Início / Europa / Itália / Tudo sobre o que fazer em Roma: dicas para uma viagem incrível

Tudo sobre o que fazer em Roma: dicas para uma viagem incrível

Já sabe o que fazer em Roma durante sua estadia? Então, este artigo irá te ajudar a escolher os principais pontos turísticos para conhecer e montar um roteiro ideal para seu perfil de viajante.

Conhecida como Cidade Eterna, Roma é um dos principais destinos turísticos da Europa e recebe milhões de visitantes todos os anos. Como a cidade possui muitas opções de atrativos e lugares para visitar, isso deixa viajantes até confusos na hora de selecionar.

Para ajudar na hora do planejamento de viagem, preparei este post completo com todas as dicas de o que fazer em Roma! Assim você consegue pensar cada detalhe da trip! E claro, aproveita ao máximo tudo que Roma pode te oferecer.

Leia também => Onde ficar em Roma

 Melhor seguro viagem para Europa »

 

O que fazer em Roma: monte seu roteiro

Roma é uma cidade fantástica! Particularmente curte muito essa atmosfera de história, mistérios e muita cultura. A capital da Itália é, sem dúvida alguma, um dos melhores destinos da Europa, e eu sempre quero voltar! Pensando nisso, reuni aqui os posts mais importantes sobre a cidade para você saber tudo o que fazer em Roma. Confira.

Chip x Wi-Fi portátil  => Quanto custa usar internet na Europa?

 

Aeroporto de Roma

Roteiro em Roma
Aeroporto | Foto: DV, via Wikimedia Commons.

Quando desembarcamos em uma cidade, a primeira grande dúvida é qual a melhor forma de sair do aeroporto. Se há transporte público para parte central ou onde ficaremos hospedados.

Em Roma, a maior parte dos turistas desembarca no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, que fica a 35 quilômetros de distância, na cidade de Fiumicino. E justamente por estar localizado lá, é mais conhecido como Aeroporto de Fiumicino.

Para chegar até o centro de Roma há algumas opções, como trem expresso, trem metropolitano, ônibus, shuttle e claro, táxi. Eu falo detalhadamente de cada uma dessas opções e sobre a infraestrutura do aeroporto no artigo sobre como ir facilmente do aeroporto ao centro de Roma.

Passeio => Ingressos para as melhores atrações de Roma

 

Onde se hospedar em Roma

Tudo sobre roteiro em Roma
Hotel no bairro de Monti.

Na hora de planejar uma viagem para Roma é bom escolher bem em qual bairro se hospedar. A cidade é grande e apesar de um transporte público eficiente há bairros que não tem metrô, por exemplo, o que deixam os deslocamentos mais demorados e podem atrapalhar o roteiro de viagem. Confira um ingresso antecipado para o Coliseu, o Monte Romano e o Fórum Palatino.

Além disso, há bairros com estilos muito diferentes, é bom pesquisar bem para escolher um que tenha a ver com você. Há regiões muito movimentadas, com vida noturna agitada, polos gastronômicos etc.

Já outros bairros são mais calmos e residências. Tem boas opções de hospedagem próximos as atrações turísticas, próximos a metrô e outros pontos de interesse em Roma.

No artigo sobre onde ficar em Roma: os melhores bairros para turistas eu detalho como são os bairros romanos e as principais opções de hospedagem de Roma.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Dicas => Como acumular milhas aéreas

 

Clima em Roma

Chuva em Roma | Foto: Berlinuno, via Wikimedia Commons.

Antes de marcar a viagem é bem importante se informar de como é o clima da cidade e qual a melhor época para visitar. Em Roma, o clima é mediterrâneo que continental. Uma ideia para fugir do calor do verão ou do frio do inverno é buscar pontos turísticos protegidos, por meio do ingresso antecipado para o Vaticano e Capela Cistina, por exemplo.

Durante os meses de verão os dias são muito quentes, as temperaturas podem chegar aos 40°C e o inverno bem frio, com temperatura média de 9°C. Confira outras informações sobre o clima das principais cidades italianas no artigo sobre esse tema.

Conheça => Mercado Central de Roma

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5, é só clicar no botão.
 

Como se locomover em Roma

Tudo sobre roma
Ônibus em Roma.

O transporte público de Roma é eficiente, como na maioria das capitais europeias. Os principais meios de transporte são o metrô, o ônibus e o bondinho elétrico.

O metrô atende boa parte da cidade, mas em algumas regiões não há estações devido às galerias subterrâneas que a cidade abriga. Por falar em galeria, confira um ingresso antecipado da Galleria Borghese em Roma.

No artigo Roma Pass, transporte público e como se locomover em Roma eu explico sobre todos os meios de transporte e dou dicas de como se deslocar na cidade.

Mas, sempre que possível, opte por ir a pé. Durante as caminhadas você vai conseguir aproveitar melhor a cidade e observar vários cantinhos que de carro, ônibus e metro ficam despercebidos.

Importante => Dicas de viagem para Itália

 

Onde comer em Roma

Tudo sobre Roma comida
Comida italiana.

A gastronomia italiana é famosa em todo mundo e não tem como ir a Roma e não aproveitar para provar os seus pratos típicos. A cidade abriga ótimos restaurantes e engana-se quem pensa que para comer bem tem que pagar caro. Como em um Esse é cruzeiro pelo Rio Tibre com jantar em Roma.

Há boas opções a preços bem acessíveis. No post onde comer em Roma: dicas de comidas típicas e restaurantes eu dou várias dicas sobre os pratos italianos imperdíveis e onde comer por lá.

Útil => Aplicativos úteis para viagem para Europa

 

O que fazer em Roma

O que fazer em Roma durante viagem
Fontana di Trevi.

Com uma história milenar, Roma é uma das cidades mais importantes da história do ocidente. Não tem como visitar e não se impressionar com os seus monumentos e sítios históricos com milhares de anos de construção, como uma visita guiada ao Panteão em Roma.

A cidade é um grande museu ao céu aberto e andar por suas ruas é um mergulho na história ocidental. Coliseu, Fórum Romano, Palatino, Panteão, Fontana di Trevi e Piazza Navona são alguns dos monumentos que não podemos deixar de visitar.

Com tanta coisa interessante para ver, fica difícil montar um roteiro de viagem. No post fotos e mapa dos pontos turísticos mais visitados de Roma dou várias dicas de lugares para visitar.

Um programa legal para fazer em Roma é visitar alguns atrativos de bike. Há várias opções de roteiros, muitos que fogem do óbvio da cidade e ideal para ser feito por quem vai ficar mais tempo na Cidade Eterna. Dou dicas no post Catacumbas + passeio de bicicleta pela Via Appia Antica, em Roma. É um passeio imperdível que vale muito a pena.

Roma tem um entardecer muito bonito e é bem comum os visitantes procurarem alguns pontos estratégicos para assistir ao pôr do sol. E, claro, não poderia ter deixado de fora desse artigo sobre tudo o que fazer em Roma uma lista dos melhores lugares da cidade para curtir o entardecer para conhecer por conta própria ou fazer um tour em Roma ao Entardecer,

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha 10% OFF para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.
 

 

Mais sobre o que fazer em Roma

O que fazer em Roma
Cidade de Orvieto.

Para quem for ficar uma temporada maior em Roma, vale muito a pena tirar um dia para explorar o entorno da cidade. Tem cidades lindas, vinícolas, sítios históricos, praias, entre várias outras opções de lazer. Eu listo várias opções de bate de volta no post sobre as cidades para conhecer num bate-volta saindo de Roma.

Além disso, tenho um artigo onde sugiro os melhores passeios em Roma, com ingressos antecipados e sem fila, para você otimizar o seus dias na cidade.

E, é claro, que não dá para deixar de falar da vida noturna na cidade. São muitos bares, pubs, casas noturnas, entre outros lugares para se divertir. Se você é animado e gosta de explorar a cidade a noite, confira o post com as baladas e a vida noturna de Roma.

Veja também => Espetáculo Musical em Roma

 

Tudo sobre o que fazer em Roma

Dicas do que fazer em Roma
Coliseu.

Se com tantas opções para visitar você ficar perdido em como montar um roteiro de viagem, confira as sugestões que fiz no artigo Roteiro em Roma: o que fazer em 2, 3, 4, 5 ou mais dias. Nele, dou muitas dicas de como organizar seu roteiro aproveitando ao máximo o seu tempo.

Agora, com todas essas dicas, você já sabe tudo sobre Roma e pode escolher quais os pontos turísticos prefere visitar enquanto estiver na cidade, além de entender como se locomover e onde estão os melhores restaurantes e hotéis da Cidade Eterna.

É hora, então, de colocar a mão na massa: veja seu orçamento, quantos dias você tem disponível para a cidade, e os atrativos turísticos que mais te encantam. Coloque tudo no papel e organize seus dias por lá. Caso não dê tempo de fazer tudo, você será “obrigado” a voltar para a Itália para conhecer os pontos que não deu tempo. Nada ruim, hein?!.

Ficou com alguma dúvida sobre Roma? Deixe nos comentários!

 

Leia os últimos posts sobre a Itália:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *