Roma

Fazer turismo em Roma é mais do que viajar para conhecer um destino turístico, é como mergulhar na história da civilização ocidental e da arte.

A capital italiana é um local com paisagens belíssimas, mas que encanta ainda mais pelas construções, esculturas, pinturas, tesouros arqueológicos e as histórias que eles contam.

E são muitas histórias para contar. Afinal, são mais de 2.500 desde a fundação da cidade que é considerada uma das mais importantes da história da humanidade, uma vez que contribuiu e influenciou no desenvolvimento da história e da cultura europeia, além da construção da civilização ocidental.

Além disso, ela é a única cidade do mundo que tem um país dentro de seu território, que é o Vaticano. Isso sem falar na deliciosa gastronomia italiana e na calorosa receptividade dos seus habitantes ao turismo. Tudo isso faz com que Roma seja um dos principais destinos turísticos do mundo.

Quer saber mais sobre o turismo em Roma? Veja neste artigo os links para os principais posts sobre Roma com o mapa dos seus pontos turísticos, o que fazer em lugares famosos, como o Coliseu; como se locomover, dicas de hospedagem e mais sobre viajar para Roma e dicas do que visitar.

Dicas => Onde se hospedar em Roma

Seguro viagem barato para a Itália »

 

Turismo em Roma: Mapa da cidade

  • País: Itália
  • Área total: 1 285 km²
  • População total: 2 872 800 hab.

*Fonte: Wikipédia

Agende => Passeios recomendados em Roma

 

O que não se pode deixar de conhecer em Roma?

tudo sobre roma

Roma, na Itália, é daquelas cidades onde tudo chama a atenção dos viajantes, desde as ruínas nos sítios arqueológicos, aos monumentos, parques, passando pelos desfiles de moda até a agitada vida noturna. Parece que tudo é bacana de conhecer nessa cidade da Europa.

Por tudo isso, ela é um dos principais destinos turísticos do mundo. Em 2007, por exemplo, ficou na 11ª posição entre as cidades mais visitadas do globo, sendo a 3ª que mais recebeu viajantes de toda a União Europeia e ainda a cidade mais popular do país.

Roma possui 1.285 km² onde moram mais de 2,8 milhões de habitantes, sendo a maior parte de italiano, mas também de outras etnias como romenos, poloneses, ucranianos, filipinos, peruanos, chineses, entre outros. É a maior cidade da Itália e a 4ª mais populosa da União Europeia.

Além disso, a cidade também é um dos principais centro de pesquisa arqueológica e artística do mundo, por conta das suas artes, esculturas, fontes, mosaicos, afrescos, pinturas, entre outras obras de arte.

 

Mais sobre a história de Roma

pontos turisticos roma

Os primeiros registros de ocupação humana no território que hoje é Roma são de mais de 14 mil anos. Mas a sua fundação é datada de mais de 2.500 anos, em 753 a.C. Por ser a cidade mais antiga com ocupação contínua, é chamada de Cidade Eterna.

Desde sua fundação já foi capital do Reino de Roma, da República Romana, do Império Romano e desde 1946 da República italiana.

Muitas histórias contam sobre a fundação de Roma, mas a mais popular diz que os irmão gêmeos Rômulo e Remo, aqueles amamentados por uma loba, decidiram construir uma cidade às margens do Rio Tibre.

o que ver e visitar em roma
Vista panorâmica

Mas, durante uma briga Rômulo matou Remo. Assim, ele teria construído a cidade sozinho e dado uma versão de seu nome para o local.

O desenvolvimento da cidade se deu em várias etapas. O primeiro grande boom foi após a Idade Média, quando se tornou o centro Renascentista italiano, uma vez que nesse período foram construídas igrejas, castelos e quando Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina em Roma.

Na 2ª Guerra Mundial foi bastante bombardeada e palco de diversas batalhas, mas não a ponto de estar destruída. Ao fim do conflito, teve um crescimento acelerado que se manteve por longos anos, tornando a cidade estável economicamente e um grande polo turístico.

 

Qual a melhor época para viajar para Roma?

Melhor época para visitar Roma

O clima na capital italiana é o mediterrâneo, com inverno com temperaturas amenas e bem úmido, já o verão é bem quente e seco, sendo comum chega a 40ºC.

A temperatura média anual é de 20ºC, sendo que janeiro é o mês mais frio do ano e julho e agosto costumam ser os meses mais quentes do verão italiano.

Por fazer parte da União Europeia, a Itália não pede visto de entrada para brasileiros que vão ficar até 90 dias fazendo turismo no país, somente o passaporte válido.

Sua moeda é o Euro e o código de telefone da Itália é 39. Ela tem um fuso horário de 4 horas a mais que o horário oficial de Brasília, mas durante o horário de verão brasileiro a diferença cai para 3 horas.

 

O que fazer em Roma

Conhecida como “Cidade Eterna”, os pontos turísticos cumulam uma história milenar, sendo uma das cidades mais importantes da história do Ocidente.

Quem a visita fica admirado com a quantidade e importância dos monumentos que a capital da Itália abriga, pois a cada esquina há uma nova surpresa, literalmente um museu a céu aberto para exposição.

Veja este vídeo do site oficial do turismo da Itália e conheça mais a cidade em 360°:

 

Onde ir em Roma?

lugares para ir em roma
Panteão.

Se você está organizando seu roteiro de viajar, fique sabendo você ficará boquiaberto a maior parte do tempo.

É isso mesmo, não tem como não se impressionar com os seus monumentos e sítios históricos com milhares de anos de construção. É como se Roma fosse um grande museu a céu aberto.

Na cidade há diversos atrativos turísticos. Neste artigo separo fotos e mapa dos pontos turísticos mais visitados de Roma, como o Coliseu, as ruínas do Fórum Romano, o Monte Palatino, o Panteão, Fontana di Trevi e Piazza Navona, além do Vaticano. Não deixe esse atrativos de fora da sua lista.

Conheça também as fontes mais bonitas de Roma e as mais belas praças romanas.

melhores passeios em roma
Fontes em Roma, são um espetáculo a parte.

Há também os monumentos históricos da Roma Antiga, como o Arco de Constantino o Capitólio entre outros.

Imagina se depois de tanto planejamento, você chega em um dia de chuva em Roma, clica nesse link e veja o que fazer na cidade em dias chuvosos.

Para otimizar seus dias na cidade, fiz um artigo com os , com ingressos antecipados e sem fila. Se curte andar de bike, pode fazer algum entre os diversos roteiros de bicicleta pelas ruas romanas como o passeio de bicicleta pela Via Appia Antica. É um passeio imperdível.

pontos de interesse em roma

A visita é feita com guia especializado e autorizado pela instituição que gerencia e mantém o histórico monumento. É possível ter uma vista deslumbrante, não só do seu interior, mas também de todo os Fóruns.

Além disso, existem outros subterrâneos bem interessantes nesta região. São eles: Domus Áurea – a casa do Imperador Nero, os subterrâneos da Praça Navona e a Basílica de São Clemente.

E não pense que Roma é bonita apenas de dia, ela fica linda ao entardecer e ver o pôr do sol é um passeio bem bacana. Para te ajudar fiz uma lista dos melhores lugares com vistas panorâmicas de Roma.

Se após o espetáculo do entardecer você ainda tiver pique para sair, veja o artigo sobre as melhores baladas em Roma.

 

Dicas para montar seu roteiro

atrativos de Roma
Fontana de Trevi.

Na hora de organizar seu roteiro é sempre importante checar os aeroportos da cidade e descobrir como ir do aeroporto ao centro de Roma. Além de saber sobre todos os meios de transporte.

Como a gastronomia não pode ficar de fora, ainda mais em uma viagem para a Itália, indico o artigo com dicas de restaurantes em Roma com lugares como o Mercado Central de Roma, que é um lugar fantástico.

Se tiver disponibilidade para mais tempo na Itália, vale a pena visitar nas cidades nos arredores.

No artigo cidades perto de Roma listo algumas cidades como Tivoli, Nápoles, Pompeia entre outras, como opções para bate e volta.

 

Tudo sobre o turismo em Roma

Roma é uma cidade encantadora por toda a sua história e por todos os atrativos turísticos que estão espalhados pela cidade e ajudam a contar um pouco da história da civilização ocidental.

Me perdoem o trocadilho, mas depois de conhecer a Cidade Eterna, tenho certeza, que sua paixão também será eterna.

Se com toda essa informação você ficou com dúvidas de como organizar sua viagem, veja o artigo com uma sugestão de roteiro de viagem em Roma sobre o que fazer em 2, 3, 4, 5 ou mais dias.

Se quiser mais informações sobre a Itália e, especificamente Roma, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure no post índice. A RBBV reúne artigos de diversos blogueiros de viagem brasileiros.

E você, já conhece Roma ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte qual é o seu ponto turístico preferido.

Até + !!!

 

Background Tickets
Roma

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Roma

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Roma

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *