Praças de Roma: 11 mais bonitas e importantes para visitar

por Elaine Cerqueira

Praças de Roma: 11 mais bonitas e importantes para visitar

Falar sobre as praças de Roma não é algo difícil para mim. Afinal, a oportunidade de viver entre o Rio de Janeiro e Roma me permitiu conhecer quase todas elas e viver momentos inesquecíveis!

Por si só, Roma já é linda e cheia de encantos. Por isso, é mundialmente conhecida como um “museu a céu aberto”. Ou seja, para aqueles com um olhar mais atento, ela pode oferecer lugares mágicos, cheios de significado. Contudo, infelizmente, muitos turistas passam sem se darem conta da riqueza de detalhes e da importância histórica deles.

As praças de Roma são verdadeiros monumentos, como a Piazza Navona, Piazza del Popolo, Piazza di Spagna e Piazza Venezia. Porém, embora recebam muitas visitas, acabam por ser melhor aproveitadas pelos moradores da cidade, já que os locais desfrutam em seu dia a dia o real sentido que elas têm para quem vive nas proximidades.

Portanto, para aquela parada no final de um dia de trabalho, para beber ou comer um aperitivo, tomar um café ou apenas encontrar os amigos para jogar conversa fora, enquanto saboreiam um delicioso gelato as praças de Roma são o ponto ideal para quem vai até a Itália.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Roma

Seguro viagem Itália »

 

Quais são as Praças de Roma mais bonitas?

  • Praça Boca da Verdade ou Piazza Bocca della Verità
  • Praça do Capitólio ou Piazza del Campidoglio
  • Praça Campo das Flores ou Piazza Campo de’ fiori
  • Praça Colonna ou Piazza Colonna
  • Piazza Navona
  • Praça do Povo ou Piazza del Popolo
  • Piazza del Quirinale
  • Praça da República
  • Praça de São Pedro
  • Piazza di Spagna
  • Piazza Venezia

As praças espalhadas pela “Bota”, forma carinhosa pela qual algumas pessoas se referem à Itália, na Europa, são lindas.

Sendo assim, se depois da sua visita pelo país te perguntarem quais as praças mais bonitas de Roma, certamente não fácil responder. Isso porque, se fosse preciso escolher as mais bonitas da região, será uma grande dificuldade.

Não dá para admirar as praças de Roma sem saber a história por trás delas. Dessa forma, limitar a área de escolha à capital pode facilitar, mas não muito.

Por isso, selecionei aquelas que, na minha opinião, são as mais bonitas. Ou seja, tanto pela história, pela arquitetura ou pela emoção que despertaram e ainda despertam em mim!

CLIQUE AQUI para comprar ingressos para atrações de Roma »

 

Praça Boca da Verdade ou Piazza Bocca della Verità

Importante praca de Roma
História do local provoca reflexão | Foto: FlickreviewR, via Wikimedia Commons.

Quando eu soube a história da Praça Boca da Verdade, confesso que fiquei indignada, já que isso me fez refletir sobre os sofrimentos que as mulheres da Idade Média sofriam.

A praça tem esse nome porque, naquele período, os maridos desconfiados levavam as suas mulheres até à Boca da Verdade.

Ou seja, eles as obrigavam a colocarem a mão dentro da boca de uma escultura feita em uma tampa de esgoto, produzida na época do antigo Império Romano.

Sendo assim, se a mulher tivesse sido infiel, a boca imediatamente se fecharia, decepando sua mão.

Lendas à parte, a praça possui uma igreja que hospeda a famosa tampa de bueiro e diversos monumentos antigos, como o Templo dedicado a Hércules. Aproveite e confira o post com dicas sobre o que fazer em Roma.

Não perca => Passeios imperdíveis em Roma

 

Praça do Capitólio ou Piazza del Campidoglio

Praças mais bonitas de Roma
Praça é cercada por 3 palácios | Foto: Jensens, via Wikimedia Commons.

Essa é outra opção de o que fazer em Roma quando o assunto são suas praças, além de ser uma das obras pensadas por Michelângelo.

Ou seja, a ideia era harmonizar a falta de espaço e as dificuldades existentes no terreno escolhido para ser o novo centro político de Roma.

A genialidade de Michelângelo se vê ao subir a Cordonata, escadaria que culmina na praça, cercada por três palácios.

A beleza arquitetônica dessa praça chama a atenção, já que possui um formato oval e geometria renascentista. Além disso, o mármore travertino nivela a inclinação do terreno.

Os Palácios ao seu redor formam os Museus Capitolinos, onde se encontra a escultura original da Loba Capitolina, àquela que segundo a lenda, amamentou Romolo e Remo. Saiba mais sobre as curiosidades da Itália.

Reserve => Acesso prioritário no Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino

 

Praça Campo das Flores ou Piazza Campo de’ fiori

Praças de Roma conhecidas
Região é bem movimentada | Foto: Giroscopio, via Wikimedia Commons.

Essa praça foi construída em um lugar onde antes havia um campo de flores. Então, depois de erguida, recebeu esse nome por ordem do Papa Calixto III, em 1456.

A região onde a praça está localizada é muito badalada. Esse lugar se tornou bem atrativo e está em constante crescimento, já que é frequentada por figuras importantes.

Um exemplo disso é a movimentação que ocorre de segunda a sábado, desde 1869 pela manhã. Isso acontece pois existe um mercado popular na região.

É possível comprar alimentos, flores e aquelas frutas deliciosas e coloridas, que os italianos sabem arrumara tão bem nas bancas. Por falar em compras, veja dicas para economizar dinheiro na Itália.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Quem olha a alegria desta praça hoje, não imagina o que ela já foi. Isso porque, no passado, este era o cenário de várias execuções públicas.

A mais marcante para o povo italiano foi a de Giordano Bruno, cuja estátua fica bem no centro da praça. Ele foi acusado de heresia e, por isso, foi queimado na praça em 1600.

Além disso, você pode se sentar para experimentar algum dos mais gostosos pratos de Roma em um dos diversos restaurantes das redondezas.

Com certeza, é um programa delicioso e uma viagem na história, para aqueles com a mente mais criativa.

Divertido => Bike tour em Roma com visita ao Panteão

 

Praça Colonna ou Piazza Colonna

Praça Navona Roma
Área sedia o Parlamento italiano | Foto: jimmyweee, via Wikimedia Commons.

A Praça Colonna é onde está a sede do Parlamento italiano. Seu nome se deve à enorme coluna erguida em honra às vitórias de Marco Aurélio nas guerras que travou.

Construída entre os anos 176 e 192, ela possui um relevo em espiral. Esse detalhe é bem parecido com a Coluna de Trajano.

Além disso, no alto possui uma estátua de bronze de São Paulo, que foi colocada ali em 1589.

Diferente => Visita guiado aos jardins do Vaticano

 

Piazza Navona, uma das mais populares praças de Roma

Piazza Navona Roma
As principais atrações do local são as suas fontes.

Na minha opinião, essa é a mais romântica entre as praças de Roma que estão na lista. A Praça Navona está localizada sobre o lugar onde antes existia o estádio de Domiciano no ano de 86 a.C.

O estádio possuía espaço para mais de 30.000 pessoas e no qual os cidadãos romanos assistiam aos jogos oferecidos pelo Imperador.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

As maiores atrações da Praça Navona são as fontanas (fontes):

  • Fontana del Quattro Fiumi (Fonte dos Quatros Rios), construída por Bernini em 1651. Suas estátuas representam os quatro rios mais importantes da época: o Nilo, o Danúbio, o Ganges e o Rio da Prata. No centro da Fontana, há um obelisco de 16 metros de altura que pertenceu ao Circo de Maximo.
  • Fontana del Moro (Fonte do Moro), conhecida como a “Fonte do Caracol”. Foi criada por Giacomo della Porta e finalizada por Bernini, que incluiu os golfinhos.
  • Fontana del Nettuno (Fonte de Netuno). Esta fonte ficou meio esquecida até 1873, quando Zappalà e Della Bitta deram os acabamentos.

