15 pontos turísticos da Itália: mapa dos lugares imperdíveis
Os principais pontos turísticos da Itália fazem do país um dos mais interessantes da Europa. A Itália é a casa de lugares imperdíveis como: Veneza, Roma, Milão, Florença, Pisa e inúmeros outras cidades. Ao planejar um roteiro de viagem para o país, você irá se deparar com a verdadeira felicidade ao notar que há locais para todos os gostos e interesses. Ao mesmo tempo, também terá a difícil tarefa de criar um roteiro que se encaixe no tempo que você terá disponível para desbravar as terras italianas.
Por isso, você verá aqui alguns dos melhores lugares turísticos italianos, para facilitar o seu planejamento. As dicas vão de igrejas a belezas naturais do país, uma variedade de opções para você adaptar ao seu perfil de viajante! Tenho certeza que um desses atrativos turísticos faz parte da sua lista de desejos. Quer conferir quais são? Veja dicas, fotos e imagens nesse mapa dos melhores pontos turísticos da Itália.
Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália
Vá direto ao ponto
Principais pontos turísticos da Itália
- Coliseu
- Fontana di Trevi
- Capela Sistina
- Vulcão Vesúvio
- Catedral Santa Maria del Fiore
- Ponte Vecchio
- Piazzale Michelangelo
- Torre de Pisa
- Teatro Comunal de Bolonha
- Manarola
- Casa de Julieta
- Catedral de Milão
- Lago de Como
- Dolomitas
- Praça São Marcos
Imperdível => Passeios na Itália
Lugares imperdíveis na Itália
A Itália é um país extenso, com duas grandes ilhas e dois países que se encontram dentro dos limites do seu território.
Das praias paradisíacas e vulcões situados ao sul, até as fantásticas Dolomitas no extremo norte, o destino é plural e atrai turistas do mundo todo. História, gastronomia, religião: tudo em um só roteiro na Itália. Confira detalhes de cada ponto de interesse napolitano.
Leia também => Como comprar passagens de trem na Itália
1) Coliseu, em Roma

No centro de Roma, capital da Itália, o Coliseu (“Colosseo” em italiano) é parada obrigatória para todo turista que estiver em solo italiano.
A grandiosidade do local não é apenas visual. Ele é o maior anfiteatro já construído, é uma das sete maravilhas do mundo, é patrimônio da humanidade pela Unesco e, ainda, inspiração para as telas de cinema, como no filme Gladiador.
Além de conhecer por fora, o Coliseu também pode ser visitado internamente, com opção de passeio durante o dia ou noturno.
Não deixe de ir durante uma viagem para Itália e antes leia tudo sobre um roteiro em Roma, para até 5 dias de viagem.
Pacote barato => Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino
2) Fontana di Trevi

A Fonte de Trevi (“Fontana di Trevi” em italiano), localizada na Piazza di Trevi, também no centro de Roma. É famosa mundialmente e carrega a tradição de que aqueles que a visitam façam um pedido e atirem uma moeda na fonte.
Entre as lendas que rondam esse ato está de que a pessoa que jogar uma moeda voltará a Roma, quem lançar a segunda encontrará o amor da sua vida e na terceira vez se casará.
Diariamente, a Fontana recebe milhares de visitantes de todo o mundo. Por isso, todas as noites funcionários públicos recolhem as moedas acumuladas no fundo da fonte. O dinheiro recolhido é doado à caridade.
Roma é realmente fascinante. Para conhecê-la bem, você pode utilizar o ônibus turístico que passa pelos principais pontos de interesse da cidade. E para encantar-se ainda mais pela Cidade Eterna, saiba onde ficam os lugares para curtir o pôr do sol em Roma.
Roma => Excursão a pé ao entardecer em Roma
3) Capela Sistina

Localizada na residência oficial do Papa, a Capela Sistina é um dos principais pontos turísticos dentro da Cidade-Estado do Vaticano. Geralmente os visitantes escolhem se hospedar em Roma e seguem para passar o dia no endereço mais nobre do cristianismo.
Famosa por hospedar obras de grandes mestres da pintura como Rafael e Botticelli, a capela tem em seu interior, pintada no teto, uma das obras mais conhecidas do mundo “A criação de Adão”, de Michelangelo, em que Deus e o homem encostam seus dedos. Uma visita guiada aos museus do Vaticano é uma atividade imperdível.
Entrada Prioritária => Museus Vaticanos e Capela Sistina
4) Vulcão Vesúvio

O topo do vulcão Vesúvio (“Volcano Vesuvio” em italiano), no sítio arqueológico de Pompéia, na província de Nápoles, pode ser visitado pelos que desejam ver de perto a cratera do gigante que destruiu duas cidades e teve sua última erupção há menos de 100 anos. Fica a quase 230km de Roma.
Considerado um vulcão ativo, Vesúvio continua gerando grandes descobertas aos pesquisadores, a mais recente foi no final de maio, onde encontraram os restos mortais de um homem esmagado por uma pedra durante a mais famosa erupção do vulcão, em 79 d.C.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
De Nápoles => Excursão Ruínas de Pompéia e Monte Vesúvio
5) Catedral Santa Maria del Fiore

Entre os principais pontos turísticos da Itália sempre haverá as igrejas monumentais, espalhadas por todo o país. Em Florença (considerada uma das cidades mais bonitas da Itália), capital da Toscana, a 271km de Roma, também fica um dos templos mais bonitos da Europa.
A Catedral Santa Maria del Fiore, ou Duomo de Florença (“Duomo di Firenze” em italiano), está entre as três maiores igrejas da Europa e, no território italiano, fica somente atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dá até para fazer um tour guiado com subida à cupula da Duomo de Florença.
Embora muitas igrejas tenham em seu interior as maiores riquezas de detalhes, Santa Maria del Fiore carrega a maior parte de sua beleza na parte externa.
As paredes são revestidas por mármore nas cores rosa, verde e branco e é impossível não se maravilhar com a estética criada por Emilio de Fabris.
Mas isso não é tudo. Florença tem muito mais. Confira no artigo sobre os principais pontos turísticos de Florença.
Imperdível => Entrada com horário reservado para ver David de Michelangelo
6) Ponte Vecchio

Localizada também em Florença, sobre o Rio Arno, a Ponte Vecchio foi construída para fazer a ligação entre o Palazzo Pitti, residência da família Medici, e o Palazzo Vecchio, centro político da cidade.
A ponte é a mais antiga da cidade, sobrevivendo inclusive à Segunda Guerra Mundial. Sobre ela, desde 1593, encontram-se lojas de ourives e joalheiros. Uma forma interessante de conhecer tudo o que a cidade oferece é por meio de um passeio no ônibus turístico de Florença.
Florença => Bilhete Palazzo Vecchio e guia de áudio
7) Piazzale Michelangelo

Em uma colina afastada do centro histórico, a Piazzale Michelangelo oferece uma vista privilegiada (e gratuita) durante um roteiro de viagem em Florença. Em homenagem ao artista que nomeia a praça, há uma réplica em bronze da obra Davi.
No entanto, o que mais atrai os turistas é a visão panorâmica da cidade, que oferece memórias e registros incríveis principalmente no nascer ou pôr-do-sol.
Excursão => Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Florença
8) Torre de Pisa

O campanário da Catedral de Santa Maria Assunta ficou famoso como a Torre de Pisa, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Localizado a 355km de Roma, existem diversos trens que fazem o trajeto.
A estrutura fica na Piazza dei Miracoli e todas as obras contidas nela são reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A causa da inclinação da famosa torre deve-se ao solo ser argiloso e poroso, o que não sustentou o peso da estrutura. E é justamente esse “erro de cálculo” que atrai milhões de turistas anualmente até a cidade.
Atualmente, o solo drenado e a base reforçada permitem que os visitantes subam no campanário para visualizar a praça do alto. É possível também fazer um tour a pé com guia ou um passeio de meio-dia saindo de Florença.
Entrada => Hora Marcada na Catedral e Torre de Pisa
9) Teatro Comunal de Bolonha

Entre as diversas opções para visitar na capital da Emilia-Romagna, o Teatro Comunal de Bolonha (“Teatro Comunale di Bologna” em italiano) apresenta uma arquitetura exuberante de um tradicional edifício de apresentação de óperas. A cidade está a 382km da capital italiana.
Embora outras cidades também tenham representações arquitetônicas como a de Bologna, a cidade é famosa por ter sido escola de diversos compositores, como Mozart. E segue reverenciada por sua alta qualidade de apresentações no Teatro Comunal.
Outra característica marcante da cidade é a gastronomia. Por isso, existem roteiros com aula de culinária, excursão gastronômica e até walking tour para provar comidas nos mercados da cidade.
Bolonha => Excursão particular com guia local
10) Manarola

Se o roteiro permitir, uma visita ao Parque Nacional de Cinque Terre pode surpreender os viajantes. Entre as paradas obrigatórias do trajeto, a vista da vila de Manarola, é um dos principais atrativos.
Tem excursões regulares saindo de Milão, Florença, de Siena e de Livorno. A distância entre Roma e as Cinque Terre é de 438km.
Você certamente já viu a famosa foto de suas casas coloridas na costa do Mar Mediterrâneo. Assim como diversos outros pontos turísticos da Itália, o Parque Nacional também é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Pense seriamente em incluir Manarola no seu roteiro na Itália. Para te ajudar, descubra onde ficar em Cinque Terre.
Beleza à Beira-Mar => Excursão para Cinque Terre
11) Casa de Julieta

Além de ser uma das principais cidades do Vêneto, Verona é também o local que ambienta a trágica história de amor mais famosa de todos os tempos: Romeu e Julieta.
A cidade fica bem próxima à Veneza (115km) e dá para fazer um bate-volta dela. Já de Roma, é um pouco mais distante com 502km de separação. Confira como funciona o aluguel de carro na Itália.
A ficção de Shakespeare é tida como real pelas ruas de Verona, que conta a história aos turistas por meio das casas de Capuletos e Montecchios.
A Casa de Julieta (“Casa di Giulietta” em italiano) é famosa por receber amantes do mundo todo. Nela é possível pendurar em grades um cadeado com a inicial dos apaixonados e assinar os painéis da entrada.
Uma estátua feita em bronze fica exposta na parte externa da casa e, diz a lenda, que encostar no seio de Julieta traz sorte no amor. A parte interna da casa também pode ser visitada e remonta os aposentos e vestimentas da amada de Romeu.
A cidade ainda reúne atrações interessantes como passeios a Arena de Florença, tour para degustação de vinhos produzidos na região e até roteiro de bicicleta por lugares clássicos e desconhecidos em Verona.
Verona => Bilhete ônibus turístico 24 horas
12) Catedral de Milão

O “Duomo di Milano”, em italiano, fica na capital da Lombardia, cidade referência no mundo da moda, do design, da arte e arquitetura. Milão é uma das principais portas de entrada italianas e muitos voos do Brasil pousam nela que fica bem distante da capital, Roma, são 573km.
A igreja é famosa mundialmente e, obviamente, está entre as maiores do mundo. Sua imponência também está em sua localização, a Piazza Duomo é palco das principais atividades do centro econômico.
Para conferir outras atrações incríveis de Milão, dá uma conferida no post sobre o que fazer em Milão e programe uma viagem perfeita usando o ônibus turístico a seu favor.
Ingresso => Catedral de Milão e Terraços
13) Lago de Como
Também na região da Lombardia, está o terceiro maior lago do mundo e o mais profundo da Itália. Ele fica a um pouco mais de 80km de Milão e dá para fazer um bate-volta.
A beleza natural, tanto do espelho d’água como das montanhas que o cercam, é alvo de fascinação e busca de paz por turistas e famosos do mundo todo. Alguns, inclusive preferem andar de bicicleta entorno do lago, fazer um cruzeiro, sobrevoo de helicóptero, andar de segway ou degustar vinhos em uma adega às margens do Lago de Como.
Para visitá-lo é possível optar entre as cidades de Como ou Lecco, ambas capitais de suas províncias homônimas. O local ainda é conhecido por inspirar obras como o clássico da literatura italiana “Os noivos”, de Alessandro Manzoni, e por servir de cenário para longas como 007: Cassino Royale.
De Milão => Viagem de 1 dia ao Lago de Como
14) Dolomitas

As Dolomitas (“Dolomiti” em italiano) são uma cadeia de montanhas no extremo norte da Itália. Um dos melhores locais para visitar as Dolomitas é na Cortina D’Ampezzo. De Roma, são mais de 650km. Já de Veneza, apenas 150km.
Famosa por suas estações de ski e resorts, a cidade tem um típico charme europeu e é um dos lugares mais elegantes de todo o país. Existem passeios saindo para Dolomitas de Veneza, Bolzano, Lago de Garda e de Trento.
Para quem não está acostumado ao frio, o local chega a temperaturas como -7 ou -9 ºC e dificilmente ultrapassa os 20 ºC, mesmo no alto do verão.
Um dos lugares mais fascinantes das Dolomitas fica entre a Itália e Áustria. Leia mais no artigo Bressanone, uma cidadezinha incrível nos Alpes Italianos
Coração das Dolomitas => Tour particular de carro de 1 dia
15) Praça São Marcos

Dentre as diversas atrações que Veneza oferece aos turistas, a maior delas é a Praça de São Marcos (“Piazza San Marco” em italiano). Veja como organizar um roteiro em Veneza.
Para chegar nessa cidade italiana dos sonhos é mais fácil estar em Milão, cuja distância é 316km. De Roma, são 552km. Mas ambas são bem servidas de trens de alta velocidade.
Nela estão localizadas a Basílica e a Campanille di San Marco, o Palazzo Ducale, a Biblioteca Nazionale Marciana e a Torre Dell’Orologio. Além disso, fica em frente ao Grande Canal de Veneza.
Ingresso sem fila => Basílica de São Marcos em Veneza
Itália tem destinos turísticos incríveis!
A Itália é um país plural que valoriza suas tradições, as artes, as belezas naturais, a religião. O respeito por sua história é entregue aos turistas por meio da preservação de suas obras, sejam elas esculturas, quadros ou imponentes construções.
Por menores que sejam as cidades que você passar durante o seu roteiro, sempre haverá uma igreja com uma estética diferenciada, monumentos em homenagem a figuras da época, lembranças da guerra e tantas outras referências que merecem uma desacelerada para conferir.
O território é extenso, mas certamente deixará o gosto de “quero mais” naqueles que optarem pelo destino.
Segura a emoção desse vídeo incrível que resume em 90 segundos, todas as belezas da Itália. Uma produção do site oficial de turismo da Itália:
E você já esteve no país? Qual é o seu lugar favorito ou que sonha em conhecer na Itália? Deixe nos comentários 😉
Até + !!!
Maria Eunice de Araujo Bartos
Parabéns !!! Pela coragem e atitude! Sabe que tenho esse sonho!