Planejamento da primeira vez na Itália: tudo para roteiro

por Bárbara Armino

Planejamento da primeira vez na Itália: tudo para roteiro

A primeira vez na Itália é cheia de novidades e, como todo novo destino, demanda preparo e conhecimento sobre o funcionamento do país. Para os brasileiros, viajar para um novo continente pode significar que mesmo as situações mais simples e automáticas do cotidiano podem ser diferentes. Uma mente aberta e atenta é indispensável para absorver tantas informações e, ainda, aproveitar as particularidades do destino com curiosidade e diversão.

Antes de comprar as passagens e fazer as malas, é necessário saber o que a Itália solicita aos estrangeiros que embarcam ao país e garantir a chegada ao destino. Já em solo italiano, compreender o comportamento dos residentes e o funcionamento de cada local, certamente será muito útil! Confira agora as minhas dicas!

Planeje sua viagem => Hotéis mais bem avaliados na Itália

É necessário fazer seguro viagem para Itália? »

 

Dicas para primeira vez na Itália

  • Passaporte
  • Visto
  • Seguro Viagem e Seguro Saúde
  • Moeda
  • Cambio
  • Vacina
  • Alimentação
  • Clima e temperatura
  • Idioma
  • Tomada na Itália e voltagem
  • Segurança
  • Impostos
  • Dirigir na Itália

 

Passaporte

Primeira vez na Itália

Para viajar para fora do Mercosul, todo brasileiro precisa apresentar obrigatoriamente um passaporte válido no momento de saída do Brasil e ingresso no novo destino, inclusive em pontes aéreas.

Para embarcar rumo à Itália na Europa, o país exige que no momento em que você sair do solo italiano seu passaporte ainda tenha mais três meses de validade. De forma prática, nunca viaje com seu passaporte com menos de seis meses de validade.

Os brasileiros devem passar pela fila de imigração para extracomunitários nos aeroportos de ingresso. Caso o viajante tenha também cidadania europeia, pode passar pela fila de europeus e apresentar um documento válido pela União Europeia.

 

Visto

Visto italianoPara saber quanto tempo um brasileiro pode permanecer na Itália legalmente, é necessário conhecer o Acordo Schengen e os países que fazem parte. Saiba tudo sobre o Tratado de Schengen.

No total, 26 países da União Europeia, incluindo a Itália, aderiram ao tratado. Dessa forma, todo brasileiro pode permanecer 90 dias no Espaço Schengen a cada 180 dias.

Caso sua viagem não seja apenas para o território italiano, mas inclua ainda paradas como Portugal, Alemanha ou França, a soma do tempo de permanência em cada localidade não pode superar os três meses.

A Itália não exige nenhum visto turístico de brasileiros, apenas o respeito à data limite.

Os viajantes que fizerem escala em outro país do Espaço Schengen antes de desembarcar na Itália devem fazer uma Declaração de Presença (“Dichiarazione di Presenza”, em italiano) na Questura mais próxima, caso desejem permanecer mais de oito dias no território.

A Questura é um órgão governamental similar à nossa Polícia Federal. A declaração está prevista pela Lei nº 68 de 2007 e é simples.

Para fazê-la será necessário informar a data de entrada no território, apresentar uma cópia da folha de dados do passaporte e outra com o carimbo do local de entrada no Espaço Schengen, além de informar onde estará hospedado durante o período em que permanecerá na Itália. Esse documento é entregue na imigração.

 

Seguro viagem obrigatório

Quanto custa um seguro viagem para a Itália

O seguro viagem para a Itália é obrigatório para quem vai entrar no país. Ele está entre os documentos que você deve apresentar na imigração, caso seja solicitado.

Uma dica ótima para aqueles que contribuem com a previdência no Brasil é que o país tem um acordo bilateral com a Itália, o que permite aos contribuintes emitirem um seguro saúde gratuito para si e aos familiares, o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). Você pode conferir mais informações no site do Governo Federal.

Para aqueles que não se enquadram na emissão do CDAM, ainda é possível fazer um seguro viagem para a Itália para viajar tranquilo. Para saber o melhor seguro, existem sites de comparação de preços e coberturas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Veja onde comprar seguro viagem barato. Lembrando que a cobertura mínima do seguro deve ser de 30 mil euros.

Mas não se assuste com esse valor. 30 mil euros é valor da cobertura. O que você pagará geralmente é uma parcela única, como no print acima, cujos valores do seguro viagem para a Itália para 7 dias de viagem fica apenas entre R$ 92 e R$ 102.

Economia​ => Internet ilimitada na Europa | Saiba como funciona

 

Moeda da Itália

Posso levar real para a Itália

A moeda utilizada na Itália é o euro. Reais não são aceitos no território, por isso é importante acompanhar a variação cambial da moeda, para conseguir valores melhores na hora da compra.

Programar-se sobre como levar esse dinheiro também faz parte do planejamento. Dinheiro em espécie é sempre uma segurança, assim como é de extrema importância ter um cartão de crédito internacional com um limite adequado para toda a sua viagem.

Na hora de optar pelo método de pagamento, deve-se avaliar variações que o preço pode sofrer devido ao IOF, no caso de cartões, ou de taxas cobradas pelos bancos para saques internacionais. Essas informações variam de banco para banco e de um cartão para outro.

 

Câmbio na Itália

Câmbio na Itália

Caso você precise trocar seu dinheiro já em solo italiano, existem casas de câmbio espalhadas pelos centros turísticos com telas indicando os valores de compra e venda de cada moeda.

O ideal é que você já viaje planejado para não precisar desses serviços, pois pode custar muito mais caro do que trocar seus reais no Brasil. Em aeroportos e estações de trem também costuma haver casas de câmbio, mas geralmente são os lugares com taxas mais altas.

   

 

Vacina

Precisa de vacina para entrar na Itália?

A Itália não exige nenhuma comprovação de vacinação específica. Assim, para viajar ao país não é necessário apresentar a Carteira Internacional de Vacinação.

De qualquer modo, é preciso conferir os países que você pode fazer escala ou visitar no mesmo período, pois as exigências podem ser outras.

 

Alimentação italiana

Alimentação italiana

A comida na Itália, salvo exceções, é farta e costuma ser barata se comparada à quantidade servida. Os italianos levam comida muito a sério e talvez seja um dos países que você irá comer melhor durante a viagem.

Se quiser comer algo típico e não gastar tanto, a pizza é sempre a melhor opção, com variações de calzone também. A comida feita na hora e de modo artesanal é prioridade no país.

Você pode não virar fã, mas concordará que é feita com muito cuidado e ingredientes de altíssima qualidade. Entenda mais no post sobre curiosidades da culinária italiana.

No café da manhã, uma dica para você já se preparar é que a comida é majoritariamente doce. Aqueles que não são muito fãs de doce na hora de acordar, podem ainda encontrar alguns pães e manteiga. E se você aprecia vinhos, leia também onde ficam as regiões produtoras de vinho na Itália.

 

Clima e temperatura na Itália

Dicas para viagem pela primeira vez na Itália

O clima na Itália varia de úmido temperado ao norte para seco mediterrâneo ao sul. Por ser um país extenso geograficamente, possui grande amplitude térmica durante o ano.

Mais ao sul, onde estão as praias mais famosas, o clima é mais quente do que no norte, onde há Milão e Veneza.

O país é extremamente quente no verão, principalmente nos meses de julho e agosto, mesmo ao norte, por isso roupas confortáveis e leves são necessárias. Nada melhor do que aproveitar o verão na Itália e curtir as mais belas belas praias italianas.

Assim como o inverno é muito frio, com neve em grande parte do país e temperaturas negativas de dezembro a fevereiro. Conheça os famosos destinos de inverno na Itália.

Nas estações intermediárias, o frio e calor dependem muito do local em que você estará, por isso fazer a mala pode ser um desafio. Não deixe de ler sobre quando é alta e baixa temporada na Itália para te ajudar no planejamento da sua viagem.

Opte pelo efeito cebola, com um casaco pesado, caso venha próximo ou durante o inverno, e várias blusas mais leves. Lembre-se que os locais fechados como restaurantes e hotéis possuem calefação e, em menor quantidade, ar condicionado.

 

Idioma na Itália

Como me comunicar na Itália?

O idioma oficial da Itália é o italiano, dependendo da região ainda há variações de dialeto. Nos grandes centros é possível falar inglês em restaurantes e pontos turísticos. Já nas cidades menores é uma loteria, alguns têm conhecimento de um segundo idioma, outros não.

O italiano é uma língua latina, tal qual o português e o espanhol. Para os brasileiros, não é difícil compreender o que é falado, ou ao menos ter uma ideia do que se trata.

No entanto, os italianos acham o português difícil e poucos compreendem. Não custa arriscar uma palavra ou outra em sua viagem, às vezes elas são similares ou apenas com a pronúncia diferente.

Na hora do aperto, duas frases ajudam muito, inclusive para descobrir se a pessoa fala inglês ou não: “sono brasiliano”, que significa sou brasileiro, e “non parlo italiano”, não falo italiano.

   

 

Tomada na Itália e voltagem

As tomadas italianas são padrão europeu, de três pinos redondos. No entanto, não são iguais aos modelos brasileiros. Para não passar sufoco com carregadores de celular e outros aparelhos eletrônicos, vale levar um “T” de dois pinos redondos na mala.

Aquele mais comum, sabe? Ou até mesmo comprar um transformador no modelo europeu. Sinceramente, é mais barato e útil comprar o formato de dois pinos mesmo, pois ainda terá serventia no Brasil. A voltagem é 220w, mas não custa confirmar no local em que você ficará hospedado.

 

Segurança na Itália

A Itália é segura?

A Itália é um país muito seguro se comparado ao Brasil, mas também exige cuidados, principalmente aos turistas desavisados.

Alguns transportes públicos indicam para tomar cuidado com batedores de carteira, assim como nas cidades turísticas esse fator também demande mais cuidado com pertences pessoais.

Caminhar na rua à noite é algo comum aos italianos e turistas, mas opte sempre por ruas mais centrais e movimentadas. Prevenir é sempre melhor do que remediar!

Nos centros turísticos é comum encontrar além dos “carabinieri”, a polícia italiana, soldados do exército fazendo a segurança do local.

Em caso de alguma emergência o número da polícia italiana é 112 e você também pode recorrer ao Consulado Brasileiro, nos números +39 333 1184.682, em Roma; ou +39 335 727.8117, em Milão.

 

Dirigir na Itália

Brasileiro pode dirigir na Itália

Brasileiros devem possuir uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) para alugar um carro na Itália. Para fazê-la, basta solicitar a algum CFC da sua cidade a emissão, que será válida até a data de vencimento da sua Carteira Nacional de Habilitação.

 

Aproveite sua viagem para Itália!

O planejamento para um país tão diferente do Brasil é um momento muito especial. Embora os cuidados sejam essenciais e, às vezes pareça difícil atentar a tantos detalhes, é algo que gera grande expectativa para a viagem e dá segurança para viajar com tranquilidade.

Aproveite o período que antecede a data de embarque para conhecer o máximo de curiosidades e as dicas de viagem para a Itália, assim você já tem um gostinho do que está por vir.

A Itália é um país incrível, plural e com uma cultura rica. Todos os cuidados e aprendizados valerão a pena ao desembarcar no território italiano. As belezas do país e suas particularidades certamente compensam todos os preparativos.

Você sonha em conhecer a Itália? Quais cidades você quer visitar? Deixe nos comentários suas principais dúvidas. 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *