Roma

Fazer turismo em Roma é mais do que viajar para conhecer um destino turístico, é como mergulhar na história da civilização ocidental e da arte. A capital italiana é um local com paisagens belíssimas, mas que encanta ainda mais pelas construções, esculturas, pinturas, tesouros arqueológicos e as histórias que eles contam.

E são muitas histórias para contar. Afinal, são mais de 2.500 desde a fundação da cidade que é considerada uma das mais importantes da história da humanidade, uma vez que contribuiu e influenciou no desenvolvimento da história e da cultura europeia, além da construção da civilização ocidental.

Além disso, ela é a única cidade do mundo que tem um país dentro de seu território, que é o Vaticano. Isso sem falar na deliciosa gastronomia italiana e na calorosa receptividade dos seus habitantes ao turismo. Tudo isso faz com que Roma seja um dos principais destinos turísticos do mundo.

Quer saber mais sobre o turismo em Roma? Veja neste artigo os links para os principais posts sobre Roma com o mapa dos seus pontos turísticos, o que fazer em lugares famosos, como o Coliseu; como se locomover, dicas de hospedagem e mais sobre viajar para Roma e dicas do que visitar.

Leia também => Onde ficar em Roma

Seguro viagem para Itália »

 

Turismo em Roma: Mapa da cidade

  • País: Itália
  • Área total: 1 285 km²
  • População total: 2 872 800 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Roma »

 

O que não se pode deixar de conhecer em Roma?

tudo sobre roma

Roma, na Itália, é daquelas cidades onde tudo chama a atenção dos viajantes, desde as ruínas nos sítios arqueológicos, aos monumentos, parques, passando pelos desfiles de moda até a agitada vida noturna. Parece que tudo é bacana de conhecer nessa cidade da Europa.

Por tudo isso, ela é um dos principais destinos turísticos do mundo. Em 2007, ficou na 11ª posição entre as cidades mais visitadas do globo, sendo a 3ª que mais recebeu viajantes de toda a União Europeia e ainda a cidade mais popular do país.

Roma possui 1.285 km² onde moram mais de 2,8 milhões de habitantes, sendo a maior parte de italiano, mas também de outras etnias como romenos, poloneses, ucranianos, filipinos, peruanos, chineses, entre outros. É a maior cidade da Itália e a 4ª mais populosa da União Europeia.

Além disso, a cidade também é um dos principais centro de pesquisa arqueológica e artística do mundo, por conta das suas artes, esculturas, fontes, mosaicos, afrescos, pinturas, entre outras obras de arte.

 

Mais sobre a história de Roma

pontos turisticos roma

Os primeiros registros de ocupação humana no território que hoje é Roma são de mais de 14 mil anos. Mas a sua fundação é datada de mais de 2.500 anos, em 753 a.C. Por ser a cidade mais antiga com ocupação contínua, é chamada de Cidade Eterna.

Desde sua fundação já foi capital do Reino de Roma, da República Romana, do Império Romano e desde 1946 da República italiana.

Muitas histórias contam sobre a fundação de Roma, mas a mais popular diz que os irmão gêmeos Rômulo e Remo, aqueles amamentados por uma loba, decidiram construir uma cidade às margens do Rio Tibre.

o que ver e visitar em roma
Vista panorâmica

Mas, durante uma briga Rômulo matou Remo. Assim, ele teria construído a cidade sozinho e dado uma versão de seu nome para o local.

O desenvolvimento da cidade se deu em várias etapas. O primeiro grande boom foi após a Idade Média, quando se tornou o centro Renascentista italiano, uma vez que nesse período foram construídas igrejas, castelos e quando Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina.

Na 2ª Guerra Mundial foi bastante bombardeada e palco de diversas batalhas, mas não a ponto de estar destruída. Ao fim do conflito, teve um crescimento acelerado que se manteve por longos anos, tornando a cidade estável economicamente e um grande polo turístico.

Veja também => Espetáculo Musical em Roma

 

Qual a melhor época para viajar para Roma?

Melhor época para visitar Roma

O clima na capital italiana é o mediterrâneo, com inverno com temperaturas amenas e bem úmido, já o verão é bem quente e seco, sendo comum chega a 40ºC.

A temperatura média anual é de 20ºC, sendo que janeiro é o mês mais frio do ano e julho e agosto costumam ser os meses mais quentes do verão italiano.

Por fazer parte da União Europeia, a Itália não pede visto de entrada para brasileiros que vão ficar até 90 dias fazendo turismo no país, somente o passaporte válido.

Sua moeda é o Euro e o código de telefone da Itália é 39. Ela tem um fuso horário de 4 horas a mais que o horário oficial de Brasília, mas durante o horário de verão brasileiro a diferença cai para 3 horas.

Inesquecível => Cruzeiro pelo Rio Tibre com jantar em Roma

 

O que fazer em Roma

Conhecida como “Cidade Eterna”, os pontos turísticos cumulam uma história milenar, sendo uma das cidades mais importantes da história do Ocidente.

Quem a visita fica admirado com a quantidade e importância dos monumentos que a capital da Itália abriga, pois a cada esquina há uma nova surpresa, literalmente um museu a céu aberto para exposição.

Veja este vídeo do site oficial do turismo da Itália e conheça mais a cidade em 360°:

 

Onde ir na Roma?

lugares para ir em roma
Panteão.

Se você está organizando seu roteiro de viajar, fique sabendo você ficará boquiaberto a maior parte do tempo.

É isso mesmo, não tem como não se impressionar com os seus monumentos e sítios históricos com milhares de anos de construção. É como se Roma fosse um grande museu a céu aberto.

Na cidade há diversos atrativos turísticos. Neste artigo conto tudo sobre o que fazer em Roma e neste outro separo fotos e mapa dos pontos turísticos mais visitados de Roma, como o Coliseu, as ruínas do Fórum Romano, o Monte Palatino, o Panteão, Fontana di Trevi e Piazza Navona, além do Vaticano. Não deixe esse atrativos de fora da sua lista.

Conheça também todas as fontes de Roma e as mais belas praças romanas. Há também os monumentos históricos da Roma Antiga, como o Arco de Constantino o Capitólio entre outros.

melhores passeios em roma
Fontes em Roma, são um espetáculo a parte.

Imagina se depois de tanto planejamento, você chega em um dia de chuva em Roma, clica nesse link e veja o que fazer na cidade em dias chuvosos.

Para otimizar seus dias na cidade, fiz um artigo com os passeios imperdíveis em Roma, com ingressos antecipados e sem fila. Se curte andar de bike, pode fazer algum entre os diversos roteiros de bicicleta pelas ruas romanas como o passeio de bicicleta pela Via Appia Antica. É um passeio imperdível.

No artigo com lugares para conhecer em Roma, você descobrirá 6 atrações fora do comum para fugir dos tradicionais passeios. Um deles é a visita aos subterrâneos de Roma, talvez o mais famoso seja visitar o subterrâneo do Coliseu.

pontos de interesse em roma

A visita é feita com guia especializado e autorizado pela instituição que gerencia e mantém o histórico monumento. É possível ter uma vista deslumbrante, não só do seu interior, mas também de todo os Fóruns.

Além disso, existem outros subterrâneos bem interessantes nesta região. São eles: Domus Áurea – a casa do Imperador Nero, os subterrâneos da Praça Navona e a Basílica de São Clemente.

E não pense que Roma é bonita apenas de dia, ela fica linda ao entardecer e ver o pôr do sol é um passeio bem bacana. Para te ajudar fiz uma lista dos melhores lugares com vistas panorâmicas em Roma.

Se após o espetáculo do entardecer você ainda tiver pique para sair, veja o artigo sobre as baladas em Roma.

Prático => Ingresso antecipado para o Coliseu

 

Dicas para montar seu roteiro

atrativos de Roma
Fontana de Trevi.

Na hora de organizar seu roteiro é sempre importante checar os aeroportos da cidade e descobrir como ir do aeroporto ao centro de Roma. Além de saber sobre todos os meios de transporte.

No artigo como se locomover em Roma há dicas de como se deslocar na cidade e uma delas é: se for possível vá a pé e aproveite a cidade. Veja também quais as características de cada bairro da cidade e os melhores hotéis em Roma, nos melhores bairros para turistas.

Como a gastronomia não pode ficar de fora, ainda mais em uma viagem para a Itália, indico o artigo sobre restaurantes em Roma com dicas como o Mercado Central de Roma, que é um lugar fantástico. Pra dá aquela “água na boca” leia os pratos de Roma mais gostosos.

Confira os melhores lugares com opções variadas de comidas orgânicas, saudáveis e livres de carne de animais no post Restaurantes Vegetarianos em Roma.

Se tiver disponibilidade para mais tempo na Itália, vale a pena visitar nas cidades nos arredores.

 No artigo cidades perto de Roma listo algumas cidades como Tivoli, Nápoles, Pompeia entre outras, como opções para bate e volta.

Recomendo => Visita guiada ao Panteão em Roma

 

Tudo sobre o turismo em Roma

Roma é uma cidade encantadora por toda a sua história e por todos os atrativos turísticos que estão espalhados pela cidade e ajudam a contar um pouco da história da civilização ocidental.

Me perdoem o trocadilho, mas depois de conhecer a Cidade Eterna, tenho certeza, que sua paixão por Roma também será eterna.

Se com toda essa informação você ficou com dúvidas de como organizar sua viagem, veja o artigo com uma sugestão de roteiro em Roma sobre o que fazer em 2, 3, 4, 5 ou mais dias.

Se quiser mais informações sobre a Itália e, especificamente Roma, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure no post índice. A RBBV reúne artigos de diversos blogueiros de viagem brasileiros.

E você, já conhece Roma ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte qual é o seu ponto turístico preferido.

Até + !!!

 

Background Tickets
Roma

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Roma

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Roma

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *