Lago de Como, na Itália: o que fazer e como chegar

por Hayuni Schramm

Lago de Como, na Itália: o que fazer e como chegar

O Lago de Como, localizado nos Alpes italianos, quase na divisa com a Suíça, é o terceiro maior lago da Itália. Ele perde apenas para o Lago de Garda e o Lago Maggiore.

Com um formato super peculiar de “Y” ao contrário, o lago está localizado a cerca de 1 hora ao norte de Milão e é uma ótima pedida para um passeio bate-volta.

É um destino muito procurado por turistas tanto da Itália, quanto da Europa, e local onde muitos europeus possuem casa de verão e/ou inverno.

Suas principais cidades turísticas são Bellagio – famosa por servir de inspiração para o hotel de mesmo nome, em Las Vegas – e Varenna, que recebe trens direto de Milão e conta com companhia de barcos para passeios no lago.

Estive no Lago de Como e fiquei encantada com o local. Os passeios de barco e as lindas vistas para o alpes encantam. Tenho certeza que você irá se surpreender também. Acompanhe este artigo, pois vou te contar o que fazer e como chegar neste destino incrível.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Itália

Seguro viagem Itália »

 

Tudo sobre o Lago de Como

Neste artigo você saberá diversas informações sobre o Lago de Como, um dos belos destinos da Itália. No mapa acima, além da localização do Lago de Como, inseri as cidades mais próximas para que você entenda a distância. Ao longo do texto falarei sobre:

  • Como chegar ao Lago de Como
  • Cidades perto do Lago de Como
  • Onde ficar no Lago de Como
  • O que fazer no Lago de Como

CLIQUE AQUI para comprar passagens de trem para Lago de Como »

 

Como chegar ao Lago de Como

Trenitalia Milão
Um dos meios de chegar às cidades que rodeiam o lago é de trem.

A forma mais fácil de chegar ao Lago de Como é por Milão. O lago fica entre 30 minutos a 1h30 de carro, trem ou ônibus da capital da moda, dependendo de qual meio de locomoção você escolher. Como é a maior cidade do lago e é a mais próxima de Milão.

Assim como Varenna, Como recebe trens direto saindo de Milão. Para ir a Como, a grande maioria dos trens saem da Stazione Cadorna, ao lado do Parco Sempione, e sua viagem irá durar cerca de 40 minutos. Agora, se você optar por ir para Varenna os trens saem da principal estação de trem da cidade, a Milano Centrale. O trajeto leva 1h15.

Para chegar em Milão saindo do Brasil, você pode optar por pegar um voo direto do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Já se você sair de outras cidades brasileiras, será necessário uma conexão em Roma ou outra cidade europeia.

 

Saindo de Lugano, na Suíça

Se você estiver passeando pela Suíça, o lago fica muito próximo a Lugano, no sul do país. Você pode chegar facilmente de carro ou ônibus, em um trajeto que levará entre 30 a 50 minutos para chegar a Menaggio, cidade no Lago de Como mais próxima a Lugano.

Opções => Excursões para o Lago de Como

 

Cidades perto do Lago de Como

Cidades do Lago de Como
Varenna, Itália.

O Lago de Como é muito grande e por isso existem várias cidades que o rodeiam. Entretanto, eu recomendo que você escolha as que estão mais ao centro do lago, que são as mais bonitas e interessantes para um passeio. Entre elas estão Varenna, Bellagio e Menaggio, além de algumas vilas próximas.

E, já que estamos falando de destinos italianos encantadores, aproveite para descobrir quais são as cidades mais bonitas da Itália – no artigo há 15 cidades italianas belíssimas.

E apesar de o destino ser conhecido por ter sido escolhido por muitas celebridades como Madonna e George Clooney, que possuem ali casa de férias, seu grande atrativo é o cenário em si. Sendo assim, é acessível a qualquer um, mesmo que não seja uma celebridade.

E se você tiver interesse em fazer apenas um bate volta para conhecer o lago em um dia, você pode fazer como eu e ter Milão como sua cidade base, já que ela fica a cerca de 1 hora de carro, trem ou ônibus.

De Milão => Excursão ao Lago Como, Bellagio e Varenna

 

Onde ficar no Lago de Como

Hotéis em Varenna

Hotel em Varenna
Hotel du Lac fica às margens do lago | Foto: Booking.

O Hotel du Lac, em Varenna, é uma opção maravilhosa para considerar hospedagem no Lago de Como. Ele fica localizado bem na beira do lago e não só tem uma vista incrível, o hotel é muito confortável.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Uma opção um pouco mais luxuosa é o Hotel Royal Victoria e o destaque vai para a piscina e o restaurante, que ficam em um terraço com um visual maravilhoso.

Localizado ao lado da estação de barcos de Varenna, o Hotel Olivedo é uma opção um pouco mais simples e em conta, entretanto, a vista não deixa a desejar!

Lago de Como => Excursão e Cruzeiro saindo de Milão

 

Hotéis em Bellagio

Hotéis em Bellagio
Grand Hotel Villa Serbelloni é avaliado como fantástico | Foto: Booking.

Em Bellagio também tem o Hotel du Lac e recomendo pela localização e conforto que o hotel proporciona. Ele fica na beira do lago, em frente ao posto de informações turísticas.

Recomendo também o Grand Hotel Villa Serbelloni. Este é uma opção luxuosa, de estilo clássico e o hotel conta com spa, uma bela piscina, restaurante e até uma praia privativa. Se você busca conforto e luxo, este hotel é perfeito para você.

Outra ótima opção é o Hotel Metropole Bellagio, localizado ao lado da estação de barcos, te da acesso rápido aos outros vilarejos do Lago de Como e também ao parque a beira do lago.

Luxo => Passeio de helicóptero com vista para o Lago do Como

 

Hotéis em Menaggio

Lago de Como
Grand Hotel Menaggio tem excelente localização | Foto: Booking.

A primeira opção de hotel é o Grand Hotel Menaggio. Tem ótima localização, bem em frente a estação de barcos e uma bela vista do lago! Além de ser muito confortável, possui restaurante, bar e piscina ao ar livre.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Localizado ao lado da Villa Carlotta, o Hotel Bazzoni é uma ótima opção de hospedagem no Lago de Como. Tem um estilo um pouco mais moderno e assim como a maioria dos hotéis, você pode desfrutar da linda paisagem.

Recomendo também o Hotel Garni Corona. Ele fica localizado bem no centro de Menaggio e é muito confortável.

Descubra => Booking é confiável?

 

O que fazer no Lago de Como

Passeio de barco

Passeios Lago de Como
Passeios de barco pelo lago são uma opção | Foto: T-empresario, via Creative Commons.

Uma das principais e mais procuradas atividades no lago são os passeios de barco, pois desta forma você consegue conhecer várias cidades e vilarejos com mais facilidade. Tenha como base para os passeios Varenna, Como ou Menaggio.

Atenção às datas e temporadas, pois no inverno os horários mudam e algumas rotas podem ficar suspensas. Portanto, para ter mais opções e conseguir visitar mais cidades, durante o verão pode ser uma boa pedida.

Divertido => Passeio pelo Lago de Como com bicicleta elétrica

 

Varenna

Roteiro Lago de Como
Varenna é um dos vilarejos mais bonitos da região | Foto: Hayuni Schramm.

Varenna é um vilarejo super pequeno, por isso algumas poucas horas por ali e você já conhece tudo. Saindo do trem, você pega uma escadaria e estrada que te levam a beira do lago, onde você estará em frente a estação de barcos.

Seguindo para sua esquerda, você poderá aproveitar algumas pequenas praias de pedra no decorrer da orla, que no verão ficam cheias de banhistas. E além das praias e do visual incrível do lago e dos alpes, você pode se perder um pouco no centro do vilarejo.

E como não poderia faltar, assim como qualquer cidadezinha italiana, no centro você encontrará suas igrejas. A principal delas, a Chiesa di San Giorgio, tem construção medieval e foi erguida por volta de 1200. Possui uma alta torre visível de vários pontos da cidade e um belo afresco em sua fachada.

Outro local em Varenna para dar um passeio é o Castello di Vezio, que fica na parte alta da cidade. Justamente por estar no alto, ele possui uma vista panorâmica do Lago de Como de tirar o fôlego!

Lago de Como => Excursão para o Lago de Como saindo de Milão

 

Bellagio

Cidades Lago de Como
Bellagio | Foto: Hayuni Schramm.

Bellagio, a cidade mais famosa do Lago de Como é um charme! Você chega de barco saindo de Varenna num percurso que leva cerca de 20 minutos e é possível atravessar também com seu carro.

Assim que você chega na cidade, a sua direita tem um parque que beira o lago. Vale um passeio. Se você continuar andando pelo parque, você chegará a Villa Melzi, uma propriedade privada, com um belo jardim. Se você tiver interesse, é possível visitar o local, mas por ser privado, o passeio é pago. O jardim é encantador.

Voltando para onde chega o barco, você poderá subir em direção ao centro histórico, que é super atrativo. Cheio de lojinhas, bares, restaurantes e cafés charmosos, você se perde entre as ruas e ladeiras do vilarejo e entre uma esquina e outra você se depara com uma bela vista do lago.

A Basílica de San Giacomo é o principal atrativo turístico da cidade. Localizada na praça da igreja – ou Piazza della Chiesa – bem no meio do centro histórico. A igreja possui com um altar todo em dourado e foi construída entre os anos de 1075 e 1125. Simples e linda!

Seguindo a Via Roma, bem em frente a igreja, você chegará na ponta de Bellagio, no Pachetto della Punta (parque da ponta). Por ali você pode alugar um barquinho particular ou apenas curtir o visual.

Tem um restaurante e você pode também aproveitar para fazer uma pausa. Falando em restaurantes, aproveite para descobrir o que comer na Itália em cada região.

 

Se perdendo por Bellagio

Bellagio Itália
Praia privativa descoberta por acaso em Bellagio | Foto: Hayuni Schramm.

Eu adoro andar sem rumo e depois de ver o centrinho da cidade, resolvi me perder um pouco em Bellagio, e acabei me surpreendendo. Seguindo pela Via Giuseppe Garibaldi cheguei em uma escadaria com um caminho que me intrigou e resolvi entrar.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Este caminho que só passam pedestres, se chama Salita Cappuccini e vai passando por várias propriedades privadas. Chegando ao fim desta ruela, chegamos a uma pequena praia, onde fica o Bellagio Porticciolo Di Pescallo.

Esta praia estava vazia, a não ser por uma família que me parecia ser local. O lugar era lindo e aproveitei para fazer uma pausa e desfrutar da praia. Tirei o tênis, molhei os pés (deu vontade até de um mergulho), e fiquei ali curtindo a vista e descansando.

Isso é algo que eu recomendo para todos, deixar o lado turista de lado e aproveitar para se perder, se tornando assim um viajante. Explorar um lugar sem estar focado no seu planejamento também pode ser delicioso e normalmente você irá se surpreender!

Como ter? => Internet na Viagem

 

Menaggio

O que fazer em Menaggio
Belezas naturais são de tirar o fôlego | Foto: Gian Luca Ponti, via Creative Commons.

No lado oposto à Varenna, Menaggio também é uma cidade base para o Lago di Como. Assim como Varenna e Bellagio, o visual do lago e dos alpes ao fundo são o principal atrativo.

A cidade possui um centrinho histórico também, portanto, recomendo que se perca um pouco por ali. Mas próximo a Menaggio, nas vilas de Tremezzina e Lenno você encontra dois palácios incríveis: Villa Carlotta e Villa del Balbianello.

 

Villa Carlotta

Villa Carlotta Itália
Vista da Villa Carlotta | Foto: Elliott Brown, via Creative Commons.

A Villa Carlotta, palácio construído na beira do Lago de Como para o marquês Giorgio Clerici em 1690, foi comprada por Giambattista Sommariva, um patrono de artes e político, em 1801. Ele transformou o palácio em um museu e fez também amplas reformas nos jardins.

Já em 1843, o palácio foi comprado pela princesa Marianna da Prússia como presente de casamento para sua filha Charlotte, Duquesa de Saxe-Meiningen. Foi Charlotte quem deu o atual nome e sua coleção possui importantes obras dos artistas de Antonio Canova, Bertel Thorvaldsen, e outros.

Os jardins são um atrativo à parte. Muito lindos e super bem cuidados, vão de encontro com o lago, deixando a paisagem ainda mais bonita.

 

Villa del Balbianello

Lago de Como
Bela construção da Villa Del Balbianello | Foto: Danny Molyneux, via Creative Commons.

A Villa del Balbianello, assim como a Villa Carlotta, tem belos jardins a beira do lago, entretanto, o que mais chama atenção deste palácio é que ele serviu de inspiração e de cenário para vários filmes, como 007 Cassino Royalle, onde James Bond gravou algumas cenas destes filme.

Star Wars também marcou presença na gravação de um de seus filmes. A Villa del Balbianelo serviu de cenário para o casamento de Anakin Skywalker e Padmé Amidala em Star Wars: Episódio II Ataque dos Clones.

E foi no paradisíaco cenário do Lago di Como que George Lucas encontrou o local perfeito para representar o planeta Naboo, descrito como “onde tudo é macio, bonito e perfumado”. Interessante, não é mesmo? E se você é fã de Star Wars, já inclua esse palácio no seu roteiro pelo Lago de Como.

Onde parar? => Roteiro de carro pela Itália

 

Os encantos do Lago de Como

O Lago de Como é muito encantador e assim como ele chamou atenção de tantas celebridades e figuras importantes da nossa história, tenho certeza que você também irá adorar conhecer esse paraíso no norte da Itália.

Seja em uma viagem pela Suíça, num bate e volta saindo de Milão ou até mesmo desfrutando deste destino por mais dias e explorando várias vilas, eu não tenho dúvidas de que seus dias neste lugar serão inesquecíveis!

Gostou das dicas para conhecer o Lago de Como? Deixe suas dúvidas ou sugestões participando nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Hayuni Schramm

ESCRITO POR

Hayuni Schramm

Hayuni, formada em turismo e hotelaria e pós-graduada em gestão empresarial e marketing. Mora no Rio de Janeiro e tem alma viajante. É sonhadora, curiosa, inquieta e adora explorar novas culturas. Tem também seu blog de viagens, o Slow Travel World, onde compartilha dicas e oferece Roteiros Personalizados. Siga também nas redes sociais: @nunypelomundo e @slowtravel.world

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *