Pontos turísticos de Pisa: 12 lugares imperdíveis além da Torre

por Guilherme Tetamanti

Pontos turísticos de Pisa: 12 lugares imperdíveis além da Torre

Entre os pontos turísticos de Pisa mais visitados estão aqueles no entorno da famosa torre inclinada, a Torre de Pisa. Porém, é impressionante a quantidade de outras atrações para conhecer e se surpreender durante visita a cidade.

Pisa está localizada na região da Toscana e foi uma das quatro mais potentes repúblicas marítimas da Itália no século IX. Apesar de haver perdido muito estruturalmente por conta da guerra, ainda preserva monumentos antiquíssimos, atualmente patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Por esse motivo a cidade está entre os destinos mais procurados por quem decide viajar para a Itália, inclusive entre um roteiro que inclua Florença ou Lucca. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que, além da rota turística da Torre de Pisa, é possível conhecer outras atrações maravilhosas na famosa cidade italiana e dormir em Pisa para aproveitar melhor seu mapa turístico. Confira o que estou falando agora.

Planeje sua viagem => Como ter internet na Itália

Seguro viagem para conhecer a Itália »

 

Mapa dos pontos turísticos de Pisa

  1. Murale Tuttomondo di Keith Haring
  2. Rio Arno
  3. Torre Guelfa
  4. Orto e Museo Botanico di Pisa
  5. Marina di Pisa
  6. Giardino Scotto e Fortezza di Pisa
  7. Chiesa Santa Marina della spina
  8. Basilica romanica di San Piero a Grado
  9. Museo Nazionale di Palazzo Reale
  10. Il Pineto Parco Avventura
  11. Palazzo Blu
  12. Borgo Stretto

Antes de saber mais detalhes de cada um dos principais atrativos da cidade, veja este vídeo sobre Pisa, produzido pelo site oficial de turismo da Itália.

CLIQUE AQUI para conhecer os melhores passeios em Pisa »

 

O que fazer em Pisa

Seja sua primeira vez na Itália, seja sua décima viagem ao país da bota é sempre importante pesquisar sobre o destino escolhido para conhecer. Além de checar como é o clima na Itália específico para aquela região e também quando é a alta temporada, uma vez isso impacta diretamente no orçamento da trip.

Mas, o que fazer em Pisa? A cidade onde nasceu o físico e astrônomo Galileu Galilei oferece atrações turísticas que vão desde apreciação da arte e cultura do medieval ao contemporâneo, até passeios em meio à natureza. As próprias construções da cidade contam sua história ao longo do tempo.

É claro que o atrativo mais famoso e visitado é a Torre de Pisa. Por ser muito concorrido, sugiro que você compre antecipadamente o ingresso para a Torre de Pisa para evitar. Porém, neste artigo te mostrarei que a cidade pode oferecer muito além do que você imagina. Se tiver pouco tempo na cidade, faça um tour guiado em Pisa e conheça os principais.

 

1. Murale Tuttomondo di Keith Haring

Turismo em Pisa
Pontos turísticos de Pisa: Murale Tuttomondo | Foto: Sailko, via Wikimedia Commons.

Em contraste com a parte visual e a arquitetura histórica da Itália, está a obra do famoso artista estadunidense, Keith Haring. Com seu particular estilo de pintura, o artista possui obras espalhadas por diversos lugares do mundo, dentre eles, Pisa.

Na cidade, a pintura de Haring está no muro de um casarão antigo. É uma obra muito particular, a céu aberto e gratuita, para quem quiser conhecer e tirar lindas fotos com a divertida composição.

Fica a quatro minutos a pé da estação de trem central da cidade e com certeza é um dos lugares para conhecer em Pisa. Essa mistura de prédios históricos e arte visual contemporânea é uma das curiosidades da Itália mais divertidas para observar pelo país.

 

2. Rio Arno

Dicas de turismo em Pisa
Pontos turísticos de Pisa: Rio Arno.

Maior e mais importante da Toscana, o Rio Arno representou um importante meio de desenvolvimento para a região, já que até o século XIX era o principal meio de locomoção da população. O rio, que atravessa a cidade, por si só é um ótimo roteiro de passeio em Pisa.

Além da beleza natural, ao seu redor estão restaurantes, hotéis e suas belas pontes que oferecem uma vista digna de recordação. Você pode conhecer essa região durante um tour a pé em Pisa.

Por isso separe ao menos uma parte do seu passeio para conhecê-lo. O Rio Arno fica a 10 minutos a pé da estação central de Pisa. Depois de conhecer a região, aproveite um dos restaurantes locais para se deliciar com a gastronomia italiana.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Pisa. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3. Torre Guelfa

Dicas de viagem em Pisa
Pontos turísticos de Pisa: Torre Guelfa | Foto: Federigo Federighi, via Wikimedia Commons.

Praticamente às margens do Rio Arno, encontra-se A Torre Guelfa, um monumento histórico e uma das principais atrações turísticas de Pisa. A torre era usada para fins de segurança da cidade devido à ampla visão que sua altura proporciona.

Depois de ser quase completamente destruída na 2ª Guerra Mundial, foi reconstruída e hoje é aberta à visitação. É um passeio que vale a pena, uma vez que permite admirar a cidade de um ponto menos convencional que de costume, porém, tão lindo quanto.

Entre novembro e fevereiro, para visitar a Torre Guelfa de terça à sexta-feira é preciso agendamento, já aos sábados e domingos está aberta sem a necessidade de agendamento das 14 às 14 horas. E no 2º domingo de cada mês, amplia o horário: 10 às 13 horas e 15 às 17 horas.

Entre março e outubro, as visitas à torre podem ser feitas entre 15 e 19 horas. O ingresso custa 2 euros (inteira) e 1,50 euros (grupos com mais de 15 pessoas, crianças até 10 e idosos com mais de 65 anos).

 

4. Orto e Museo Botanico di Pisa

Roteiro em Pisa, na Italia
Pontos turísticos de Pisa: Orto e Museo di Pisa | Foto: Laurentius, via Wikimedia Commons.

Muito perto da Torre de Pisa está o Jardim e Museu Botânico da cidade, pertencente a Universidade de Pisa. Além de estar mais perto da natureza em meio à cidade, é possível conhecer o museu e a diversidade de plantas, cactos e suculentas catalogadas.

Por não fazer parte da rota obrigatória dos turistas, acaba por ser uma bela surpresa para aqueles que descobrem o lugar. Tanto que é comum os visitantes perderem um longo tempo e se perderem no tempo admirando a beleza do local.

O Orto e Museo Botanico di Pisa funciona todos os dias, mas tem horários diferentes ao longo do ano. De outubro a março funciona das 8h30 às 17 horas; de abril a maio e em setembro das 8h30 às 20 horas; de junho a agosto das 8h30 às 21 horas.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O ingresso custa 4 euros (inteira),  2 euros (meia) para crianças de 6 a 12 anos e 8 euros o ingresso família. Crianças menores de 6 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, com acompanhante, não pagam. Todo primeiro domingo do mês a entrada é gratuita.

 

5. Marina de Pisa

Roteiro de 1 dia em Pisa
Pontos turísticos de Pisa: Marina di Pisa | Foto: Piergiuliano Chesi, via Wikimedia Commons.

Se você planeja conhecer Pisa no verão, ou apenas fugir um pouco da rota tradicional, com certeza a Marina de Pisa (Porto di Pisa) é um lugar que merece ser considerado.

De um lado está a Marina, e do outro uma praia belíssima com sua enorme quantidade de rochas formando pequenas piscinas naturais. Uma particularidade das praias italianas é que possuem a parte paga, onde é possível alugar um guarda-sol e cadeira por 5 euros.

Caso não deseje pagar, poderá desfrutar da parte pública da praia. Para chegar, é possível utilizar o ônibus da linha 010, que passa a cada 30 minutos no Centro Histórico de Pisa. O percurso é de 30 minutos e a passagem custa 1,30 euros.

 

6. Giardino Scotto e Fortezza di Pisa

Roteiro de 3 dias em Pisa
Pontos turísticos de Pisa: Muralha no Parque Gardino | Foto: Sailko, via Wikimedia Commons.

Um dos charmosos parques de Pisa é o Giardino Scotto, localizado à beira do Rio Arno. O mais interessante do parque é a antiga Fortaleza de Pisa, construída no século XV, e que fica ao seu redor.

Antigamente faziam parte da Fortaleza, a Igreja de Sant’Andrea e estruturas de serviço militar, ambas destruídas em 1495. Hoje resta apenas a muralha reestruturada.

O jardim do parque é uma mistura da história antiga com o paisagismo atual na cidade. O parque funciona todos os dias, sempre das 9 às 20 horas, e a entrada é gratuita.

 

7. Chiesa Santa Maria della Spina

Roteiro de 5 dias em Pisa
Igreja de Santa Maria | Foto: Joanbanjo, via Wikimedia Commons.

A arquitetura externa da Igreja de Santa Maria della Spina é impressionante devido à quantidade de detalhes da sua construção no estilo gótico. Localizada também a beira do Rio Arno é uma das mais antigas igrejas da cidade datada de 1.230.

Apesar de relativamente pequena, por conta dos seus detalhes no estilo gótico e suas paredes em listras feitas de mármore, com certeza, será uma das igrejas mais charmosas que você irá conhecer. A igreja é um dos pontos turísticos de Pisa mais visitados, sendo destaque para quem faz rotas de turismo religioso na Itália.

Para conhecer a Chiesa, fique de olho nos horários, já que eles mudam ao longo do ano. De abril a setembro, de terça a quinta feira funciona das 15 às 17 horas e de sexta a domingo das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas. Já de outubro a março está aberta de terça a domingo, das 10 às 14 horas.

O ingresso custa 2 euros e para grupo com mais de 15 pessoas, 1 euro por pessoa. Para garantir o passeio sem fila, você pode comprar um ingresso para o combo Catedral e Torre de Pisa com entrada prioritária.

 

8. Basilica Romanica di San Piero a Grado

Turismo religioso em Pisa
Basílica de San Piero | Foto: Sailko, via Wikimedia Commons.

Envolta por um belo gramado verde, a basílica no estilo romano é uma das igrejas mais importantes de Pisa, construída antes mesmo da Catedral. Sua primeira construção data do século IV, porém, sofreu muitas restruturações até os dias atuais.

Hoje, a Basilica Romanica de San Piero a Grado é reconhecida como um Monumento mensageiro da Paz pela Unesco. Por isso, com certeza, não pode ficar de fora dos pontos turísticos de Pisa para conhecer.

Para chegar basta pegar o mesmo ônibus que leva até a Marina (Linha 010) e descer alguns pontos antes. O horário de funcionamento da basílica para visitação é das 8 às 19 horas. A entrada é gratuita.

 

9. Museo Nazionale di Palazzo Reale

Roteiro em Pisa, na Itália
Museo Nazionale | Foto: Geobia, via Wikimedia Commons.

O Museo Nazionale di Palazzo Reale foi inaugurado em 1.989, onde era o Antigo Palácio Real de Pisa, e conta a história das realezas que ali viveram desde 1583, quando foi construído. O museu conserva, além de famosas pinturas do século XVI, porcelanas das famílias reais até uma antiga carruagem.

A visita te transporta no tempo e faz imaginar como era a vida daquela época, principalmente quando se tem a presença de um dos guias do local. O Museu Nazionale di Palazzo Reale funciona de segunda a sábado, das 9 às 14 horas. O ingresso custa 5 euros (inteira) e 2,50 euros (meia).

Delícia => Degustação de vinhos em Pisa

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

   

10. Il Pineto Parco Avventura

Tudo sobre Pisa
Percurso suspenso no parque | Foto: Il Pineto Parco Avventura/Divulgação.

Colado à Marina di Pisa, está o Il Pineto Parco Avventura, um parque onde é possível se aventurar nos percursos suspensos nas árvores. Com uma estrutura adaptada para todas as idades, o local atende todo tipo de visitante, desde famílias com crianças pequenas, adolescentes e também grupos de adultos.

Basta informar o parque para ter um percurso adaptado. Apesar de ser bastante procurado pelos cidadãos locais é menos conhecido pelos viajantes que, geralmente, fazem o percurso tradicional da Torre de Pisa. Mas é uma ótima opção para quem deseja se aventurar em meio à natureza.

Nos meses de março, abril, outubro e novembro o parque abre apenas nos fins de semana e em maio e setembro, as sextas, sábados e domingos, sendo que entre 1º de julho e 10 de setembro, funciona das 10 horas até o pôr do sol.

A entrada é gratuita, mas os percursos são pagos. O ingresso custa de 13 a 19 euros. Para calcular melhor os custos, saiba mais sobre a moeda usada na Itália.

 

11. Palazzo Blu

O que fazer em Pisa no verão
Palazzo Blu | Foto: Luca Aless, via Wikimedia Commons.

De frente para o Rio Arno, o Palazzo Blu abriga as mais diversas mostras, entre elas uma coleção permanente com obras relacionadas à cidade e as mostras temporárias. Foi construído como propriedade privada no auge da República Marina de Pisa, no século XI, e hoje é um polo de cultura e centro de exposições riquíssimo.

O Palazzo Blu funciona de segunda à sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 20 horas. O ingresso custa 3 euros (inteira), 2 euros por pessoa para grupos e 6 euros o ingresso família.

 

12. Borgo Stretto

Cidades mais bonitas da Itália
Bairro Borgo Stretto | Foto: Geobia, via Wikimedia Commons.

Para entrar ainda mais no estilo de vida dos pisanos, é preciso ao menos dar uma passadinha no Borgo Stretto. É um dos bairros mais conhecidos da cidade, onde se concentram restaurantes, bares, cafés e lojas, tudo sob os arcos medievais e construções típicas do século XIV e XV.

O Borgo Stretto também tem um mercado aberto muito frequentado pelos dos próprios moradores. Todos os dias o Mercado Gastronômico do Borgo funciona das 7 horas até o fim da tarde. É um ponto de encontro e onde você pode experimentar muitas guloseimas típicas do país.

 

Pontos turísticos de Pisa: mais dicas

O que fazer em Pisa
Torre e Duomo de Pisa, na Piazza dei Miracoli.

Pisa, o famoso destino italiano da torre torta, é também um polo histórico, rico de belezas, cultura e tradição. Por isso, mesmo a Torre de Pisa e as atrações no seu entorno como a Piazza dei Miracoli e o Duomo de Pisa (Catedral de Pisa) sendo muito interessante e um bonito complexo, acredito que há mais que se ver e conhecer durante passagem pela cidade.

Dependendo do seu roteiro, é possível fazer um passeio de um dia em Pisa, como uma excursão de Florença a Pisa, por exemplo, mas você também pode aproveitá-la por mais tempo já que a cidade oferece uma grande variedade de lugares para visitar.

Vale muito a pena incluir Pisa no seu roteiro de viagem pela Itália e, além disso, reservar um tempo para conhecer melhor essa que está entre as cidades mais visitadas da Itália e destaque também por abrigar um dos mais bonitos e curiosos lugares da Itália, que é sua torre torta.

Conhecer a cidade e sua história é, com certeza, uma experiência única e inesquecível para pessoas de todos os gostos.

Gostou das dicas? Já conhece os pontos turísticos de Pisa ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *