Roteiro em Roma: o que fazer entre 2 e 5 dias de viagem

Roteiro em Roma: o que fazer entre 2 e 5 dias de viagem

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Montar um roteiro em Roma é fascinante e quando decidi que visitaria a Cidade Eterna em minha última viagem pela Europa, logo defini que ficaria dias suficientes para conhecer a grande maioria das principais atrações. Particularmente, fico louco da vida quando tenho pouco tempo em uma cidade que me desperta bastante interesse.

Assim é a capital italiana , que oferece quase que infinitas possibilidades aos turistas. Por isso, explorei tudo o que pude em 7 dias e mostrarei nesse artigo minhas sugestões de roteiros de viagem em Roma, para quem pretende passar 2, 3, 4, 5 ou mais dias na cidade.

É claro que por existirem muitas opções, você provavelmente terá que mudar o roteiro para que se adeque às suas necessidades, mas a base está aqui.

Você não precisa seguir cada dica ao pé da letra das coisas legais para fazer em Roma que sugiro, mas certamente dentro dessas sugestões de tours e ingressos, você encontrará os melhores lugares para visitar.

Planeje-se => Dicas de hotéis bons e baratos em Roma

Seguro viagem com cobertura para a Itália »

Como fazer um roteiro em Roma

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para Roma. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Itália, visitar Roma é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Roma é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em Roma só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em Roma:

  • 1° dia: Coliseu, Palatino e Fórum Romano, Piazza Venezia, Monumento Vittoriano, Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza Navona.
  • 2° dia: Castelo de Santo Ângelo, Basílica de São Pedro, Capela Cistina e Museu do Vaticano.
  • 3° dia: Ônibus turísticos de Roma, Villa Borghese, Parque Gianicolo e a Piazza Garibaldi.
  • 4° dia: Visitar as Catacumbas, Tour de bicicleta pela Via Appia.
  • 5° dia: Galeria Borghese, Museu Nacional Romano,Termas de Caracalla e Excursão gastronômica.
  • Mais dias: Passeio guiado por Trastevere, Tour de bike no Villa Borghese, Pirâmide de Céstio e Porta Maggiore.

Quantos dias ficar em Roma?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Roma, que você pode planejar um roteiro com 4 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

A cidade tem muito a oferecer, principalmente por toda a sua história que se confunde com a história da humanidade.

A Cidade Eterna é impressionante! Uma mistura do antigo com o cosmopolita, que fascina os viajantes. Uma semana nessa cidade da Europa ainda é pouco para explorar tudo o que ela oferece como destino turístico.

Ainda assim, vale a pena passar pelo menos alguns dias em Roma, mesmo que você tenha pouco tempo. O importante é não deixa-la fora da sua Eurotrip.

Um dia em Roma: o que fazer?

Roteiro de 2 dias em Roma
Curtindo o entardecer nos arredores do Monumento Vittoriano.

Se você tem apenas 1 dia em Roma, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em Roma ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Roma porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Nesse primeiro dia, com empolgação total e muita vontade de explorar a cidade, sugiro ir sem pensar para os principais pontos de interesse, ainda mais se o clima estiver bom. Siga direto para a trinca: Coliseu, Palatino e Fórum Romano, localizados bem perto um do outro e com o mesmo ticket de entrada. Evite filas e compre os ingressos com antecedência, e aproveite para ler minhas dicas sobre o Roma Pass.

Para explorar os lugares com calma, sem contar o tempo gasto para chegar com transporte público, é preciso de no mínimo 4 horas, ou seja, quase metade do dia. Mas saiba: é tudo tão fascinante que você provavelmente ficará mais tempo nos arredores, principalmente do Coliseu.

Caso esteja na hora de matar a fome, para um lanche rápido, siga até a Piazza Venezia, numa caminhada de aproximadamente 15 minutos, sem paradas. Aqui está localizado o Monumento Vittoriano, com entrada gratuita e uma lanchonete no topo do prédio, com vista privilegiada para todas as atrações que curtiu na parte da manhã.

Caminhando mais outros 15 minutos, você estará no miolo do Centro Histórico de Roma, onde poderá visitar a Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza Navona, tudo a pé. Para conhecer mais afundo sua história, faça uma excursão a pé ao entardecer.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Roma que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Roma e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Roma:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Roteiro de 2 dias em Roma

Roteiro de 3 dias em Roma
Pôr-do-sol no Castelo de Santo Ângelo.

O roteiro de 2 dias é indicado para quem está visitando a cidade pela primeira vez e pretende conhecer logo os pontos turísticos mais visitados de Roma. Neste artigo que acabei de indicar (não deixe de ler), sugiro atrações que você não pode deixar de fora da rota, para ter uma boa visão geral da capital do antigo Império Romano.

7 dos 10 principais pontos turísticos do roteiro em Roma já foram visitados, mas não por isso o segundo dia terá um ritmo menor. O Castelo de Santo Ângelo é um bom lugar para começar, sendo visita imprescindível por sua importância na história de Roma.

Por estar às margens do Rio Tevere, aproveite para fazer uma pequena caminhada antes de seguir para o Vaticano.

Hora de visitar duas das atrações mais importantes de Roma: Basílica de São Pedro (Entrada grátis, ou visita guiada com fura-fila – com Capela Cistina) e Museu do Vaticano, não esqueça de ver as opções do Roma Pass. Dizem que os melhores horários são perto do almoço, entre 11hs e 15hs, mas sinceramente é difícil prever.

O melhor mesmo é comprar os ingressos com antecedência para evitar filas e torcer para não estarem lotados, o que não é difícil acontecer. Fui no final de agosto, época que muita gente prefere visitar as praias por causa do calor, e não tive problemas com superlotação.

Roteiro de 4 dias em Roma
Um dos corredores no Museu do Vaticano.

Dependendo da época do ano, e de seu ritmo de caminhada, ainda será possível curtir o fim de tarde. Escolha entre as melhores vistas panorâmicas em Roma, para curtir o pôr do sol de acordo com a localização para facilitar sua volta para o hotel.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Roma sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Roma:

Roteiro em Roma: 3 dias

Roteiro de 5 dias em Roma
Artistas de rua no Villa Borghese.

Obviamente o roteiro de 3 dias em Roma engloba as mesmas atrações dos dias 1 e 2, mas com maior abertura para mudanças caso a previsão do tempo não ajude, além de incluir mais algum passeio.

Minha dica para o terceiro dia pode ser também para o primeiro dia, pois te dará uma visão mais ampla sobre como a cidade é subdividida.

Os tradicionais ônibus turísticos de Roma são ótimos para isso, e caso você não goste de andar muito, também serão uma boa opção para o transporte, podendo ser usados por até 72hs.

Se você não gostar dessa forma de turismo, outra alternativa é aproveitar para conhecer os parques de Roma, alguns deles com vistas panorâmicas da cidade. O principal e mais famoso é o Villa Borghese, com fácil acesso pela estação Flaminio do metrô.

As ruazinhas em frente à entrada principal do parque, partindo da Piazza del Popolo, são todas incríveis. Perder-se por aqui é essencial, é sensacional!

Dicas de roteiros em Roma
Amigos sentados com vista para o Parque Gianicolo.

Também gostei bastante do Parque Gianicolo, principalmente nos arredores da Piazza Garibaldi. Vim no final da tarde, mas me arrependo até hoje de não ter ficado até o sol se pôr.

Como não quis ficar tanto tempo esperando, e ainda encontraria uma amiga para o jantar, desci a colina e fui caminhando até o centrinho do até Trastevere, ótima opção para curtir a noite em Roma, com diversos bares e restaurantes. Conheça outros passeios para fazer na Itália.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Roma tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. Veja um ingresso para o ônibus turístico de Roma para o dia 3 e um tour por Trastevere:

Roteiro em Roma: 4 dias

Dicas de roteiros em Roma
Entrada das Catacumbas de San Calisto.

O roteiro de 4 dias em Roma para mim é o mínimo aceitável, pois além de conhecer o principal, ainda há tempo para explorar uma parte da cidade onde o turismo é um pouco menos procurado.

Pegue o ônibus (veja itinerários: www.catacombe.roma.it/en/dove-siamo.php) com destino às Catacumbas de San Calisto, a maior galeria subterrânea de Roma, que antigamente era o cemitério da cidade e inclusive vários Papas foram enterrados aqui. 

O tour dura cerca de 1 hora, numa visita guiada em diversos idiomas, inclusive o português.

Também é possível contratar uma excursão privada nas Catacumbas.

As Catacumbas ficam dentro de um parque, o Parco della Caffarella, e toda a região é bem arborizada, nem parece a Roma atual.

Saindo de San Calisto, caminhe por cerca de 1 km pela Via Appia Antica até chegar no Appia Antica Caffe, um pequeno e charmoso restaurante onde é possível alugar bicicletas para fazer um passeio por essa que foi uma das mais importantes estradas da Roma antiga.

Em frente ao café, passa uma linha de ônibus para te levar de volta ao centro. Leia o relato completo no post sobre meu passeio de bike na Via Appia Antica.

Via Appia Antica
Passeio de bike pela Via Appia Antica.

Se ainda tiver pique (não se esqueça que está viajando), escolha um dos lugares que indico onde ver o pôr do sol em Roma. Te garanto, você não se arrependerá!

Sugestões de passeios para o 4° dia

Depois de conhecer o básico de Roma, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para Roma, como conhecer as incríveis Catacumbas de Roma e um tour de bike pela cidade. Confira a seguir como montar um roteiro para o dia 4 com os seguintes tours:

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Roma. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro em Roma: 5 dias

A esmagadora maioria dos turistas infelizmente não consegue ficar tanto tempo numa mesma cidade, mas Roma é daqueles lugares que sinceramente vale o esforço. Ver o Coliseu de diferentes ângulos, andar despretensiosamente pelas ruas e ter a chance de provar diferentes pratos da culinária são apenas algumas das vantagens que um roteiro de 5 ou mais dias pode proporcionar.

É verdade que o principal de Roma já foi visto nos dias anteriores, mas há muito mais. O legal é que você pode privilegiar os tipos de passeio que mais gosta, sem aquela “obrigação” de explorar a cidade.

Se você gosta de arte e história, poderá visitar a Galeria Borghese, com sua incrível coleção de obras; conhecer uma das coleções arqueológicas mais importantes do mundo no Museu Nacional Romano; ou ainda ir até as Termas de Caracalla para ver um dos mais bem preservados lugares de antigo banho público.

Se você quiser conhecer mais afundo as delícias culinárias de Roma, pode explorar por conta própria alguns dos restaurantes, ou ainda participar de uma excursão gastronômica em Roma.

Sugestões de passeios para o 5° dia

Se você já está se despedindo de Roma no dia 5, vale visitar lugares interessantes e até fazer um roteiro alternativo em Roma. É só escolher um dos passeios abaixo e ter praticamente um roteiro completo em Roma:

Mais dicas para o roteiro em Roma

Se você tem um roteiro para mais de 5 dias de Roma, tenho dicas dos principais lugares turísticos imperdíveis em Roma. Veja quais são e inclua-os na sua trip pela Itália. Confira:

Mercado de Porta Portese

Mercado de Porta Portese
Mercado de pulgas romano | Foto: Trolvag, via Wikimedia Commons.

O Mercado de Porta Portese é um mercado de pulgas, ou seja, vende coisas usadas e antiguidades. Na realidade, tem muito mais do que isso. A feirinha mais famosa de Roma tem de tudo! Mas, não espere só coisas italianas. Boa parte dos produtos são importados.

Além de roupas, novas e usadas, sapatos e acessórios, tem outras coisas bem diferentes e baratas. Por exemplo, vi um colete salva-vidas infantil, que costuma ser carinho, por apenas um euro. Casacos de frio por 10 euros e por aí vai. Provavelmente você vai achar algo que te interesse no meio de um monte de bugiganga.

A feira de Porta Portese acontece todo domingo, das 6h às 14h. Então, caso queira conhecer, organize seu roteiro turístico em Roma para deixar a manhã de domingo livre. O horário final não é muito certo.

Algumas bancas ficam até umas 14h30 enquanto outras vão embora mais cedo. Como qualquer feira, a partir do meio dia começa o horário da pechincha, mas também tem menos coisas.

A feira começa na Piazza de Porta Portese, no finzinho de Trastevere, mas é bem grande, então reserve um tempinho para conhecer todo o mercado. Veja esse passeio guiado por Trastevere.

Pirâmide de Céstio

Monumentos romanos em Roma
Pirâmide em Roma | Foto: Palickap, via Wikimedia Commons.

Você sabia que existe uma pirâmide em Roma? Pois é, além de todos as construções magníficas como o Coliseu e o Panteão, que estão em qualquer roteiro de viagem para Roma, a cidade ainda tem uma pirâmide!

Bem parecida com as construções egípcias, foi construída para ser o túmulo de Caio Céstio, que fazia parte de um dos grandes colégios religiosos de Roma.

É uma das construções da Roma Antiga mais bem preservadas, e está relacionada à várias crenças antigas. Diziam que no subsolo se ligava à outras antigas pirâmides que existiam na capital. Uma coisa meio Anjos e Demônios, sabe?

Visitar a pirâmide é fácil, basta descer na estação de metrô que tem o mesmo nome. Ao lado, fica a Porta de São Paulo, outra construção linda de Roma.

Villa Borghese

Jardins da Villa Borghese
Jardins da Villa Borghese em Roma.

Os Jardins da Villa Borghese é um complexo que abriga museus, construções maravilhosas e muito verde. Tem 80 hectares de área verde, sendo o terceiro maior parque de Roma. Aqui rolam shows e eventos, então é legal ficar de olho na programação, pois pode encontrar algo que te interesse.

Mas, muitas pessoas querem incluir a Villa Borghese no seu roteiro de viagem em Roma por conta da Galleria Borghese. Aqui você encontra obras de Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, entre muitos outros. Mas, só o seu edifício, o Palácio Villa Borghese Pinciano, já é uma grande obra de arte. Compre seu ingresso para a Galleria Borghese.

É considerado por muitos, o melhor museu de arte de Roma. O legal é que não é muito grande e é super organizado, então, você não se perde lá. Existe um tour de bike no Villa Borghese, para explorar a história do parque.

Porta Maggiore

Quantos dias passar na cidade
Portas de Roma são verdadeiros pontos turísticos | Foto: Marten253, via Wikimedia Commons.

Já deu para perceber que as portas de Roma são verdadeiros pontos turísticos, não é? Normalmente são construções bem grandiosas e lindas. Mas, a Porta Maggiore, que também fazia parte da Muralha Aureliana, são bem especiais. Dá para ter uma ideia boa da grandiosidade da cultura romana.

Seus arcos são um dos melhores lugares de Roma para entender os aquedutos de Roma. O local é bem bonito, e ainda, por ser uma região universitária tem vários bares e restaurantes bem legais com custos bem ok. E o melhor de tudo, é uma região bem tranquila, com poucos turistas.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Não é muito longe da Estação Roma Termini e daqui você pode pegar um bondinho que te deixa na Piazza di Porta Maggiore.

Sugestões de passeios para 6 e 7 dias em Roma

Depois de 6 dias em Roma é hora de relaxar conhecendo mais um pouco dos melhores atrativos antes de ir embora. Como explicado acima, os tours para reservar antecipadamente são:

Quanto custa Roma por dia?

Para descobrir quanto custa Roma por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis em Roma, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Roma, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em Roma?

O ideal para organizar o roteiro em Roma é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Roma, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Roma

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes de atrações para o roteiro em Roma

O pacote de atrações em Roma, ou os famosos passes turísticos, te permitem economizar tempo (acesso rápido, evitando filas) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para diversas atrações.

Ao adquirir o cartão de acesso, você tem direito à entrada nos principais museus e pontos turísticos, assim como passeios ou tours guiados em Roma, dependendo de qual passe você escolher..

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias. Ele será ativado na primeira vez que passar no scanner da atração, e então será validado para usar nos dias consecutivos. Ao terminar o período comprado, o passe expirará automaticamente e você não poderá mais fazer os passeios.

Guias brasileiros que fazem roteiros guiados em Roma

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Roma, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem em Roma há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Roma.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com tours em português em Roma. Os melhores são:

Roteiro pelos museus de Roma

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus de Roma é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Seja para adquirir com antecedência os ingressos ou fazer um roteiro guiado nos museus de Roma, vale muito a pena visitar alguns deles. Confira quais são as exposições e museus mais procurados:

Roteiro de barco em Roma

Roma é o lugar ideal para se fazer um roteiro de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos no rio Tibre.

Veja quais são os principais cruzeiros para você incluir no roteiro em Roma, seja um barco de festa, para curtir um pôr-do-sol romântico ou mesmo para pequenos grupos.

Roteiro de ônibus turístico em Roma

Os roteiros de ônibus em Roma são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantos lugares para visitar, é difícil saber por onde começar.

Essas rotas de ônibus turísticos, também conhecidas como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer diferentes atrações turísticas em pouco tempo, sem gastar tanto dinheiro.

Oferecidos com áudio-descrição em vários idiomas, o que é ótimo para obter informações sobre cada atração ao longo do itinerário, esses populares roteiros guiados de ônibus em Roma incluem paradas nas principais atrações da cidade, como o Coliseu e as diversas praças da cidade.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência, ao comprar os tickets de 1, 2 ou 3 dias.

Para te ajudar a obter o máximo de sua visita, veja a lista dos melhores tours de ônibus para você organizar seu roteiro em Roma:

Roteiro de bicicleta em Roma

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar Roma e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta em Roma são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo as rotas de bike mais populares em Roma:

Roteiro a pé em Roma

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Roma é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em Roma para fazer a pé:

Roteiro em Roma com crianças

Montar um roteiro em Roma com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Roma.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro gratuito em Roma

Nem todos os passeios em Roma precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Roma com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira as principais opções:

Roteiro romântico em Roma para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Roma para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Roma, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Roma para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro noturno em Roma

Planejar um roteiro noturno em Roma é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite em Roma:

Roteiro gastronômico em Roma

Durante seu roteiro em Roma, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário em Roma é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer em Roma:

Roteiro nos arredores de Roma

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Roma, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Roma e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Roma:

Roteiro em Roma no inverno

A experiência de viagem muda completamente dependendo da época do ano, se está frio ou calor. Por isso organizar um roteiro em Roma no inverno é essencial para aproveitar melhor a estação, seja com esportes invernais ou atividades em lugares fechados, longe do vendo e frio.

Confira uma sugestão para curtir o friozinho em Roma:

Roteiro específico para fazer em Roma

Nada mais clássico do que um roteiro em Roma com muita massa e gelatos. Aliás, essa atividade turística é uma verdadeira experiência de imersão na cultura e lazer local. E você pode contratar os tours guiados com antecedência e economia, confira:

Roteiro em Roma e Costa Amalfitana

É bem comum combinar passeios saindo de Roma para conhecer Capri, Nápoles, Pompeia e Costa Amalfitana. A casadinha é um roteiro que contempla diversas experiências turísticas e que vale o investimento. E para você não se preocupar com o deslocamento e fazer tudo com conforto e planejamento dá uma olhada nesses passeios programados:

Transfers em Roma

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando na cidade com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos em Roma são:

Roteiro para primeira vez em Roma

Na sua primeira viagem a Roma não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Roma, confira o que reservar antecipadamente:

Roteiro de aventura em Roma

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Roma oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro alternativo em Roma

Quer fugir do óbvio em Roma? Veja esse roteiro com o lado B em Roma e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro em Roma para viajar sozinho

Roma é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

Roteiro em Roma para quem já conhece

Se é a a sua segunda vez em Roma ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

Roteiro de luxo em Roma

Além de escolher hotéis luxuosos e restaurantes famosos, você também pode contar com experiências exclusivas e maior conforto e privacidade nos seus tours em Roma. Se a ideia é investir em um roteiro de luxo em Roma, confira essas sugestões:

Roteiro para relaxar em Roma

Você não precisa conhecer todos os pontos turísticos em Roma durante o seu roteiro. Para relaxar e aproveitar sem pressa e com experiências que proporcionem bem-estar para o corpo e mente, veja essa atração relaxante em Roma:

Roteiro barato em Roma

Programar um roteiro com pouco dinheiro em Roma não é tão difícil assim. Existem passeios com descontos ou ofertas de tours que podem ser contratados antecipadamente e online. Os principais sites de atividades turísticas possuem promoções em Roma para você economizar.

Dicas finais para organizar o melhor roteiro em Roma

Todas essas dicas são para te convencer que a melhor coisa é comprar os ingressos antecipados, para que o seu roteiro seja o mais completo possível na Cidade Eterna.

Ao comprar os ingressos antecipados, você economiza tempo, pois não precisará enfrentar as longas filas nas atrações mais famosas.

Faça uma boa economia de dinheiro pegando preços mais baixos, sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.

Claro que existe muito mais o que fazer em Roma, mas te garanto que aqui estão muitas das principais opções, basta você escolher.

E quer fazer um passeio diferente em Roma? Confira os painéis com street art espalhados pela cidade. A indicação é do site oficial de turismo em Roma:

Planejando seu roteiro de viagem em Roma? Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em 2, 3, 4 ou 5 dias? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe um comentário abaixo!!!

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Roma?

No seu primeiro dia em Roma você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Adquirir o Roma Pass
Excursão a pé ao entardecer em Roma

O que fazer em 2 dias em Roma?

No seu segundo dia em Roma aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Entrada para o Castelo de Santo Ângelo
Basílica de São Pedro
Museu do Vaticano

O que fazer em 3 dias em Roma?

No terceiro dia de roteiro inclua essas sugestões de passeios em Roma:
Ônibus turísticos de Roma
Passeio guiado por Trastevere

O que fazer em 5 dias em Roma?

Com mais tempo em Roma programe-se para visitar alguns desses lugares incríveis:
Galeria Borghese
Museu Nacional Romano
Termas de Caracalla
Excursão gastronômica em Roma

Vale a pena programar um roteiro em Roma antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Roma você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Roma.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Roma

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Roma? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Roma para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Roma. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Roma, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Roma. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Roma

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Roma, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Roma

Ter um chip de celular em Roma com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem em Roma

Contratar um seguro viagem para Roma é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Guilherme Tetamanti
    Oi Michel, O Roma Pass vale a pena se você fizer umas 2-3 atrações por dia. Mesmo se for menos, vale por não precisar pegar filas para comprar os ingressos. Tudo a pé fica cansativo, mas é super fácil usar o sistema de transporte público de Roma (bonde e ônibus). Abraços
  2. Leopoldo Jotha
    Guilherme primreiro gostaria de lhe parabenizar pelo blog e dizer que estou indo para a Italia e Alemanha com minha familia em Novembro de 2018 e seu blog foi de uma ajuda excelente para me ajudar a programar um roteiro de visitação por Roma. Muito Obrigado pelas dicas do seu blog.
  3. Guilherme Tetamanti
    Oi Leopoldo, Fico feliz em ajudar e de alguma forma fazer parte dessa viagem. Abraços
  4. Silvia
    Oi , Guilherme ! Tudo bem ? Adorei seu roteiro para Roma. Viajarei com a familia em janeiro/2018. Ficaremos 05 dias. Você acha vantajoso irmos a Pompéia ? É fácil ? Ou vc aconselha uma excursão...? Temos uma criança de 10 anos..Desde já , te agardeço!
  5. Michel Moral
    Olá, Silvia. Vou agora em janeiro de 2019 para a Itália. Pode me dizer como foi a sua experiência? Já viajei em anos anteriores para França e Holanda nessa época, portanto, sei como é o frio. Além disso já enfrentei -25º no Canadá. Mas ainda assim, gostaria de saber como é que funciona. Se vale à pena comprar o Roma Pass, se é possível fazer tudo a pé... Agradeço se puder ajudar. Caso o blogueiro possa me ajudar também, eu agradeceria muito. Por sinal, parabéns pelo excelente trabalho. Nos ajuda muito! Um abraço a todos!
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Silvia, Pompéia não é tão perto de Roma. De trem, a viagem demora entre 5 e 6 horas. Eu focaria meus esforços em Roma, que há coisas suficientes para fazer em 5 dias, a não ser que você queria muuuuito ir a Pompéia. Na minha opinião não vale a pena, afinal você perderá meio dia para ir, mais meio para voltar. Abraços
  7. fernanda godoy
    oi guilherme tudo bem? adorei seu blog! com a sua ajuda acabei de montar meus dois dias em rome!!! obrigada pelas dicas. also, eu tenho uma pergunta. Eu vi voce falando de flias. as filas sao tipo disneyland da qual esperamos mais de horas?
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Fernanda, bem e por aí? Eu não pequei fila porque minha amiga deu todas as dicas, mas podem sim demorar horas. Os pontos críticos são Vaticano e seu museu, além e Coliseu. Nesse último, como o ingresso é integrado ao Palatino e Fórum Romano, vale a pena ir primeiro nesses, que a fila para mim foi inexistente, e depois seguir para o Coliseu que fica ao lado. Abraços
  9. Marcio
    Ola Guilherme. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Estou programando uma viagem para Roma e as dicas foram extremamente úteis. Estarei em Roma com minha esposa entre os dias 29/04 a 04/05 (04 dias inteiros). Montei um roteiro inicial, e gostaria muito de vosso auxilio para avaliar ao mesmo. Lembro que no 02° dia será feriado de 01 de maio e muitas atrações estarão fechadas. Estarei hospedado no Transtevere. -DIA 01 (30/04): Coliseu, Palatino e Forum Arco de Constantino Circo Massivo Piazza Venezia, Monumento a Vittorio Emanuelle II -DIA 02 (01/05) Basílica do Vaticano Museu do Vaticano, Capela Sistina Algo mais? -DIA 03 (02/05) Phanteon Basílica di Santa Maria Sopra Minerva. Piazza Navona Fontana Di Trevi Piazza del Popolo Piazza del Spagna -DIA 04 (03/05) Audiência com Papa (Vaticano) Castelo San Ângelo Basílica di San Giovanni Algo mais?? Gostaria muito de receber sua opinião, e sugestões de acréscimos ou alterações. Antecipadamente agradeço pela atenção
  10. Guilherme Tetamanti
    Oi Marcio, Fico feliz que as dicas ajudaram! Acho que o roteiro está bom, talvez um pouco apertado no primeiro dia. Coliseu, Palatino e Forum Romano ficam perto, mas tomam bastante tempo. De qualquer forma é super fácil se locomover na parte turística da cidade, e você pode mudar o roteiro se houver necessidade. Abraços
  11. Carol Borges
    Olá Guilherme, tudo bom? Por favor se puderes me esclarecer uma dúvida: sobre a basílica de São Pedro, você informou que a entrada é free ou 16€ com o guia. Mas você só consegue visitar a capela cistina se optar pelo guia, ou ela também é free!? Obrigada!
  12. Guilherme Tetamanti
    Oi Carol, bem e por aí? Pode sim entrar sem o guia sem pagar nada, basta pegar a fila e passar pela revista. Abraços
  13. Anderson Dilarin
    Boa noite, Guilherme, muito bom seu blog e suas dicas, estou indo com minha esposa pra europa em abril de 2017, e vamos conhecer roma provavelmente seguindo seu roteiro, e florença, quantos dias pra conhecer as principais atrações de la?
  14. Guilherme Tetamanti
    Oi Anderson, Ainda não conheço Florença, mas logo uma colunista publicará um guia da cidade. Pelo menos 2 noites. Abraços
  15. Fabiola
    Olá Guilherme! Adorei seu blog, bem objetivo. Quais restaurantes você indicaria em Roma??? A julgar pela pizza da foto, lá deve-se comer muitoooo bem. Obrigada!
  16. Guilherme Tetamanti
    Oi Fabiola, Tenho um artigo sobre onde comer em Roma. Fico feliz em saber que curtiu :) Abraços
  17. Maria Célia
    Olá Guilherme. Parabéns pelo blog. Estou indo à Europa em junho-17, onde pretendo ficar 05 dias em Portugal, 08 na Espanha e 05 na Itália, quais cidades você me indicaria conhecer nesses países, além de suas capitais. Sou "marinheira de primeira viagem", estou indo com o meu esposo, viagem econômica....rsrsrs e conto com a sua colaboração. Grande Abraço.
  18. Guilherme Tetamanti
    Oi Maria Célia, Sempre bom saber que o blog é útil :) Portugal ainda não conheço, mas quando for a minha primeira parada será na região do Algarve...as praias são incríveis! Na Espanha, definitivamente Madrid, para mim é melhor do que Barcelona (é incrível sim, mas escolho Madrid). Pertinho de Madrid, não deixe de visitar Toledo. Morei na Andaluzia, no sul do país, e existem dezenas de cidadezinhas históricas encantadoras, como Ronda. Abraços Na Itália, certamente Roma. Florença também é imperdível!
  19. otto
    Olá, apenas para te ajudar a entrada para a basílica do Vaticano é gratuita, apenas a capela Cistina e o museu do Vaticano que são pagas. Valeu.. Um abraço..
  20. Guilherme Tetamanti
    Boa, obrigado Otto!
  21. Anna Luiza
    Olá, gostaria de saber qual é o lugar da foto que a legenda é "amigos sentados com visto para o parque Gianicolo", adoraria ir para ter essa vista linda!! obrigada pelo roteiro!!
  22. Guilherme Tetamanti
    Oi Anna, Fica na Piazza Garibaldi. Abraços
Quero Viajar Mais