Fórum Romano: mapa, ingresso, arquitetura e dicas

Fórum Romano: mapa, ingresso, arquitetura e dicas

O Fórum Romano, também conhecido como Fórum Magnum é, sem dúvida, um dos lugares mais curiosos e intrigantes de Roma, a Cidade Eterna.

Vale a pena comprar seu ingresso, abrir o mapa e passear por entre as ruínas da Roma Antiga, localizando e imaginando toda sua arquitetura, o cotidiano dos cidadãos romanos e o apogeu do Império!

É uma viagem no tempo incrível, pois foi o lugar onde o povo e a nobreza se encontravam e grandes decisões eram tomadas durante muitos anos. O local era um grande centro comercial e social da Roma Antiga e um famoso ponto turístico da Itália.

Foi graças a engenhosidade dos antigos romanos que basílicas, arcos, estátuas, colunas suntuosas, templos, praças e ruas pavimentadas, dentre outras construções, foram construídas sobre uma área pantanosa e alagada, há mais de 20 séculos.

O local foi palco das grandes decisões políticas, das festas e das grandes cerimônias dedicadas aos generais e seus exércitos, que retornando das guerras atravessavam a Via Sacra e desfilavam para o povo, exibindo suas conquistas, com o apogeu no Coliseu, onde eram recebidos com honras e glórias, pelo Imperador.

Durante todos esses séculos, naturalmente, nem todas as construções se mantiveram de pé, muitas foram reconstruídas e outras substituídas, entretanto, uma em particular nos chama atenção por resistir ao tempo, desde o período em que foi erguida.

Falo da “Coluna de Focas”, construída no século 608 a.C, pelo imperador bizantino Focas, tendo sido a última edificação erguida dentro do Fórum Romano. A seguir você saberá melhor de todos os detalhes sobre o Fórum Romano, como por exemplo como é a sua arquitetura, ingressos, tickets para tours e outros detalhes.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Roma

Seguro viagem Itália »

 

Fórum Romano: mapa e arquitetura

O Fórum Romano era o coração da Roma Antiga, constituído por outros fóruns menores, o Fórum Romano Republicano, o Fórum de Júlio Cesar, Fórum de Augusto, Fórum de Nerva e o Fórum de Trajano. Tinha como principal objetivo a centralização administrativa das cidades romanas.

No local estavam concentrados os principais edifícios públicos, religiosos, comerciais e sociais. Era também um espaço cultural, além dos desfiles triunfais, aconteciam as grandes festas religiosas, profecias, discursos políticos e decisões judiciais.

Ingressando na Via Sacra e caminhando em sentido anti-horário se encontra, logo à direita, a Basílica Emília, edifício construído para os assuntos da Justiça. Logo depois, a Cúria, Sede do Senado e diante dela o Lápis Niger, uma pedra negra que indica o local da morte de Rômulo, fundador de Roma.

Segundo a mitologia, Rômulo assassinou seu irmão gêmeo Remo, tornando-se o primeiro Imperador de Roma, capital da Itália, um belo país da Europa.

Mais adiante estão o Arco de Settimo Severo e a Tribuna dos Oradores, que era formada pelas proas dos navios inimigos, abatidos nas guerras do século 338 a.C.

forum romano mapa
Ruínas do Fórum Romano | Foto: BeBo86, via Wikimedia Commons.

Entre a Tribuna e o Tabularium, que era o arquivo do Estado Romano, encontram-se os Templos da Concórdia, de Vespasiano e de Saturno. Mais ao canto a Basílica Giulia e muitas bases de estátuas, com destaque para a coluna dedicada ao Imperador Foca.

Na parte central do Fórum, o Templo do Deus Júlio, dedicado à divindade de Júlio Cesar, um dos maiores imperadores de Roma, construído no século 29 a.C.

Outro destaque é o mais antigo e importante santuário de Roma, o Templo de Vesta, com a Casa delle Vestali, em anexo, seguido pelo Templo de Antonino e Faustina e o Templo de Romolo.

Na extremidade do Fórum, se ergue o Templo de Vênus e Roma, obra realizada no período do Imperador Adriano, 135 d.C, e, finalmente, ao fim do percurso o pórtico do Templo de Castor e Polux, as fundações do Palatino e o Arco de Tito – Tito Flávio Vespasiano, um dos três imperadores cujos períodos contemplaram as diferentes fases da construção do Coliseu, erguido no século 81 d.C.

CLIQUE AQUI para comprar ingressos para o Fórum Romano »

 

Ingresso para Fórum Romano

Dicas da Itália
Ingresso inclui Coliseu e Fórum Romano | Foto: Lalupa, via Wikimedia Commons.

O ingresso ao Coliseu de Roma dá direito à entrada ao Fórum Romano e ao Palatino.

A melhor forma de aproveitar o local é visitar separadamente, cada atração em um dia – mas, fique atento se passar de dois dias os ingressos não valerão mais.

O Palatino foi uma das sete colinas romanas mais importantes na antiguidade, não só porque ali habitavam os nobres e os Imperadores, mas também porque foi de lá que Rômulo avistou os pássaros, que indicavam o lugar exato onde Roma deveria ser construída, segundo a mitologia.

Geralmente o visitante faz o percurso Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino com único ingresso, porém devido à grande extensão de caminhada, o ideal é fazer tudo aos poucos. De todo modo, não deixe de aproveitar esta rota que é um dos melhores pontos turísticos de Roma.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Não perca => Passeios imperdíveis em Roma

 

O que ver no Forum Romano

Via Sacra

Passeios em Roma
Via Sacra | Foto: Nuno Tavares, via Wikimedia Commons.

A Via Sacra foi a rua principal da antiga Roma, ligando a Praça do Campidoglio com o Coliseu. Por ela desfilavam de forma triunfal os Exércitos Romanos, quando retornavam de suas batalhas, tendo à frente seus Generais cheios de glórias e conquistas.

Passar por ela imaginando esses momentos históricos é emocionante. No tour a pé ao Coliseu e Roma antiga, você visitará o Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino, o túmulo de Júlio César e a Via Sacra.

Prático => Aluguel de carro na Itália

 

Arco de Tito

Fórum Romano: mapa, ingresso, arquitetura e dicas
Arco de Tito | Foto: Xosema, via Wikimedia Commons.

Construído no século 82 d.C., pelo Imperador Domiciano, em homenagem ao seu irmão morto, o Imperador Tito, simbolizando a vitória de Roma sobre Jerusalém, que resultou na destruição do Templo de Salomão, cujos alicerces formam hoje o Muro das Lamentações em Israel.

Você pode observar o Arco de Tito neste tour pelas áreas restritas do Coliseu.

Divertido => Bike tour em Roma

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

Arco de Constantino

Fórum Romano: onde fica o Arco de Constantino
Arco de Constantino | Foto: Alberto-g-rovi, via Wikimedia Commons.

Um dos mais imponentes Arcos de Roma, o Arco de Constantino simboliza a vitória do Imperador Constantino sobre seu antecessor, na batalha da Ponte Mílvio.

Cheio de detalhes e feito de mármore foi a inspiração para construção do Arco do Triunfo, em Paris. O Arco de Constantino é um dos pontos turísticos que você verá neste passeio por Roma em carro antigo.

Mistério =>Visita às Catacumbas e Capela de Ossos

 

Templo de Vênus e Roma

Fórum Romano: onde fica o Templo de Vênus
Templo de Vênus | Foto: daryl_mitchell, via Wikimedia Commons.

Foi construído durante o período em que o Imperador Adriano governava Roma, sobre o local onde antes havia uma estátua de Nero (o Colosso de Nero), representando duas divindades que simbolizavam o amor, Vênus Félix e Roma A eterna.

Diferente => Coliseu à noite com visita ao subterrâneo

 

Templo das Vestas

Fórum Romano: onde fica o Templo de Vestas
Templo de Vestas (ao fundo) | Foto: MM, via Wikimedia Commons.

Erguido em homenagem à deusa Vesta, simbolizava a paz através da preservação do Fogo Sagrado, mantido aceso no centro do templo pelas Sacerdotisas virgens, as Vestais. Se o fogo apagasse, era sinal de mal agouro para a cidade.

Recomendo => Excursão às basílicas papais com guia em Roma

 

Basílica Emília

Fórum Romano: onde fica a Basílica Emília
Basílica Emília | Foto: Chiaraaa123, via Wikimedia Commons.

Diferente da ideia que atualmente fazemos das basílicas, na Roma antiga elas não se destinavam a cultos religiosos, mas sim para usos de seus grandes salões, bibliotecas, atendendo sempre a um grande número de pessoas.

Tinham como funções principais as atividades judiciais, comerciais e de entretenimento da Roma Antiga.

Você pode ver como a basílica e outros locais da cidade, como arco triunfal de Constantino e Arco de Septimus Severus, Coliseu, seriam se fossem reconstruídos neste tour com realidade virtual pela Roma Antiga.

Oportunidade => Dia de compras em Roma com personal shopping

 

Templo de Castor e Pólux

Fórum Romano: onde fica o Templo de Castor e Pólux
Templo de Castor | Foto: MaxB43, via Wikimedia Commons.

Construído em homenagem aos gêmeos, Castor e Pólux em gratidão pela vitória na batalha do Lago Regillus, 495 a.C, na qual o Imperador Tarquínio e seus aliados declararam guerra à República Romana recém fundada.

Antes da batalha o Ditador Aulus Postumius Albinus jurou que construiria um templo aos Deuses Gêmeos, caso fosse vitorioso.

Segundo a lenda, os gêmeos apareceram no local onde acontecia a batalha na forma de dois valentes cavaleiros, e depois da batalha, reapareceram no Fórum Romano na Fonte de Juturna, dando água para seus cavalos, anunciando a vitória. O templo está no local onde teriam aparecido.

Divertido => Tour com o melhor da vida noturna em Roma

 

Templo de Antonino e Faustina

Fórum Romano: onde fica o Templo de Antonino e Faustina
Templo de Antonino e Faustina | Foto: Jebulon, via Wikimedia Commons.

O templo foi construído pelo Imperador Antonino Pio que o dedicou à sua falecida esposa, Faustina. No decorrer dos séculos, o templo foi transformado na igreja de San Lorenzo de Miranda, por acreditar-se que ali era o local onde São Lorenzo tinha sido martirizado.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Prático => Traslado seguro e confortável do aeroporto de Roma

 

Cúria

Fórum Romano: onde fica a Cúria
Cúria | Foto: G.dallortoGiovanni Dall’Orto, via Wikimedia Commons.

Era neste edifício que se reunia o Senado Romano para tomar decisões administrativas e sobre o Governo de Roma. À época, o rei tinha era responsável pelas funções executivas, judiciais e religiosas.

Já o Senado tinha como responsabilidade analisar as propostas e leis apresentadas pelo rei, aprovando ou não a implantação das mesmas.

Roteiro => Turismo religioso na Itália

 

Curiosidades do Fórum Romano

O que fazer em Roma
Fórum foi construído em região pantanosa | Foto: Stefan Bauer, via Wikimedia Commons.

O Fórum não foi criado para ser um centro administrativo. Na verdade, aquela região pantanosa foi escolhida quando o Imperador Tarquínio Prisco resolveu drenar a área para construir a Cloaca Máxima, uma das geniais obras de engenharia romana.

E, assim, criar a maior rede de esgotos da Roma Antiga, precursora das redes de esgoto que conhecemos atualmente, o que permitiu a drenagem das ruas e dos pântanos entre as sete colinas de Roma.

Outra curiosidade é que os Deuses gêmeos, também chamados de Dióscuros nasciam entre os mortais de tempos em tempos, no caso de Roma foram Castor e Pólux, nomes dados em referência à constelação de Gêmeos, na astrologia.

E sabe aquela expressão “todos os caminhos levam a Roma”? Se deve ao Migliario d’Oro, o ponto de referência mais antigo de Roma, que ficava próximo ao Templo de Saturno.

Como o Fórum Romano era o local mais movimentado da época, esse ponto servia como referência para todos os que quisessem chegar na cidade.

E uma última curiosidade é que dentro do Fórum Romano é possível encontrar os chamados Nasone (Narigão), são pequenas fontes de água natural criadas pelos antigos romanos. Leve sua garrafinha e beba à vontade.

Confira => Food Tour em Trastevere em Roma

 

O que saber sobre o Fórum

Cidades da Italia
Ilustração 3D de como era o Fórum | Foto: Lasha Tskhondia, via Wikimedia Commons.
  • A Via dos Fóruns Imperiais, que é a avenida de acesso ao Fórum Romano, só pode ser percorrida a pé ou transportes públicos. Veículos particulares, apenas os permitidos, para preservação do Patrimônio Histórico;
  • Para chegar de ônibus, as linhas que param na Via dos Fóruns Imperiais são: 175, 84, 85, 87 e 810. E falando em transporte, depois leia o artigo sobre como se locomover em Roma;
  • O metrô é o meio mais eficiente e rápido de circular pela cidade. A parada mais próxima à Via dos Fóruns Imperiais é estação “Colosseo” (Coliseu), linha B do metrô;
  • A visita ao Fórum Romano é parte integrante da visita ao Coliseu e ao Palatino. Com um único ingresso você visita os três lugares;
  • O passeio ao Fórum Romano é ao ar livre – sob sol ou chuva. Portanto escolha bem o dia de visitá-lo, chegue cedo para evitar filas, pois no verão o clima é ainda mais seco, dificultando a caminhada, principalmente das crianças e idosos. Não esqueça o protetor solar e a garrafinha de água;
  • Nem todas as ruínas do Fórum Romano estão sinalizadas. Isso pode tornar o passeio meio frustrante na hora de imaginar o passado daquele lugar. Lembre-se de levar um mapa ou contrate um guia.

Alimentação => Onde comer em Roma

 

Visite o Fórum Romano

Para quem admira, ou ainda, quem tem pouco conhecimento de História Antiga, visitar o Fórum Romano é uma excelente oportunidade para conhecer de perto o que fazer em Roma! E não deixe para depois a pesquisa sobre os melhores hotéis em Roma.

E, para quem não conhece também, pois adquira conhecimento da história mundial. É um mergulho fascinante nesta cidade que é realmente, um museu à céu aberto! E para aproveitar ainda melhor o seu roteiro em Roma.

E você, ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência a relatar sobre o Fórum Romano? Participe nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *