7 costumes na Itália: cultura, curiosidades e fatos históricos

por Bárbara Armino

7 costumes na Itália: cultura, curiosidades e fatos históricos

Uma das melhores experiências de fazer turismo é conhecer os costumes na Itália. Os italianos são famosos pelo temperamento, pelas conversas que parecem brigas, pela comida, moda e tantas outras particularidades. Entre elas estão regras e formas de organização bem diferentes daquelas que os brasileiros estão acostumados.

Alguns desses fatos curiosos estão previstos em lei, outros são simplesmente fatores culturais que determinam o comportamento.

Muitas dessas situações merecem a atenção dos viajantes para evitar transtornos, como multas ou até mesmo para não ofender algum italiano por falta de conhecimento.

Algumas particularidades, no entanto, merecem ser notadas apenas para guardar na memória, sejam exemplos positivos ou não. Conheça agora as curiosidades da Itália.

Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália

Seguro viagem para a Itália »

Costumes na Itália que impressionam

  1. Trânsito
  2. Zonas de Tráfego Limitado
  3. Palavras mais utilizadas/necessárias
  4. Lugares e assentos preferenciais
  5. Sobrenomes italianos
  6. Bandeiras e laços nas casas
  7. Disputa sul e norte

Trânsito

O trânsito da Itália não é muito diferente do Brasil, mas possui algumas regras e comportamentos que o turista deve ficar alerta. Uma particularidade muito importante são as famosas ruas estreitas e cheias de curvas acentuadas, principalmente em estradas secundárias e na subida de montanhas.

Essas vias costumam contar com o auxílio de espelhos convexos que indicam se há um carro em movimento no sentido oposto. Inclusive, esses espelhos podem ser encontrados até nas esquinas de Veneza para os barcos e gôndolas.

O estacionamento costuma ser algo caótico na visão brasileira, uma vez que em via de mão dupla é muito comum encontrar carros estacionados em qualquer sentido, dos dois lados da rua. Ao contar para um italiano que no Brasil só é permitido estacionar no sentido da faixa em que o veículo está, eles acharão algo desnecessário e estranho.

Apesar da confusão de sentidos, o estacionamento é bem delimitado por faixas amarelas, brancas e azuis no chão e meio-fio. Para turistas, a única cor permitida para estacionar é a azul. Por falar em turista, leia também dicas para quem vai a primeira vez para a Itália.

Branco significa estacionamento para residentes e amarelo para quem possui alguma necessidade específica, em ambos os casos, a situação é comprovada por meio de um documento emitido pelo comune e que fica evidente no vidro dianteiro do carro.

No centro das cidades italianas ainda é comum conter parquímetro, com fiscalização e multa, tal como funciona no Brasil. Além disso, dirigir na Itália também requer atenção para faixas de ônibus, delimitadas pela cor amarela e a palavra BUS no chão; áreas com acesso permitido somente a pedestres e, nem sempre, a via estará bloqueada para o acesso aos carros, é necessário cuidar as placas azuis com um boneco branco indicando caminhada.

Zonas de Tráfego Limitado

Leis de trânsito da itália
Carros alugados ou de outras cidades não têm permissão para transitar em algumas ruas.

Outro destaque das curiosidades da Itália, e provavelmente uma das mais estranhas aos turistas, é a Zona de Tráfego Limitado (ZTL), previstas no decreto legislativo chamado Codice della Strada.

A ZTL visa preservar os centros históricos das principais cidades e limitam a entrada somente para veículos autorizados, geralmente residentes da área. Conheça também os principais feriados da Itália.

Carros alugados ou de outras cidades não têm permissão para transitar nesses locais, que têm câmeras de vigilância para conferência e multa de veículos que não tenham placas registradas para trafegar na região. A multa pode variar de 84 a 335 euros. Saiba tudo sobre aluguel de carro na Itália.

Vale conferir se o local da sua estadia está dentro de uma dessas zonas e verificar se o hotel consegue uma autorização para que trafegar dentro da área durante o período em que estiver hospedado.

Palavras mais utilizadas/necessárias

Ao viajar para a Itália, algumas palavras são indispensáveis. Talvez a que você mais escutará será “prego”, que tem significados diferentes dependendo da situação.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ela serve como “de nada”, pode ser usada para dar lugar a alguém em uma fila ou deixar alguém fazer um pedido antes de você. E, ainda, é uma forma de ser atendido, algo próximo de “pois não?”. “Grazie” significa “obrigado” e há ainda a variação “grazie mille” que é “muito obrigado”. Quando você escuta “grazie” a resposta é “prego”.

Outras três expressões ainda ajudam muito para quem está viajando: “ciao”, “permesso”, “scusami” e “per favore”. “Ciao” serve tanto para dar oi, quanto para dar tchau. “Permesso” é utilizado para pedir licença, “scusami” para pedir desculpas e “per favore” certamente é a expressão mais simples para lembrar, significa por favor.

Ainda, é importante saber comunicar-se em situações frequentes para turistas, como pedir localizações e preços. Para localização dois termos auxiliam muito “dove è”, ou seja, “onde é” e “per arrivare a”, “para chegar em” e você acrescenta o nome do local que está procurando.

Para compreender as indicações, vale saber como se fala direita e esquerda também, “destra” e “sinistra”. Para pedir o valor de algo é muito simples “quanto costa?”. Se a ideia é fazer compras, leia também como economizar dinheiro em uma viagem a Itália.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Lugares e assentos preferenciais

Certamente, essa será uma questão bastante estranha para os brasileiros, pois os assentos e filas preferenciais são destinados a grávidas e pessoas com alguma deficiência física.

Ou seja, na Itália os idosos não possuem regalias como no Brasil. Embora, inicialmente pareça algo ruim, é importante saber o que motiva esse comportamento.

Na Itália mais de 15 milhões de pessoas têm entre de 60 e 100 anos, o que geraria uma situação caótica se houvesse, principalmente, lugares preferenciais em estacionamentos ou transporte público.

Além disso, a qualidade de vida na Itália não é a mesma do Brasil. É muito comum ver pessoas bem velhinhas andando de bicicleta ou dirigindo. Essa população de mais idade é muito ativa. Saiba também quando é alta temporada na Itália para evitar cidades muitos cheias.

Por fim, cabe o bom senso, nem todos os senhores e senhoras de idade têm força e saúde suficientes para viajar de pé ou esperar em filas extensas nos mercados. De qualquer forma, não se assuste se, ao tentar ceder o lugar, você levar uma bronca ou entrar em uma discussão. Afinal, ninguém gosta de ser chamado de velho!

Sobrenomes italianos

Outra diferença que você pode notar são os sobrenomes na Itália. Geralmente, as pessoas possuem apenas um sobrenome, o do pai. A situação não é somente cultural, estava prevista em lei!

Em 2000, a Itália permitiu, também em lei, que após ser registrado somente com o sobrenome paterno, os pais poderiam recorrer à prefeitura para incluir o sobrenome materno.

Para ter uma visão desse cenário, mesmo os ítalo-brasileiros que tinham sua cidadania reconhecida perdiam o sobrenome materno no momento de registro na Itália e ficavam somente com o sobrenome paterno.

O país foi condenado pela Corte Europeia de Direitos Humanos e, somente em 2016, garantiu igualdade para homens e mulheres na hora de registrar os filhos. A reformulação da lei foi uma vitória para as mulheres italianas que, assim como em todo o mundo, seguem lutando por igualdade de direitos.

Bandeiras e laços nas casas

Curiosidades italianas
Costumes na Itália: Não é raro encontrar bandeiras da Itália penduradas.

Em contraponto ao assunto anterior, o povo italiano tem muito orgulho da terra natal e demonstra isso com bandeiras nas janelas e sacadas das casas durante o ano todo.

Não é raro encontrar bandeiras da Itália penduradas em residências. Ainda, unem-se a elas as bandeiras regionais, como a do Vêneto, em bordô e amarelo com o famoso leão de São Marcos.

Outro objeto muito comum de encontrar pendurado nas casas e também em carros é o laço ou fita de presente. Cada cor representa uma comemoração diferente, os laços cor de rosa significam que uma menina nasceu, os azuis indicam o nascimento de menino e os brancos comemoram um casamento!

Disputa sul e norte

Tal qual no Brasil, as regiões italianas são muito diferentes, podendo ter dialetos diversos por todo o território. Na Itália, a área economicamente mais forte é o norte, onde o povo se considera mais trabalhador do que aqueles que residem ao sul.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

As diferenças resultam em uma briga histórica que iniciou com a migração dos sulistas para conseguir trabalho no norte do país.

   

A rixa costuma ser muito evidente principalmente em relação a Nápoles, considerada por diversos italianos uma região que “não presta” devido à alta criminalidade presente em alguns locais, principalmente por ser berço e sede da máfia Camorra.

Nas partidas de futebol, as diferenças aumentam de proporção. Nos últimos anos e mesmo em 2018, diversos casos de racismo territorial têm surgido por parte dos torcedores do norte em relação ao time de Nápoles.

Os casos têm sido levados a juízo e resultado em punições de até 20 mil euros para os clubes em que a torcida agiu com racismo. Obviamente, diversos casos de discriminação gerados pelos próprios italianos, não somente dentro de campo, são denunciados às autoridades.

A briga histórica é famosa mundialmente e aparece, mesmo sem notarmos, em referências televisivas, como na série “Friends”. O famoso termo “vafanapoli”, citado por Joey Tribbiani, personagem que tem descendência italiana, é uma forma diferente de dizer “vafanculo”, que significa tomar “naquele lugar”. Assim, quem utiliza o termo diz para o outro ir “tomar em Nápoles”.

Costumes e fatos interessantes da Itália

A Itália é um país que reúne diversas particularidades, algumas boas, outras nem tanto. Para os viajantes, as curiosidades servem como exemplo para repensar o nosso próprio comportamento durante os passeios na Itália.

A imersão em uma cultura diferente nos coloca em contato com aquilo que é bom e pode ser copiado, mas também nos dá o privilégio de analisar aquilo que não é benéfico, com o distanciamento que a posição de turista permite.

Todo país tem suas questões históricas, seus momentos de patriotismo e formatos de comemoração. Além disso, algumas dessas curiosidades são regidas por leis e, mesmo diferentes daquilo que conhecemos, fizeram algum sentido no momento de sua criação.

Olhar para o nosso destino de turismo com sensibilidade e consciência e saber que além das belezas há lutas e subjetividade é algo que, certamente, somará à sua experiência. E para começar a sua imersão de conhecimento da cultura italiana, dá uma olhada nesse vídeo produzido pelo site de turismo oficial da Itália:

Qual das curiosidades da Itália você achou mais interessante ou diferente? Já viajou ao país e sentiu na pele essas diferenças? Deixe nos comentários!

Até + !!!

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bárbara Armino

ESCRITO POR

Bárbara Armino

Bárbara Armino Decimo - a Bah - é jornalista, gaúcha de apelido e nascença. Italiana nascida no Brasil, reside atualmente na Itália, onde veio resgatar as raízes da família, aprender e reconhecer-se na cultura dos seus antepassados. Ama as coisas simples da vida, o céu, o vento no fim da tarde, um chimarrão compartilhado, cafés e viagens. No momento, não economiza pernas para conhecer novos lugares.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. José Valdemar federzoni

    Bom dia..estou de férias na Itália e achei muito interessante essas dicas de viagem..tem umas particulares que achei interessante...as auto estrada quase não vem retorno e nem acostamento..nas cidades não se vê crianças nas ruas...cada comune tem sua prefeitura e todas bem organizada... parabéns acesse país que amo muito...

  2. Polly Batista

    Oi, Valdemar Federzoni. Tudo bem? Adorei sua contribuição com o que você tem visto na Itália! Muito obg por compartilhar seu comentário. Aproveita mesmo!