7 costumes na Itália: cultura, curiosidades e fatos históricos
Uma das melhores experiências de fazer turismo é conhecer os costumes na Itália. Os italianos são famosos pelo temperamento, pelas conversas que parecem brigas, pela comida, moda e tantas outras particularidades. Entre elas estão regras e formas de organização bem diferentes daquelas que os brasileiros estão acostumados.
Alguns desses fatos curiosos estão previstos em lei, outros são simplesmente fatores culturais que determinam o comportamento. Muitas dessas situações merecem a atenção dos viajantes para evitar transtornos, como multas ou até mesmo para não ofender algum italiano por falta de conhecimento.
Algumas particularidades, no entanto, merecem ser notadas apenas para guardar na memória, sejam exemplos positivos ou não. Conheça agora as curiosidades da Itália.
Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália
Vá direto ao ponto
Costumes na Itália que impressionam

- Trânsito
- Zonas de Tráfego Limitado
- Palavras mais utilizadas/necessárias
- Lugares e assentos preferenciais
- Sobrenomes italianos
- Bandeiras e laços nas casas
- Disputa sul e norte
Confira => Internet portátil e rápida na Europa
Trânsito

O trânsito da Itália na Europa não é muito diferente do Brasil, mas possui algumas regras e comportamentos que o turista deve ficar alerta. Uma particularidade muito importante são as famosas ruas estreitas e cheias de curvas acentuadas, principalmente em estradas secundárias e na subida de montanhas.
Essas vias costumam contar com o auxílio de espelhos convexos que indicam se há um carro em movimento no sentido oposto. Inclusive, esses espelhos podem ser encontrados até nas esquinas de Veneza para os barcos e gôndolas. Aproveite e veja como funciona o aluguel de carro na Itália.
O estacionamento costuma ser algo caótico na visão brasileira, uma vez que em via de mão dupla é muito comum encontrar carros estacionados em qualquer sentido, dos dois lados da rua. Ao contar para um italiano que no Brasil só é permitido estacionar no sentido da faixa em que o veículo está, eles acharão algo desnecessário e estranho.
Fique sabendo => Tipo de vistos para a Itália

Apesar da confusão de sentidos, o estacionamento é bem delimitado por faixas amarelas, brancas e azuis no chão e meio-fio. Para turistas, a única cor permitida para estacionar é a azul. Por falar em turista, leia também dicas para quem vai a primeira vez para a Itália.
Branco significa estacionamento para residentes e amarelo para quem possui alguma necessidade específica, em ambos os casos, a situação é comprovada por meio de um documento emitido pelo comune e que fica evidente no vidro dianteiro do carro.
No centro das cidades italianas ainda é comum conter parquímetro, com fiscalização e multa, tal como funciona no Brasil. Além disso, dirigir na Itália também requer atenção para faixas de ônibus, delimitadas pela cor amarela e a palavra BUS no chão; áreas com acesso permitido somente a pedestres e, nem sempre, a via estará bloqueada para o acesso aos carros, é necessário cuidar as placas azuis com um boneco branco indicando caminhada.
Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?
Zonas de Tráfego Limitado

Outro destaque das curiosidades da Itália, e provavelmente uma das mais estranhas aos turistas, é a Zona de Tráfego Limitado (ZTL), previstas no decreto legislativo chamado Codice della Strada.
A ZTL visa preservar os centros históricos das principais cidades e limitam a entrada somente para veículos autorizados, geralmente residentes da área. Conheça também os principais feriados da Itália.
Carros alugados ou de outras cidades não têm permissão para transitar nesses locais, que têm câmeras de vigilância para conferência e multa de veículos que não tenham placas registradas para trafegar na região. A multa pode variar de 84 a 335 euros. Saiba tudo sobre aluguel de carro na Itália.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Vale conferir se o local da sua estadia está dentro de uma dessas zonas e verificar se o hotel consegue uma autorização para que trafegar dentro da área durante o período em que estiver hospedado.
Economia => Internet ilimitada na Europa
Palavras mais utilizadas/necessárias

Ao viajar para a Itália, algumas palavras são indispensáveis. Talvez a que você mais escutará será “prego”, que tem significados diferentes dependendo da situação.
Ela serve como “de nada”, pode ser usada para dar lugar a alguém em uma fila ou deixar alguém fazer um pedido antes de você. E, ainda, é uma forma de ser atendido, algo próximo de “pois não?”. “Grazie” significa “obrigado” e há ainda a variação “grazie mille” que é “muito obrigado”. Quando você escuta “grazie” a resposta é “prego”.
Outras três expressões ainda ajudam muito para quem está viajando: “ciao”, “permesso”, “scusami” e “per favore”. “Ciao” serve tanto para dar oi, quanto para dar tchau. “Permesso” é utilizado para pedir licença, “scusami” para pedir desculpas e “per favore” certamente é a expressão mais simples para lembrar, significa por favor.
Ainda, é importante saber comunicar-se em situações frequentes para turistas, como pedir localizações e preços. Para localização dois termos auxiliam muito “dove è”, ou seja, “onde é” e “per arrivare a”, “para chegar em” e você acrescenta o nome do local que está procurando.
Para compreender as indicações, vale saber como se fala direita e esquerda também, “destra” e “sinistra”. Para pedir o valor de algo é muito simples “quanto costa?”. Se a ideia é fazer compras, leia também como economizar dinheiro em uma viagem a Itália.
Top => Passeios na Itália
Lugares e assentos preferenciais

Certamente, essa será uma questão bastante estranha para os brasileiros, pois os assentos e filas preferenciais são destinados a grávidas e pessoas com alguma deficiência física.
Ou seja, na Itália os idosos não possuem regalias como no Brasil. Embora, inicialmente pareça algo ruim, é importante saber o que motiva esse comportamento.
Na Itália mais de 15 milhões de pessoas têm entre de 60 e 100 anos, o que geraria uma situação caótica se houvesse, principalmente, lugares preferenciais em estacionamentos ou transporte público.
Além disso, a qualidade de vida na Itália não é a mesma do Brasil. É muito comum ver pessoas bem velhinhas andando de bicicleta ou dirigindo. Essa população de mais idade é muito ativa. Saiba também quando é alta temporada na Itália para evitar cidades muitos cheias.
Por fim, cabe o bom senso, nem todos os senhores e senhoras de idade têm força e saúde suficientes para viajar de pé ou esperar em filas extensas nos mercados. De qualquer forma, não se assuste se, ao tentar ceder o lugar, você levar uma bronca ou entrar em uma discussão. Afinal, ninguém gosta de ser chamado de velho!
Dúvida => Cidades mais baratas da Itália
Sobrenomes italianos

Outra diferença que você pode notar são os sobrenomes na Itália. Geralmente, as pessoas possuem apenas um sobrenome, o do pai. A situação não é somente cultural, estava prevista em lei!
Em 2000, a Itália permitiu, também em lei, que após ser registrado somente com o sobrenome paterno, os pais poderiam recorrer à prefeitura para incluir o sobrenome materno.
Para ter uma visão desse cenário, mesmo os ítalo-brasileiros que tinham sua cidadania reconhecida perdiam o sobrenome materno no momento de registro na Itália e ficavam somente com o sobrenome paterno.
O país foi condenado pela Corte Europeia de Direitos Humanos e, somente em 2016, garantiu igualdade para homens e mulheres na hora de registrar os filhos. A reformulação da lei foi uma vitória para as mulheres italianas que, assim como em todo o mundo, seguem lutando por igualdade de direitos.
Saiba mais => Dicas práticas para morar na Itália
Bandeiras e laços nas casas

Em contraponto ao assunto anterior, o povo italiano tem muito orgulho da terra natal e demonstra isso com bandeiras nas janelas e sacadas das casas durante o ano todo.
Não é raro encontrar bandeiras da Itália penduradas em residências. Ainda, unem-se a elas as bandeiras regionais, como a do Vêneto, em bordô e amarelo com o famoso leão de São Marcos.
Outro objeto muito comum de encontrar pendurado nas casas e também em carros é o laço ou fita de presente. Cada cor representa uma comemoração diferente, os laços cor de rosa significam que uma menina nasceu, os azuis indicam o nascimento de menino e os brancos comemoram um casamento!
Roteiro => Turismo religioso na Itália
Disputa sul e norte

Tal qual no Brasil, as regiões italianas são muito diferentes, podendo ter dialetos diversos por todo o território. Na Itália, a área economicamente mais forte é o norte, onde o povo se considera mais trabalhador do que aqueles que residem ao sul.
As diferenças resultam em uma briga histórica que iniciou com a migração dos sulistas para conseguir trabalho no norte do país.
A rixa costuma ser muito evidente principalmente em relação a Nápoles, considerada por diversos italianos uma região que “não presta” devido à alta criminalidade presente em alguns locais, principalmente por ser berço e sede da máfia Camorra.
Gosta do tema? => Curiosidades sobre a gastronomia da Itália

Nas partidas de futebol, as diferenças aumentam de proporção. Nos últimos anos e mesmo em 2018, diversos casos de racismo territorial têm surgido por parte dos torcedores do norte em relação ao time de Nápoles.
Os casos têm sido levados a juízo e resultado em punições de até 20 mil euros para os clubes em que a torcida agiu com racismo. Obviamente, diversos casos de discriminação gerados pelos próprios italianos, não somente dentro de campo, são denunciados às autoridades.
A briga histórica é famosa mundialmente e aparece, mesmo sem notarmos, em referências televisivas, como na série “Friends”. O famoso termo “vafanapoli”, citado por Joey Tribbiani, personagem que tem descendência italiana, é uma forma diferente de dizer “vafanculo”, que significa tomar “naquele lugar”. Assim, quem utiliza o termo diz para o outro ir “tomar em Nápoles”.
Atenção => Estudar na Itália: curso, graduação, pós e técnico
Costumes e fatos interessantes da Itália
A Itália é um país que reúne diversas particularidades, algumas boas, outras nem tanto. Para os viajantes, as curiosidades servem como exemplo para repensar o nosso próprio comportamento.
A imersão em uma cultura diferente nos coloca em contato com aquilo que é bom e pode ser copiado, mas também nos dá o privilégio de analisar aquilo que não é benéfico, com o distanciamento que a posição de turista permite.
Todo país tem suas questões históricas, seus momentos de patriotismo e formatos de comemoração. Além disso, algumas dessas curiosidades são regidas por leis e, mesmo diferentes daquilo que conhecemos, fizeram algum sentido no momento de sua criação.
Olhar para o nosso destino de turismo com sensibilidade e consciência e saber que além das belezas há lutas e subjetividade é algo que, certamente, somará à sua experiência. E para começar a sua imersão de conhecimento da cultura italiana, dá uma olhada nesse vídeo produzido pelo site de turismo oficial da Itália:
Qual das curiosidades da Itália você achou mais interessante ou diferente? Já viajou ao país e sentiu na pele essas diferenças? Deixe nos comentários!
José Valdemar federzoni
Bom dia..estou de férias na Itália e achei muito interessante essas dicas de viagem..tem umas particulares que achei interessante...as auto estrada quase não vem retorno e nem acostamento..nas cidades não se vê crianças nas ruas...cada comune tem sua prefeitura e todas bem organizada... parabéns acesse país que amo muito...
Polly Batista
Oi, Valdemar Federzoni. Tudo bem? Adorei sua contribuição com o que você tem visto na Itália! Muito obg por compartilhar seu comentário. Aproveita mesmo!