6 principais pontos turísticos de Gênova para animar seu roteiro

6 principais pontos turísticos de Gênova para animar seu roteiro

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (3 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Pensando em visitar os pontos turísticos de Gênova? Esse artigo é para você! A cidade é conhecida como a “Cidade da Lanterna”, graças ao famoso farol localizado no porto. Além disso, ela é rica em arte e monumentos, com uma vista espetacular para o mar Tirreno.

Por oito séculos, a República de Gênova foi uma área próspera economicamente, graças ao comércio e a poderosa frota naval. A cidade da Itália deu origem a importantes figuras históricas, como Cristóvão Colombo, Giuseppe Mazzini e Goffredo Mameli.

Hoje, é um destino turístico muito popular em virtude do seu patrimônio cultural e artístico, entre os quais se destacam alguns dos mais belos palácios da Europa.

Na sua visita à cidade, não pode faltar um passeio caminhando pelas ruas pitorescas ao redor do porto, uma ida ao seu tão famoso porto. Veja o que fazer em Gênova conhecendo os principais pontos turísticos da cidade.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Gênova

Seguro viagem para a Itália »

Pontos turísticos de Gênova

  1. Farol de Gênova
  2. Centro Histórico
  3. Via Garibaldi e seus Museus
  4. Galata Museu do Mar
  5. Catedral de San Lorenzo
  6. Antigo Porto

CLIQUE AQUI para conhecer os melhores passeios em Gênova »

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O que fazer em Gênova

A antiga república marítima contém incríveis museus e, em seus muros, testemunhos maravilhosos de seu passado glorioso, além de obras ousadas e modernas que fizeram dela uma espécie de capital da arquitetura italiana moderna.

Conheça os principais pontos turísticos de Gênova e escolha entre as opções o que fazer em Gênova durante sua visita.

1. Farol de Gênova

pontos turísticos de Genova
Farol de Gênova | Foto: Twice25, via Wikimedia Commons.

Abro a lista de pontos turísticos de Gênova com a prova da vocação marítima desta cidade: o farol. Chamado de “a lanterna”, sempre foi o símbolo da cidade. Com 77 metros de altura, a torre histórica fica nas ruínas de uma colina de 40 metros, que está a cerca de 177 metros acima do nível do mar.

A torre foi construída no século XIV, porém sua aparência atual é o resultado do trabalho de reconstrução no século XVI e, apesar de ter sofrido com eventos de guerra e relâmpagos, o farol permanece em pé. É formada por uma torre com dois volumes sobrepostos com uma galeria no topo de cada um deles.

O primeiro terraço acessível através de uma escada interna de 720 degraus. Anexado à torre se encontra o Museo della Lanterna (ou Museu da Lanterna, em português). É um museu multimídia dedicado à cidade e às províncias em volta dela, que fica a uma caminhada de cerca de 800 metros do Terminal de Ferry.

O Farol e o Museu abrem aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 18h30. O ingresso custa 6 euros e o reduzido (crianças até 12 anos e idosos), 4 euros. Para conhecê-lo você também pode fazer um tour com o ônibus turístico em Gênova, uma vez que o farol é uma das paradas.

2. Centro Histórico

Pontos turísticos de Genova Tripadvisor
Piazza delle Erbe | Foto: Sorin Craciun, via Wikimedia Commons.

O Centro Histórico de Gênova é um lugar cheio de história e charme que, após anos de negligência e degradação, foi finalmente restaurado e modernizado. Para descobrir e desfrutar do antigo charme de Gênova, você deve optar por andar.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Gênova. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Vá aos “becos”, ruas de origem medieval, e “creuze” (ruelas estreitas entre muros), passando por palácios nobres e praças harmoniosas (Piazza delle Erbe, Piazza San Donato).

Você pode fazer esse passeio por conta própria ou participar de um tour guiado particular a pé em Gênova, conhecendo mais da história local. Outra opção bem interessante é o tour de Comida Tradicional em Gênova.

Nesses tours você descobrirá que não é por acaso que uma grande parte do Centro Histórico foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Há também, nesta parte antiga da cidade, uma variedade de pequenos restaurantes tradicionais onde você pode saborear os pratos típicos da cozinha genovesa, as melhores bebidas e as mais diversas bandas.

Andando pelo Centro Histórico, você também irá encontrar muitas lojinhas de souvenirs, com produtos por preços bem baixos, ideais para quem deseja levar alguma lembrancinha para parentes e amigos.

3. Via Garibaldi e Museus

Pontos turísticos de genova historicos
Via Garibaldi | Foto: Twice25, via Wikimedia Commons.

Inserida entre os Patrimônios da Humanidade da Unesco, a bela Via Garibaldi, de meados do século XVI, também chamada de “Caminho Dourado”, graças ao esplendor de suas construções, é o lar do singular itinerário de museus dedicado à arte antiga.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Este ponto turístico de Gênova liga as três mansões históricas de propriedade municipal: Palazzo Rosso, Palazzo Bianco e Palazzo Doria Tursi. No primeiro edifício são exibidas coleções de arte que abriga obras de Van Dick, Veronese, Guercino, Strozzi e Dürer.

Já o Palazzo Bianco abriga uma bela coleção de pinturas italianas (não perca o Ecce Homo, de Caravaggio), flamengas (Rubens, Van Dyck, Memling), holandesas (Steen), francesas (Vouet) e espanholas (Murillo).

Por último, o aristocrático Palazzo Tursi tem uma notável exibição de arte decorativa (cerâmicas, tapeçarias) e detém o “Cannone”, o famoso violino de Paganini construído em 1734. O ingresso custa 9 euros e o reduzido (idosos e crianças), 7 euros.

Cidadãos da União Europeia (UE) até os 18 anos não pagam. Eles funcionam de terça a sexta, das 9 às 19 horas; e sábado e domingo, das 10 às 19 horas. Os museus não abrem às segundas-feiras.

4. Galata Museu do Mar

Museus de Gênova
Galata | Foto: Superchilum, via Wikimedia Commons.

Outro dos pontos turísticos de Gênova que mostra a ligação com o mar é Galata Museo del Mare, o maior museu marítimo do Mediterrâneo dedicado à história da navegação.

Há reprodução e exibição de barcos de todos os tamanhos e tipos, instrumentos e cartas náuticas, estações multimídia e interativas.

O museu oferece aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo, permitindo que eles se identifiquem com a vida de marinheiros, passageiros e migrantes. A jornada começa no andar térreo, a partir da era dos navios a remo, e continua no primeiro e segundo.

Na rota dos veleiros e nas explorações geográficas revolucionárias, terminando, por fim,  no terceiro andar, que é inteiramente dedicado à viagem à América (Grandes Navegações). Não perca o terraço panorâmico do Mirador para desfrutar uma vista esplêndida do porto e da cidade.

Não deixe de conhecer este museu tão interessante e envolvente, que se localiza na cidade que deu origem a Cristóvão Colombo, um dos maiores navegadores de todos os tempos.

Os preços dos ingressos são: adultos (12 euros), crianças de 4 a 12 anos (7 euros), crianças de 0 a 3 anos (grátis) e idosos e deficientes (10 euros).

De março a outubro, o museu funciona de segunda a domingo, das 10 às 19h30 (última entrada às 18 horas); já de novembro a fevereiro, o horário de funcionamento é das 10 às 18 horas, de terça à sexta-feira (última entrada 16h30); sábado, domingo e feriado, das 10 às 19h30 (última entrada às 18 horas). O museu fecha às segundas-feiras.

5. Catedral de San Lorenzo

Igrejas de Gênova
Catedral de San Lorenzo | Foto: Twice25, via Wikimedia Commons.

A majestosa e solene Catedral de San Lorenzo foi construída no século IX e reconstruída no século XVI, o que explica a justaposição de diferentes estilos arquitetônicos, tanto fora como dentro. Em 1118, a igreja foi consagrada pelo Papa Gelásio II.

A catedral apresenta-se ao visitante com a sua bela fachada de estilo gótico (século XIII) com influências francesas, como mostra a disposição dos portais e a rosácea central.

As paredes laterais com os dois portais remontam à época romana, enquanto a cúpula e a torre do sino datam do século XVI.

O interior, dividido em três naves, contém trabalhos escultóricos e pictóricos, sendo, ao longo do corredor esquerdo, a capela de San Giovanni Battista, onde encontram-se preservados os ossos de San Lorenzo; o corredor direito, no entanto, leva ao Museu do Tesouro da Catedral.

Este museu abriga obras-primas da arte religiosa, incluindo o suposto Santo Graal, a Arca das cinzas de São João Batista e outros objetos relacionados à adoração de patrono da cidade. O ingresso inteiro custa 6 euros, o reduzido 4,50 euros (crianças acima de 5 anos).

A Catedral funciona todos os dias, das 8 às 12 horas e das 15 às 19 horas. O Museu funciona de segunda a sábado das 9 às 12 horas e das 15 às 18 horas. Não deixe de fora da lista dos pontos turísticos de Gênova a serem visitados.

6. Antigo porto de Gênova

Pontos turísticos tradicionais de Gênova
Antigo Porto de Gênova | Foto: Bbruno, via Wikimedia Commons.

Em uma época remota, essa área foi o centro da atividade mercantil genovesa. Após a reconversão feita por Renzo Piano na ocasião da comemoração dos 500 anos do descobrimento da América, em 1992, a Piazza di Genova tornou-se um centro turístico.

No local acontecem diversas iniciativas culturais, há bares e restaurantes e espaços para congressos. Para aproveitar a animação do local, descubra como é vida noturna de Gênova.

Neste centro de turismo, encontram-se os principais pontos turísticos de Gênova: o Aquário; Galata, o maior e mais inovador museu marítimo do Mediterrâneo; o Bigo, uma estrutura de metal que lembra um guindaste, se destacando no mar como um elevador panorâmico, que se tornou um dos símbolos da cidade.

Mesmo que você não queira gastar dinheiro com a entrada de todas as atrações, só um passeio pela região já vale a pena e irá te render muitas fotos incríveis, apreciando a natureza e a paisagem de Gênova. Por falar nisso, não deixe de viajar com internet para a Itália, uma vez que te ajudará com informações e localizações, e você poderá postar na hora as fotos nas redes sociais.

Dicas dos pontos turísticos de Gênova

Gênova, localizada na região da Ligúria, é uma importante cidade portuária, que oferece diversas atrações culturais e turísticas, como você já pode ter percebido.

Apesar de ser muitas vezes deixada de lado, ela merece com certeza estar no seu roteiro na Itália. Por ser bastante moderna, você não encontrará dificuldades para se locomover ou chegar até os pontos turísticos de Gênova.

Os preços das lojas, restaurantes e atrações estão na média italiana, portanto, não se preocupe em levar com uma quantidade excessiva de dinheiro. Confira todos os melhores passeios em Gênova.

Inclua a famosa cidade de Colombo no seu roteiro, pois tenho certeza de que você não irá se arrepender!

Qual dos pontos turísticos de Gênova você mais gostou? Responda nos comentários!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Itália para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Itália. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Itália, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Itália. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela Itália, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios na Itália

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Itália, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet na Itália

Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem na Itália

Contratar um seguro viagem para a Itália é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais