Roteiro na Itália: dicas para até 30 dias de viagem no país

Roteiro na Itália: dicas para até 30 dias de viagem no país

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (7 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Roteiro na Itália: dicas para até 30 dias de viagem no país

Decidir o melhor roteiro na Itália não é tarefa das mais fáceis. Afinal, estou falando de um país de paisagens encantadoras e de história colossal, onde estão os principais Patrimônios Culturais e Naturais da Humanidade.

Um lugar que é berço de artistas como Fellini, Vivaldi, Pavarotti e Bertolucci e, que, além de tudo isso, proporciona uma atmosfera de puro romantismo para casais. Já pensou no quão agradável pode ser passear com seu amor pela Costa Amalfitana? Com tantas atrações, planejar seu roteiro de viagem na Itália vai exigir uma atenção especial.

Antes de mais nada, é importante saber um pouco sobre a geografia e o clima desse pequeno país. Isso, porque esse tipo de informação te permitirá decidir por onde começar e até mesmo por qual país chegar na Europa, por exemplo.

Além disso, alguns dos passeios presentes nos roteiros podem ser mais adequados e interessantes em época de verão ou de inverno. Por outro lado, às vezes, pensando em economizar, é possível fazer conexões que reduzem bastante o custo da viagem.

A Itália está ao Sul do continente europeu, faz fronteira ao Norte com a Suíça e a Áustria, a Eslovênia ao Nordeste e, ao Noroeste, com a França. É ainda dividida em 20 regiões (que funcionam como Estados), possui dois vulcões e várias ilhas, as maiores são a Sicília e a Sardenha.

Por isso, antes que você decida, vou te ajudar a montar o seu roteiro de 7, 10, 15, 20, 25 ou 30 dias na Itália, para que nada escape aos seus sentidos. É claro, se você quiser curtir 5 ou 9 dias de viagem, por exemplo, basta adaptar o roteiro. Tenho certeza que sua viagem será simplesmente inesquecível!

Planeje-se => Melhores hotéis para ficar na Itália

Seguro viagem recomendado para a Itália »

Planeje seu roteiro na Itália

O que fazer na Itália
Coliseu | Foto: QVM.

Confira sugestões de roteiros na Itália para diferentes possibilidades de tempo de viagem pelo país: de 7 até 30 dias. Saiba quais cidades não podem ficar fora do seu planejamento, como Roma, Veneza e Florença, e descubra que a beleza das paisagens italianas vai muito além delas. E ainda, confira dicas sobre o que fazer nos principais destinos do país, a exemplo da Costa Amalfitana.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na Itália »

Roteiro de 7 dias na Itália

Blog viagem italia.
Veneza, Itália | Foto: The Photographer, via Wikimedia Commons.

Se você só tem uma semana, minha dica é começar pelo Norte de carro. Proponho isso, pois a Itália possui pequenas cidadezinhas que podem incrementar seu roteiro, além das lindas paisagens para admirar na estrada.

1º e 2º dias na Itália

Chegue por Veneza e fique na cidade por 2 dias. Será bem interessante e você começará por uma das cidades mais visitadas da Itália. No post roteiro de dois dias em Veneza, você pode conferir o que fazer nesses dois dias, sem perder nada do que é importante e sem a correria típica de quem quer ver tudo e tem pouco tempo.

Faça um passeio de Gôndola e em seguida, tome um café na Piazza San Marco, depois conheça a Basílica de San Marco. Logo após o passeio, visite a região de Murano e finalize com um belo jantar em Veneza.

3º dia na Itália

Melhores passeios Itália.
Basílica de Santo Antônio, Pádua | Foto: Zairon, via Wikimedia Commons.

Acorde cedo, veja a possibilidade de alugar um carro na Itália, ou pegue um trem e vá até Padova (Pádua), que fica a 40 quilômetros de Veneza. Você pode passar a manhã por lá, conhecer a Basílica di Sant’Antonio, passear pela maior praça da Itália, a Prato del Valle, ou visitar o mercado da Piazza delle Erbe.

Depois que tiver parado para almoçar, vá para Verona e conheça a cidade que foi inspiração para William Shakespeare escrever Romeu e Julieta. Ela é linda e fica a menos de uma hora de Padova. Durma por lá e aproveite para passear no ônibus turístico em Verona.

4º dia na Itália

Roteiro de 7 dias na Itália
Igrejas de Florença são um espetáculo.

Hora de pegar a estrada por mais tempo e encarar uma viagem que levará entre 1h30min (de trem) e 2h (de carro). Você passará pelas paisagens deslumbrantes do Vêneto, Emilia-Romagna e, finalmente, chegará à Toscana, na Firenze (Florença).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Conheça os principais atrativos turísticos de Florença, como o Duomo e circule pelo centro, que é belíssimo. Por fim, durma na cidade, para pegar a estrada novamente amanhã cedo.

5º, 6º e 7º dias na Itália

Fórum Romano
Fórum Romano | Foto: QVM.

Os três últimos dias devem ser dedicados para a principal cidade da Itália, a capital Roma, também conhecida como Cidade Eterna.

De Florença para Roma são mais ou menos 3h30min, por isso saia cedo para chegar à capital ainda de manhã. Se você viajar no verão, prepare-se para enfrentar temperaturas acima dos 40 graus. Por isso, tenha sempre uma garrafinha em mãos para encher com a água nos diversos bebedouros públicos espalhados pela cidade.

Principais pontos turísticos de Roma
Ruínas dos antigos palácios de Roma | Foto: QVM.

Roma é linda, um museu a céu aberto, porém o tempo é curto. Então, tire o 5º dia para caminhar pelo centro histórico, que já é um deslumbre e visite as principais atrações turísticas abertas como Piazza Navona, Piazza di Spagna, Foro Imperiali, Piazza del Popolo, Fontana di Trevi, Arco di Constantino e Pantheon e tudo mais o que conhecer em Roma.

Deixe para o 6º dia as atrações como Coliseu, Vaticano (Basílica) e Piazza Veneza, porque certamente você enfrentará filas para entrar, principalmente no verão.

O que conhecer na Itália
Roma | Foto: QVM.

Reserve o 7º dia para relaxar e visitar o que não deu tempo de ver no dia anterior. Aproveite para fazer umas comprinhas, pois por todo lugar você vai encontrar barraquinhas cheias de lembrancinhas para trazer na mala.

Agende => Passeios imperdíveis para fazer em Roma

Roteiro de 10 dias na Itália

Viagem de 5 dias Itália
Nápoles, Itália | Foto: Paolo Costa Baldi, via Wikimedia Commons.

Com três dias a mais no seu roteiro na Itália, a sensação de correria parece diminuir. Mesmo assim, não perca tempo e aproveite para fazer o famoso bate-volta.

Minha dica é seguir o roteiro que fiz de 7 dias só que, ao invés de descansar no sétimo, você pode encaixar um final de semana indo a Nápoles.

A viagem de trem dura cerca de 1h30min. Você pode visitar Ischia, pegando uma barca na qual você pode entrar com seu carro (caso não tenha ido de trem). Ela é uma ilha super badalada, por isso, ótima para curtir uma boa praia. Além disso, essa é uma ótima ocasião para saborear a verdadeira pizza napolitana!

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Se não quiser conhecer Ischia, passeie pelo centro histórico, que também é muito bonito; conheça a Piazza del Plebiscito, o museu Arqueológico Natural e vá até Pompéia para visitar as ruínas da cidade devastada pelo Vesúvio.

Descubra => Melhores passeios guiados de Napóles

Roteiro de 15 dias na Itália

Roteiro Italia 10 dias.
Arena de Verona | Foto: Randreu, via Wikimedia Commons.

Sugiro que esse roteiro na Itália também comece pelo Norte. Assim será possível cruzar o país visitando suas principais regiões.

Três primeiros dias

Separe três dias para as principais cidades do Vêneto: Veneza, Verona e Padova. Aproveite a culinária rica e diversificada da região banhada pelo Adriático.

4º dia na Itália

Milão pontos turísticos
Milão.

No quarto dia, vá para Milão, região da Lombardia. Saindo de Verona, a viagem dura cerca de 1h30min e as paisagens são lindas! Conheça o Duomo, a galeria Vittorio Emanuele II, o Castelo Sforzesco, a Via della Spiga (onde ficam as marcas mais famosas do mundo).

Encerre a noite com um delicioso happy hour na região de Navigli, o bairro dos canais, em Milão. Saiba tudo o que conhecer em Milão, neste post.

5º dia na Itália

Viagem para Itália: Florença.
Florença, Itália | Foto: Marcobonomo, via Wikimedia Commons.

No quinto dia, siga para Florença (Firenzi). De trem, a viagem dura pouco mais de 2h. Florença pode funcionar como base, porque em um dia na cidade é possível conhecer seus principais pontos turísticos.

Nos próximos dois dias, ainda dá para fazer bate-volta a Pisa, para conhecer a torre inclinada e outros lugares turísticos de Pisa, e a Siena. Aproveite para visitar uma vinícola e saborear os vinhos, desfrutando da beleza da região da Toscana. E para te ajudar, leia também sobre as regiões produtoras de vinho na Itália.

7º dia na Itália

Lugares para conhecer na Itália
Curtindo o entardecer nos arredores do Monumento Vittoriano | Foto: QVM.

No sétimo dia, chegue em Roma. Reserve pelo menos cinco dias para ficar na cidade. Dê um giro pelo centro histórico, visite os museus do Vaticano e da Piazza Venezzia.

Se der tempo, vá até Cassino, um monte que mantém em seu topo um monastério cheio de histórias e muita beleza; no retorno, passe em Valmontone e aproveite para fazer umas comprinhas no outlet.

13º dia na Itália

No décimo terceiro dia, viaje para Nápoles. Faça uma excursão para ruínas de Pompeia e o centro histórico de Salerno, que conserva suas características medievais. Em dois dias dá para fazer esse giro e voltar para pegar o avião em Roma, de volta para casa.

Roteiro de 20 dias na Itália

Viagem uma semana na Itália.
Coliseu, Roma | Foto: Cesar I. Martins, via Wikimedia Commons.

1º ao 4º dia – Roma

Roma se conhece caminhando e vivendo seu movimento. Visite com mais calma o Coliseu, a Via do Fórum Imperial, uma avenida como outra qualquer, mas que possui em suas margens as ruínas das construções da antiga Roma.

Conheça também a Piazza di Spagna, a Via Condotti (onde você vai encontrar marcas famosas como Gucci e Dolce Gabanna), a Via Nazionale, a Piazza Venezia, a Fontana di Trevi (jogue uma moeda para retornar à cidade), o Museu de Roma, a Piazza San Pietro, o Vaticano, o Museu do Vaticano, a Piazza del Popolo, o Pantheon e Santa Maria Maggiore.

5º ao 8º – Florença/Pisa/Livorno/Siena/Arezzo

Ponte Vecchio, Florença.
Ponte Vecchio, Florença | Foto: Giovanni Bidi, via Wikimedia Commons.

Vá para Florença, o berço do renascimento. Visite o Duomo, que é a terceira maior catedral do mundo. Depois, conheça o Palazzo Vecchio, a Ponte Del Vecchio (um dos símbolos de Florença) e Piazzale Michelangelo, de onde se tem uma vista belíssima da cidade (faça muitas fotos!).

No dia seguinte, um bate-volta a Pisa para conhecer a torre inclinada. Depois, com 40 min de viagem, poderá visitar Livorno. Afinal, como boa carioca, sempre indico ver o mar, e o mar da Ligúria é lindo! Aproveite e leia sobre as praias mais bonitas da Europa.

No sétimo dia, vá até Arezzo, cidade de clima medieval e muito apaixonante. Deixe a manhã do oitavo dia para curtir um pouco mais de Florença e à tarde pegue novamente a estrada, rumo a Veneza.

8º ao 12º – Veneza/Verona/Padova/Milão

No roteiro de 7 dias na Itália falei sobre como visitar essas cidades. É só voltar e  conferir.

12º ao 13º – Roma/Frascatti/Monte Cassino

Castelo Gandolfo, Roma.
Castelo Gandolfo, Roma | Foto: Deblu68, via Wikimedia Commons.

Retorne a Roma pois, é claro, não deu para ver tudo. Aproveite para conhecer Frascatti e saborear um vinho branco muito famoso, que tem o mesmo nome, uma delícia. Visite também Castel Gandolfo, local lindíssimo onde o Papa passa as férias. Veja como agendar uma visita guiada ao Castel Gandolfo.

No 13º dia, pegue a estrada rumo ao Sul, mas antes dê uma paradinha em Monte Cassino, um monastério lindo que faz parte de um momento doloroso da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Vale à pena conhecer.

14º ao 18º – Nápoles, Pompéia, Costa Amalfitana

Novamente, próximo ao mar, dessa vez do Tirreno, circule por Nápoles e conheça o centro histórico. No dia seguinte, em primeiro lugar, vá a Pompeia ver as ruínas impactantes daquele local. Por último, conheça a Costa Amalfitana, magnífica e uma das regiões turísticas mais bonitas da Itália.

19º ao 20º – Roma

Reserve os dois últimos dias à Costa Amalfitana. Retorne a Roma para novas descobertas, só que agora gastronômicas. Saiba que há muito o que apreciar na Itália quando o assunto é comida. Confira mais informações no artigo: curiosidades da culinária italiana. Por fim, descanse para enfrentar as horas de voo, no retorno para casa.

Roteiro de 25 dias na Itália

Dicas viagem ilha italiana Ischia.
Castelo Aragonês ou Aragonese, Ísquia, Itália | Foto: Randreu, via Wikimedia Commons.

Para um roteiro de 25 dias na Itália, eu repetiria o roteiro anterior. Os 5 dias excedentes eu utilizaria para aproveitar um final de semana em Ischia, uma ilha linda e badalada que merece uns dois dias de visita, pelo menos. Além do litoral, o local oferece até passeio para as Termas de Cura, que fica nas antigas fontes termais de Nitrodi.

Além disso, inclua um dia a mais para curtir a Costeira Amalfitana e outro para desfrutar de um passeio de barco por Salerno.

Roteiro de 30 dias na Itália

Visite Bologna, Itália.
Bolonha, Itália | Foto: Carlo Pelagalli, via Wikimedia Commons.

Aproveite o roteiro de 25 dias e inclua na sua passada pelo Norte outras três cidades: Perugia e Assis, na região da Úmbria, e Bolonha, na Emilia-Romangna. Na primeira, acontece o Eurochocolate e o Umbria Jazz Festival, com diversos shows de Jazz, Soul, Blues e R&B.

Na segunda, você encontrará construções de tirar o fôlego, assim como uma vida noturna bem agitada. Em Assis, você vai ter uma das paisagens medievais mais lindas da Itália, além de conhecer a história desse homem inspirador.

Quando for passar pelo Sul, inclua a visita a Cinque Terre (Cinco Terras), isto é, cinco vilarejos encravados nos rochedos, que possuem paisagens deslumbrantes. Saiba mais sobre onde é melhor ficar em Cinque Terre, para aproveitar ao máximo seus dias.

Monte seu roteiro de férias na Itália

Passar férias na Itália é uma oportunidade incrível, os roteiros apresentados aqui tiveram o objetivo de orientar sobre os diversos lugares por onde você pode viver essa experiência.

Mas é bem provável que você mude alguma coisa. Pode ser que você inclua ou exclua lugares porque quer ficar mais tempo em uma determinada paisagem, e isso é normal!

A Itália é um país com tamanha diversidade de belezas que, a cada cidade que você vai conhecendo, parece te apresentar um novo país. Viva cada uma delas, será simplesmente inesquecível, com toda a certeza!

Gostou das sugestões? Deixe seu comentário caso ainda precise de alguma dica para montar o roteiro perfeito!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Itália para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Itália. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Itália, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Itália. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Itália

Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem na Itália

Contratar um seguro viagem para a Itália é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Dicas Importantes
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *