Fontana di Trevi: curiosidades da fonte mais famosa de Roma

por Elaine Cerqueira

Fontana di Trevi: curiosidades da fonte mais famosa de Roma

Não é à toa que a Fontana di Trevi é considerada a principal fonte de Roma. E por que não dizer a mais famosa do mundo?! Afinal, ela é envolvida por lendas, foi cenário de diversos filmes para o cinema, clipes musicais e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade; seja durante o dia ou à noite, ela está sempre lotada de turistas.

Quem chega à capital da Itália não pode deixar de contemplar esta majestosa e imponente beleza, a riqueza dos detalhes de arte barroca e a história, expressas na Fontana di Trevi de forma tão grandiosa. É um momento único conhecer todas as suas curiosidades e, claro, jogar uma moeda por cima do ombro esquerdo para ter a certeza de que um dia voltará à cidade.

Outros monumentos famosos estão bem próximos, como a Piazza Navona e o Panteon, igualmente visitados, mas nenhum atrai mais o visitante e inspira tantas histórias e lendas famosas da Europa quanto esta fonte. Portanto, quando você estiver passeando em Roma e, de repente, surgir uma obra-prima de quase 26 metros de altura e 20 metros de largura, permita-se ficar literalmente, de boca aberta!

Neste artigo, te conto tudo sobre a Fontana de Trevi em Roma, com dicas de como chegar, arquitetura, curiosidades e o que vale a pena ver no local.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Roma

Seguro viagem Itália »

 

Onde fica e como chegar na Fontana di Trevi

fontana di trevi onde fica
Fontana di Trevi fica no Centro Histórico de Roma.

O endereço da Fontana di Trevi é na Piazza  di Trevi – nº 1, sendo que para chegar a melhor opção é caminhando, até porque ela fica no Centro Histórico de Roma, que possui o tráfego de veículos bem restrito, restando apenas os meios de transporte público, que funciona muito bem, assim como na maioria das cidades da Europa. Aproveite e saiba como se locomover em Roma.

Confira as melhores opções para chegar até a Fontana di Trevi:

  • Metrô: linha A, descendo na estação Barberini (Fontana di Trevi); depois é só caminhar um pouquinho, mais ou menos uns 300 metros, seguindo as indicações, para chegar.
  • Ônibus: as linhas 160, 51, 71, 83, 85 são as que deixam mais próximo da Fontana di Trevi.

Como este é um local público, pode ser visitado gratuitamente 24 horas por dia.

Nas redondezas, você encontra o Templo di Adriano, Pantheon, Piazza Navona, Campo dei Fiori, outras pérolas do turismo nessa bela cidade da Itália.

CLIQUE AQUI para agendar passeios guiados com Fontana di Trevi »

 

Arquitetura da fonte

fontana de trevi a noite
Fontana também vale a pena ser vista à noite | Foto: Livioandronico, via Wikimedia Commons.

Toda esculpida em mármore Travertino e mármore Carrara, a Fontana di Trevi possui quase 300 anos de idade!

Localizada no encontro de três pequenas ruas e por esta razão recebeu esse nome (Tre Vie, em italiano – Três Ruas em português); nela acaba o percurso das águas do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos de Roma.

A Fontana di Trevi é uma verdadeira obra de arte e de engenharia à céu aberto, sua história começa com a reconstrução do aqueduto, após a identificação da fonte de águas cristalinas.

Com o término das obras do aqueduto em 1453, ainda sob o papado de Nicolau V, foi ordenada a construção de uma bacia em mármore para captação da água. Confira outras curiosidades da Itália.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Já em 1629, durante o papado de Urbano VII, o arquiteto Bernini, o mesmo que participou da construção da Basílica de São Pedro, foi solicitado a realizar o acabamento, embelezando o local onde foi construída a “bacia” e foi aí que começaram as mudanças.

Primeiro o local da escultura, pois no projeto de Benini ela mudaria de lugar, ficando de frente para o Palácio Quirinal, para que o papa pudesse admirar a vista. Porém, com a morte do pontífice, a ideia foi abandonada.

Ainda assim, algumas de suas ideias foram aproveitadas pelo arquiteto que finalizou a construção, Nicola Salvi, como por exemplo a colocação da estátua de Netuno, o Deus dos oceanos, em sua biga em forma de concha. Saiba tudo também sobre o Coliseu de Roma.

Por trás da Fontana di Trevi temos o Palazzo Poli, que recebeu colunas gregas para harmonizar com a fonte, trazendo a imponência da arquitetura grega para a escultura.

Conheça => Pontos turísticos de Roma

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

O que ver na Fontana di Trevi

principais construções de roma
Netuno é Deus dos mares na mitologia romana.

Observar a expressividade das esculturas da Fontana é impressionante! Netuno, que representa uma das forças da natureza, domina as águas, tendo sua carruagem puxada por cavalos e liderada por dois tritões; os dois cavalos, um calmo e um selvagem, representam os períodos de fúria do mar e de calmaria.

Nas laterais do Deus Netuno estão as figuras dedicadas à saúde e à fertilidade, acima em relevo a representação do momento em que Marcus Agripa, General do Exército romano no século 19 a.C., explica a origem da fonte para Augusto, o imperador da época.

À direita, a representação da virgem que, segundo a lenda, mostrou a nascente de água pura aos soldados de Agripa, nas montanhas de Sabine. Saiba como montar um roteiro em Roma para até 5 dias.

Acima das quatro colunas gregas estão as estátuas que representam as quatro estações do ano e no alto da fonte o brasão de armas do papa Clemente XII.

Imperdível => Excursão a pé por praças e fontes em Roma

 

Curiosidades da Fontana di Trevi

fontana de trevi curiosidades
Água da fonte é considerada mística para os romanos | Foto: Sonse, via Wikimedia Commons.
  • Reza a lenda que em 19 a.C, uma virgem ajudou soldados romanos a encontrar uma fonte de água pura (acqua vergine). Essa nascente supriu Roma de água por mais de 400 anos, até que nas guerras que ocorreram entre 537 e 538, entre romanos e visigodos, os aquedutos foram destruídos;
  • Dizem que jogar três moedinhas na fonte, sobre o ombro esquerdo, garante sua volta à Cidade Eterna, porém essa lenda só ganhou vida após a comédia romântica “A Fonte dos Desejos”, de 1954, que tinha a música Three Coins in a Fountain, de Frank Sinatra;
  • O quase 1,5 milhão de euros jogado na Fontana di Trevi todos os anos é doado às obras assistenciais do Vaticano, voltadas para ações humanitárias. Falando no templo do catolicismo, leia também sobre a Capela Sistina;
  • A água da fonte gera um barulho forte para impressionar o visitante, dando a sensação desta força da natureza e mais vida às esculturas;
  • Era um costume antigo em Roma, quando um jovem deveria se afastar da cidade, ir até a fonte com sua amada para beberem a água pura em uma taça e a quebrando, em seguida. Dessa forma o compromisso estaria selado, mesmo com a distância;
  • Dizem que um italiano mal-humorado, dono de uma barbearia que funcionava ao lado da fonte, passava todo o tempo criticando e dando palpites na obra. Nicola Salvi, já não suportando o sujeito, mandou colocar um vaso feito de mármore travertino bem na direção da barbearia, impedindo assim, a visão do cidadão. Até hoje o vaso está lá e é conhecido como “la copa”;
  • A escolha do arquiteto para a construção da fonte foi feita através de um concurso, no qual foi vencedor Nicola Salvi;
  • Ao lado da fonte tem uma pequena saída de água, utilizada pelos trabalhadores que participaram de sua construção. Diz a lenda, que um casal de namorados passava por ali todos os dias no final da noite e bebiam a água; assim, o pequeno ponto na lateral da Fontana di Trevi ficou conhecido como a Fonte dos Namorados e os casais que bebem dessa água, se mantém apaixonados por toda a vida! Fato que torna Roma um dos principais destinos de viagem para o dia dos namorados; se você estiver com o Mozão por lá, leve uma garrafinha para garantir, nunca se sabe!

Prático => Ônibus turístico em Roma

 

Cinema

o que fazer em roma
Palco de diversos filmes, local está sempre rodeado de turistas | Foto: Bodow, via Wikimedia Commons.

Considerada um patrimônio do cinema mundial, a Fontana di Trevi é um dos monumentos italianos que mais serviu de cenário para Hollywood; aliás, quando este país aparece nos filmes, principalmente os românticos, nos faz ter vontade de pegar o primeiro avião e voar para fazer um roteiro na Itália!

Para “Roma com Amor” (2012), “Only You” (1994), “A princesa e o Plebeu” (1953), “O Talentoso Ripley” (1999), “O Código Da Vinci” (2006), “Anjos e Demônios” (2009) e “La Dolce Vita” (1960) são apenas alguns dos mais famosos, existindo muitos outros!

Neste último, a icônica cena da personagem de Anita Ekberg, que entra na Fontana di Trevi com seu maravilhoso vestido preto e chama o personagem de Marcello Mastroianni para entrar também, é simplesmente inesquecível!

Dizem as más línguas que a atriz sueca filmou por quatro horas numa noite bem fria de março a sequência de apenas quatro minutos, mas que a imortalizou no cinema.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Outro filme que traz a Fontana di Trevi como cenário, aliás, nesse caso como o próprio tema é o Three coins in the Fountain, ou como ficou conhecido aqui no Brasil, a “Fonte dos Desejos”, que fez explodir no mundo a lenda de se jogar a moedinha na fonte.

Mas atenção! Entrar nas águas da Fontana di Trevi, é privilégio restrito às musas do cinema ou astros de clipes musicais, pois guarda italiana está sempre por perto para impedir que os mais audaciosos tentem, inclusive com a possibilidade de pagamento de multas ou prisão para os mais insistentes.

Portanto, o negócio é se juntar à multidão de turistas que estão ao redor da fonte, durante todo o dia em seus roteiros, ou à noite, antes de curtir as baladas em Roma. Enfrente a disputa acirrada por um cantinho entre câmeras fotográficas, celulares e paus de selfie para assim conseguir seguir a tradição e jogar suas moedas nela.

Fácil => Aluguel de carro na Itália

 

Conheça a Fontana di Trevi em Roma

A Fontana di Trevi é uma obra de arte esplendorosa, de dimensões surpreendentes! É uma adorável sensação, quando nos aproximamos do local e ainda de longe  ao ouvirmos o som de suas águas, até que de repente, ela surge diante de nós! É uma das melhores coisas para se fazer em Roma.

É possível comprar um gelato e apreciá-la de longe, mergulhando nos encantos de suas esculturas, mas creio que vale muito mais à pena conhecer suas lendas, observar a beleza e os detalhes da sua construção, além é claro, do contexto histórico em que ela nasceu.

Seus detalhes falam muito sobre os períodos que ela atravessou o que garante um imenso valor histórico, arquitetônico e artístico.

Enfim, ir à Fontana di Trevi é um passeio imperdível para quem vai a Itália a primeira vez e pretende voltar, porque é óbvio que estando lá, você não vai esquecer de jogar sua moedinha…

Recomendo também o artigo passeios imperdíveis em Roma, onde você confere quais são os 11 tours mais procurados pelos turistas que visitam a Cidade Eterna e como adquiri-los.

E você, ainda têm dúvidas sobre a Fontana di Trevi em Roma? Já esteve na capital da Itália e tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

ESCRITO POR

Elaine Cerqueira

É administradora de Empresas pós graduada em Psicologia Organizacional, Fotógrafa e Tradutora. Adora viajar, escrever e fazer novos amigos. A sua grande paixão é a família e por isso, nunca perde a oportunidade de viver momentos inesquecíveis junto deles.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *