Início / Europa / Itália / Turismo religioso na Itália: monte seu roteiro de fé pelo país

Turismo religioso na Itália: monte seu roteiro de fé pelo país

Independente do roteiro selecionado, o turismo religioso na Itália é algo inevitável. O território que abriga a Santa Sede da Igreja Católica é também berço dos principais santos do catolicismo e é citado na Bíblia, como na carta de Paulo aos Romanos.

O país apresenta um forte laço com a história do cristianismo, e é onde reside a maior autoridade religiosa do mundo e, ainda, brinda os viajantes com incontáveis igrejas e monumentos que remetem à fé.

A visitação de igrejas, principalmente, permeará grande parte dos passeios de qualquer turista em solo italiano. Afinal, são mais de 30 mil espalhadas por todo o país! Além dos santuários e museus diocesanos.

Quem possui mais interesse e ligação com a fé católica também pode incluir no roteiro cidades que dão nome aos principais santos ou, ainda, agendar uma visita ao Vaticano em dia de missa do Papa. Confira alguns destinos que selecionei para fazer turismo religioso na Itália!

Planeja sua viagem => 10 hotéis na Itália incríveis

 Como funciona o seguro viagem obrigatório para Europa »

 

Cidades de turismo religioso na Itália

Turismo religioso na Itália
Turismo religioso na Itália é o desejo de muitos brasileiros.

O país tem uma ligação muito forte com a religião e com a história da fé. Por esse motivo, existem muitas opções para quem busca turismo religioso na Itália. Mas, para te ajudar, escolhi os mais interessantes:

  • Vaticano
  • Roma
  • Assis
  • Cássia
  • Pádua
  • Loreto

Incrível => Melhores passeios e atividades da Itália

 

Vaticano

Igrejas da Itália
Basílica de São Pedro, foi construída sobre o túmulo do apóstolo Pedro, o primeiro papa.

O principal destino religioso dentro do território italiano, sem dúvida alguma, é o Vaticano. A cidade murada, embora esteja dentro dos limites da Itália, possui leis próprias e é uma cidade-estado, onde a autoridade máxima é o papa.

A visitação ao Vaticano, por ficar a menos de meia hora do centro de Roma, é geralmente casada com a visita à capital italiana.

Dentro da cidade murada, há diversos pontos turísticos famosos no mundo todo e que fazem referências diretas à fé. Tudo isso, você pode conhecer por meio de um tour guiado no Vaticano.

Cada espaço possui detalhes que atraem os turistas e emocionam os fiéis, como a Basílica de São Pedro, construída sobre o túmulo do apóstolo Pedro, o primeiro papa, segundo a Igreja Católica.

No centro da Praça São Pedro há um obelisco com uma cruz na ponta, que possui um dos pedaços originais da cruz de Cristo. É impossível não se sentir próximo da história de Jesus e não lembrar que os relatos bíblicos de mais de dois mil anos foram reais.

Economia => Conheça o City Pass de 3 dias para Roma

Roteiro católico na Itália
Vaticano possui leis próprias e é uma cidade-estado.

Ainda é possível visitar o interior da Capela Sistina, local em que ocorrem os conclaves para escolha do papa e que possui uma série de obras famosas, como “A Criação de Adão” e o “Juízo Final”, ambas de Michelangelo.

Confira um ticket para os Museus Vaticanos e Capela Sistina com acesso rápido.

Por fim, é possível assistir a uma das celebrações ou audiência com o papa! Para reservar um ingresso, é indicado encaminhar uma solicitação com data e nomes, com certa antecedência.

Veja uma audiência papal com o papa Francisco no coração do Vaticano com transporte de ida e volta ou encontre outras informações no site do Vaticano.

Fácil => Dicas para aluguel de carro na Itália

 

Roma

Lugares sagrados em Roma
Igreja de São João Latrão em Roma.

Ainda na região do Lazio, a capital da Itália é sede da Arquibasílica de São João de Latrão, Arquibasílica do Santíssimo Salvador ou apenas Catedral de Roma.

A construção fica na Praça Giovanni Paolo II e tem o título de “Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo”, considerada a primeira igreja católica. Ela faz parte de um passeio sobre a história do cristianismo em Roma.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Nela fica instalado o trono papal e, devido a isso, está acima de todas as igrejas do mundo em autoridade, inclusive da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nessa construção estão sepultados 21 papas.

Tour => Visite a Basílica de São João de Latrão e catacumbas romanas

Objetos de Jesus em Roma
Scala Santa em Roma | Foto: LPLT, via Wikimedia Commons.

Em frente à Catedral de Roma fica a Scala Santa, um edifício que possui a escada que Jesus teria subido para encontrar Pôncio Pilatos na sexta-feira santa. Os degraus foram levados de Jerusalém até Roma e fazem parte das propriedades da Santa Sé.

Os turistas podem subir a escada de 28 degraus de joelhos. Para aqueles que fazem o percurso, é uma maneira de reviver a Paixão de Cristo. Esse é um dos lugares que podem ser visitados no passeio as últimas horas da vida de Cristo em Roma.

Ainda em Roma estão as outras três basílicas patriarcais, a do Vaticano, a Basílica Ostiense e a Liberiana. Todas possuem como característica uma porta santa e um altar papal.

Programe-se => Onde ficar em Roma: melhores bairros

 

Assis

Tour religioso Itália
Basílica de São Francisco | Foto: Dennis Jarvis, via Wikimedia Commons.

Casa de São Francisco, um dos santos com maior número de fiéis na Igreja Católica, a cidade de Assis (“Assisi” em italiano) reúne centenas de fiéis todos os anos.

Nela está a Basílica de São Francisco, a construção foi finalizada nos anos 1.200 e abriga a tumba do santo que fundou a Ordem dos Franciscanos.

Sobre ela estão inscritos em afrescos, do famoso artista Giotto, as três virtudes dos franciscanos: pobreza, obediência e castidade. Explore a Basílica de São Francisco de Assis com a ajuda de um guia em vídeo.

Igreja de Santa Clara em Assis
Basílica de Santa Clara | Foto: CC B, via Wikimedia Commons.

Além de São Francisco, a cidade é berço de Santa Clara. É é possível visitar a Basilica di Santa Chiara, que abriga relíquias como os cabelos da santa e uma túnica de São Francisco.

O crucifixo original de São Damião, diante do qual São Francisco estaria orando, quando Jesus pediu para reformar em sua casa, está conservada no altar da Basílica de Santa Clara. Ela é um dos monumentos mais famosos de Assis que faz parte de um tour especial.

Assis ainda possui diversas construções que remetem aos santos que ali nasceram, como a Catedral de São Rufino, onde ambos foram batizados. Assis fica na região da Umbria, entre duas e três horas de distância de Roma.

Dúvida => Qual moeda levar para a Itália?

 

Cássia

Lugar sagrado na Europa
Foto: Bocachete, via Wikimedia Commons.

Também na região da Umbria, Cássia (“Cascia” em italiano) reúne fiéis de Santa Rita, que nasceram na cidade. Na basílica está o túmulo de Santa Rita de Cássia, que permite aos fiéis verem o corpo incorrupto.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Alguns mistérios o envolvem: embora não tenha sido sepultada de forma adequada a manter seu corpo intacto, quando Rita de Cássia foi beatificada, mais de 150 anos após sua morte, sua forma física estava exatamente igual ao dia em que morreu.

Roteiro por cidades de santos na Itália
Basílica | Foto: Geobia, via Wikimedia Commons.

Na entrada da basílica, há dez representações de momentos da vida de Santa Rita, esculpidos por Eros Pellini, entre elas a estigma de Cristo que recebe um espinho em sua testa.

Outro ponto que os devotos podem visitar, em grupos, é o mosteiro no qual a santa viveu grande parte de sua vida em devoção a Deus.

Lugares para visitar na Itália para católicos
Rocha de Santa Rita de Cássia | Foto: Principe88, via Wikimedia Commons.

Aos que visitam a localidade, é possível acessar a rocha em que ela fazia suas orações diariamente. Cássia fica a cerca de três horas de distância de Roma e a pouco mais de uma hora de carro de Assis.

Descubra => 6 melhores hotéis de Cássia

 

Pádua

Mapa da Itália com roteiro religiosos
Pádua é um dos destinos perfeitos para turismo religioso na Itália.

A cidade de Pádua (“Padova” em italiano), no Vêneto, fica a menos de uma hora de carro do Aeroporto Internacional Marco Polo, localizado em Veneza.

A localidade é famosa pois foi onde Santo Antônio morreu e em sua Basílica está a sua tumba. Os fiéis podem entrar na Basilica di Santo Antonio di Padova e encostar na lateral do túmulo, onde fazem orações ao padroeiro. Desfrute de uma visita guiada privada na Basílica de Santo Antônio em Pádua.

Prático => Ônibus turístico em Padua. Experimente. 

Dicas de lugares religiosos para visitar na Itália
Foto: Petar Milošević, via Wikimedia Commons.

Em algumas ocasiões, o corpo de Santo Antônio já foi exposto ao público, a última vez foi em 2010. A basílica teve a Igreja de Santa Maria Mater Domini anexada à estrutura, pois foi o local que Santo Antônio quis ser enterrado.

Além disso, a basílica abriga a Capela das Relíquias, que contém itens desde a túnica até a língua de Santo Antônio.

Incrível => Mini-cruzeiro de Pádua para Veneza

Onde fica os restos do apóstolo Lucas
Basilica di Santa Giustina | Foto: Alain Rouiller, via Wikimedia Commons.

Pádua é ainda o berço de Santa Justina e possui uma basílica homônima, que é considerada a catedral da cidade. Embora pareça menos deslumbrante que a primeira, é na Basilica di Santa Giustina que estão armazenados os restos do apóstolo Lucas, dentro de um sarcófago de mármore.

Lugares lindos para visitar em Padua na Itália
Capela de Scrovegni | Foto: Schubbay, via Wikimedia Commons.

Em Pádua está também a Capela de Scrovegni, uma pequena igreja construída dentro da antiga Arena de Pádua que possui em suas paredes 38 cenas do Novo Testamento, pintadas por Giotto. As pinturas representam a história da salvação, que inicia com os pais de Maria e segue até o Juízo Final.

Roteiro => Hospede-se nos melhores hotéis de Pádua

 

Loreto

Pontos turísticos religiosos da Itália
Loreto fica à aproximadamente três horas de distância de Roma.

Na região de Marche, Loreto é um dos principais pontos de peregrinação da Itália. A cidade é sede da Basílica da Santa Casa, um santuário que abriga a estrutura da casa em que Maria viveu com seus pais e viu o anjo Gabriel na noite da anunciação de que seria mãe de Jesus.

Monumentos sagrados na Itália
Interior da Basílica de Loreto | Foto: Parsifall, via Wikimedia Commons.

Segundo a crença católica, a Santa Casa foi transportada por anjos de Nazaré até à Croácia e depois para Loreto. Apesar disso, documentos antigos indicam que a estrutura foi levada até o local por meio de navio.

A imagem da Virgem Maria na Santa Casa é conhecida como a “Madonna nera”, uma estátua de Nossa Senhora com pele negra.

Loreto fica a aproximadamente três horas de distância de Roma para quem faz o trajeto de carro. De trem é possível chegar até a localidade em cinco horas.

Veja => Cidades mais bonitas da Itália

 

Turim

Roteiro religioso na Europa
Turim entra na lista de cidades principais de peregrinação.

Por fim, Turim (“Torino” em italiano) entra na lista de cidades principais de peregrinação, pois é o local que abriga o Santo Sudário, o pano de linho que teria envolvido o corpo de Jesus após a sua morte.

Não há conclusões suficientes para atestar a veracidade da peça. No entanto, a Catedral de São João Batista segue sendo atração religiosa por abrigar o item. Na Igreja de São Lorenzo, também em Turim, há uma cópia exposta ao público.

A Capela do Santo Sudário foi incendiada em 1997 e segue passando por restaurações para ser reaberta.

9 regiões turísticas para conhecer na Itália »

Cidade do Santo Sudário
Foto: Fabio Poggi, via Wikimedia Commons.

Para aqueles que possuem mais interesse sobre o sudário, o Museu da Mortalha (“Museo della Sindone” em italiano) possui uma reconstituição do corpo que estaria envolto pelo pano sagrado, baseado nas dimensões e características impressas no linho.

Turim fica a, aproximadamente, duas horas de Milão, caso o trajeto seja feito de carro. De trem, o período de viagem encurta para pouco mais de uma hora e meia. Em Turim, você pode também andar de ônibus turístico em Turim por apenas 12 euros.

Barato => Ofertas de hotéis em Turim

 

Melhor destino para turismo religioso na Itália

Igrejas mais bonitas da Itália para visitar
Parte interna da Basílica de São Pedro na Itália.

Não é à toa que o turismo religioso tem grande peso na Itália. O território é inteiramente ligado às tradições da Igreja Católica e à fé.

Com diversas curiosidades, itens e monumentos que remetem aos tempos bíblicos e à história de Jesus, o país permite que aqueles que desejam fazer da viagem uma peregrinação, possam.

Na Itália, a arte e o catolicismo mesclam-se, o que atrai todos os tipos de turistas. Aqueles que possuem fé ainda encontram no país formas de contato que ultrapassam os limites espirituais e invadem o campo da visão.

Mesmo os viajantes mais céticos, ao vivenciar tais encontros, emocionam-se com os significados e os rastros deixados pela fé em algo maior que todos nós.

Você já fez algum roteiro religioso na Europa ou na Itália? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

Leia os últimos posts sobre a Itália:

 

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *