Início / Europa / Itália / Cidades perto de Roma: 8 lugares lindos para bate-volta

Cidades perto de Roma: 8 lugares lindos para bate-volta

As cidades perto de Roma são cheias de atrativos legais para fazer um bate-volta. Sendo assim, vale muito a pena estender a viagem para Roma e explorar a região. Além de existirem vários sítios históricos milenares e cidades medievais incríveis, também tem cidades litorâneas e turísticas nos arredores de Roma com paisagens de tirar o fôlego. E tudo isso vizinho da capital para visitar em um dia.

Então, preparei uma lista com algumas cidades próximas a Roma para conhecer quando viajar para Itália. Só para exemplificar, Pompeia, Tivoli, Nápoles estão na lista. Confira abaixo todas elas.

Leia também => Onde ficar em Roma?

Seguro viagem para Itália »

 

Mapa de Roma e cidades vizinhas

  • Tivoli
  • Nápoles
  • Pompeia
  • Caserta
  • Ostia Antica
  • Orvieto
  • Sperlonga
  • Espoleto

 

Cidades turísticas nos arredores de Roma

1) Tivoli

Cidades perto de Roma para conhecer num bate-volta
Tivoli fica perto de Roma.

Para começar a lista de cidades interessantes próximas de Roma, na Itália, começo com a localidade escolhida no período do Império Romano como local de veraneio dos moradores da capital. A cidade de Tivoli é perfeita para um bate-volta a partir de Roma. Ela fica a cerca de 30 minutos de viagem.

Com um clima bem agradável, ela abriga dois patrimônios da Humanidade pela Unesco: a Villa Adriana e a Villa d’Este. Além disso, fica próximo a várias vinícolas, sendo mais uma possibilidade de passeio saindo de Roma. A região pode ser explorada com um passeio de 1 dia saindo de Roma para Tivoli.

A Villa Adriana é um conjunto de edifícios clássicos construídos no século II! Ela foi construída para servir de retiro do imperador Adriano. Era como uma pequena cidade, com palácios, fontes e outras construções. Hoje o que vemos lá são ruínas, mas é bem impressionante pensar no tempo em que elas estão ali.

Já a Villa d’Este é um palácio considerado uma obra-prima da humanidade. Se você prefere curtir mais essa cidade, confira ofertas de hotéis em Tivoli.

Conectado => Chip de internet na Europa

 

2) Nápoles

Bate e volta de Roma
Napólis é considerada Patrimônio da Humanidade.

Nápoles é uma das maiores cidades italianas, perdendo apenas para Roma e Milão. A cidade tem várias coisas para se visitar e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Por isso, ela conta com uma estrutura fantástica, os hotéis em Nápoles são muito bons.

Um dos principais atrativos é o Museu Arqueológico Nacional, que reúne um acervo que narra a história da região, tendo peças de Pompeia e Herculano. Outro atrativo famoso é o Palácio Real em Nápoles, situado na Piazza del Prebiscito. Explore o Palácio Real de Nápoles.

Para quem gosta de arte, a galeria Umberto I é imperdível. Há ainda várias igrejas belíssimas, como a Capela de Pio Monte della Misericórdia. Além disso, as ruas da cidade são muito charmosas, cheia de lojas e cafés. Vale a pena caminhar por elas e descobrir cada cantinho ou invista em um passeio de segway por Nápoles ou um tour privado com um guia local.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Para chegar até Nápoles num bate e volta a partir de Roma vale a pena sair bem cedo, há trens que partem por volta das 7 horas da manhã. A viagem dura cerca de 90 minutos, mas o tempo pode variar de empresa para empresa. Tem também excursão de Roma para Nápoles em um dia.

Prático => Como usar WhatsApp na Europa?

 

3) Pompéia

Cidades próximas a Roma de trem
Pompéia é um dos maiores sítios históricos do mundo.

Por ser tão interessante, Pompéia está na lista de cidades próximas a Roma para visitar num bate-volta de trem. É um dos principais sítios históricos do mundo. Ela fica bem perto de Nápoles e algumas pessoas fazem passeios a partir de Roma para visitar as duas no mesmo dia. Veja um tour de bate-volta de Roma até Pompeia.

Pompeia é uma antiga cidade do Império Romano que foi destruída pela erupção do vulcão Vesúvio no ano 79. Ela ficou completamente escondida sob as cinzas, até que foi descoberta novamente em 1748. Inclusive, é possível conhecer o Monte Vesúvio.

As cinzas e a lama protegeram as construções e os corpos de seus moradores Desta forma, suas ruínas são um importante sítio arqueológico, que deram material de pesquisa importantíssimo para entender como era a vida nos tempos da Roma Antiga. Se você visitar o lugar, dê preferência para o ingresso sem fila para Pompeia ou passeio com guia pelo sítio arqueológico de Pompeia.

Veja ofertas de hotéis em Pompeia »

 

4) Caserta

Cidades turistícas perto de Roma
Palácio de Caserta, perto de Roma.

A cidade de Caserta é visitada principalmente por abrigar o Palácio de Caserta, considerado o Versailles da Itália. Ele foi construído no século XVIII pela dinastia Bourbon. Possui centenas de cômodos, todos muito luxuosos, além de jardins incríveis. Veja um passeio de 3 horas pelo Palácio Caserta.

E ainda, o espaço serviu de cenário para vários filmes, entre eles “Anjos e Demônios”. É possível visitar a cidade num bate-volta de Roma. A viagem de trem dura pouco mais de 1 hora. Aproveite e leia como andar de trem na Itália.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Chip x Wi-Fi portátil  =>  Quanto custa usar internet na Europa?

 

5) Ostia Antica

Cidades proximas a Roma para turismo
Ruínas de Ostia Antica, próximo de Roma.

Localizada a apenas 25 quilômetros de Roma, Ostia Antica é um dos destinos de bate-volta mais interessantes. Por tratar-se de um dos sítios arqueológicos mais bem preservados do mundo vale a viagem.

Sendo possível inclusive visitar as ruínas de praças, casas, tabernas, teatros e templos. Na antiguidade ela foi um importante centro comercial, principalmente pelo seu porto. Há inclusive bons hotéis em Ostia Antica.

É possível fazer a viagem Roma – Ostia Antica de trem. O trajeto é bem rápido, percorrido em pouco mais de 10 minutos. Portanto, é uma das melhores cidades próximas a Roma que vale a pena conhecer em um bate-volta. Tem também excursões organizadas de Roma para Ostia Antica.

 

6) Orvieto

Cidades perto de Roma para visitar
Cidade de Orvieto fica no alto de uma rocha.

A cidade de Orvieto é mais um destino perfeito para um bate-volta a partir de Roma. Ela fica no topo de uma rocha vulcânica e abriga vários monumentos históricos como a Torre dos Mouros, a Duomo de Orvieto, o Poço de São Patrício, entre várias outros.

Além disso, ela oferece excelentes opções de restaurantes e lugares para degustar vinhos. Então, não deixe de experimentar algum prato de lá, melhor ainda se for harmonizando com alguma bebida local. E aproveite também para conhecer mais a gastronomia italiana.

É outra cidade próxima a Roma para visitar de trem. A viagem dura cerca de 1 hora e 15 minutos. Há grupos de excursão saindo de Roma para Orvieto, que passa ainda em Assis.

Conheça os 30 melhores hotéis de Orvieto »

 

7) Sperlonga

Cidade litorânea perto de Roma
Praia é muito visitada pelos romanos.

Sperlonga é uma cidade litorânea localizada a 125 quilômetros de Roma. Por ser uma praia de águas cristalinas é muito visitada pelos romanos. Os melhores hotéis em Sperlonga farão você aproveitar mais o destino, caso você queira pernoitar.

Além disso, a cidade abriga inúmeras construções medievais, que dão um charme a mais para o local.  E ainda, a gastronomia, com em toda a Itália, é um atrativo à parte, com inúmeros restaurantes. Quem tá buscando por cidades medievais próximas a Roma é uma ótima pedida para um bate-volta. Por falar em restaurantes, você conhece as curiosidades da culinária da Itália?

Até mesmo quem ama ver o mar e quer visitar alguma praia perto de Roma, pode ser um belo passeio. É possível chegar em Sperlonga de trem. A viagem dura pouco mais de 1 hora.

 

8) Espoleto

Cidades medievais próximas a Roma

Espoleto é mais uma opção de bate-volta partindo de Roma.  Quem quer visitar cidades próximas a Roma de trem, é possível chegar lá em 1 hora e meia. Caso, queira dormir, confira quais são os 30 melhores hotéis de Espoleto.

Espoleto é uma cidade muito antiga e as datas das construções impressionam. Um dos monumentos mais famosos é o Arco di  Druso,  datado de 23 d.C. Outro atrativo do local é a Rocca, construída em 1359 por ordem do Papa Innocenzo VI. Desde 2007 o espaço funciona como o Museo Nazionale del Ducato di Spoleto.

E ainda, a basílica da cidade é outra atração turística. Por ser construída no século XII, ela abriga um órgão medieval e diversos afrescos. Portanto, deu para ver que são muitos os pontos turísticos de Espoleto. Dessa forma, se torna um belo destino para passeios perto de Roma de trem.

E aí, o que achou da minha lista de cidades perto de Roma para visitar? Conhece alguma delas ou tem outras sugestões para passeios a partir de Roma? Deixe um comentário abaixo!

 

Mais dicas sobre Roma:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *