Capela Sistina no Vaticano: pintura no teto mais lindo do mundo

por Redação QVM

Capela Sistina no Vaticano: pintura no teto mais lindo do mundo

A Capela Sistina no Vaticano, construída na segunda metade do século XV, é parada obrigatória para quem gosta de arte. Todo o teto da Capela Sistina e a parede do altar apresentam pinturas de um dos maiores mestres do Renascimento Italiano, Michelangelo Buonarroti (1475 — 1564), incluindo as famosíssimas “Criação de Adão” e “Juízo Final”.

Além disso, outros grandes artistas da época contribuíram com as pinturas das paredes laterais, como Sandro Botticelli (1445 – 1510) e Pietro Perugino (1446 – 1523). A capela é conectada ao edifício onde estão os Museus do Vaticano e a entrada para visitantes se dá pelos museus.

A melhor dica que tenho para oferecer é: compre seu ingresso online e com horário de entrada reservado para evitar a enorme fila que se forma, com uma espera que pode chegar a duas horas, para quem compra ingresso diretamente na bilheteria. Neste artigo, você encontrará todas as informações sobre como planejar e aproveitar sua visita à Capela Sistina no Vaticano.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Roma

Seguro viagem para Itália »

 

Qual o preço/valor do ingresso da Capela Sistina?

Capela Sistina no Vaticano
Exterior da Capela Sistina | Foto: Jean-Pol GRANDMONT, via Wikimedia Commons.

O ingresso da Capela Sistina e aos Museus do Vaticano custa 17 euros, se sua visita for livre. Você também pode optar por uma visita guiada individual ou em grupo, comprando um ingresso mais caro (33 euros).

Eliminada a fila para a compra do bilhete, a próxima dica é pagar mais 4 euros para ter um dia e horário fixo de entrada e evitar uma nova fila. Se preferir tem um tour guiado pelo Vaticano, Basílica São Pedro e Capela Sistina.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios no Vaticano »

 

Onde se localiza a Capela de Sistina?

Para chegar à Capela Sistina é preciso fazer um percurso dentro dos Museus do Vaticano, que pode ser o caminho curto ou longo, indicado por placas no edifício. A verdade é que ambos os caminhos são longos para quem está ansioso para conhecer a capela.

Então, sugiro que você curta o passeio até chegar lá, prestando atenção na coleção do Vaticano, pois nem sempre você terá tempo para voltar e ver tudo com calma (infelizmente, foi o que aconteceu comigo).

Quando finalmente se chega à Capela Sistina no Vaticano, a primeira reação é olhar para seu impressionante teto. Por isso, os funcionários que cuidam da segurança e fluxo de pessoas pedem a todos que olhem para o chão, pois há alguns degraus entre o altar (onde está a porta de entrada) e o restante da capela.

É divertido reparar isso. Absolutamente todos os visitantes param na porta, olhando para cima admirados e precisam ser avisados de que é necessário seguir em frente e descer os degraus.

Mais barato => Tour com áudio guia pelo Vaticano

 

Mapa da Cidade do Vaticano

Mapa da Capela Sistina
Foto: Thomas Römer, via Wikimedia Commons.

 

Dicas do que ver na Capela Sistina

Capela Sistina Teto
Teto da Capela Sistina | Foto: Antoine Taveneaux, via Wikimedia Commons.

Vamos ao que interessa: as pinturas! Michelangelo era um artista excepcional, famoso já em seu tempo, foi convidado a trabalhar na decoração da Capela Sistina em dois momentos: um para pintar o teto, pelo Papa Júlio II, e outro, 24 anos depois, para pintar a parede do altar, pelo Papa Clemente VII.

Economia => City Pass em Roma com entrada dos museus do Vaticano

 

Pinturas do teto: painéis centrais

Capela Sistina obras
A embriaguez de Noé | Foto: Michelangelo, via Wikimedia Commons.

No teto, pintado entre 1508 e 1512, Michelangelo realizou nove painéis centrais, divididos em grupos de três, que mostram as histórias do livro bíblico Gênesis.

Os três primeiros episódios são dominados pela figura de Deus, criador do universo, representados pelos afrescos “Separação entre a luz e as trevas”, “Criação do sol, da lua e dos planetas” e “Separação entre as terras e os mares”.

Esses painéis são seguidos pela “Criação de Adã” e “Criação de Eva”, ambos representados em nudez como símbolo de inocência que será perdida na pintura seguinte: “Pecado original e expulsão do paraíso”.

Os três últimos painéis, “O sacrifício de Noé”, “O dilúvio” e “A embriaguez de Noé”, mostram a queda da humanidade e seu renascimento com a família de Noé, escolhido por Deus como o único homem a ser salvo para repovoar a Terra, depois de decidir destruir todas as criaturas vivas por causa da maldade humana.

Nas laterais dos painéis encontram-se figuras nuas, segurando medalhões nos quais estão inscritos textos retirados do Livro dos Reis.

Incrível => Noite especial nos museus do Vaticano

 

Pinturas do teto: “Criação de Adão”

Capela Sistina Adão
Criação de Adão | Foto: Michelangelo, via Wikimedia Commons.

A pintura “Criação de Adão” merece um destaque por ser a imagem da Capela Sistina mais difundida em todo o mundo.

Michelangelo realizou o afresco inspirado pela passagem bíblica “Deus, a seguir, disse: ‘façamos o homem à Nossa imagem, à Nossa semelhança’ (…). Deus criou o homem à Sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher” (Gênesis 1: 26 – 27).

O ponto focal da pintura está na aproximação entre os dedos de Deus e de Adão, através do qual o sopro da vida é transmitido.

Deus, representado por um homem idoso como símbolo de sabedoria, mas ao tempo, com um físico vigoroso, está envolto em um manto junto aos anjos e se inclina para Adão, que aparece como um jovem em repouso, aguardando o sopro da vida, e cuja beleza representa a criação “à imagem e semelhança de Deus”.

Junto a Deus também se encontra um figura feminina, comumente interpretada como Eva na espera de sua criação.

Arte => Espetáculo do Juízo Final em Roma inspirado em Michelangelo

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Pinturas do teto: em torno dos painéis centrais

Capela Sistina como é
Eventos da vida de Moisés | Foto: Sandro Botticelli, via Wikimedia Commons.

Em torno dos nove painéis, Michelangelo pintou Profetas e Sibilas (profetizas), identificados como os primeiros a prever a vinda de um “redentor”, sentados em tronos monumentais. Esses personagens nas pinturas testemunham, portanto, a contínua espera da humanidade pela salvação.

Os profetas são Zacarias, Joel, Isaías, Ezequiel, Daniel, Jeremias e Jonas, que, de fato, previram a vinda de Jesus Cristo. Já as sibilas, Délfica, Eritrea, Cumana, Pérsica e Líbica, embora sejam de origem pagã, também previram a vinda de um Messias.

Ainda entorno dos nove painéis, nas lunetas, Michelangelo pintou os ancestrais de Jesus e nas enjuntas (espaços triangulares) estão outras figuras de pessoas ainda não identificadas pelos especialistas.

Por último, as pinturas nos quatro cantos do teto da Capela Sistina narram episódios da salvação milagrosa do povo de Israel.

Interessante => Excursão no Vaticano à noite

 

Pintura do altar: “Juízo Final”

Pintura
Juízo Final | Foto:José Luiz Bernardes Ribeiro, via Wikimedia Commons.

A poderosa composição, pintada por Michelangelo entre 1536 e 1541, está centrada em torno da figura dominante de Cristo, representada no momento anterior àquele em que é proferido o veredicto do Juízo Final. Seu gesto calmo e imperioso parece tanto chamar a atenção quanto apaziguar a agitação da cena.

Ao lado de Cristo está a Virgem Maria, que vira a cabeça em gesto de resignação: ela não pode mais intervir na decisão, mas apenas aguardar o resultado do julgamento.

Os santos e os eleitos, em torno de Cristo e da Virgem, também aguardam ansiosamente o veredicto. Alguns deles podem se facilmente reconhecidos, como São Pedro com as duas chaves e São Sebastião segurando as flechas.

No alto da pintura estão dois grupos de anjos portando símbolos da Paixão de Cristo, como a cruz, a coroa de espinhos, a coluna da flagelação e a lança.

Na parte inferior, ao centro, se encontram os anjos do Apocalipse que estão acordando os mortos ao som de longas trombetas.

À esquerda, os ressuscitados recuperam seus corpos à medida que sobem ao céu; à direita, anjos e demônios lutam para fazer os condenados caírem no inferno.

Abaixo, Caronte (o barqueiro que carrega as almas para o mundo dos mortos) com seu remo, e junto aos demônios, expulsando os condenados para colocá-los diante de Minos, juíz do inferno.

Nesta pintura, Michelangelo deixa uma referência clara à ideia de inferno da “Divina Comédia”, obra escrita por Dante Alighieri.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Programe-se => Excursão exclusiva por dentro do Vaticano

 

Curiosidades sobre a Capela Sistina

Cosimo Rosselli
A Última Ceia | Foto: Cosimo Rosselli, via Wikimedia Commons

As pinturas internas da Capela Sistina foram modificadas diversas vezes e Michelangelo foi um dos últimos artistas comissionados para a sua decoração.

O trabalho foi, inicialmente, executado por um grupo de pintores formado por Perugino, Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Cosimo Rosselli e os assistentes desses artistas, que retrataram as histórias de Moisés e de Cristo, os retratos dos papas e, na base das paredes, cortinas falsas.

Por um tempo, as cortinas falsas foram tampadas por tapeçarias inspiradas na criação de um dos gênios do Renascimento Italiano, Rafael Sanzio (1483 – 1520).

Também conhecidas como “Cartões de Rafael”, as pinturas com imagens dos Atos dos Apóstolos foram realizadas entre 1515 e 1516. Porém, as tapeçarias foram levadas a Roma após a morte de Rafael, em 1520.

Originalmente, o teto da Capela Sistina apresentava a imagem de um céu estrelado, mas problemas na arquitetura do prédio prejudicaram a pintura e Michelangelo foi convocado para uma nova decoração.

Sandro Botticelli
Tentações de Cristo | Foto: Sandro Botticelli, via Wikimedia Commons.

Em 1.508 o artista assinou um contrato que previa a pintura dos doze apóstolos de Cristo nos quatro cantos laterais e ornamentos temáticos no resto da superfície. Posteriormente, a pedido do próprio Michelangelo, que considerava o projeto “pobre”, o Vaticano deixou que o artista projetasse toda a ideia do novo teto.

Assim como no caso do teto estrelado, a obra “Juízo Final”, pintado por Michelangelo na parede do altar, e outras pinturas laterais que podem ser vistas hoje encobriram antigas pinturas, incluindo cenas com a Virgem, Moisés e Cristo, feitas pelo grande artista Perugino.

As modificações tinham, de forma geral, duas motivações: solicitação pessoal dos papas ou problemas arquitetônicos que arruinavam as antigas pinturas.

Ao mesmo tempo em que ganhou elogios, o “Juízo Final” causou reações violentas entre os religiosos da época, principalmente pela nudez das figuras. As polêmicas, que continuaram durante anos, levaram o Vaticano a decidir, em 1564 (após a morte de Michelangelo), que deveriam ser cobertas as figuras consideradas obscenas.

A tarefa foi dada ao pintor Daniele da Volterra e, ao longo do tempo, novas figuras foram cobertas por outros pintores.

Inesquecível => Tour pelo Vaticano

 

Comportamento dentro da Capela Sistina

Não é permitido se manter no altar, nem tirar fotos. Também é pedido para fazer silêncio por se tratar de um local sagrado para os católicos. Conheça mais sobre o turismo religioso na Itália.

Para os dias atuais, em que estamos habituados a registrar momentos importantes, é um pouco frustrante ser proibido de fotografar a Capela Sistina.

Mas logo se descobre a preciosidade desse momento, em que podemos contemplar grandes obras de arte, sem interromper a experiência para fazer fotos.

E fique atento aos horários de funcionamento da Capela Sistina:

  • Aberto de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00;
  • Última admissão: 16h00;
  • A Capela Sistina está fechada no domingo, exceto no último domingo de cada mês (entrada gratuita – visitas guiadas ou entradas não estão disponíveis neste dia).

Os museus também ficam fechados durante os seguintes feriados:

  • 01 e 06 de janeiro;
  • 11 de fevereiro;
  • 19 de março;
  • Domingo e Segunda de Páscoa;
  • 01 de maio;
  • 29 de junho;
  • 15 e 16 de agosto;
  • 01 de novembro;
  • 08 de dezembro, 25 e 26 de dezembro.

Vale a pena => Jardins do Vaticano e museus

 

Agendar tours na Capela Sistina

Onde se localiza a Capela de Sistina?

Pela visita inesquecível que é, a Capela Sistina merece ser acompanhada de um bom guia turístico. São histórias, segredos e curiosidades reveladas ao longo de um dos passeios mais interessantes em Roma.

Conheça agora algumas formas de se aprofundar na história do espaço e agendar tours na Capela Sistina:

 

Ingresso para os Museus Vaticanos e Capela Sistina

Esse é o ingresso para os museus do Vaticano e Capela Sistina sem fila. Essa é uma ótima ideia, pois as longas filas são uma das marcas da cidade romana.

Você conhecerá a Galeria da Cruz Grega, o Gabinete das Máscaras, a Sala degli Animali, as Galerias Superiores, Galeria dos Mapas, as Salas de Rafael e a finalize na Capela Sistina de Michelangelo. Contratando esse passeio, você tem desconto de 20% na loja online dos Museus Vaticanos.

 

Tour guiado pelo Vaticano e Capela Sistina

Esse tour guiado pelo Vaticano e Capela Sistina oferece um guia turístico que acompanha o grupo durante toda a visita. Juntos, vocês visitarão a extensa coleção papal de estátuas, artefatos e pinturas de alguns dos artistas mais renomados do mundo nos corredores dos Museus Vaticanos.

Os aposentos particulares do Papa nas Salas de Rafael, a Galeria dos Candelabros e a Capela Sistina são alguns dos lugares contemplados. Ao término do passeio, você ficará no interior da Basílica de São Pedro.

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Excursão Privada para Crianças na Cidade do Vaticano e Museus

Nem as crianças podem perder de ver de perto a Capela Sistina. E essa Excursão Privada para Crianças na Cidade do Vaticano e Museus foi pensada por isso.

Com a comodidade de não enfrentar filas e contar com um guia turístico privado com experiência com crianças, você se sentirá confortável ao levar seus filhos para o passeio, mesmo que inicialmente pareça cansativo demais para os pequenos.

O passeio inclui o Belvedere Apollo, os Sarcófagos de Helena e Constantina,  a Sala dos Animais, Galeria de Candelabros, a Galeria de Tapeçarias, o Sobieski Hall, os Quartos Rafael, a Capela Sistina e seus afrescos de Michelangelo, como O Último Julgamento e A Criação de Adão.

O tour com a meninada encerra-se na Praça do São Pedro, depois de passar pela Basílica.

 

3 horas Semi-Privado precoce Vaticano Tour

A lotação e longas filas já são conhecidas em Roma. Porém, com esse tour semi-privado precoce no Vaticano você tem acesso 3 horas antes da abertura dos espaços para o público em geral.

Você verá os destaques dos Museus do Vaticano com seu guia especializado, seguido pela Capela Sistina e finalizado na Basílica de São Pedro.

 

Museus do Vaticano e Capela Sistina: excursão e happy hour

A diferença desse passeio para o tour guiado normal, é que ao agendar uma excursão com happy hour pela Capela Sistina, você participa de um buffet em estilo italiano, composto por petiscos, bebidas e frios.

A experiência acontece no Pinecone Courtyard, depois da visita tradicional pelos Museus do Vaticano e Capela Sistina, sem filas.

 

Visita virtual à Capela Sistina gratuita

É possível fazer uma visita virtual à Capela Sistina gratuita por meio do site oficial do Vaticano. Nem de longe, a visita virtual substitui a experiência real, porém acho que vale a pena para você ir conhecendo o espaço.

A dica é: dá uma passada no link para você entender tudo o que encontrará na Capela. É o início da sua experiência que só ficará completa com a visita real.

 

Onde ficar perto da Capela Sistina

Onde ficar no Vaticano

Hotel Vespasiano: é um 4 estrelas com spa na Cidade do Vaticano, a apenas 300m dos Museus do Vaticano. Os hóspedes têm à disposição quartos elegantes e modernos, além de wifi, ar-condicionado, TV, chaleira elétrica, frigobar, chinelos, amenidades de banho de cortesia e secador de cabelo. Sua nota é 8.9 (fabuloso).

Hotel Sant’Angelo: esse 3 estrelas está localizado na Cidade do Vaticano. Ele fica à margem direita do Rio Tibre, a apenas 1 km da Escadaria Espanhola. Entre as comodidades oferecidas, está o wifi gratuito, quartos com banheiro privativo, ar-condicionado, TV via satélite, uma área de trabalho com mesa e cofre com capacidade para laptop. Os hóspedes dão 8.3 para essa propriedade.

Pesquise outras opções de hotéis nos arredores do Vaticano »

 

Capela Sistina: uma visita inesquecível

O Renascimento Italiano foi um dos movimentos culturais mais importantes da história da humanidade. Por isso, a importância da Capela Sistina: ela reúne, em um só espaço, obras de alguns dos maiores gênios artísticos da época.

É um verdadeiro privilégio poder contemplar o espaço onde Michelangelo apresentou com maestria a ideia antropocêntrica daquele período, inserindo em imagens sagradas uma humanização em corpos anatomicamente perfeitos.

O único ponto negativo da visita, porém relevante, é o grande número de pessoas que entram de uma só vez na Capela Sistina, afinal está entre os principais pontos turísticos de Roma. O espaço fica lotado de visitantes, se dividindo entre aqueles sentados nos bancos laterais e os demais, em pé, no centro da capela.

Como todos estão olhando para cima, é impossível não trombar em alguém de vez em quando, e isso também dificulta o silêncio absoluto que é pedido na entrada.

É possível fazer uma visita com pequenos grupos em horários especiais. O preço não está disponível no site e deve ser requisitado por e-mail ou telefone. Entrei em contato por curiosidade e me informaram que custa 3.500 euros para um grupo de até 20 pessoas. Saiba mais sobre as curiosidades da Itália.

Logo, se você, como eu, não tem condições de arcar com o ingresso, tente abstrair e siga em frente. Uma opção é usar fones de ouvido para escutar alguma música que te “transporte” para um ambiente mais tranquilo (não é proibido utilizar celular silenciosamente, apenas tirar fotos). De qualquer forma, é impossível não sair encantado da Capela Sistina!

Pretende conhecer a Capela Sistina no Vaticano? Conte as suas expectativas nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Redação QVM

ESCRITO POR

Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *