Melhor época para viajar para Itália: alta e baixa temporada

por Bárbara Armino

Melhor época para viajar para Itália: alta e baixa temporada

Viajar na alta ou baixa temporada na Itália é uma decisões das mais importantes de toda a trip. Ela definirá desde o valor das suas passagens, hospedagem e  passeios. Claro, que o melhor período pode variar de acordo com a sua preferência de clima, passeios ou data de férias. Mas na hora de economizar ou aproveitar mais o dia, uma temporada destaca-se mais que outra.

Antes de tudo, defina quais cidades você tem interesse em conhecer, se deseja ver neve ou visitar a costa italiana e ainda quais pontos turísticos não pode deixar de fora da sua lista. Quando essa parte estiver mais clara na sua mente, comece a pensar nas datas da viagem.

Planeje sua viagem => Dicas de ótimos hotéis na Itália

Seguro viagem obrigatório para a Itália »

Quando é baixa temporada na Itália?

A baixa temporada na Itália é no inverno. E se o seu foco é buscar um clima mais europeu, aproveitar paisagens de neve, esquiar, conhecer a gastronomia típica e tomar uma boa “cioccolatta calda”, ou seja, um chocolate quente, a chegada do frio é a melhor época.

Esse período também costuma ser o de passagens mais baratas, pois a alta temporada italiana é durante o verão e também nas datas que pegam as festas de final de ano. Entre os meses mais baratos para adquirir passagens aéreas, por exemplo, está fevereiro.

Para te ajudar a escolher um lugar ideal para os meses mais frio, descubra os melhores destinos de inverno na Itália.

Quando é alta temporada na Itália?

Quando começa o verão na Itália
Destinos de praia são concorridos no verão.

Para quem já está planejando conhecer as praias e ilhas italianas, aproveitar o calor, pegar um bronze e comer muito fruto do mar, o verão é a melhor opção.

A época, no entanto, é a mais movimentada do ano, de junho a agosto além dos turistas de todo o mundo, ainda há os próprios europeus circulando pelo território e aproveitando as férias.

Tenho um artigo sobre como aproveitar ao máximo as ilhas e praias para ir na Itália.

Ir na alta ou baixa temporada para Itália?

Particularmente, penso que a melhor época para visitar a Itália está no período de primavera ou do outono.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Como a Itália possui uma grande amplitude térmica, ir no inverno pode ser ruim para transitar na rua devido ao frio extremo. Claro, que nesse caso, é possível comprar roupas térmicas e casacos pesados para amenizar o impacto.

Já no verão, as altas temperaturas podem dificultar os passeios e até serem incômodas para pessoas com pressão baixa ou que sofrem muito com o calor. Por isso, minhas sugestões são nas estações intermediária, nem na alta nem na baixa temporada na Itália.

  • Primavera na Itália: 21 Março até 20 Junho
  • Verão na Itália: 21 Junho até 20 Setembro
  • Outono na Itália: 21 Setembro até 20 Dezembro
  • Invernona Itália: 21 Dezembro até 20 Março

Qual é o clima da Itália?

Assim como no Brasil, a Itália tem regiões extremamente diferentes entre si. O sul italiano é caracterizado pelas praias e, embora também tenha temperaturas mais baixas no inverno, costuma variar entre um clima ameno e de altas temperaturas, nada abaixo dos 15°C.

Já o norte da Itália varia de temperaturas negativas e com neve durante o inverno até o calor intenso durante o verão, dependendo da região.

O extremo norte possui uma amplitude térmica menor, que vai de -4°C a no máximo vinte e poucos graus no alto do verão. Assim mesmo, no verão, é possível pegar baixas temperaturas próximo às montanhas, algo próximo da casa dos 10 ou 15°C.

   
Qual é o clima da Itália?

Tanto no inverno quanto no verão, o clima italiano é seco, com exceção da costa que naturalmente é mais úmida, o que diminui um pouco a sensação de frio e pode aumentar muito durante o calor!

Por isso, viajar para a Itália é também ser inteligente na hora de fazer as malas. Quem pretende pegar meses de frio não pode bobear e deve apostar em roupas térmicas, luvas, toucas e casacos pesados.

Na própria Itália é possível adquirir essas peças por valores muito menores que no Brasil. Já no verão, é muito importante ir bem equipado com roupas leves e calçados confortáveis.

No blog, há um artigo exclusivo sobre quando é melhor viajar na Itália.

Qual é o fuso horário da Itália?

O horário normal na Itália está no fuso UTC/GMT +1, ou seja, uma hora além do marco zero do Tempo Universal Coordenado e do Meridiano de Greenwich.

Para facilitar, a “Bota” está sempre algumas horas à frente no relógio em comparação ao Brasil. Como os dois países possuem horário de verão, é um pouco mais chato saber a diferença de fuso.

Basicamente, a Itália pode estar de três a cinco horas adiantada se comparada com o horário oficial de Brasília.

Hora da Itália

Quando o Brasil entra no horário de verão, geralmente no final de outubro, na Itália será três horas a mais. Esse período corresponde ao final de outubro e adentra a meados de março.

Já quando a Itália entra no horário de verão, o Brasil está no seu horário tradicional, pois é inverno. Assim, do final de março a meados de outubro, os países terão cinco horas de diferença.

Quando nem um país está no horário de verão e nem o outro, o que compreende cerca de 15 dias no ano, a diferença é de quatro horas.

Essas diferenças de horários confundem nos primeiros dias e certamente farão diferença no cansaço da chegada. Ajustar os relógios também é importantíssimo para quem pretende viajar de trem na Itália, ônibus ou avião entre os países da Europa.

   

Por falar nisso, veja como montar um roteiro pela Europa entre 7 e 30 dias.

Mas como viajar é imergir não apenas na cultura, mas também nas horas do país, vale trocar o horário no seu celular e relógio. Até porque saber que horas são no Brasil será sempre uma conta fácil para fazer de cabeça! Ou então, você pode deixar cada um com um horário diferente.

Como aproveitar mais a Itália?

A escolha do seu período de viagem é essencial para conseguir ter a experiência que você está planejando. Ter conhecimento de quando é alta ou baixa temporada é uma forma de evitar decepções para os viajantes que desejam muito conferir atrações que dependem do clima, como a neve ou dias de praia, ou querem as cidades mais cheias ou vazias.

Claro, que uma viagem para a Itália será incrível durante todo o ano, pois o país proporciona vivências fantásticas com sua cultura tão marcante, bem presente na gastronomia italiana.

Para quem deseja fugir dos altos preços, principalmente das passagens, a melhor opção será fugir do período de verão. E ainda é possível curtir uma praia nas estações intermediárias!

Lembre-se que o clima da viagem quem faz é você e seus companheiros e que a temperatura pode sempre ser uma desculpa maravilhosa para aproveitar o que a Itália tem de melhor. Se você já está se apaixonando pelo país, confira também quais passeios são imperdíveis na Itália.

Se o frio é extremo, que tal aproveitar e se aquecer com um vinho italiano? E durante as tardes de calor intenso, por que não degustar a infinidade de sabores do gelato? Tenho certeza que nem o tempo e muito menos o jet lag impedirão sua viagem de ser memorável!

Você foi em que época do ano para a Itália ou ainda pretende ir? Deixe nos comentários suas experiências!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *