que é famoso por águas cristalinas e azuis. E o mais gostoso: a temperatura é bem quentinha para nadar.

Só para você entender melhor o mar da Itália, de um lado da costa italiana é a parte do Mediterrâneo que se chama mar Adriático, o mesmo que banha Croácia, Montenegro e Eslovênia.

No outro lado do litoral italiano, fica o mar da Ligúria, bem ao norte do país, e o mar Tirreno, que vai da ilha de Sardenha até a Sicília. Mais abaixo é o mar Jônico, que também banha a Sicília e Calábria e vai até a Grécia. 

Enfim, toda a costa da Itália faz parte do mar Mediterrâneo e independente do nome, qualquer parte da Itália tem praias paradisíacas. Conheça as praias para aproveitar no verão na Itália

 

Como ir para a Itália: morar, trabalhar e estudar

viver na itália

Muitos viajantes, após conhecer seu tão sonhado destino resolvem ficar no país. Sim, muita gente acaba se mudando para a Itália depois de uma viagem de férias.

E ainda tem aqueles viajantes com objetivo de estudar, aprender o idioma ou um pouco mais da história e cultura local. Para quem tem um desses objetivos, também tenho artigos sobre o tema.

Neste há dicas práticas para morar na Itália com informações sobre moradia, abrir conta e dirigir.

Leia também os artigos sobre o custo de vida na Itália, com informações sobre preço de aluguel, alimentação e etc; as cidades mais baratas da Itália para morar de norte ao sul, e ainda veja como procurar emprego na Itália com as melhores áreas e regiões para trabalho.

Já para os que pretendem estudar na Itália, o artigo traz tudo sobre curso de italiano, graduação, pós-graduação e cursos técnicos no país. Uma boa oportunidade para passar uma temporada no país e aproveitar os principais pontos de interesse!

 

O que fazer na Itália

A sensação quando se estar na Itália é de que por todo lado existe uma tela a ser pintada, uma história a ser contada, tamanha a profusão de paisagens, muito mais belas do que aquelas vistas e romantizadas nas novelas. Difícil será saber por onde começar!

Prepare-se para ver cenários de intensa beleza e encantamento, dignos de inspirarem os mais tímidos admiradores nesse vídeo do site oficial de turismo da Itália:

 

Roma

Guia de viagem para Itália
Roma a cidade eterna

Não apenas porque é a capital da Itália, mas Roma é um destino interessantíssimo. Andar pela cidade e se deparar com o Coliseu, o Panteão e várias ruínas de construções medievais da Roma antiga é uma sensação absurda.

Além disso, dentro de Roma está a cidade do Vaticano, onde fica a Capela Sistina, os museus do Vaticano, a Basílica de São Pedro e onde mora o Papa. Para conhecer bem a região indico 5 dias, no mínimo.

Para você compreender a dimensão de uma viagem a Roma e Vaticano, fiz uma série de posts sobre a cidade, como ir do aeroporto ao centro de Roma e também como se locomover em Roma.

Há também informações práticas sobre os melhores bairros e hotéis da cidade e sabia onde ficar em Roma.

 

Mais sobre o que fazer em Roma

turismo no vaticano
Praça de São Pedro, Vaticano

A pesquisa para organizar seu roteiro precisa incluir os pontos turísticos de Roma com um mapa e fotos dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Dá para conhecer aqueles lugares bem tradicionais, mas também fazer passeios diferentes como os que eu fiz de bike pela Via Appia até as Catacumbas de Roma

Os meus dias no destino foram bem felizes, inclusive acabei descobrindo muitas vistas panorâmicas da cidades, onde é possível apreciar um belo pôr do sol.

E, para quem curte sair à noite pode conhecer a vida noturna e as baladas de Roma. Se tiver um tempinho, conheça também as cidades perto de Roma para bate-volta. Tem muitas dicas sobre Roma aqui no blog, é só clicar no link abaixo com todos os posts sobre a Cidade Eterna:

Leia todos os posts sobre Roma aqui

 

Florença e a Toscana Italiana

passeios imperdíveis itália
Florença

A Toscana é uma região muito procurada pelas vinícolas, e também por abrigar cidades medievais. A maior cidade da Toscana é Florença (em breve). Com certeza, um destino obrigatório na Toscana.

Na cidade, você tomará o melhor sorvete do mundo. E ainda, pode ver de perto a estátua de David, de Michelangelo, entre várias outras obras de arte.

Não tem um guia de viagem em Florença? Comece pesquisando os principais pontos turísticos de Florença e o que fazer em Florença.

Em homenagem à gastronomia italiana, não pode faltar uma pesquisa sobre onde comer em Florença, quais os seus pratos típicos e dicas de restaurantes e tudo sobre a o que fazer à noite em Florença, com dicas de baladas e passeios noturnos.

Para organizar seu dias na cidade, também veja onde ficar em Florença, como ir do aeroporto de Florença até o centro, e ainda como utilizar o transporte público em Florença.

Descubra também onde fazer compras em Florença, e as sugestões de roteiro em Florença para quem vai ficar de 1 a até 5 dias na cidade.

 

Turim

dicas de viagem itália
Turim na Itália

Turim (em breve) é a capital antiga da Saboia, trata-se do berço do Risorgimento, potência da indústria e um polo de inovação repleto de arte e cultura no Norte da Itália.

A capital piemontesa permite que você veja uma combinação perfeita de arquitetura e monumentos, museus, galerias de arte, diversão, muito boa comida.

É possível chegar a Turim de forma simples, pois os meios de transporte, ferrovias e rodovias são excelentes e os turistas não costumam passar por problemas quando desejam se locomover em Turim.

Descubra o que fazer em Turim e arredores, sua incríveis atrações, onde ficar e onde comer e onde você pode se dedicar às compras, sem problemas, mesmo no inverno e na chuva, pois os lugares são, em sua maioria, cobertos.

Turim, bela de dia e fantástica à noite. Essa é a melhor descrição do que te espera na vida noturna em Turim!

mapa das cidades turisticas italia

Ela é uma cidade muito atraente, cheia de museus e monumentos para se conhecer. Por esse motivo, recomendo um roteiro de 2 dias na cidade. Será tempo suficiente para conhecer o mapa dos principais pontos turísticos.

A principal atração de Turim é a Catedral de San Giovanni Battista, a catedral guarda o Santo Sudário: o lençol que teria coberto Jesus após a morte e no qual a imagem de seu rosto permaneceria impressa. Ele não fica exibido, mas uma réplica pode ser apreciada sobre o relicário que o protege.

A Itália não tem a fama de ser um país onde as coisas são caras, portanto Turim oferece uma grande variedade de opções para todos os gostos e bolsos. É um ótimo destino para incluir na sua eurotrip!

 

Milão

mapa da itália
Milão

Milão (em breve) é outra cidade muito importante da Itália. É conhecida por ser a capital da moda, atraindo todos que gostam de alta costura, mas não é só isso. Tem muito o que fazer em Milão!

Para descobrir pesquise sobre o mapa dos pontos turísticos de Milão, sugestões sobre o que fazer em Milão e ainda sugestões de onde comer em Milão, melhores locais para compras em Milão e ainda uma lista de bares e baladas de Milão.

Devido à sua importância econômica e localização, existem muitos vôos para Milão. Então, pode ser uma boa porta de entrada da Itália.

Para não se perder quando chegar na cidade, veja como ir do aeroporto de Milão ao centro, como utilizar o transporte público em Milão e ainda dicas dos melhores bairro e hotéis para você escolher onde ficar em Milão.

Conhecendo um pouco mais da cidade já dá para organizar seus dias de viagem. Minha sugestão de roteiro em Milão é de até 4 dias. Tendo mais tempo, sugiro visitar os arredores como Lago de Como, Bérgamo Alta e Villa Litta.

 

Veneza

pontos de interesse itália
Veneza

Basta pensar em um roteiro romântico, que a cidade da Itália, e do mundo, mais procurada é Veneza (em breve).

Além disso, a cidade é completamente diferente de tudo, pois não tem carros, nem ruas. Somente canais! Portanto, o meio de transporte são os barcos e as famosas gôndolas, que fazem parte dos tours incríveis por Veneza e compõem os principais meios de locomoção.

Minha sugestão de roteiro em Veneza é aproveitar a cidade ao menos 2 dias.

Inclusive, para aqueles que já a conhecem, podem fazer um roteiro alternativo em Veneza, fugindo um pouco da muvuca de viajantes da cidade.

A cidade também é famosa por seu carnaval, que é uma experiência única, completamente diferente de todo e qualquer conceito que temos sobre o que é carnaval.

E  caso você a visite no inverno ou em dias de chuva, não é algo tão ruim quanto parece! Nessa época, você pode reservar para visitar basílica, igrejas e museus.

E mesmo sabendo que o destino é famoso por ser romântico, viajar para Veneza com crianças também vale a pena. A cidade já encanta os adultos pela sua singularidade, imagina o quão diferente e divertido será para as crianças.

dicas de atrações da itália

Ou seja, tem espaço para passeios em família, como visitar os melhores museus de Veneza, fazer compras e também muitos passeios gratuitos, como a Piazza San Marco ou a Basílica di San Marco.

Em relação à hospedagem, os hotéis em Veneza são normalmente situados em prédios históricos, preservando a sua elegante arquitetura original dos séculos passados, ficando em perfeita harmonia com os principais pontos turísticos da cidade; o que torna o lugar ainda mais encantador e único.

É recomendado escolher um lugar para se hospedar que tenha uma boa localização para não gastar muito com os altos tickets de vaporetos, o principal meio de transporte de Veneza.

Pesquise quanto se gasta numa viagem a Veneza, pois não será o seu destino mais barato da Itália, e compare ao seu orçamento, a partir dele você conseguirá ajustar o tempo de permanência na cidade.

Se você puder ficar mais tempo sem se preocupar com os preços, os arredores de Veneza também são bastantes atrativos, uma das cidades mais famosas para um bate-volta é a romântica Verona, o próximo destino citado abaixo.

 

Verona

viagem a itália
Verona

Visitar os pontos turísticos de Verona (em breve) é uma experiência que te transporta para outras épocas e histórias que estão presentes no imaginário de muitos viajantes e amantes da literatura.

O motivo principal é que Verona serviu de cenário para o romance trágico Romeu e Julieta, escrito pelo dramaturgo britânico William Shakespeare, ganhando, inclusive, o apelido de “Cidade dos Namorados”.

O principal atrativo turístico de Verona é  a Casa di Giulietta. Diz a lenda que Julieta, a que inspirou a história de Shakespeare morava naquela casa.

Com isso, o local tornou-se ponto de peregrinação para os viajantes fascinados pela história de amor entre Romeu e Julieta, sendo uma espécie de santuário para os românticos, com museu, esculturas e até a famosa sacada romântica da Giulietta.

A cidade não dispõe de cobertura ampla transporte público (não tem metrô, por exemplo) e isso propicia uma agradável caminhada pelas suas ruas capaz de passar pelos principais pontos turísticos de Verona.

Portanto, se você chegar a Verona pelo aeroporto, a melhor forma de chegar ao centro ou ao seu hotel será através de transfer, táxi ou carro alugado.

As mais importantes atrações estão localizadas no centro e hospedagens nessa área são bastante procuradas por quem prefere ficar perto de tudo.

cidades lindas da itália
Casa di Giulietta

A romântica cidade de Verona tem excelentes opções de diversão noturna, desde as típicas osterias, bares e cafés bem localizados até as grandes discotecas com diversos ambientes, que normalmente ficam mais distantes do centro.

A cidade dos namorados está repleta de ruas muito charmosas onde é possível encontrar as mais diversas opções de produtos, de um simples cartão-postal até uma cafeteira tipicamente italiana.

Os restaurantes em Verona certamente devem estar no roteiro de quem está passando pela cidade. São pratos típicos da cidade: Gnocchi, pastissada de caval, pandoro entre outros.

Além dos principais pontos turísticos, a visita aos arredores de Verona é altamente recomendável. Para quem tem um roteiro de viagem mais folgado, é bastante interessante saber o que tem em volta.

 

Assis

pontos de interesse itália
Assis

Os pontos turísticos de Assis (em breve) são eternos! A cidade de São Francisco de Assis e Santa Clara inspira até hoje!

É um dos destinos mais buscados pelos turistas que buscam uma conexão com a religião, e por aqueles que têm curiosidade sobre essa história de um passado distante.

Mas se engana quem pensa que a cidade se resume à igrejas e locais sagrados, pois há muito mais atividades turísticas.

Por ser uma cidade pequena, não existem muitas opções de bairros para ficar no local, apesar de haver muitos hotéis em Assis. Na cidade tudo é bem concentrado em torno do Centro Histórico, por isso não há regiões ruins.

Como em Assis não existem aeroportos, se você quiser ir de avião saindo do Brasil é necessário pegar um voo saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, desembarcar em Roma ou Milão. A partir dessas cidades você pode pegar um trem ou ônibus até Assis.

turismo religioso na itália

Nos restaurantes de Assis, sem dúvidas encontrará diversos elementos típicos como trufas, carne de javali e lentilhas, por exemplo. Apesar de geralmente os pratos disponíveis serem relativamente simples, eles são deliciosos.

O famoso roteiro de São Francisco em Assis é extenso, visto que Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como Francisco de Assis, nasceu e viveu no local.

Então quando se pensa em o que fazer na cidade, a primeira coisa que vem em mente para a maioria das pessoas é fazer o roteiro, que inclui muitas igrejas, sobretudo a Basílica de São Francisco.

Além dos pontos turísticos ligados à religião, você pode visitar também o Rocca Maggiore, foi utilizada como parte da estratégia de defesa contra a cidade de Perugia, durante um período de guerras. Vale muito a pena visitar o local devido ao panorama que se tem de cima.

Outra atração turística é apreciar um pôr do sol no Vícolo Santa Margherita. Uma cidade para apreciar aos poucos e guardar na memória diversas paisagens inesquecíveis e histórias de fé!

 

Bolonha

clima itália
Bolonha

Capital da Emilia Romagna, Bolonha (em breve) é também a maior cidade da região e uma das mais visitadas, além de ficar entre os rios Reno e o Savena.

Apesar de ser antiquíssima e histórica, é uma cidade muito moderna, onde ocorrem várias feiras dos mais diversos setores todos os anos. Sempre há o que fazer em Bolonha e arredores.

Bolonha (ou Bologna, em italiano) é uma das cidades mais belas da Itália, que atrai milhares de turistas todos os anos. Normalmente, encontra-se entre o roteiro tradicional dos visitantes e com razão.

A cidade é o destino perfeito para quem viaja de carro ou trem pelo país, pois está localizada em um importante ponto de encontro rodoviário e ferroviário do norte da Itália.

Veja as opções de locais e hotéis para você se hospedar e aproveitar ao máximo a sua estadia na cidade.

Alguns dos pontos turísticos de Bolonha são a Piazza Maggiore, Museu Cívico Arqueológico e a Basílica de San Petronio.

Você pode aproveitar também os melhores atrativos nas redondezas de Bolonha, que com certeza merecem ser incluídos no seu mapa de o que fazer em Bolonha, como La Scola, San Pietro, entre outras cidades nos arredores.

 

Gênova

roteiro 30 dias itália
Gênova, Itália

Gênova (em breve), também possui atrativos interessantes. Sendo uma das cidades italianas mais procuradas pelos brasileiros, o que fazer em Gênova é normalmente uma da maiores dúvidas quando se planeja uma viagem

Caminhando pela cidade, você pode admirar palácios nobres, antigas igrejas, desfrutar de um belo prato de comida tradicionalmente italiano, ou até mesmo, curtir uma balada e conhecer a vida noturna dos genoveses.

A magnitude da cidade-natal de Cristóvão Colombo oferece todos os tipos de atração: exposições, museus de arte, baldas, bares, restaurantes e patrimônios históricos.

O Aeroporto di Gênova fica em Sestri Ponente, sendo relativamente próximo da região central. Chega-se facilmente ao centro, na Stazione Principe, de ônibus, transporte especial do aeroporto ou de táxi.

Da estação saem diversos trens diários para Turim, Milão, Roma e outras cidades. Sendo assim, não faltam opções para a locomoção na cidade.

roteiro alternativo itália

Sabendo onde ficar em Gênova, você pode se programar para conhecer os melhores pontos turísticos da cidade, aproveitando seu tempo da melhor forma possível.

Gênova é uma daquelas cidades históricas da Itália cheias de atrações maravilhosas a serem exploradas, sobretudo caminhando no Centro Histórico. Os passeios em Gênova com certeza serão a melhor parte da sua viagem, uma vez que é possível conhecer mais da história de cada local.

Os restaurantes em Gênova, assim como a culinária italiana, são famosos no mundo todo, principalmente por suas deliciosas massas. Tire um tempo para curtir um bar ou uma balada em Gênova.

Além das boates e discotecas, localizadas no Centro Histórico, durante o fim de semana, você verá muitas pessoas enchendo as várias praças e ruas, pois esse é um costume da população italiana muito comum e que você pode aproveitar para curtir muito!

 

Napóles

viver na itália
Nápoles, Itália

Com seu quase um milhão de habitantes, a terceira maior cidade da Itália é bastante procurada por quem vai até o país e, são muitos os pontos turísticos de Nápoles (em breve) que vale a pena conhecer.

Por ser uma entre as mais antigas cidades portuárias da Europa, possui ainda hoje uma importância fundamental no Mediterrâneo.

Além disso, a cidade é muito valorizada também pela arquitetura e pela arte, que podem ser apreciadas em seus castelos, fortalezas, igrejas e palácios.

Por ser uma cidade litorânea, Nápoles tem também muitas belezas naturais e belas paisagens que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Sua chegada à cidade pode acontecer por meio de trem, navios, ônibus, carro ou avião. Apesar de ser considerado pequeno, o aeroporto de Nápoles recebe voos oriundos de outros países da Europa e tem uma boa infraestrutura.

Quando você for escolher onde ficar em Nápoles deve levar em consideração a distância do hotel escolhido até as principais atrações da cidade.

costa amalfitana
Amalfi fica a 2 horas de Nápoles

Uma das coisas mais interessantes que acho em Nápoles é que você pode curtir muito os seus arredores.

Positano, por exemplo, é mais uma das belas cidades por perto, construída praticamente na vertical, em andares que se conectam por escadas. E seja na parte mais alta ou mais baixa a vista é de tirar o fôlego.

Pompeia também fica próximo a Napóles e é provavelmente a mais intrigante por ter sido devastada pela erupção do vulcão Vesúvio ocorrida no século I. Esse é um destino obrigatório para os amantes da história, arqueologia e acima de tudo da cultura romana.

Se você estiver hospedado em Nápoles vale muito a pena visitar a Bela Amalfi, uma pequena cidade costeira na província de Palermo.

 É possível chegar em uma viagem de 2 horas saindo de Nápoles. Mas, ao ver a belíssima paisagem com casas em tons claros que parecem colocadas à mão na montanha que toca o belo mar azul você vai querer ficar ao menos um dia no lugar.

 

Sardenha

praias da itália

Outro lugar lindo que faz parte da Itália é a Sardenha (em breve). Se quer conhecê-la, descubra como é o clima na Sardenha e melhor época para visitar a ilha.

Ela está localizada a oeste da parte continental da Itália, logo abaixo da ilha francesa da Córsega. É a segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo, e de norte a sul, são 250 km de extensão, aproximadamente.

Há ainda diversas ilhotas no seu entorno. Ela tem uma população de 1,6 milhão de habitantes e a sua capital é Caligari.

As praias paradisíacas com águas azul turquesa são o grande atrativo, mas além delas vale a pena explorar as riquezas culturais e históricas de suas cidades.

Em seus 2.000 km de litoral são tantas opções incríveis, que na hora de fazer uma lista com as melhores é normal ficarmos em dúvida. Não é à toa que esse destino está entre os preferidos para quem quer curtir o verão europeu.

A Cala Coticcio, sem dúvida, é uma das melhores praias da Sardenha e mais bonitas.

A Spiaggia del Principe é uma das praias da Sardenha mais movimentadas, fica na cidade de Porto Cervo. Ela é formada por uma faixa de areia e por águas muito cristalinas e de tom azul turquesa, como é tradicional da sardenha.

Conhecer os passeios na Sardenha e ficar por dentro dos melhores tours guiados que te esperam nesse destino é o primeiro passo que você deve dar antes de pegar o avião.

Procure os melhores hotéis de Sardenha, é essencial descobrir onde é melhor se hospedar.

 

Mais lugares turísticos da Itália

inverno da itália
Bressanone

Sabia que você também pode esquiar na Itália? Claro que se você for na temporada de neve, ou seja, durante o inverno europeu.

Portanto, conhecer os destinos de inverno na Itália sempre será uma ótima opção, pois independente da estação do ano, são lugares lindos! Imperdível para quem gosta de frio, neve, bons vinhos, belas paisagens, montanhas e gastronomia deliciosa.

Bressanone é uma pequena cidade italiana que fica na fronteira com a Áustria. Também conhecida como Brixen, é uma das mais antigas da região do Tirol, no extremo norte da Itália. Está localizada no meio dos Alpes Europeus, sendo ótimo destino turístico para aproveitar o clima frio e as paisagens espetaculares das montanhas.

Bressanone oferece muitas atividades para o turista que gosta de explorar o ar livre. Fique mais tempo para curtir a tranquilidade dos passeios nas montanhas, a sauna dos hotéis e as ruelas do centro antigo.

O que conhecer na Itália
Paisagem incrível das Dolomitas

Outra região que não pode ficar de fora no se roteiro pela Itália são as Dolomitas. Fica na região montanhosa dos Alpes italianos que está localizada no nordeste do país, próxima da fronteira com a Áustria.

A área é repleta de lagos e trilhas incríveis para quem adora aproveitar uma viagem.

Nas Dolomitas as sub-regiões conhecidas e interessantes para explorar são o Passo Giau, Tre Cime Lavaredo, Alpi di Siusi, Passo Gardena e Odle, no Val di Funes. Além das principais cidades como Cortina D’Ampezzo e Bolzano, ideais para servir de base para os passeios.

roteiro itália de trem
Varenna na Itália

O Lago de Como, localizado nos Alpes italianos, quase na divisa com a Suíça. Suas principais cidades turísticas são Bellagio – famosa por servir de inspiração para o hotel de mesmo nome, em Las Vegas – e Varenna, que recebe trens direto de Milão e conta com companhia de barcos para passeios no lago.

 Os passeios de barco e as lindas vistas para o alpes encantam!

 

Mais cidades interessantes da Itália

viajar de carro pela itália
Pisa, Itália

Entre os pontos turísticos de Pisa mais visitados estão aqueles no entorno da famosa torre inclinada, a Torre de Pisa. Porém, é impressionante a quantidade de outras atrações para conhecer e se surpreender durante visita a cidade.

Pisa está localizada na região da Toscana e foi uma das quatro mais potentes repúblicas marítimas da Itália no século IX. Apesar de haver perdido muito estruturalmente por conta da guerra, ainda preserva monumentos antiquíssimos, atualmente patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Por esse motivo a cidade está entre os destinos mais procurados por quem decide viajar para a Itália.

praias na itália

Cinque Terre, na Ligúria, Costa da Riviera Italiana, com certeza farão o seu tour pela Itáliater um sabor diferente e inesquecível. Este destino conta com um conjunto de vilas centenárias à beira-mar e oferece o roteiro perfeito para quem busca vistas incríveis.

Nessas 5 cidades, que incluí a La Spezia e que podem ser visitadas de trem ou de barco, os turistas encontram casas coloridas e vinhedos em terrenos íngremes. Portos repletos de barcos de pesca e trattorias especializadas em frutos do mar e pasta ao molho pesto, também estão à disposição.

Além disso, você encontra trilhas para caminhadas, penhascos, montanhas e vistas panorâmicas para o mar, tanto em alta temporada, que se inicia em novembro, ou fora desse período.

Dormir em qualquer uma das cinco terras pode ser uma boa opção, tudo depende do que você quer. De qualquer forma, o trem que circula entre as Cinque Terre, e também vai até La Spezia e Levanto.

O lugar oferecem muitas acomodações mais rústicas, além de algumas opções mais selecionadas e luxuosas.

 

Tudo o que fazer na Itália

A Itália é cheia de cidades interessantíssimas. Sempre digo que o país vale uma viagem inteira na Europa. Ou seja, ao invés de uma Eurotrip com vários países, você consegue tranquilamente 30 dias de atrativos incríveis.

Se ainda não encontrou tudo sobre a Itália que quer, acesse a página da RBBV e veja todos os blogs membros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem que falam sobre o país.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo! 😉

Até + !!!

 

:
Itália

Cidades para conhecer

Imagem Postagem
Itália
Assis
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Bolonha
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Cinque Terre
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Florença
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Gênova
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Milão
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Nápoles
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Pisa
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Roma
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Sardenha
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Turim
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Veneza
conhecer destinos >
Imagem Postagem
Itália
Verona
conhecer destinos >
Background Tickets
Itália

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Laura

    Parabéns pelo excelente post!!!

  2. Polly Batista

    Obrigada, Laura!