Durante o verão na Itália, em meio ao século XIX, as águas das fontes eram fechadas. Isso era feito para que a parte central da praça se transformasse no “Lago da Piazza Navona”.

Sendo assim, por aí já se pode ter uma ideia de como esse ponto da capital romana é badalado. E atualmente não é diferente.

Além disso, a praça está cercada de restaurantes, gelaterias (sorveterias), cafés e até um mercado para venda de souvenirs. Ou seja, está é uma região muito animada e agradável.

À noite, é possível aproveitar as atuações de diferentes artistas de rua, como mágicos e dançarinos, além de músicos que tornam o lugar muito romântico.

Imperdível => Reserve vaga em uma audiência papal no Vaticano

 

Praça do Povo ou Piazza del Popolo

Piazza del Popolo
Faça fotos do alto dos Jardins | Foto: Rsuessbr, via Wikimedia Commons.

A praça del Popolo está bem no começo da Via Flamínia, um dos acessos à Roma nos tempos do Império.

O que mais amo nesta praça é o toque egípcio que ela tem. No centro, há um obelisco de 24 metros dedicado a Ramsés II, conhecido como Obelisco Flamínio. Esse obelisco, anteriormente, estava localizado no Circo Máximo, até ser transferido para a praça.

Mas o que realmente atrai os muitos visitantes é a Igreja de Santa Maria del Popolo. Nesta igreja, encontram-se lindas obras renascentistas, além de duas magníficas obras de Caravaggio.

Na praça também estão as igrejas Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto. Além disso, Fazer fotos do alto dos Jardins do Pincio rende imagens belíssimas de toda a praça! Se você aprecia arte, vale a pena ler também o guia dos Museus do Vaticano.

Recomendo => Segway Tour com passagem pelo Castelo de Sant’Angelo

 

Piazza del Quirinale

Praças de Roma mais procuradas
Praça é uma das mais visitadas | Foto: Franco Vannini, via Wikimedia Commons.

O charme dessa praça está no Palazzo del Quirinale, já que a estrutura foi construída em 1573 como residência de verão do papado.

Porém, depois da unificação da Itália, o palácio se tornou a residência real italiana. E desde 1947, ele funciona como residência do presidente da República.

Muitas pessoas gostam de assistir a troca da guarda em frente ao palácio. O evento, que acontece todos os dias às 15h, não é tão conhecido como a troca da guarda em Londres, mas também não deixa nada a desejar.

Incrível => Passeio para ver o nasceu do sol em Roma

 

Praça da República

Piazza di Spagna
Praça fica muito bem localizada | Foto: Francesco Gasparetti, via Wikimedia Commons.

A Praça da República, também conhecida como Praça Esedra, é a mais linda de todas na minha opinião. Foi a que mais impactou meu coração quando estive a primeira vez em Roma.

Nela está a Fonte das Náiades, construída entre 1870 e 1888 com as esculturas de quatro leões. Um pouco depois, em 1901, os leões foram trocados pelas estátuas de quatro ninfas nuas que representam a água e que escandalizaram as pessoas naquela época.

Mas o que mais me fascinou foi a localização da praça, bem no meio de uma rotatória, o que permite um giro de 360º entre os magníficos edifícios situados ao seu redor.

Lembro que essa foi a primeira imagem marcante, ao chegar em uma noite fria de inverno na Itália e me deparar com as luzes do lugar.

Agende => Passeio ao entardecer em Roma

 

Praça de São Pedro, a mais famosa entre as praças de Roma

Praças de Roma mais conhecidas do mundo
Local é um dos grandes símbolos do catolicismo mundial.

A praça mais famosa de Roma é a Piazza San Pietro ou, Praça São Pedro. É um dos grandes símbolos do catolicismo no mundo. Confira mais sobre a Basílica de São Pedro que fica aqui.

E além de ser a sede papal, é reconhecida por ser uma grande obra arquitetônica.

No centro da praça encontramos um obelisco do Antigo Egito com mais de 40 metros de altura e carrega uma cruz no topo, trazido pelo imperador Calígula.

Há quem diga que dentro dele teriam sido colocados alguns pedaços da cruz original de Jesus Cristo.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Ela foi projetada por Bernini para que houvesse uma área que simbolizasse a Igreja Mãe e onde o Papa pudesse estar com todos os fiéis, celebrando uma missa ao ar livre, o Angelus.

Vale a pena => Excursão noturna em Roma

 

Piazza di Spagna

Piazza di Spagna
Piazza di Spagna em noite de Ano Novo | Foto: Titoni Thomas, via Wikimedia Commons.

A Praça de Espanha é uma das praças de Roma mais conhecidas. Seu nome foi dado como referência, pois é nela que está localizada a embaixada espanhola.

A região onde ela está situada é muito movimentada. Logo em frente à praça estão algumas ruas muito conhecidas.

São elas: a Via dei Condotti, que é famosa pelas diversas lojas de grif; a Via Frattina e a Via del Babuino, que são cheias de palácios históricos.

Outro ponto famoso da praça são as escadarias. Elas foram construídas no início do século XVIII para ligar a praça com a Igreja de Trinità dei Monti, outro cartão-postal da Cidade Eterna.

Nessa famosa escadaria, que possui 135 degraus,  acontece o famoso desfile Donne Sotto le Stelle, em meados de julho.

Sentar-se nas escadas e apreciar o ir e vir de pessoas é um dos programas que mais os italianos e turistas gostam de fazer no lugar. Entretanto, ultimamente as autoridades italianas têm proibido.

No centro da praça encontramos a Fontana della Barcaccia, criada por Bernini para o Papa Urbano III e tem gravados os emblemas da família Bernini: sóis e abelhas.

Prático => Roma Pass

 

Piazza Venezia

Piazza Venezia Roma
Curta o entardecer nos arredores do Monumento Vittoriano na Piazza Venezia.

Esta praça está localizada junto aos Museus Capitolinos no monte Capitolino.

A Piazza Venezia ou como é conhecida pelos italianos, “Altare della Patria” é o local onde se encontra o Palácio Venezia.

Ou seja, este é o edifício onde foi erguido o Monumento a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália unificada no século XIX, considerado o pai da pátria.

O monumento foi projetado por Giuseppe Sacconi em 1885 e inaugurado em 1911. Neste local, está sepultado o Soldado Desconhecido da Segunda Guerra Mundial.

O Museu do Palácio, que já serviu como palácio papal entre os anos de 1564 e 1797, recebe visitantes. Então, já inclua essa atração no seu roteiro em Roma pois sempre têm exposições muito interessantes.

Além disso, ao visitar o Coliseu e o Fórum Romano, que são dois dos pontos turísticos de Roma, você vai passar por esta magnífica praça. Inclusive, não deixe de subir até o terraço para ver a vista incrivelmente linda de Roma!

Programe-se => Tour guiado pela Basílica de São Pedro em Roma

 

Visite as praças de Roma

Visitar as praças de Roma é um encanto à parte! Se você gostou do que leu, prepare-se, pois seu conceito de praça nunca mais será o mesmo quando estiver nesses locais!

Aproveite para desbravar essas magníficas regiões e, à noite, caso seja o seu perfil, não deixe também de curtir tudo o que a vida noturna em Roma oferece!

Curta muito esta incrível e histórica região da Itália, não meça esforços para aproveitar tudo o que de melhor este recanto da Europa oferece.

Por qual das praças em Roma você mais ficou interessado? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *